Menu principal

Suíça alterará o conceito de "Swiss Made" a partir de 2017

Iniciado por admin, 25 Dezembro 2014 às 14:07:55

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Já que discutimos a questão recentemente, deu agora no ABTW que a Suíça irá alterar o conceito de Swiss Made para, no atual mundo globalizado, manter a respeitabilidade de seus produtos. A partir de 2017, 60% de todo custo do relógio (não apenas movimento) deverá vir de fontes suíças, além da vigente necessidade de montagem e inspeção finais na Suíça. Vejam:

http://www.ablogtowatch.com/swiss-made-mean-whole-lot-more-watches-2017/

Flávio

jfestrelabr

Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Adriano

Bullshit, para mim. Se a notícia estiver totalmente correta/completa, então arregaram, pois a proposta que se discute há anos era de 60% para quartz e 80% para mecânicos.

A questão das máquinas, que ficarão nos 50%, não tem muita importância porque as máquinas suíças são quase sempre 100% suíças. Seja quartz ou mecânico, ETA, Sellita, essas coisas, são 100% suíças.

Mas o que um relógio com 60% de "swissness" tem que um com 50% não tem? Você pega um relógio que vive na margem dos 50%, que são basicamente todos na faixa dos CHF 500,00 a CHF 1.800,00 e quase todos desse ponto até os CHF 3.000,00, mete lá um cristal e um mostrador suíços e pronto, ele pula dos 50% para os 60% e problema resolvido.

C'mon...

O que me deixa puto nessa história é que sempre falam que os fabricantes mais baratos é quem têm medo dessa mudança. Não acredito. Na minha opinião, que significa que posso estar redondamente enganado, é o governo quem menos quer mudança nesse setor pois os relógios "swiss made" são o segundo ou terceiro colocado em exportações.

Abraços!

Adriano

flávio

Adriano, o novo conceito abordará também mostradores, ponteiros, caixas, etc. Portanto, acho que será um avanço, porque praticamente será impossível a fabricação de tais componentes (que em regra não podem ser fracionados) alhures, só mesmo na Suíça. Apesar de as modificações para o movimento serem pífias, já que apenas aumentará a exigência de quantidade de valor agregado suíço para 60%, o simples fato de estender o conceito para demais componentes - a maioria deles compostos por apenas uma peça, por assim dizer - implicará na necessidade de produção totalmente suíça dos demais componentes do relógio.

Não concorda?

Flávio