Menu principal

Quero um relogio de mesa.

Iniciado por FPiccinin, 18 Fevereiro 2015 às 22:42:46

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Um Atmos bem cuidado dura o resto da vida e sem manutenção, simplesmente porque a frequência do seu funcionamento é baixíssima! Para dizer a verdade, eu nem sei em quais pontos ele utiliza lubrificação, mas não devem ser muitos, talvez apenas nas leveés e muito pouco (se alguém tiver a tabela de lubrificação, poste aqui).

Os problemas de manutenção do Atmos ocorrem em virtude de manuseio incorreto. Há uma trava para transporte no troço, mas ninguém que o movimenta se lembra de acioná-la. A suspensão, então, acaba quebrando, já que é da espessura de um fio de cabelo. Mas até mesmo um giro indevido pode vir a quebrar as próprias levées.

Portanto, se a pessoa tem cuidado, o relógio não dá qualquer problema ou manutenção. E se for comprar usado, como sempre ressaltamos aqui, deve-se comprar a pessoa.

Eu particularmente dificilmente compraria um Atmos usado.

Flávio

jfestrelabr

O Dial do meu é preto mais é esse ai mesmo.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

shun

Citação de: FPiccinin online 21 Fevereiro 2015 às 11:39:17
Recebi hoje a resposta que não enviam para o Brasil :(
Ontem conversei com um ferramenteiro e ele me disse que o dxf ele consegue usinar as peças, vou comprar o arquivo, ver a materia prima necessaria e ver o que dá.
Cara nos mantenha informado sobre seu progresso! Estive com umas ideias meio malucas em relacao a acesso a cnc e aluminio.. vai ser bom ver o desenrolar disso! :)

Alberto Ferreira

Além da facilidade maior de usinagem em alumínio, que a depender da liga seria teoricamente mais "mole"...
Haveria alguma outra razão para não tentar fazer em latão?
Por exemplo algo como uma maior dificuldade de conseguir as chapas para os "blanks", ou alguma outra coisa do tipo.

Eu pergunto porque o alumínio além de ser mais "feio" (minha opinião...   ;)) e talvez mais difícil de polir  ::), poderia sofrer eventuais desgastes mais acentuados em determinados pontos das peças.

Embora, a depender do projeto, estes "desgastes" localizados possam até ser pouco relevantes...  ::)

Alberto

davidd

Qual o preço , aqui e fora, de um Atmos zero?
Avs

FPiccinin

Citação de: Alberto Ferreira online 21 Fevereiro 2015 às 16:22:46
Além da facilidade maior de usinagem em alumínio, que a depender da liga seria teoricamente mais "mole"...
Haveria alguma outra razão para não tentar fazer em latão?
Por exemplo algo como uma maior dificuldade de conseguir as chapas para os "blanks", ou alguma outra coisa do tipo.

Eu pergunto porque o alumínio além de ser mais "feio" (minha opinião...   ;)) e talvez mais difícil de polir  ::), poderia sofrer eventuais desgastes mais acentuados em determinados pontos das peças.

Embora, a depender do projeto, estes "desgastes" localizados possam até ser pouco relevantes...  ::)

Alberto
Alberto eu pensei em aluminio por comodismo...kkk...posso fazer em polímero de alta densidade também, mas vou pensar em latao ou inox, obrigado pela ponderação.
O acabamento pode ser anodizado se for aluminio....
Sobre o desgaste, os dentes das engrenagens sao grandes e as tolerancias...dignas de uma garapeira, ou seja, o desgaste natural tende a influenciar pouco em um conjunto que deve ser impreciso.
Abs

FPiccinin

Citação de: shun online 21 Fevereiro 2015 às 14:37:15
Cara nos mantenha informado sobre seu progresso! Estive com umas ideias meio malucas em relacao a acesso a cnc e aluminio.. vai ser bom ver o desenrolar disso! :)
Pode ficar tranquilo, estou motivado com a ideia. ;D

FPiccinin

O modelo escolhido foi esse http://www.woodenclocks.co.uk/clock12.html
Quem quiser mais detalhes, no rodapé ha alguns videos legais.
Fiz o pagamento para os desenhos, comprei em dwg e dxf.
Abs

PS: a minha esposa está me sacaneando, dizendo que eu só arrumo para a cabeça...kkkk

vinniearques

Quem sabe o RM4 não sai como relógio de mesa.

:D

JotaA

Citação de: Vinnie online 21 Fevereiro 2015 às 17:55:06
Quem sabe o RM4 não sai como relógio de mesa.

:D

Boa ideia!!!

Eu animo um desses.

