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Wall Street Journal - A Simpler Time

Iniciado por Betocd, 27 Julho 2014 às 20:46:01

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Betocd

Fiquei sabendo da matéria pelo Instagram do Hodinkee

http://online.wsj.com/articles/a-simpler-time-for-mens-watches-1406318077?tesla=y&mg=reno64-wsj&url=http://online.wsj.com/article/SB10001424052702304058404580045593393900832.html

Uma concidencia enorme (será que é mesmo coincidencia?),  ando mais focado em relógios mais simples, apesar de ainda focar em cronos,  e com uma "onda"  mais vintage....

Abs

flávio

#1
Vocês que já me acompanham aqui há mais de década sabem que já faz um tempo que não vejo muita graça em complicações, sobretudo as "novas". Minha "verve" tem sido os relógio aparentemente simples, mas com uma carga histórica grande e bom acabamento geral.

Para dizer a verdade, acho que a percepção do interessado em relojoaria, sobre as complicações, assemelha-se àquela com a Rolex, já ressaltada aqui. Quando você não sabe nada, acha que Rolex é o melhor relógio do mundo; quando passa a saber alguma coisa, o despreza, acha que outras marcas oferecem mais por menos; quando efetivamente passa a saber, a valoriza.

Eu tenho vividamente na minha cabeça como fui "apresentado" pela primeira vez às tais complicações. Não havia, ainda, o fórum, apenas o site "mãe", e eu respondia uma dezena de e mails por semana de curiosos que o acessavam. Sim, o mesmo site, com mesmo layout tosco que funciona hoje (eu quis mudar, vocês que não quiseram, pela história! hahahahahah). E eu olhava alguns sites de preços, até que me deparei com um tal "Iwc Super Complication", por absurdos 100 mil dólares na época (final dos anos 90).

Achei aquilo o máximo e durante vários anos impressionava-me não só a expertise para fazer o troço como o layout de mostradores, com todos aqueles ponteiros, aquelas funções, enfim, aquela putaria toda.

Lá pelas tantas, não foi nem a expertise para construir tais aparatos que mudou minha percepção, mas o visual dos relógios. Eu sinceramente não vejo muito mais graça nesses relógios cheios de troços no mostrador, não vejo mesmo. Estou numa vibe tão estranha que nem data me importa mais! Sério! Meus relógios com data estão sempre desajustados... Gosto de cronos, isso é fato.

Vou fazer uma volta ao passado, se me permitem. Essa história de relógios complicados nunca foi usual na indústria, pelo menos não para o consumidor comum. Nesse ponto, não há muita diferença dos dias atuais, já que complicações diferentes de um cronógrafo ou data continuam a não ser para os "comuns".

No passado, nem isso. Os cronógrafos, por exemplo, eram vinculados aos esportistas e militares e, com o visual minimalista que prevaleceu até os anos 60, pareciam completamente fora de propósito para quem não precisasse efetivamente deles. A equação mudou através de propagandas suíças que passaram a vender o cronógrafo como algo "cool".

Retomo ao passado mais recente. Quando a indústria de relógios ressurgiu no fim dos anos 80, o "normal" eram os relógios simples a quartzo. As fábricas suíças, em nítido show off, vieram com coisas complicadas justamente para se sobressair dentro do "normal".

Mas hoje, com o mercado estabelecido e o povo já mais tarimbado no assunto, a tendência, acredito, é realmente voltar a um minimalismo.

Não, eu não acredito que os relógios complicados vão sumir, mas acredito que mesmo os independentes que fazem mais do mesmo (convenhamos, essa profusão de turbilhões para um lado, para outro, que giram, que dão piruetas, etc, já encheu o saco!) irão perceber que o conhecedor não quer mais isso. E os relógios com complicações, sobretudo inúteis, serão um nicho cada vez menor mas, como no passado, servirão para mostrar técnica e capacidade das marcas.

Acredito também que a moda dos relógios enormes passou (a Breitling parece não ter percebido isso...), que não voltarão ao padrão dos anos 70 a 90 de 36 mm nos sociais, mas também não ficarão nos 42. Relógio social não fica bem grande, isso é fato.

Mas tudo isso é especulação.

Ah! Não poderia deixar de dizer, sobre a reportagem: eu acho o Patek Calatrava a 37 mil dólares um ROUBO de caro, sobretudo quando é notório que a Patek não faz a maioria dos acabamentos destes relógios mais "simples" da linha deles a mão. Os Pateks mais caros, por incrível que pareça, entregam mais por... Mais mesmo! hahahahaha Mas isso é outra história.

Flávio

Betocd

Flavio,
Concordo com vc em quase tudo...

Tbm não me enchem mais os olhos as complicações, marcadores de marcha, fases da lua, etc....
Tbm acho  que esta se encerrando o ciclo de relógios com mais de 44, em boa parte por culpa dos Invictas da vida, que infesta os pulsos  por ai... Acho que ninguém quer estar usando um AP de 46mm e ser confundido com um Invictão rsrsrsrsrs.

Mas acho que 42mm ainda é uma medida  ok. Eu diria que de 39 a 42.
E adoro os cronos, mesmo sem usar quase nunca, acho que dá um visual legal no dial. Hoje acho mais elegantes os que tem somente dois marcadores, mais do que os de tres....

