Menu principal

Review sobre o Melbourne Portsea - Relógio formal com bom preço

Iniciado por Astronauta, 29 Outubro 2015 às 11:46:15

tópico anterior - próximo tópico

Astronauta



Opa. Acabei de receber esse relógio da Melbourne e vou compartilhar minha opinião com vocês pessoal. Espero que gostem.

A Melbourne é uma marca pequena e bastante nova no mercado mas que está tendo sucesso no mercado e que já lançou seis modelos. Ano passado, a empresa lançou um um relógio chamado Portsea Calendar, com triplo calendário e mostrador em cerâmica entre os principais atrativos. Pouco tempo depois, ela anunciou uma versão mais simples, só com a data, chamada de Portsea Heritage, que é essa que eu comprei. Estão disponíveis versões preta (dourada e em aço inox), branca (dourada e aço inox) e azul, que é a que eu escolhi.

As encomendas começaram em abril e a entrega estava prevista para agosto, mas a produção sofreu atrasos e o relógio só saiu do forno agora em outubro.

Especificações, do site da empresa:

Caixa - 40mm em aço inox 316L
Máquina - Seiko Cal. NH35 automático
Vidro - Safira anti-reflexivo
Mostrador - tridimensional com disco principal em cerâmica
Ponteiros - Estilo diamante, revestido a íons
Pulseira: 20mm em couro, fivela de 18mm em aço inox
Resistência à água: 100m/10ATM
Garantia: 2 anos
Preço: AU$ 579 (ou US$ 410); AU$ 429 (US$ 305) por encomenda


Render da empresa que ilustra a página do produto.

O relógio vem em uma caixa de couro bastante modesta mas decente e acompanha um cartão de garantia. Quem fez a encomenda também ganhou uma pulseira de couro de brinde em razão dos atrasos. No meu caso, ganhei a preta, que até combina com o relógio.

Algo que gostei logo ao abrir a caixa foi a profundidade do mostrador. Ele é tridimensional, dividido da seguinte forma: primeiro plano com marcações de segundos em "traços" simples, segundo plano com as horas em um disco escuro com certo reflexo e último plano em cerâmica, com linhas e nome da empresa e modelo.







O vidro é em safira e pega pouco reflexo no centro, mas o segundo plano, o das horas, acaba refletindo muita luz. Outra coisa que vale a pena falar é que o relógio, dependendo do seu ambiente, parece preto.



Um detalhe interessante é que, segundo o dono da empresa, o mostrador é todo em cerâmica (maciço). Segundo ele, a maioria dos relógios usa um mostrador em bronze revestido em cerâmica, mas não o Portsea. Se alguém tiver alguma informação sobre isso, compartilhe!

Na posição 6, há a janela de data bastante discreta que não tomou lugar do marcador de hora. Isso deixou o relógio bastante simétrico (só não digo perfeitamente simétrico porque os escritos não são palíndromos, rs).



A janela de data tem o fundo preto com números brancos, algo que também contribui para a uniformidade do mostrador. Pessoalmente, gostei muito da fonte usada.



Os ponteiros são em aço inox, bastante simples. Os de hora e minuto têm o estilo diamante, enquanto o de segundos é simples e tem um M, de Melbourne, na extremidade oposta.

O relógio tem 13mm e fica um pouco mais alto do que eu gostaria para um modelo formal por não ter "camadas" nas laterais. As garras sobem um pouco na caixa. Com 40mm de caixa e 46 de garra a gaarra, ele fica bem pra pulsos pequenos. Dá pra usar tranquilo e ninguém vai descobrir que você é um Power Ranger com seu morfador.



Coroa e fivela têm o símbolo da empresa, em uma gravação bem rasa. Pessoalmente, não gosto desse tipo de fivela: acho muito grande e que não combina com um relógio mais formal, social. A pulseira em si é boa e macia.





