Menu principal

Relógio kamikaze.... Direto para o chão !!!

Iniciado por Dalll, 22 Setembro 2014 às 17:55:38

tópico anterior - próximo tópico

Dalll

Pessoal, tudo bem ?

Tenho um Technos automático, e infelizmente neste fim de semana, o danado "voou" da minha mão no chão. O mecanismo é  um Miyota 8215.

Após este tombo, notei que apesar das horas marcadas como antigamente, o ponteiro dos segundos está dando leves saltos em algumas posições. Por exemplo, ele vem na frequência dele, e em alguns pontos (perto da cifra 4, posição 20 min. ) é como se pulasse num intervalo de dois saltos.

O tombo causou alguma desregulagem, ou pode ter danificado a máquina ?

Até agora não entendo como caiu da minha mão.

Não é um relógio caro... Mas eu gostava dele ! Rs.

Abs.  

Jefferson

Olá Dall,

É bastante provável que tenha causado algum dano.

Quando te referes a posições, seriam posições do relógio (mostrador para cima, coroa para cima etc) ou posições do ponteiro?

Abraço,

Jefferson

Dalll

Em determinadas posições em relação ao mostrador. Por exemplo : quando o ponteiro dos segundos passa pelos "20" segundos (cifra 4). 
Mas notei que não ocorre necessariamente nesta posição.
[]s.

Adriano

A pergunta é: você tem CERTEZA que NÃO estava assim antes, ou de que ele nunca foi assim? Pois o ponteiro de segundos andar de forma inconsistente (até um certo limite) é normal em qualquer mecanismo de segundeiro central indireto, como é o caso desse mecanismo.

É normal ele fazer isso. Em alguns nota-se mais, noutros menos. A questão é ter certeza de que ele não estava assm antes. Se tiver essa certeza, então algo aconteceu. Mas se não tem certeza, eu diria que, a julgar pela marcha inalterada, pode ser que nada aconteceu; ele sempre foi assim mas você nunca parou para olhar com esse nível de atenção.

Digo porque isso é comum: você só observa com muita atenção depois que algo acontece, como um acidente ou até depois de uma revisão, e na verdade, o detalhe sempre existiu lá, apenas você que não percebeu. Isso é mais comum do que imagina.

Não estou dizendo que é isso que ocorreu, mas sendo que esse relato seu é um comportamento normal desse mecanismo, se você não tiver certeza absoluta de que nunca foi assim, pode não ser nada. Mas se foi, não foi grave: apenas a mola tensionadora no pinhão de segundos pode ter deformado e perdido tensão. Mas isso é bem pouco provável de ocorrer, menos ainda se o relógio não cair com a tampa virada para baixo, o que é raro.

Abraços!

Adriano

Adriano

Ah, outra coisa: observe se o problema diminui com o mostrador perfeitamente na horizontal, e se piora com o relógio perfeitamente na vertical. O problema que você nota deve ser mais evidente com o ponteiro "descendo" entre os 15 e 20 segundos e depois subindo entre os 40 e 45 segundos.

Abraços!

Adriano

Dalll

Adriano, muito obrigado.

Acredito que não existia antes. Tenho o vício de observar os relógios quando estou em casa, ou sentado vendo TV.
Mas o que você falou eh verdade, depois de algo acontecer parece que percebemos coisas!

Acho que não estava mesmo, pois dá impressão que o ponteiro pára, algo não uniforme demais.

Se for o caso da mola tensionadora, este reparo é possível ?

Att. 

Adriano

É... se ele dá a impressão de que chega a parar, e é notável a olho nu, é porque está demais. Normalmente o reparo é fácil sim, nem precisa chegar a trocar a mola, a não ser que ela tenha quebrado. E mesmo se precisar, é uma peça tão simples e abundade que deve custar uma mixaria.

Apenas por curiosidade: nunca deixei relógio cair no chão, exceto por duas vezes,  ns duas o mesmo relógio: o Citizen Autozilla, coincidentemente o mesmo calibre 82xx. E numa ele saiu voando mesmo. Uma bela porrada. Felizmente nada aconteceu.

Abraço!

