Menu principal

Tentando montar meu relógio

Iniciado por Carbonieri, 18 Outubro 2014 às 15:24:41

tópico anterior - próximo tópico

Lupferreira

Meu amigo, show de bola, ficou lindo. E a performance como está? Dá vontade de encomendar um para mim. Kkkkkkk

Carbonieri

Lup por enquanto o funcionamento está ok, a precisão está boa, o movimento é da decada de 50, mas segundo o Meneghetti me informou ele está em ótimo estado, acho que foi pouco usado. abraço.
sic transit gloria mundi

Dorotheo

Citação de: Carbonieri online 16 Novembro 2014 às 11:13:54
Lup por enquanto o funcionamento está ok, a precisão está boa, o movimento é da decada de 50, mas segundo o Meneghetti me informou ele está em ótimo estado, acho que foi pouco usado. abraço.

Já está aceitando encomenda? ::)
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

RCComes

Carbonieri, uma pergunta. Você usou um calibre com segundeiro as 6. Ficou sem 3 hand, né? No caso você poderia ter adaptado o segundeiro ou seria um trabalho injustificado?
Pergunto pois você me inspirou :D
ABS.
Membro do RedBarBrazil

Carbonieri

Para encomendas favor falar com o Shun que ele é quem manja dessas montagens  8)
RC o movimento tem secundeiro as 6, mas eu queria sem o ponteiro de segundos, na verdade deu mais trabalho sem esse ponteiro (ha duas opções pra deixar sem secundeiro: 1-vc desmonta o movimento e corta o eixo do segundo; 2- vc esconde o eixo no mostrador pois o mostrador é duplo então eu fiz um furo na parte de tras pra esconder o eixo) optei por esconder para deixar o movimento original, nos tutoriais que vi todos cortam o eixo, mas tive essa ideia de esconder e acabou dando certo.
sic transit gloria mundi

Alberto Ferreira

Boa tarde, amigos!

Carbonieri,

Nesta imagem, de posts atrás, o movimento parece estar mais "limpo", sem marcas de oxidação.

Mas nesta, dá para notar alguns vestígios de oxidação, embora ela tenha sido removida, eu falo daquelas marcas no regulador e no tambor de corda...

Eu então, por mera curiosidade, pergunto.
Qual das duas imagens, considerando a sua visão aí "ao vivo", é a mais real?

Grato por compartilhar o seu projeto, mesmo assumindo as suas limitações, o que a meu ver torna o tópico ainda mais interessante.

Abraços!
Alberto

Carbonieri

Alberto
Eu é que agradeço de compartilhar e ir aprendendo aqui no fórum.
A primeira foto, só do movimento, foi tirada pelo Meneghetti logo após ele fazer a revisão do mesmo.
A segunda foto é mais recente e tirada por mim.
Eu também notei que após a revisão do movimento, e passado algum tempo, as duas rodas aparentavam mais oxidação do que antes mesmo da revisão, talvez seja o reagente utilizado para limpar as peças.
Não sei informar o motivo disso, talvez o Meneghetti saiba.
ps. quando vi vários tutoriais sobre o assunto também notei que a maioria dos movimentos Molnija e Cortebert, que são muito usados para essas montagens, também apresentam essa oxidação nas tais rodas.
Em resumo, essa dúvida sua também já era minha e não sei a resposta dela. Se alguém souber favor informar ;D
sic transit gloria mundi

Carbonieri

Alberto acho que boa parte do problema é a minha falta de habilidade fotográfica e falta de luz também. Tirei outra foto, realmente houve uma oxidação, mas bem menor do que aparenta a foto anterior.
IMG_20141116_195649 by Carbonieri2013, on Flickr
sic transit gloria mundi

Dorotheo

Provavelmente a limpeza retirou alguma patina existe e mostrou a oxidação que estava escondida. Mas essa última foto deu uma ideia melhor.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Alberto Ferreira

Bom dia!

De fato, nesta dá para notar menos o efeito sobre o regulador.
Mas está ainda bem visível nas partes em baixo relevo das inscrições sobre o tambor.

Bom,...
Como o objetivo aqui é a famosa "troca de figurinhas"...  ;)
Eu lanço uma pergunta (já com uma resposta embutida... ;)  ...tipo "gavião Bueno"...  ;D))   ::)

Seguinte...
Existe um material, uma "ferramenta", na verdade é um "feixe" de fibras de vidro, amarradas bem apertado, para tornar possível a sua aplicação, como se fora uma espécie de lápis (na falta de imagem melhor), que pode ser usado para remover (mecanicamente) os excessos da oxidação, após a limpeza química.

E a palavra fica com os colegas...  8)

Abraços a todos,
Alberto

PS:
Ah!
Uma imagem (da NET) para ajudar a entender de que eu falo...

FALCO

Ficou muito legal.
Eu trocaria este fundo, mesmo que queira um com cristal, este que usou (cônico) acho que derruba o relógio, busque um reto, é fácil.
Sobre a oxidação, estes movimentos tem isto mesmo, é comum, não atrapalha, na verdade, agradeça por estes Molnija existirem.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Carbonieri

Obrigado Falco, realmente o fundo plano fica mais legal, daria pra colocar um acrilico nele também, pra ficar "mais original kkk".
Também notei que a maioria dos molnija, que vejo em fotos, tem essa oxidação nas rodas.
Com o passar dos dias estou constatando que o movimento é bem preciso pela idade que tem.
abraço.
Juliano
sic transit gloria mundi