Menu principal

Os primórdios do quartzo (Beta 1-2-21)

Iniciado por RCComes, 22 Setembro 2014 às 20:46:56

tópico anterior - próximo tópico

RCComes

Membro do RedBarBrazil

flavio

Vou ter que separar um tempo para ler isso com calma, pois parece ser coisa da pesada. Flávio

ogum777

perguntinha básica.

qual seria hoje o movimento a quartz mais preciso e durável?

igorschutz

Pô, muito bom esse paper, bastante esclarecedor, pois vem direto da "boca do cavalo". Salvo nos favoritos!

Obrigado!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

RCComes

Ogun, segundo a fonte de todo conhecimento:

Bulova Precisionist +10s/ano
Grand Seiko SBGX061 +10s/ano
Grand Seiko SBGT033  3.5s/ano (segundo um proprietário)

Flávio, vale muito a pena ler com calma mesmo a história é interessantíssima.
Membro do RedBarBrazil

heracles

Bela materia! Imprecionante como a Seiko
é sempre citada na vanguarda de qualquer evolução técnica.

Heracles

flávio

Excelente texto. Gastei um tempinho para ler, recomendo aos interessados fluentes em inglês. Confesso, porém, que cerca de 20% do texto eu não compreendi em virtude dos termos técnicos de eletrônica.

Em suma, o texto é uma resposta a vários outros artigos publicados por Max Forrer que provavelmente deve ter se colocado numa posição de cientista chave no desenvolvimento do relógio a quartzo, quando não verdade (segundo o autor), não é. Ele participava, dentro do CEH, do desenvolvimento de um relógio que competisse com os Accutron (aliás, o CEH foi criado para isso) e, quando outra equipe se virou para um projeto de relógio a quartzo, buscando não contrariar interesses de empresas, pulou fora do barco. Verdade ou não, fato é que o Smithsonian, depois das informações prestadas pelo autor, deu créditos em sua página sobre a história do relógio a quartzo a outros que não o Forrer. Aqui:

http://invention.smithsonian.org/centerpieces/quartz/inventors/researchers.html

É interessante notar que o autor cita as Olimpíadas como laboratório usado pela Seiko desde a década de 50 para colocá-la na vanguarda da tecnologia. E eu tinha tendência a imaginar que essas "cronometragens" eram mera firula de propaganda, que não geravam pesquisa alguma para as empresas.

Mas o mais importante no texto é a desmistificação de alguns conceitos:

1) O primeiro relógio a quartzo do mundo não foi o Beta 21, mas o Beta 1.  O Beta 2 surgiu como opção depois, usando frequência final (não do oscilador) maior, com o intuito de economizar energia. Basicamente, pois, era o Beta 1, mas com certas alterações no circuito, para que a bateria durasse mais de um ano. O Beta 21 foi a versão industrial do Beta 2.

2) O primeiro relógio quartz do mercado foi o Seiko Astron, e serviu para mostrar aos suíços que o conceito do Beta 1 não deveria ter sido abandonado tão cedo, pois se a eletrônica houvesse sido alterada, funcionaria tão bem quanto o japonês (e não funcionava).

Muito bom o texto, mas não é para "maricas", tem que ser iniciado.

Flávio

flávio

Citação de: ogum777 online 23 Setembro 2014 às 00:37:53
perguntinha básica.

qual seria hoje o movimento a quartz mais preciso e durável?

Esqueci. Ao contrário dos critérios atuais do COSC para relógios mecânicos, que na minha opinião deveriam ser mais restritos, o para relógios a quartzo é bem difícil. Salvo engano, um relógio a quartzo submetido ao COSC não pode ter variação de marcha superior a 25 segundos...POR ANO!

Atualmente a Breitling certifica todos os seus relógios como cronômetros.

Flávio

guilherme1983

A pergunta é meio besta, mas considerando as inúmeras variações de marcha possíveis, como é feito o teste no COSC para aferir que um relógio não terá variação superior a 25 anos por ano, sem demorar um ano inteiro para fazer isso?

Abraços!

Guilherme.

ogum777

Citação de: RCComes online 23 Setembro 2014 às 11:00:34
Ogun, segundo a fonte de todo conhecimento:

Bulova Precisionist +10s/ano
Grand Seiko SBGX061 +10s/ano
Grand Seiko SBGT033  3.5s/ano (segundo um proprietário)

Flávio, vale muito a pena ler com calma mesmo a história é interessantíssima.

valeu, obrigado.

minha dúvida é apenas em relação à durabilidade desses movimentos. os da década de 60/70 ainda estão funcionando?

flávio

Tá aí. Eu sinceramente não sei como são os testes do COSC para quartzo, muito embora Igor e Adriano, acho, já tenham discutido isso. Ajudem aí manos!

Quanto aos Beta 21, acho que o Gravina já mostrou um (ou uns...  ::)  ) que ele tem por aqui, funcionando. Lembrem-se que só foram fabricados uns 6000. Ajude aí também mano!

Flávio

Alberto Ferreira

Legal mesmo o texto, eu também salvei nos meus "bookmarks".

No link existente na matéria há uma interessante ligação para alguns pesquisadores (minha tradução livre para researchers) daquela época.

Vale a pena ler.
8)

Alberto