Menu principal

Relógios e marcas x Roubos

Iniciado por pedroecintia, 06 Agosto 2014 às 14:27:40

tópico anterior - próximo tópico

pedroecintia

Boa tarde pessoal , venho pensando faz tempo em alguns modelos para aquisições a longo e longuíssimo prazo , mas sempre me vem a cabeça por morar em cidade grande a questão de roubo . Pensando nisto venho aqui pedir aconselhamento de vcs para a seguinte questão :

Pretendo ter relógios de excelente qualidade , mas sem me expor a riscos desnecessários que me obriguem a os deixar dentro do porta relógios ad aeternum , vcs saberiam que marca ou quais marcas poderiam me propiciar isso ? Poder usar sem receio de perder a peça ?

Ps : Postei aqui por tratar do quesito roubo se este tópico se aplicaria ou não ao fórum principal e desde já peço aos moderadores , que façam todo e qualquer ajuste que julgarem necessário

guilherme1983

Acho relevante esse tópico, embora eu não possa opinar por não ter dados estatísticos reais a respeito de preferências da criminalidade sobre esta ou aquela marca.

Obviamente as marcas mais "conhecidas" tendem a apresentar maior índice de "roubabilidade", por uma questão de liquidez, mas, dentro delas, acho que o que mais vai acabar influindo é o modelo do relógio em si. Creio também que a questão não resida tanto na questão preço; ao menos não direta ou imediatamente.

Andar com um Patek em um bairro de classe média, por exemplo, possivelmente vá ter o mesmo efeito de andar com um Invicta, já que o que chamará a atenção do vagabundo é o brilho do relógio, tamanho, etc. Provavelmente, nesse caso, o vagabundo prefira o Invicta, que talvez até tenha para quem vender...

O que quero dizer é que andar com um relógio absurdamente caro em um lugar onde isso não é esperado provavelmente não vá ter grandes consequências, justamente por não ser isso o que o ladrão está procurando. Assim, naquilo que tenho enxergado, e que é meramente opinativo, creio que a resposta para essa pergunta demande mais dados, como locais que se vai frequentar na maior parte do tempo, preferência por tipos específicos de relógios, tamanho, etc...

Abraços,

Guilherme.

igorschutz

Nenhum relógio é tranquilo. Nenhum relógio afasta ladrão. Se você cobiçou o relógio a ponto de comprá-lo, então alguém poderá cobiça-lo a ponto de roubá-lo.

Não quer ter um relógio roubado? Não use relógio.
Não quer sofrer um grande prejuízo se tiver o relógio roubado? Use um relógio barato.
Usou um relógio que gosta e custa caro e foi roubado? Paciência... infelizmente!

O que quero dizer é que não existe uma marca que vai lhe propiciar andar com o relógio sem medo de ser roubado. E quem falar o contrário está mentindo! Nego rouba até relógio Atlantis, se achar que ele pode render algum $ na esquina.

Você pode comprar a marca que quiser, apenas não ande com um relógio que, ao ser roubado, vai desfalcar uma fatia grande do seu patrimônio. Só isso.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Honestamente? Não há equação que se enquadre nisso. Não há como usar relógios de excelente qualidade - logo, caros - que não vá dar medo de perder. Só há duas opções: usar relógios baratíssimos, e logo, longe de serem de excelente qualidade, ou não ter os relógios de excelente qualidade.

Não tem mais essa de relógio bom chamar mais atenção ou não. O risco em grandes cidade é eminente o tempo todo, em todas as situações, para todas as pessoas, desde o cara que anda de Patek no pulso com carro blindado de mais de um milhão de reais até o cara que nem relógio tem e pega o trem da CPTM. Foi-se o tempo no qual somente quem tem posse era vítima de assalto, ou somente quem demonstrava posses. Vai perguntar para alguém simples, vai dizer que já foi assaltado, ou que conhece alguém que já foi assaltado, nem que fosse para levar o celular de R$ 60,00, o passe de ônibus e os R$ 5,00 que tinha na carteira. Não tem mais essa. O bandido te para por qualquer motivo, e o que você tiver em posse, ele leva. Carteira, celular e relógio. Se você não tiver nada disso, azar o dele e é capaz dele te matar só de raiva. Se você tiver o que roubar, o ladrão teve mais um "dia bom no trabalho". Se o relógio for barato, sorte sua e azar o dele. Se for caro, sorte dele e azar o seu.