Abraços.

Alberto Ferreira

Citação de: FPiccinin online 21 Fevereiro 2015 às 17:49:09
O modelo escolhido foi esse ...
...

Legal!
Eu também curti o modelo.

Mas,...
Uma dúvida.
Como você pensa fazer com a corda (a mola em si)?

...
PS: a minha esposa está me sacaneando, dizendo que eu só arrumo para a cabeça...kkkk

;D
Eu conheço o "problema"...  ;)
8)

Abraço!
Alberto

FPiccinin

A mola eu pensei em comprar, o projetista sugere uma loja para a compra da mola. Mas de qualquer forma acho ou melhor, tenho certeza que ai será uns dos grandes problemas. Alberto caso queira envio o PDF completo para você ler o projeto.
Abs

Alberto Ferreira

Citação de: FPiccinin online 22 Fevereiro 2015 às 07:01:54
A mola eu pensei em comprar, o projetista sugere uma loja para a compra da mola. Mas de qualquer forma acho ou melhor, tenho certeza que ai será uns dos grandes problemas. Alberto caso queira envio o PDF completo para você ler o projeto.
Abs

Legal!
Sim, pode nem ser um problema especialmente grande...
Mas certamente exigirá atenção.

Coisas simples como dimensões mas também, e principalmente, o torque, deveria até haver algum tipo de especificação (ou recomendação) quanto a isso no projeto.
Não se esqueça que as peças móveis (engrenagens do "trem de força" em especial) serão submetidas a estas condições.

Portanto, talvez valha a pena seguir a sugestão e comprar a mola recomendada pelo projetista.

Ah!
Sim,...
Se der, por favor, mande uma copia do PDF (ou do link) por MP.
Eu gostaria de dar uma olhada nele.

Abraços!
Alberto

Paulo Sergio

Citação de: Bernardo online 21 Fevereiro 2015 às 09:18:43
Muito legal esse que você têm, com calibre 526. De acordo com o site, são muito bons mecanicamente e uma revisão/manutenção pode mantê-los funcionando por 30-40 anos. Pelo que entendi, alguns Atmos mais antigos, com calibre 519, podem ser problemáticos por não permitir a troca ou conserto do fole de carregamento, o que não é o caso dos outros calibres (525, 528 e 540).
Abs,

Boa esta observação, além de já ter sido falado por aqui sobre a trava de transporte e do fio da suspensão, além
da manutenção claro!!! ;) ;) ;)
Sabem algo mais sobre essas dicas a serem observadas sobre um Atmos?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Carbonieri

Muito boa essa ideia de montar um relógio de mesa.
Essa eu to curioso pra acompanhar.
E se daí sair um RM4 mas legal ainda.
abraço.
sic transit gloria mundi

elder

Também vou acompanhar esse tópico, acho muuuuito legal esses relógios.

Bernardo

Citação de: Paulo Sergio online 22 Fevereiro 2015 às 10:51:34
Boa esta observação, além de já ter sido falado por aqui sobre a trava de transporte e do fio da suspensão, além
da manutenção claro!!! ;) ;) ;)
Sabem algo mais sobre essas dicas a serem observadas sobre um Atmos?

A reportagem do link abaixo ajuda a entender o funcionamento do mecanismo do Atmos e suas particularidades, reforçando assim as dicas que foram dadas:

http://www.espiraldotempo.com/wp-content/uploads/2013/02/ET25_16_JLC_Atmos.pdf

Abs,

flávio

Resolvi dar uma olhada com cuidado no catálogo da Hermle e... Caras, eles tem modelos demais em linha, é impressionante. Voltando ao "cubo", conferi e este possui sim alavancas de silenciar a minuteria e, também, silêncio automático a partir das oito da noite, através de seleção.

Conferi também os reguladores de precisão deles e a vareta do pêndulo, que achava ser de alguma liga metálica invariável, como nos antigos, que usavam "Invar", não é. Eles a fazem em fibra de carbono. Para dizer a verdade, nunca tinha pensado nisso e não sei o coeficiente de dilatação. Ah! Nos seus movimentos de regulador o escapamento usado é o Graham e todos os pivôs são apoiados em rubis.

Flávio

FPiccinin

Boa tarde,

Hoje voltei para a fábrica e conversei com a ferramentaria sobre a fabricação dos componentes, fiquei um pouco assustado com o volume de horas apontado. Foi sugerido em função das alta tolerância cortar as peças no laser, fazer em inox, com corte a laser.
Reduziria o custo e o tempo de fabricação, vou pensar mais um pouco nas soluções.
Mantenho vocês informados.

Abs