Dúvida sobre o sistema da corda

  • 43 Respostas
  • 13680 Visualizações
*

igorsfc

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #20 Online: 27 Maio 2015 às 16:37:15 »
Interessante esta situação de corda diferente entre coroa e rotor, nunca tinha pensado nesta coisa. Mas...

Outro dia é que me atentei no uso de um Orient M-force (calibre 40N5A), que tem aquele marcador de "carga": 

Quando dou corda pela coroa ele "enche a corda" até o fim do marcador, ou seja 40 horas.
Porém, se eu usar apenas no pulso, conforme falado acima (o dia todo, exceto ao dormir e no banho), considerando que somente será carregado pelo motor, tal marcador de "carga" só chega a 30 horas.

foto do dito cujo, com o marcador de carga ás 6:00hs

Engraçado que, salvo engano, em movimentos sem corda manual, como o Seiko 7s26 ou Oriente 469, a promessa é de 40 horas de reserva de marcha após 8 horas de uso em média. A reserva dos meus nunca chegam a isso, apesar de terem dois anos de uso em média. Ps.: claro que não estou comparando com esses super calibres suíços.
« Última modificação: 27 Maio 2015 às 16:51:55 por igorsfc »

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #21 Online: 28 Maio 2015 às 12:47:19 »
É pessoal, problema definitivamente descartado.
O relógio parou às 6:00 da manhã de hoje, ou seja, o uso de 6 horas do relógio rendeu 30 horas de carga.
Valeu pela ajuda, pessoal!
Abs!

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #22 Online: 28 Maio 2015 às 13:54:16 »
Uma coisa que pra mim é fato, me parece que os Orient calibre 469, carregam melhor que os calibres suiços médios kkkk, tive Poseidon, Diver 300, nunca arregaram, ja meu Seamaster parece que não mantinha tão bem a carga como os Orient. kkk
sic transit gloria mundi

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #23 Online: 28 Maio 2015 às 20:25:46 »
Mas esse M-Force é bonito hein!

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #24 Online: 02 Junho 2015 às 18:02:57 »
Mas esse M-Force é bonito hein!

+ 1
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #25 Online: 02 Junho 2015 às 23:13:02 »
Quanto a informação do Adriano de que nos movimentos mais novos o sistema de corda pela coroa é independente do do rotor, tenho um Seiko 6138 que veio com o rotor completamente inoperante, não dava carga nenhuma, só trabalhando com corda dada pela coroa. O movimento 6138 já entra nessa categoria de sistemas de corda independentes, sem peças compartilhadas?
Outra dúvida sobre os automáticos que recebem corda pela coroa, esse é o caso dos Citizen 8110a?

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #26 Online: 03 Junho 2015 às 11:06:04 »
Os Valjoux são unidirecionais.

Sobre o fato notado no Orient. Às vezes a massa oscilante, nas tensões baixas de corda, "vence" a resistência do sistema facilmente. À medida que o troço vai ganhando "torque", ela não mais consegue vencer a resistência do sistema, empacando aquém do máximo.

Flávio

Olá pessoal,

Tenho um Orient Star com calibre 40N52 Made in Japan e indicador de reserva. Ele leva um dia de uso no pulso para chegar às 40 horas.
Quando fui ajustar a pulseira, o relojoeiro orientou a não dar corda pela coroa, mas apenas corda pelo movimento. Segundo ele, a corda pela coroa força os "dentes das pinças" e, com o tempo, pode danificá-los, prejudicando o funcionamento da corda pelo movimento.
Como não tenho o conhecimento técnico a respeito, resolvi seguir a orientação - o que pode até ser considerada, no futuro, uma superstição.

Abraços,
« Última modificação: 03 Junho 2015 às 11:24:20 por fmassardo »
Nada de novo debaixo do sol.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #27 Online: 03 Junho 2015 às 18:42:02 »
O relojoeiro está correto. Claro que com manutenção adequada e usando a corda auxiliar apenas eventualmente, nãovai ter problema, mas é fato que o sistema magic-lever pode apresentar desgaste prematuro se negligenciado, especialmente em calibres mais modernos, "pós-61xx" ou "pós-63xx" quando eles começaram a passar por um processo de barateamento e a qualidade de materiais é fundamental para um magic-lever funcionar direito pois o atrito no sistema é muito grande.

