Menu principal

Posição de descanso - Moon.

Iniciado por Spring, 28 Abril 2015 às 22:33:10

tópico anterior - próximo tópico

Spring

Olá senhores, acredito que a questão se aplique a muitos relógios, mas no meu caso especificamente ao Speedmaster professional.

Desde que comprei estou devorando informações (O fórum RM é uma verdadeira relíquia) já tinha lido muito sobre, mas com o relógio em mãos algumas 'outras coisas' surgiram. Essa questão surgiu lendo alguns fóruns gringos e resolvi testar o conteúdo.

A questão é: Pensando em precisão, como você guarda seu moon quando não o está utilizando ?

Não sei se o excesso em leitura me fez mal rsrs, até peço desculpas por ser meio leigo no assunto, fuçando por ai tem de tudo quando o assunto é a tal posição e resolvi testar.

Separei as mais comuns.

Posição: Dial Up

Posição: Crow down

Posição: 12 O'clock Down (não sei se é esse o termo utilizado, vi na net mesmo)

Pois bem, resolvi analisar junto a um quartz e a um site desses do tipo hora certa.

Primeiro dia deixei 24 hrs na posição dial up, resultado: Moon 5 segundos na frente do site e do quartz, ok, aceitável.

Segundo dia, 24 hrs na posição 12 O'clock Down, o susto: O Moon estava 1 minuto e 4 segundos adiantado junto ao site e ao quartz.

A Crow down eu não testei ainda, resolvi criar o tópico antes e voltei rapidinho para a dial up. ;D

A questão que eu gostaria de levantar é se existe alguma recomendação em relação a durabilidade do movimento, não faz sentido alguém guardar o relógio em uma posição em que o relógio vai adiantar 1 minuto por dia, ou faz ? ou isso difere de um relógio para o outro ?

Desde já agradeço as respostas.

Obrigado

No masterpiece was ever created by a lazy artist.

Adriano

A posição na qual você guarda o relógio não tem a menor influência sobre a durabilidade. O máximo que pode influenciar é a marcha, como você já notou. Agora, essa diferença é grande demais (5 s/dia em uma posição e 64 s/dia em outra). Se você fez o teste corretamente, de modo que realmente não tenha nenhum outro fator influenciando essa diferença a não ser a posição, seu Moon tem um defeito.

Abraços!

Adriano

Carretera18

Citação de: Adriano online 29 Abril 2015 às 00:12:21
A posição na qual você guarda o relógio não tem a menor influência sobre a durabilidade. O máximo que pode influenciar é a marcha, como você já notou. Agora, essa diferença é grande demais (5 s/dia em uma posição e 64 s/dia em outra). Se você fez o teste corretamente, de modo que realmente não tenha nenhum outro fator influenciando essa diferença a não ser a posição, seu Moon tem um defeito.

Abraços!

Adriano

Isto parece ditado para hipocondríaco: "quem procura, acha"
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

Dicbetts

Citação de: Carretera18 online 29 Abril 2015 às 00:22:11
Isto parece ditado para hipocondríaco: "quem procura, acha"

Verdade.

Dou a mínima para isso. Guardo meus relogios com mostrador para cima. Quando os deixo de um dia para outro, idem, mas por simples comodidade.

Um minuto a mais, um a menos... O que mais vejo e relógio com hora diferente.

Me preocupo quando atrasa ou adianta cinco, dez minutos. Aí, certamente há algum problema.

Dic

Lupferreira

Simples, deixa na posição que gera a melhor performance e desencana.

jfestrelabr

Spring, tira ele do pulso e coloca ele no criado, na posição que ele ficar larga e vai tomar uma hehehe, cuidado que isso jaja vira doença. :P
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

ThiagoDF

Eu também não me preocupo com qual posição meus relógios ficam parados, nem se estão atrasando ou não, nunca medi.

Mas o fato é que se estiver do jeito relatado, como o Adriano disse, o relógio precisa de regulagem, pois não deveria atrasar tanto na posição  12 down.