Ter e não usar apenas diminui o risco da perda, mas o simples fato de ter já promove o risco de perder. Podem entrar na sua casa, te sequestrar... Quando você resolve comprar algo de valor nesse país, tem que automaticamente assumir o risco de perder aquilo, a qualquer momento. Resta apenas tomar cuidado para diminuir o risco de perder, e um deles é não usar na rua.

O local que você frequenta é muito mais relevante. Você corre muito mais risco de ter um Casio de R$ 80,00 roubado num bairro nobre de São Paulo do que um AP ROO numa pacata cidade de interior. Ou mesmo em bairros mais simples, se você andar com um relógio bom na rua, ninguém vai nem achar que você está com algo de valor. Ou ainda, se você estiver de carro em SP com um relógio vagabundo, corre mais risco de ser assaltado num semáforo do que se estiver com um relógio bom no transporte público. Já usei relógio bom no pulso em ônibus e metrô e ninguém nem dá bola, pois olha para você e pensa que, se você está no metrô ou no busão, só pode ser um pé rapado e seu relógio deve ser vagabundo ou falso. Ninguém vai crescer o olho.

PS: ouvi hoje no rádio que um cara recuperou uma moto que lhe foi roubada. Junto com a moto, o ladrão deixou um bilhete, dizendo que a moto era tão ruim que nem servia para fazer assalto. E que recomendava ele consertar ou jogar ela no lixo. É sério. Então você não precisa ter uma Honda Gold Wing para ser assaltado. Foi-se o tempo.

Abraços!

Adriano

pedroecintia

Obrigado pessoal , me fizeram ver o que eu ja esperava mas não queria acreditar , que é apenas contar com a sorte , mas fiz este questionamento pq justamente vejo com muito mais frequencia aqui no rio , serem roubados relógios de menor qualidade e nem tantos de boa qualidade não é estatística , mas de conhecidos q já tiveram relógios roubados , novamente muito obrigado a todos

Dicbetts

Foi como o Adriano disse: não há regra.

Semana passada, embarcando de Brasília para o Rio, um cidadão levava um Sub no pulso. Estava de camisa de manga curta, o que tornava o relógio ainda mais chamativo.

Eu mesmo ia com um Chronoswiss (mas vestia manga comprida e casaco, registre-se).

Claro, um Chronoswiss não é um Rolex. Mas podia ser confundido com um Breguet, como já me aconteceu.

Não sei se o cara do Sub "dançou" assim que botou os pés no Santos Dumont. Ou se o colocou no bolso para se sentir mais seguro.

Mas, pela tranquilidade dele, não creio.

Dic

waldirmello

Concordo com a opinião dos colegas e acrescento: a oportunidade faz o roubo. Se vc estiver no carro de janela aberta, aumenta a oportunidade para o ladrão, se para no sinal (semáforo se preferirem) junto ao meio-fio, idem, etc. O ladrão sai em busca da oportunidade, ele não vai atrás de um relógio ou celular, ele busca a oportunidade e faz o serviço completo: carteira, celular, relógio, notebook, se possível vai com vc ao caixa automático, etc...
Obviamente há locais de enorme exposição e oportunidade, tais como táxi deixando aeroportos, pessoas saindo de banco.
Observo também que manter-se atento ao mundo ao redor é uma atitude que intimida os larápios pois dificulta o fator surpresa/choque com o qual geralmente eles contam.

solano

Um amigo de meu pai era muito rico e andava de fusca! Acreditas ??? Na Europa ele alugava os melhores carros e ficava nos hotéis estrelados. Quanto a relógios , eu acho que um Rolex no pulso é potencialmente mais chamativo que um Piaget; só que não há uma regra, vai ser assaltado quem estiver exposto. Sampa é muito pior que Rio: isso é porque lá tem mais ricos e a ostentação impera. Uma máxima diz " Dinheiro e piolho ninguém diz que tem ", siga a regra e seja feliz! ;)