Então creio também que o abuso da corda pela coroa nesses mecanismos pode acentuar o problema. Vale também para o 6138 comentado mais acima. Pois apesar dos sistemas serem separados, eles não são independentes: a corda pela coroa faz todo o sistema do automático girar junto, exceto pelo rotor.

Abraços!

Adriano

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #28 Online: 23 Janeiro 2016 às 00:06:52 »
O uso faz toda diferença. Para mim, por exemplo, os 2892A2, se não estiverem perfeitos ou já forem meio antigos, ou qualquer 2894 ou 2892 com módulo de cronógrafo, mesmo novo e perfeito, mesmo se eu usar 9 a 10 horas por dia, para o meu uso, depois de uns 3 ou quatro dias, amanhecem parados.

O meu Omega Dynamic crono (que é um 2892 com módulo DD), o meu RW Parfsifal (que é um SW300 com módulo DD) e o meu Monaco (que é um 2894), é batata: encho de corda no domingo de noite para usar durante a semana seguinte. Se eu usar como normalmente uso durante o trabalho, é batata: quinta de manhã estão parados.


Abraços!

Adriano

Estou com um Frederique Constant FC330, e minha situação é igualzinha. Isso estava me deixando bastante encucado/preocupado, mas pelo visto não é algo tão estranho. Minha expectativa é que usar o relógio diariamente das 9h às 20h fosse o suficiente, mas não parece ser.

O rotor se move normalmente (dada a minha minúscula experiência), e a precisão está boa. Esse final de semana vou tentar fazer um teste mais pragmático para ver quanto tempo dura depois da carga pelo uso. Qualquer coisa vou contatar o fabricante e usar a garantia (embora acho que não seja o caso).

Ainda não consegui estudar devidamente o movimento dele, mas vários detalhes desse tópico vão me auxiliar (magic-lever, carregamento bi-direcional, etc). O movimento é um FC330, e pelo que vi vai ser difícil achar informação sobre ele. Como é baseado no SW200, acho que vou ter que me basear nisso.

Abraços!
Risco vem de não saber o que você está fazendo.
Warren Buffet

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #29 Online: 23 Janeiro 2016 às 16:09:08 »
Mas o SW220 é um clone de ETA 2824 e nada tem a ver com o 2892 e afins. Se você está experienciando problemas de carregamento dele, tendo a apostar em defeito.

Abraços!

Adriano

*

Offline Edgar

  • ****
  • 264
  • Tudo tem um tempo certo!
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #30 Online: 23 Janeiro 2016 às 16:23:57 »
Interessante esta situação de corda diferente entre coroa e rotor, nunca tinha pensado nesta coisa. Mas...

Outro dia é que me atentei no uso de um Orient M-force (calibre 40N5A), que tem aquele marcador de "carga": 

Quando dou corda pela coroa ele "enche a corda" até o fim do marcador, ou seja 40 horas.
Porém, se eu usar apenas no pulso, conforme falado acima (o dia todo, exceto ao dormir e no banho), considerando que somente será carregado pelo motor, tal marcador de "carga" só chega a 30 horas.

foto do dito cujo, com o marcador de carga ás 6:00hs


Olá, o meu carrega até o final.....

Abs

Edgar
Escolha o caminho do meio!

*

MAGB-ILHA

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #31 Online: 23 Janeiro 2016 às 20:42:15 »
O relojoeiro está correto. Claro que com manutenção adequada e usando a corda auxiliar apenas eventualmente, nãovai ter problema, mas é fato que o sistema magic-lever pode apresentar desgaste prematuro se negligenciado, especialmente em calibres mais modernos, "pós-61xx" ou "pós-63xx" quando eles começaram a passar por um processo de barateamento e a qualidade de materiais é fundamental para um magic-lever funcionar direito pois o atrito no sistema é muito grande.

Então creio também que o abuso da corda pela coroa nesses mecanismos pode acentuar o problema. Vale também para o 6138 comentado mais acima. Pois apesar dos sistemas serem separados, eles não são independentes: a corda pela coroa faz todo o sistema do automático girar junto, exceto pelo rotor.

