Menu principal

Curso de relojoeiro,para relógios automáticos,onde posso encontrar?

Iniciado por dayvinson, 17 Fevereiro 2015 às 15:43:19

tópico anterior - próximo tópico

dayvinson

Meu nome é Dayvinson Matos,tenho 36 anos,casado.Primeiramente venho agradecer ao grupo por me permitir participar deste conteúdo fantástico sobre relógios no qual ingresso recentemente a uns 8 meses,mas desde sempre já havia interesse pelo mesmo..possuo em minha humilde coleção alguns relógios Seiko,Citizen e Orient...por ventura gostaria de saber onde posso encontrar um curso técnico básico de relojoeiro,sou da cidade de Caratinga Minas Gerais,existe um local perto de mim que eu não saiba?
Desde já agradeço,obrigado.
Dayvinson Matos

Bernardo

Dayvinson,

Pelo que sei, não temos atualmente cursos de relojoeiro aqui no Brasil. Assim, estamos restritos aos cursos a distância, como por exemplo o do "TimeZone Watch School" - http://www.timezonewatchschool.com/WatchSchool/, livros e DVDs, além de algum material encontrado na internet.

Abs,

edson rangel

Citação de: Bernardo online 18 Fevereiro 2015 às 00:49:52
Dayvinson,

Pelo que sei, não temos atualmente cursos de relojoeiro aqui no Brasil. Assim, estamos restritos aos cursos a distância, como por exemplo o do "TimeZone Watch School" - http://www.timezonewatchschool.com/WatchSchool/, livros e DVDs, além de algum material encontrado na internet.

Abs,

+1, passei por isso.
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

dayvinson

Agradeço pela informação queridos,é uma pena esta área técnica ser tão rara,e entendo também que esta profissão é muito incomum,altamente escasso!!!
Mesmo com esta dificuldade,estou muito interessado pelo assunto!!!
Até mais,obrigado!

Bernardo

Dayvinson,

Sobre material que pode ser encontrado na internet, dê uma olhada nos artigos do Adriano, nosso colega aqui do fórum:

http://www.tempusrerumimperator.net/

Lá você irá encontrar, dentre outros, artigos sobre o "funcionamento básico de um relógio mecânico e seus elementos mais importantes", "como funciona o escapamento de âncora",  "conheça o funcionamento do relógio automático e os detalhes de alguns dos mais conhecidos sistemas de carregamento", etc. Tais artigos são verdadeiras aulas e poderão lhe ajudar bastante.

Abs, 

Cocobambu

Li os artigos do Adriano, gostaria de parabenizá-lo pelos estudos acerca da matéria.

Sobre o curso da Timezone. Há muito tempo venho namorando ele. Estava pensando em aventurar-me no nível 1. Alguém já fez algum deles?

flávio

Numa época que desmontava e remontava relógios por diversão, tendo aprendido tudo lendo o livro Practical Watch Repairing do De Carle, tive acesso a todas as aulas do curso 1. As fotografias são o melhor do curso, porque fáceis de seguir, mas o módulo 1, na minha opinião, não ensinava muita coisa além do que eu já sabia. Não tive acesso ao módulo 2. O módulo 3, que seria o maior e com enfoque em ajustes, foi abortado quando do Walt Odets achou que o Timezone estava "comercial" demais e acabou brigando com a "nova direção". Este nunca saiu e, para dizer a verdade, o Walt Odets, que eu saiba, nunca mais publicou nada na net. Assim como ele surgiu e revolucionou o mercado de textos, ele sumiu.

flávio

flávio

Ps. Entrei agora no Timezone e vi que colocaram também o 3. Aí é phino. Mas confiram se de fato há disponibilidade das aulas, porque o programa existe, mas não tenho certeza quando ao conteúdo estar disponível.

Flávio

flávio

O BHI tem um problema. Enquanto o Timezone é voltado para hobbistas que, com alguma destreza, poderão revisar seus relógios ou ganhar conhecimento para alçar voo, o curso do BHI é reconhecido pela coroa britânica como técnico oficial. Não é simples e, se você realmente quer terminá-lo e certificar-se oficialmente, há provas, feitas em Londres ao final do curso.

Em síntese, o curso do Timezone é voltado para hobbistas como nós, o do BHI, para profissionais ou que almejam sê-lo.

flávio

igorschutz

Cadê o link para aquele curso escrito por um colega português? (O endereço era "sapo-alguma-coisa")
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Bom dia, amigos!

Igor,
O link é este ---> http://relojoeiro.no.sapo.pt/
Do nosso colega Luís Silva.

Mas, importante, vejam na introdução que ele já deixa muito claro que o seu objetivo não foi fazer um curso especificamente para amadores (leigos e iniciantes), mas sim para profissionais.

O curso pressupõe conhecimentos e até alguma experiência prévia como relojoeiro (na prática da profissão).