Abs
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

flavio

Conversei isso hoje com meu assessor, mas sobre oportunidades de roubo, até mesmo porque já fui vítima de um com restrição de liberdade. E sobre são Paulo e Rio, sobretudo a zona sul do Rio de uns anos para cá, de fato não dá nem para comparar, são Paulo é mil vezes pior. Mil vezes! O problema de sampa é que a cidade te passa uma falsa impressão de segurança, algo que rio, bh, etc não tem. Mas tenho plena convicção que, mesmo sem estatísticas nas mãos, já que normalmente só computamos as de homicídios e, mesmo nos roubos, não dividimos por método, como é o caso de sinais de trânsito, sampa seguramente é pior. Em Brasília, a título de exemplo, esse tipo de roubo é inexistente, até pela conformação urbanística da cidade. Com mais de doze anos como promotor aqui, nunca soube de um caso. Em sampa é uma praga, como é notório. Flávio

aguiar

Concordo com os amigos, sou paulistano e vou sempre ao Rio , São Paulo( bairros classe media alta ) é mto pior q o Rio (zona sul ) em tudo !!!

Abs

jfestrelabr

São Paulo é muito pior para o uso de "determinadas marcas" a ponto de varios sites especializados em relogios serem alvo de pesquisa pelos seus integrantes em viagens ao Brasil/São Paulo questionarem o uso ou não de relogios caros, Brasilia não oferece o mesmo risco, aqui no plano piloto ainda podemos usar nossas crianças.

Pedro, vc é de onde?
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

pedroecintia

Jfestrelabr

Rio de Janeiro eu sou

jfestrelabr

Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

lemos

É uma situação complicado,porem deixar de comprar um relógio que você goste por que a marca é visada é algo muito ruim,talvez pior que o roubo,porque vai ficar privado de ter algo que gostaria de ter por medo da possibilidade do roubo. O que pode ajudar é fazer uma analise de risco do local que vai sair,e escolher o que vai usar naquele dia de acordo com os risco,não impede o roubo pois hoje em dia não existe local seguro,mas é uma forma de se precaver.

abç

pedroecintia

Citação de: jfestrelabr online 07 Agosto 2014 às 14:02:58
Citação de: pedroecintia online 07 Agosto 2014 às 12:06:51
Jfestrelabr

Rio de Janeiro eu sou

Pode usar de tudo então hehehehhe

Bem que gostaria de poder usar qq um mas não posso não , alguns por saber que jamais comprarei por seus valores e outros que não comprarei pelo indice de assalto atual e os que já tenho. Sabendo escolher , seguindo indicações aqui postadas

ascarneiro

Olá Colegas,

Deixe-me dar minha opinião:

Comprou, use.  Comprar para ficar guardado, deixa ele na loja e guarde seu dinheiro.

Porque cheguei esta conclusão:  quando eu ainda morava no Brasil, tinha um relogio quartzo que nem lembro a marca e minha esposa falava: "deixa ele em casa, nao sai na rua com ele não, vão te roubar"

E eu fui seguindo este mantra, só saia de casa com o relogio quando ia para um shopping, para a casa de alguem (indo de carro) - se fosse para andar pela cidade ou pegar onibus eu deixava o relogio em casa.

Até que um belo dia entraram na minha casa, quando eu nao estava, e levaram o bendito relogio.

A partir disso, enquanto eu ainda estava no Brasil, parei de usar relogio e fiquei sem relogio algum em casa - já que nao posso usar na rua, então o relogio fica na vitrine da loja.

Depois que mudei para Portugal a coisa mudou de figura - aqui podemos usar tudo sem problemas. Então voltei a comprar relogios e ando com eles em qualquer lugar que frequento sem nenhuma preocupação.

Mas no Brasil eu não teria relogio algum, e carro se tivesse seria um popular bem fraquinho e velho.

