Menu principal

Tissot PRC200 - ponteiro fora do lugar?

Iniciado por Fazzolari, 29 Agosto 2014 às 22:19:37

tópico anterior - próximo tópico

Fazzolari

Amigos
Sei que não se trata de uma relógio mecânico, mas comprei há uns anos, no Free Shop, um Cronógrafo Tissot PRC200, a quartz  :-X
Usei por alguns dias o relógio e depois o guardei por alguns anos.
Ao fuçar nas minhas coisas notei que a bateria havia acabado.
Levei a um relojoeiro e troquei a bateria.
No entanto, notei que o ponteiro que marca 1/10 de segundo (cronógrafo) ao invés de apontar para "o meio dia", ou seja, para o número 10 (no caso), está "atrasado" dor 1/10 de segundo, apontado para o número 9.
Uma imagem, da internet, para ilustrar o ponteiro apontando para o 10.

O que poderia ser isso?
Procurei no manual e não achei nada.
abraços
Fazzolari

dsmcastro

No manual há um item explicando como "resetar" os cronos.

Veja neste exemplo, na página 2.
http://support.tissot.ch/usersmanual/143-en.pdf
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

Fazzolari

Citação de: dsmcastro online 29 Agosto 2014 às 23:02:39
No manual há um item explicando como "resetar" os cronos.

Veja neste exemplo, na página 2.
http://support.tissot.ch/usersmanual/143-en.pdf

Uma pena que nesse fórum não exista a função "like this"... se houve a pressionaria umas 200X.... não achei fosse coisa tão simples (e que não há no manual que veio com o brinquedo).

Obrigado Castro!

dsmcastro

Disponha, amigo. Eu tb tenho esse PRC200... E o manual é bem completo e tem essa explicação, não sei se nos modelos mais novos mudaram o manual, mas, costuma vir explicando.

Abraços!

Fazzolari

Citação de: dsmcastro online 30 Agosto 2014 às 11:14:24
Disponha, amigo. Eu tb tenho esse PRC200... E o manual é bem completo e tem essa explicação, não sei se nos modelos mais novos mudaram o manual, mas, costuma vir explicando.

Abraços!

O meu comprei em 2011. Veio naquela caixa cheia de livretos e catálogos... mas confesso não ter encontrado o manual.
De toda forma sua ajuda foi muito valiosa!
abraços

dsmcastro

Citação de: Fazzolari online 02 Setembro 2014 às 12:15:52
Citação de: dsmcastro online 30 Agosto 2014 às 11:14:24

Abraços!

O meu comprei em 2011. Veio naquela caixa cheia de livretos e catálogos... mas confesso não ter encontrado o manual.
De toda forma sua ajuda foi muito valiosa!
abraços

O manual vem nas "gavetinhas" que ficam nas laterais internas do estojo.

Fazzolari

Ah... chegando em casa eu vou procurar neste local.

A caixa deste relógio chega a ser mais legal que ele  ;D ;D ;D

abraços

flávio

Todos esses movimentos atuam do mesmo modo: no modo de ajuste via coroa, você vai apertando de um em um o botão do crono, que passa a adiantar de um em um centésimo. Meu irmão tem um Tissot assim e já teve também Breitling. O sistema é sempre o mesmo.

Flávio

jfestrelabr

Esses relógios mecaquartz tem essa complicação mesmo, eu tinha um Cartier que só consegui resolver depois de uma exaustiva procura pela net, até postei aqui a solução para ficar gravado a quem quiser resolver.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

flávio

Estrela, mas os mecaquartz tem um modo de ajuste diferente. Esses cronos que possuem esse ajuste de puxar coroa e, depois, apertar o crono de um em um, são baseados num modelo totalmente eletrônico da ETA. Os únicos mecaquartz que tiveram alguma penetração no mercado (foram muito usados pela Omega, Bulgari e Cartier), eram baseados num modelo da Frederic Piguet que, sinceramente, não faço a mínima ideia de como se ajusta.

E fugindo do tópico mas dentro do tópico ainda: movimentos EXTREMAMENTE complexos, bem acabados e avançados estes da Piguet. Mas o mero conceito (um módulo completamente mecânico para o crono e algo quartz para movimentar tudo) nunca me seduziu. Fonte de problemas, pelo menos na teoria.

Aliás Adriano, você chegou a ver problemas nestes Piguets ou eles "aguentavam" o pau. Sumiram do mercado, nunca mais vi nada equipado com tais movimentos.

Flávio

jfestrelabr

Realmente não sou iguais eu postei aqui só pela questão do ajuste em si que é um saco, mais usei a expressão errada a respeito do movimento.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Adriano

Os ETA G10.xxx, G15.xxx e 251.xxx em sua maioria se ajusta assim. Mas os Ronda, Technotime, Citizen, Seiko, são diferentes. Cada um tem um sistema mas nenhum é muito complicado. Em alguns, você puxa a coroa numa posição que não a neutra, e em um botão seleciona o submostrador a ser ajustado, e no outro botão faz o ajuste. Alguns tem que apertar ambos os botões para entrar no modo de ajuste. Enfim, cada mecanismo é de um jeito.

Não, nunca vi problema crônico nesses Mecaquartz. A maioria que aparece para conserto é porque foi muito mexido por curiosos. As peças dele são caras, circuito, bobina... aí os caras tentam recuperar por aí e terminam de estragar ele. Defeito mecânico não é comum.

Eu acho que deixaram de usar ele porque ele é simplesmente "pointless". Qual a vantagem de um crono mecânico sobre uma base a quartzo? Honestamente só serve para gastar mais pilha, e gasta tanto que, quando o cara vai ver, ela já esgotou, já vazou, e o circuito já foi pro brejo...

Abraços!

Adriano

Dicbetts

Creio que esse Cartier a que o Estrela se refere é o Chrono Reflex, que é o Cartier 212P, que é o Piaget 212.

Corrijam-me, mas esse movimento é totalmente a quartzo.

Começa pelo ajuste das horas, que é um pé no saco.

Jamais dei a "sorte" de ter de ser obrigado a zerá-lo. Na web é possível encontrar instruções para mexer nele sem perder a paciência.

Fora isso, é muito resistente. Desde que, claro, a manutenção seja feita por mãos capacitadas.

Dic