Abraço a todos.
Membro do RedBarBrazil

Spring

Bom dia,

Não sou do tipo encanado com isso, sou cuidadoso e só. Mas a questão é que o relógio tem 8 dias e eu só quero o produto em ordem e também evitar problemas maiores no futuro.

Adriano, obrigado pelo alerta, farei mais uns testes e conforme for vai voltar pra Omega sim.

Dicbetts, dessa forma em 5 dias já chegaria nos 5 minutos citado por ti, na minha visão, nada agradável.

Estrela, sem dúvidas é o melhor a fazer, acompanhado de um cubaninho então ... rsrs ... mas antes vou me certificar de que está tudo certo  ;D

abs a todos e obrigado.

GuilhermeLago

Também acho que mais de 1 minuto por dia é muito prá um relógio desse naipe (e preço!) tão novo.
Estando na garantia, eu levaria de volta correndo.

Abraços!

flávio

O ponto de menor atrito dos pivôs de um relógio ocorre nos mostradores para cima e para baixo, uma vez que só a "ponta" do eixo toca na contra pedra. Mas como já foi dito acima, afirmar que nas outras posições o relógio teria mais desgaste é exagero.

Porém, lembro-me de já termos discutido aqui os erros posicionais e alguns afirmarem, colocando fotos, que a Rolex, nos seus manuais antigos, indicava qual posição colocar o relógio para atrasá-lo ou adiantá-lo, baseado no ajuste que eles já haviam feito na fábrica.

Lembram-se deste tópico?

Flávio

mestreaudi

Rafael.

paulomario77

Spring, só para sua referência, a última vez que ajustei o meu recém-comprado PO com calibre 8500 foi na quinta feira à noite e está uns 6s adiantado (!!!). Guardo o relógio com o mostrador para cima.

Dicbetts

Citação de: Spring online 29 Abril 2015 às 09:40:50

Dicbetts, dessa forma em 5 dias já chegaria nos 5 minutos citado por ti, na minha visão, nada agradável.

Quis dizer cinco, dez minutos POR DIA.

Aí sim, na minha visão, nada agradável.

Dic

CSM

Dorme com o relogio no pulso... eu me mexo tanto durante a noite, e acordo tantas vezes que é a mesma coisa que se eu tivesse usando o relogio durante o dia com a mudança de posições rsrsrs.... cara mede por um app destes de relogio do celular, se estiver atrasando muito ou adiantando muito no decorrer do dia, aproveita que voce acabou de comprar esta na garantia etc e manda ver se tem algum problema. estes 64 secs que voce mencionou realmente nao me parece normal.

abraços
Membro do RedBarBrazil

edson rangel

Citação de: GuilhermeLago online 29 Abril 2015 às 09:49:32
Também acho que mais de 1 minuto por dia é muito prá um relógio desse naipe (e preço!) tão novo.
Estando na garantia, eu levaria de volta correndo.

Abraços!

+1
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

kroiden

É caro para fazer um teste no "Vibrograf"? Um boletim de marcha pode dar algumas pistas sobre a saúde da máquina desse Moon, correto?

flávio

Caro? Um relojoeiro chapa faz isso para você em alguns minutos, sem abrir o relógio, não devendo cobrar nada por isso.

Flávio

Micuim

Difícil dizer se o relógio tem ou não algum problema, mas diferença de 60s é muita coisa para um mecanismo desses hein!

mmmcosta

Como o Moon não é cronômetro, a Omega faz as suas medições em 3 posições, em vez de 5: dial up, crown down, crown left.
Marcelo

Spring

Citação de: mmmcosta online 29 Abril 2015 às 16:47:18
Como o Moon não é cronômetro, a Omega faz as suas medições em 3 posições, em vez de 5: dial up, crown down, crown left.

Interessante, de alguma forma isso significa que a posição 12 O'clock Down não é certificada ? Digo, pode ser um argumento para dizer que o relógio está normal ?