Menu principal

indicaçao de pivotador

Iniciado por joao, 08 Abril 2015 às 10:12:12

tópico anterior - próximo tópico

joao

quem me indica um bom pivotador, estou precisando para uma roda de escape relogio masculino automatico.
bom dia.
joao

Alberto Ferreira

Boa noite, João.
Você está no interior da Bahia, não?

Bem,...
O único pivotador que eu conheço é o Alberto, por sinal ele é bem conhecido no meio, mas a sua oficina é (ou era  ::)) em São Paulo/capital.
Ele é muito competente.

Infelizmente eu não posso lhe dar mais informação porque eu perdi o contato com ele já há algum tempo, e eu atualmente moro em Brusque/SC.
Eu também não saberia lhe informar se ele está em atividade ou se recebe peças de outros estados para o serviço.

Então esperemos para ver se outros colegas têm alguma indicação, contato, ou sugestão para poder ajudá-lo.

Boa sorte e um abraço!
Alberto

amadeu

joao. me fale uma coisa. qual o calibre que vc precisa da roda. tenho o celular do alberto. mas veja a roda. as vezes..................................

Jim

Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória. (‭Provérbios‬ ‭21‬:‭31‬ NVI)

Alberto Ferreira

Citação de: Jim online 09 Abril 2015 às 08:59:00
O que é um pivotador?

Bom dia, Jim!

Respondendo à sua pergunta em poucas palavras...
É um técnico, um profissional, especializado na fabricação e na montagem (também conhecida como "cravação") de eixos e árvores, em geral ele presta serviços para os relojoeiros que não são especializados nestas técnicas, ou nem mesmo têm os equipamentos necessários.
Árvore é o termo técnico para os "eixos" que transmitem torque.

E, para melhor esclarecimento, apenas alongando um pouco no tema...
Infelizmente, em nosso país, esta especialização da prática relojoeira está quase "extinta", pois faltam clientes que queiram pagar os seus "caros" e  minuciosos serviços especializados, e em consequência faltam profissionais, ou seja eles são muito poucos por aqui.

Hoje, principalmente no caso dos "vintages", principalmente pelos custos e pela dificuldade de obter o serviço técnico especializado, um relojoeiro normalmente tenta resolver um problema da necessidade de  "substituição" de um eixo recorrendo a uma sucata.

Abraços a todos!
Alberto

Jim

Só para entender melhor...

A árvore é separada da roda? Ou sua fabricação é separada, e só depois ela é soldada a roda ou tambor?
Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória. (‭Provérbios‬ ‭21‬:‭31‬ NVI)

Alberto Ferreira

Citação de: Jim online 09 Abril 2015 às 10:27:06
Só para entender melhor...

A árvore é separada da roda? Ou sua fabricação é separada, e só depois ela é soldada a roda ou tambor?

Jim,
Desculpe se com aquele "esclarecimento"  :-[ do que seria uma "árvore" eu o fiz ficar confuso...
Na verdade eu apenas tentei separar os conceitos de eixo (sem transmissão de torque) e de árvore (com transmissão de torque).
Estes conceitos, ou definições, são da Engenharia Mecânica no geral, e não apenas para os relógios, ok?

Assim, exemplificando, em um motor de carros nós temos eixo de comando de válvulas e árvore de manivelas (o virabrequim).

Então, voltando ao caso do colega que pediu ajuda.
Ele falou em roda de escape, correto? Nela há um eixo e não uma árvore, que seria o caso se nós falássemos do tambor de corda.

A árvore do tambor é apenas encaixada no seu lugar.

Na roda citada o eixo é "cravado" nela (os materiais costumam ser até diferentes, por exemplo, aço e latão), e para o reparo o pivotador teria que usinar um eixo novo e cravá-lo de volta.

Alberto

edson rangel

Também não conhecia esse termo, agora melhorou um pouco, um pouco mesmo. ;D

Valeu pelo esclarecimento.
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

Jim

Alberto, não precisa das desculpas! Eu que peço pela confusão.  ???

Acredito que entendi agora.

Só pra conferir:  :D

Se o eixo for utilizado para mover algo com o seu girar, houver torque, ele é chamado de árvore.
Se ele for usado como ponto de rotação, ele é apenas um eixo.

Muito obrigado Alberto pelo esclarecimento!

Alberto Ferreira

Citação de: Jim online 09 Abril 2015 às 13:16:21
...

Se o eixo for utilizado para mover algo com o seu girar, houver torque, ele é chamado de árvore.
Se ele for usado como ponto de rotação, ele é apenas um eixo.
...

Isso mesmo.
8)

Abraço!
Alberto

Jim

[emoji122][emoji122][emoji106]

Meneghetti

Bom esse é um pequeno exemplo de um pivotador  8)

Meneghetti  8)

Jim

Muito minucioso realmente. Obrigado Meneghetti.

edson rangel

com o vídeo melhorou um pouco. Valeu!!
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!