Abraços!

Adriano

Adriano,
Abusando dos teus conhecimentos...Essa explicação serve para todos os relógios ou apenas para os mencionados?
Eu tenho os seguintes relógios que pegam corda pela coroa e pelo movimento do braço:
Um 8215. AH no Technos Acqua 800;
Um NH35A SII em um Invicta;
Um Mido ocean Star Capitain IV;
um Mido Ocean Star de 1970 que infelizmente não sei mais detalhes salvo o número 5117 gravado no fundo.
Vc. acha que não devo dar corda pela coroa e deixar apenas pelo movimento?
Tenho outros modelos que não tem como dar corda salvo pelo movimento.
Seiko 7S26C e Orient 469SS053 e 469SS048
O que Vc. aconselha?
Grande Abraço

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #32 Online: 25 Janeiro 2016 às 00:44:58 »
São raros os sistemas de corda pela coroa que não façam o sistema do automático funcionar todo junto, então considere que sempre que você dá corda pela coroa, está submetendo o automático a um esforço.

Porém, a corda pela coroa é feita para ser usada. Uma coisa é usar, outra coisa é abusar. Ele é feito para ser usado sempre que o relógio for pego parado. Isso é "usar" o sistema, algo que jamais vai trazer problemas (desde que a manutenção do relógio seja respeitada). Agora, usar a corda pela coroa de um relógio automático para dar corda todo dia, passa a ser um "abuso" e não um simples isso. Isso deve ser evitado.

O sistema magic-lever da Seiko é um sistema de muito atrito, por isso é um pouco mais delicado nesse sentido. Mas vale para praticamente qualquer automático. O sistema é projetado para ser usado, mas não abusado.

Abraços!

Adriano

*

pedrobotelho

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #33 Online: 25 Janeiro 2016 às 01:30:36 »
Obrigado pela explicação Adriano, bem instrutiva! Não sabia dessa ponderação à corda.

*

MAGB-ILHA

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #34 Online: 25 Janeiro 2016 às 11:10:39 »
Valeu Adriano. Obrigado,
Abraço

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #35 Online: 14 Junho 2018 às 21:49:21 »
Saudações! É permitido ressuscitar tópicos? Se não, peço desculpas!

Eu tô respondendo aqui porque tenho uma experiência diferente com um Citizen calibre 8200 (modelo NH8381). Ao contrário do colega do M-force, que dá carga completa pela coroa, esse meu relógio só carrega completamente pelo rotor. No manual, recomenda-se dar 40 giros na coroa para carregar, mas não atinge carga total. Ao dar os 40 giros de corda pela coroa, ele só carrega cerca de 24h. Usado por aproximadamente 8 horas (de verdade!), ele já atingiu até 44 horas de reserva.

Eu não sei por que existe essa diferença de carregamento. Mas um colega aventou a possibilidade de a trava de segurança (que impede a quebra da mola de carga) estar sendo ativada "precocemente", isto é, bem antes de a carga ser completada, para evitar possíveis danos.

Será isso mesmo?

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #36 Online: 15 Junho 2018 às 15:11:42 »
Tenho outra teoria: ao invés de dar 40 voltas, dê o dobro e teste. Cara, vão achar que estou louco, mas em vários relógios meus, dando corda pela coroa com a caixa "pregada" no ouvido, eu consigo ouvir exatamente o som da brida deslizando, ao chegar a final. Testem. Vai aquele crée, crée, crée, crée e, subitamente, ele faz crée clác...


Flávio

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #37 Online: 15 Junho 2018 às 15:30:44 »
...
Vai aquele crée, crée, crée, crée e, subitamente, ele faz crée clác...
Flávio

Grava um áudio para a gente entender melhor
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #38 Online: 15 Junho 2018 às 16:07:31 »
Tô te falando! hahahahaha. Sério! Teste aí num relógio que faça barulho. O melhor relógio para ver isso que tenho é o Swatch Irony esqueleto, por motivos óbvios, pois você consegue não só ver como ouvir.


Flávio

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #39 Online: 15 Junho 2018 às 16:28:19 »
Grava um áudio para a gente entender melhor
Kkkkkkkkkkkkkkkk

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

Abraços!
Vinicius