Adriano

vinniearques

Adriano, mais o Autozilla é indestrutivel pode ter certeza que com ele não aconteceu nada, agora com o piso, parede, dedo do pé a conversa foi outra.

SandroZC

Um pouco fora do tópico:
Outro dia é que vi os relatos do Adriano e do Autozilla e suas quedas.

Tenho um Ecozilla, e mutatis-mutandi ser um quartz (Ecodrive), nada ocorreu no funcionamento do mesmo após uma queda de moto com ele no pulso, com batida do relógio no asfalto que avariou o bezel.
Nada mal para o relógio. Eu quebrei 3 costelas + 2 trincadas.

Dalll

Legsl !!! Vou ver se consigo um reparo.

O Autozilla, como o próprio nome diz.... Danificou o assoalho ????
:-P

[]s

Citação de: Adriano online 22 Setembro 2014 às 21:22:44
É... se ele dá a impressão de que chega a parar, e é notável a olho nu, é porque está demais. Normalmente o reparo é fácil sim, nem precisa chegar a trocar a mola, a não ser que ela tenha quebrado. E mesmo se precisar, é uma peça tão simples e abundade que deve custar uma mixaria.

Apenas por curiosidade: nunca deixei relógio cair no chão, exceto por duas vezes,  ns duas o mesmo relógio: o Citizen Autozilla, coincidentemente o mesmo calibre 82xx. E numa ele saiu voando mesmo. Uma bela porrada. Felizmente nada aconteceu.

Abraço!

Adriano

Cigano

E o caso do meu 2300, calçando uma 8200... vindo do caro MAC
Veja na foto o segundeiro indireto !
Ele dá uns pequenos saltos também !
Abraços,
Cigano!

flávio

Uma fotografia do Walt Odets da mola de tensão do pivô nos segundos indiretos: se muito apertada "para baixo", acarreta tensão desnecessária no sistema e perda de amplitude; se frouxa para cima, o ponteiro gira do modo que citou. O ponto de equilíbrio é o problema, mas como deve ter percebido, é tudo uma questão de ajuste do "jogo" da mola.

Flávio

Dalll

Legal Flávio!

O relógio ficou em repouso a noite inteira, e "teoricamente" a corda esvaziou um pouco.
Com isso notei que o que mencionei em relação ao movimento do ponteiro dos segundos deu uma normalizada.

Tem a ver também com a quantidade de corda ? Quando o relógio caiu, dei corda pela coroa, e na "ansiedade" de ver se estava tudo bem
posso ter dado corda demais....

Abs.

TioWatch

Citação de: flavio online 22 Setembro 2014 às 23:39:20
Uma fotografia do Walt Odets da mola de tensão do pivô nos segundos indiretos: se muito apertada "para baixo", acarreta tensão desnecessária no sistema e perda de amplitude; se frouxa para cima, o ponteiro gira do modo que citou. O ponto de equilíbrio é o problema, mas como deve ter percebido, é tudo uma questão de ajuste do "jogo" da mola.

Flávio

Tive tantos relógios com 8215, que o profissional que me presta serviço já pegou completamente "a manha" dessa regulagem!

Eu simplesmente odiava isso, cheguei a ficar completamente psico, segurando os relógios em pé na minha frente por varios minutos pra ver se o miserável não "capengava na descida", heheheheh

No 9015 isso acabou, graças à Deus!
;D
"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

flávio

Ah, esqueci de dizer o óbvio: a mola é o número 3 da foto e isso aí é um Patek vintage.

Flávio

Dalll

Adriano, boa noite.

Sua análise foi "certeira". Agora à noite fiquei observando com mais calma .

Relógio na horizontal : não nota-se
Relógio na vertical : descendo, entre os 5s e aprox. 25s nota-se os saltos.

Abs.

Citação de: Adriano online 22 Setembro 2014 às 19:44:43
Ah, outra coisa: observe se o problema diminui com o mostrador perfeitamente na horizontal, e se piora com o relógio perfeitamente na vertical. O problema que você nota deve ser mais evidente com o ponteiro "descendo" entre os 15 e 20 segundos e depois subindo entre os 40 e 45 segundos.

Abraços!

Adriano