Abs

flávio

Beto, concordo com a medida. Na verdade, os tais 40mm ou mais não eram algo inusitado no passado, sobretudo em cronos. Eu me referi especificamente aos relógios minimalistas sociais. O relógio minimalista não pode ter muito espaço sobrando no seu mostrador, caso contrário fica parecendo um patacão, um pires de chá. Ou seja, acho que nos relógios sociais o limite é de 40 mm, e estou forçando a barra para os grandões, porque mesmo assim acho grande, para algo social. Nos esportivos não, 42 mm cai muito bem, e falo isso com tranquilidade, porque sou bem baixinho e os POs, Rolexes, etc, caem muito bem. Mas não queiram fazer um relógio sem nada no mostrador para "ocupar" espaço com mais de 40 mm: fica parecendo um pires.

Flávio

Betocd

Citação de: flavio online 27 Julho 2014 às 21:30:33
Beto, concordo com a medida. Na verdade, os tais 40mm ou mais não eram algo inusitado no passado, sobretudo em cronos. Eu me referi especificamente aos relógios minimalistas sociais. O relógio minimalista não pode ter muito espaço sobrando no seu mostrador, caso contrário fica parecendo um patacão, um pires de chá. Ou seja, acho que nos relógios sociais o limite é de 40 mm, e estou forçando a barra para os grandões, porque mesmo assim acho grande, para algo social. Nos esportivos não, 42 mm cai muito bem, e falo isso com tranquilidade, porque sou bem baixinho e os POs, Rolexes, etc, caem muito bem. Mas não queiram fazer um relógio sem nada no mostrador para "ocupar" espaço com mais de 40 mm: fica parecendo um pires.

Flávio

Concordo Flavio.
Perfeito, como sempre.... Eu é que preciso me acostumar novamente com 39mm.... Tenho um SecXX e é rarissimo usar, sempre acho que esta pequeno em mim rarsrs...

Abs

Abs

AlexandreMed

como coloquei na minha cabeça que meu navitimer de 43 tem 42mm e ela aceitou bem isso (ela me pertence!!) só me permito pro futuro um relogio maior q isso: um Panerai.. de 44mm.. e pronto!! concordo que 40 pra dress e 42 pra sport sao os limites e concordo tb que hj em dia qto às complicações menos eh mais.

Betocd

Citação de: dr.alexneuro online 27 Julho 2014 às 21:57:08
como coloquei na minha cabeça que meu navitimer de 43 tem 42mm e ela aceitou bem isso (ela me pertence!!) só me permito pro futuro um relogio maior q isso: um Panerai.. de 44mm.. e pronto!! concordo que 40 pra dress e 42 pra sport sao os limites e concordo tb que hj em dia qto às complicações menos eh mais.

Alex,
Pretendo em breve adqurir um Panerai, mas mesmo ele eu resolvi pegar no máximo com 42mm... complica bastante pois a grande maioria é de 44... mas tem algumas opções interessantes em 42.

Abs

AlexandreMed

valeu Beto!! 42 só vi com caixa Radiomir.. qual vai ser sua escolha?? Abracos

TUZ40

Muito bacana o texto, eu tenho preferencia também por tamanhos menores e layouts mais simples, bom saber que isto é uma tendência, menos é mais.

ps. estou com um de 37mm no pulso agora.  ;D
"All your base are belong to us"

lucius

O Flavio está afiadissimo na produção dos seus textos.

Este deste post é mais um clássico !

Sou também da opinião que as complicações tem efeito apenas para demonstrar o estado da arte.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

Betocd

Citação de: dr.alexneuro online 28 Julho 2014 às 07:31:36
valeu Beto!! 42 só vi com caixa Radiomir.. qual vai ser sua escolha?? Abracos

Alex,
Provavelmente o Pam 392...:
Só gostaria de um bracelete de aço...

http://www.paneraisource.com/watch_details/Contemporary_314.html

Abs

TUZ40

Não sei este modelo, mas todos Panerais pequenos que eu vi, salvo o 512 (Radiomir 1940 42mm), ficam meio desproporcionais, a caixa fica muito alta.

Eu tive esta mesma impressão quando provei o Planet Ocean 8500 com caixa 42, o 45 parece muito mais harmonioso, em função da altura do relógio.
"All your base are belong to us"

AlexandreMed

mas queria a corda Beto.. o 392 eh automatico e com 42 deve ficar alto.. valeu pela dica mas vou terminar num 44 mesmo.. e quem sabe engordar uns quilos...

Betocd

Citação de: Schütz online 28 Julho 2014 às 11:05:40
Não sei este modelo, mas todos Panerais pequenos que eu vi, salvo o 512 (Radiomir 1940 42mm), ficam meio desproporcionais, a caixa fica muito alta.

Eu tive esta mesma impressão quando provei o Planet Ocean 8500 com caixa 42, o 45 parece muito mais harmonioso, em função da altura do relógio.

O meu PO é 45, é o único relógio grande que eu pretendo manter (além de Orients e outros menos caros, me refiro aos mais caros)... Ele realmente é alto, mas acho bem proporcional.

Fiquei com a pulga atrás da orelha agora com essa questão do PAM... vou procurar colocar no pulso antes de fechar.
Obrigado pela dica.

Abs,