;D ;D
Alvaro Carneiro

ogum777

eu só tive um relógio furtado. um ciizen combo.

tava com a máquina estragada, falaram que não tinha conserto, e guardei na gaveta do escritório, pois foi o relógio que ganhei quando entrei na faculdade. durante uns bons anos foi O meu relógio.

arrombaram o escritório, levaram um faz - lembram o que era isso? mexeram nos papéis e levaram o relógio.

o escritório era na vila olímpia. anos 90.

bom, hoje estou mais velho, obviamente. e hoje já entendo o que nos expõe a riscos diversos.

sim, SP tem muito assalto. e pra ser assaltado basta estar num carro. ou estar em alguns bairros circulando de uma forma ou de outra.

o fato é que a ladroagem estuda os hábitos de quem tem bens que possam sim ser subtraídos.

como o adriano falou, é uma questão de local, às vezes, de região.

na região da faria lima roubos são comuns. no largo da batata, há alguns anos, era quase certo o assalto.

pra ter o bem subtraído, basta tê-lo e estar numa situação que permita a subtração.

e aí eu pergunto: o que vale à pena ter para apenas ser mantido no cofre?

cada um tem lá suas respostas acerca disso. cada um tem suas necessidades de consumo, seu poder de compra, e claro, no pacote, o risco inerente de sofrer algo, alguma forma de violência.

dependendo de onde vc está, até um casio f91w é roubado. dependendo de onde vc está, um sub todo em ouro nem chama atenção.

então... eu vendi meus dois rolex há muito tempo, logo depois que me roubaram o citizen combo.

sei lá. o fatos objetivos é que são nossos hábitos que determinam o tipo de violência que eventualmente sofreremos. eu hoje ando quase com certeza imune a sequestro-relâmpago, pois só ando de bicicleta. não dá pra imaginar um ladrão subindo no bagageiro, apontando uma arma e ordenando: "pedala!" - meu irmão sofreu já sequestro relâmpago. hoje mora no canadá.

mas estou sujeito a furtos e roubos de bicicleta.

cada um sabe onde o calo aperta.

automatic

Tenho um mix na coleção de relógios caros e baratos (para o meu padrão).
Dependendo do local eu uso o mais adequado.
Assim diminuo o risco.
Mas aqui na região sul é bem mais tranquilo.

Rafael_DF

Sinceramente, a questão de segurança quanto ao uso dos meus relógios não faz parte do meu cotidiano. Aqui em Brasília, uso de forma irrestrita meus relógio sem sequer cogitar o risco de roubo...
Mas acredito sim que, nas cidades mais perigosas (sampa principalmente) a marca influencia muito. Creio ser muito mais arriscado andar de Rolex do que Chopard, Breitling, omega... Por gosto, não possuo nenhum rolex, mas se morasse em sampa, mesmo que gostasse da marca, acredito que não teria nenhum coroado.

flávio

Citação de: Rafael_DF online 24 Agosto 2014 às 11:49:12
Sinceramente, a questão de segurança quanto ao uso dos meus relógios não faz parte do meu cotidiano. Aqui em Brasília, uso de forma irrestrita meus relógio sem sequer cogitar o risco de roubo...
Mas acredito sim que, nas cidades mais perigosas (sampa principalmente) a marca influencia muito. Creio ser muito mais arriscado andar de Rolex do que Chopard, Breitling, omega... Por gosto, não possuo nenhum rolex, mas se morasse em sampa, mesmo que gostasse da marca, acredito que não teria nenhum coroado.

Falou tudo, como já havia ressaltado anteriormente. Em Brasília você pode usar tranquilamente, mas não porque a cidade não seja violenta, mas porque a conformação urbanística daqui faz com que determinados crimes não sejam comuns. Por exemplo, a clássica "correria" de moto em sinal de trânsito em Brasília não ocorre simplesmente porque... Aqui não há sinal de trânsito, e os que existem estão em locais tão visados pela polícia que isto não ocorre. Em Brasília, o crime "praga" é o assalto de oportunidade a transeuntes. Para terem uma noção, na cidade onde trabalho como promotor, que possui apenas 110 mil habitantes, há 1500 roubos a mão armada a transeuntes REGISTRADOS (o número dos que ocorrem é muito maior, claro) por ano! Mas nas satélites o povo caminha, no plano piloto (Brasília "mesmo") não, até mesmo porque não há locais para isso! hahahahah Só agora estão fazendo calçadas e ciclovias.

flávio