Portanto, embora não seja para aplicação direta na prática de uma bancada, ou seja, direcionado aos procedimentos básicos da manutenção, etc, o curso dá boas noções técnicas, e mesmo para iniciantes (se devidamente interessados) vale uma visita.

Vale também pelo contato com a "nomenclatura" de peças, ferramentas e procedimentos, embora sempre tendo em mente ser o português usado o de Portugal.

Abraços!
Alberto

ALBIGNOTTO

Bom dia pessoal, sou novo aqui no forum, mas gostaria de contribuir em algo já que tb estou interessado em fazer este curso. Me informando com fabricantes aqui no Brasil como Technos, Orient e Magnum, eles me passarm este curso de relojoeiro em SP, sendo que eles buscam lá profissionais para atuar na área, pois como sabemos é um mercado bem limitado. O curso é no Sintrajóias, e para quem tiver interessado o link é http://www.sintrajoias.com.br/ estou postando isso pq sou profissional na área a 18 anos, mas minha formação foi na "unha" começando a desmontar despertadores com meu pai relojoeiro desde os 14 anos de idade, e preciso de alguma formação aqui (diploma na área) para atuar no mercado Europeu como pretendo. Enfim, segue a informação para quem se interessar profissionalmente ou como Hobby a formar uma turma em 2016... abraço a todos.

Alberto Ferreira

Citação de: ALBIGNOTTO online 02 Dezembro 2015 às 11:05:58
Bom dia pessoal, sou novo aqui no forum, mas gostaria de contribuir em algo já que tb estou interessado em fazer este curso. Me informando com fabricantes aqui no Brasil como Technos, Orient e Magnum, eles me passarm este curso de relojoeiro em SP, sendo que eles buscam lá profissionais para atuar na área, pois como sabemos é um mercado bem limitado. O curso é no Sintrajóias, e para quem tiver interessado o link é http://www.sintrajoias.com.br/ estou postando isso pq sou profissional na área a 18 anos, mas minha formação foi na "unha" começando a desmontar despertadores com meu pai relojoeiro desde os 14 anos de idade, e preciso de alguma formação aqui (diploma na área) para atuar no mercado Europeu como pretendo. Enfim, segue a informação para quem se interessar profissionalmente ou como Hobby a formar uma turma em 2016... abraço a todos.

Bom dia, ALBIGNOTTO e demais amigos!

Bem, apenas um comentário que eu espero ajude.
Muitos anos atrás, e eu falo seguramente de mais de 20 anos... ::), eu fiz este curso, foram dois módulos.
O meu objetivo nunca foi o de me tornar um profissional da área, mas apenas ter uma (razoável) base e obter alguma experiência de "mão-na-massa".

Ok!
Estes meus objetivos grifados aí acima foram atendidos, é o que eu posso confirmar aqui.

Mas, como está hoje, se os cursos seguem sendo oferecidos de maneira regular, isto eu não saberia dizer.

A minha sugestão é que contatem, sim, o Sintrajóias e que confirmem lá, diretamente, e depois postem o resultado aqui, pois alguns outros colegas podem ter se interessado.

Abraços!
Alberto

ALBIGNOTTO

Boa meu caro, é mais ou menos isso que pretendo tb... dar uma aperfeiçoada, segundo informações levantadas com o gerente da assistencia technica da Magnum Group, o "professor" é muito bom, diz ele que é mecanico chefe da Rolex. Enfim, o que tiverem de maiores informações relevantes será de muito boa aceitação creio eu. Fiz meu cadastro e pretendo fazer aos sabados, depois posto aqui o desenrolar. Agora se alguem souber de algum curso especializante na Italia, eu agradeceria muito. Abraço a todos

RCComes

mecanico chefe da Rolex
mecanico chefe da Rolex
mecanico chefe da Rolex

Bicho, já cogitou fazer um na suiça ou alemanha? nada que uma viagem de trem não resolva, não sei, mas quem sabe até se mostre viável.
Membro do RedBarBrazil

Alberto Ferreira

Citação de: ALBIGNOTTO online 03 Dezembro 2015 às 15:28:45
...
... segundo informações levantadas com o gerente da assistencia technica da Magnum Group, o "professor" é muito bom, diz ele que é mecanico chefe da Rolex. ...
...

Boa tarde, ALBIGNOTTO!
Quando eu fiz o tal curso lá do Sintrajóias o professor também era um relojoeiro sênior formado e que trabalhava na assistência técnica da Rolex.
E ele era muito bom, atencioso e exigente.

Infelizmente eu não tenho aqui à mão o nome dele, está em uma pasta com a papelada do curso e as minhas anotações das aulas, mas que na mudança que eu fiz aqui para Brusque ficou engavetada em algum lugar.  :-[

Mas pode ser que não seja mesmo, pois dado o tempo transcorrido pode ser outro profissional.

Abraços!
Alberto