Como as informações de máquina e resistência à água não estão no mostrador, foram parar no fundo, que é gravado. Quando comecei a colecionar relógios mecânicos, gostava de fundos em vidro, para ver a máquina; depois de acostumar com ETA e Seikos no geral, e por não ter grana para comprar relógios com máquinas mais elaboradas/complicadas, atualmente gosto pra caramba de gravações. A do Portsea é bastante profunda e detalhada, com temas marítimos que seguem a inspiração do relógio.



A foto não saiu muito boa, mas, de perto, dá pra ler até o escrito miudinho abaixo de Melbourne ("Watch Company").

O relógio usa um Seiko NH35 e é o primeiro relógio que tenho com essa máquina. Em dois dias, a precisão foi de -6/dia. A máquina tem a função de hacking seconds, mudança rápida de dia e é possível dar corda - por sinal, dar corda e ajustar a hora é bastante suave. O rotor faz um som um pouco mais alto do que eu gostaria, mas nada que incomode ou que vá te colocar em situação de perigo se você estiver fugindo de um assassino e não puder fazer qualquer barulho.  :P

Fechando, estou satisfeito com a compra. Por ter pego na encomenda há vários meses, paguei cerca de USD 330 com frete ultrarrápido e o dólar ainda mais baixo. Pra mim, ofereceu muito valor e eu ainda pagaria o valor atual sem arrependimento.

Espero que tenham gostado e desculpem por qualquer bobagem que tenha falado ou pelas fotos amadoras.  ;)

RCComes

Parabens, Astronauta.

Eu curto muito essa marca, sigo eles desde o primeiro projeto que fizeram.
Eles realmente fazem muito sucesso lá fora e tem uns modelos legais.

Eu gosto mais do modelo Carlton, mas o portsea é muito lindão, também.
Membro do RedBarBrazil

JotaA


Astronauta

Valeu, caras!

Gomes, você tem o Carlton ou algum da Melbourne também?

Eles estão com um projeto de um relógio de mergulho baseado no Portsea bem bacana também que vai se chamar Sorrento:




RCComes

#4
Não tenho, não :(

Na época achei eles no kickstarter, mas ainda pretendo ter um. Pena que esqueci dos Melb para o projeto do RM4

@Edit. eu ainda pretendo pegar um carlton.
Membro do RedBarBrazil

Spring

Citação de: RCComes online 29 Outubro 2015 às 12:29:57
Não tenho, não :(

Na época achei eles no kickstarter, mas ainda pretendo ter um. Pena que esqueci dos Melb para o projeto do RM4

@Edit. eu ainda pretendo pegar um carlton.

Eu conhecia o kickstarter, mas nunca tinha parado para ver sobre relojoaria. Tem coisas bem legais em ? To me divertindo.

A Melbourne começou por la e 'vingou' ?
No masterpiece was ever created by a lazy artist.

RCComes

Citação de: Spring online 29 Outubro 2015 às 13:48:28
Eu conhecia o kickstarter, mas nunca tinha parado para ver sobre relojoaria. Tem coisas bem legais em ? To me divertindo.

A Melbourne começou por la e 'vingou' ?

Não sei se começou por lá, mas varios dos projetos foram lançados lá, também (além das pré vendas do próprio site deles).

Tem bastante coisa boa por la.

Cobra de Calibre tinha sido lançado, Maranez já lançou lá, que foi onde comprei. Mas também tem um horror de porquera. Esses tempos tinha um projeto de um relógio de pulso totalmente de madeira hauauaiohuauha era da horinha, até, mas vinha com aquela miyota mais comunzinha dentro, 1015 acho, algo assim, ai acabava nao compensando pagar 300 usd num mov. de 5 usd.
Membro do RedBarBrazil

renato.santos

Parabéns, ótimo texto e belo relógio. Não conhecia queen sabe no futuro.

Vargas

Astronauta, bem legal.

Bem interessante, é uma opção exclusiva com preço legal.

Fotos e informações tb muito boas. Obrigado por compartilhar.

Abs.

renato.santos

Citação de: Astronauta online 29 Outubro 2015 às 12:13:13
Valeu, caras!

Gomes, você tem o Carlton ou algum da Melbourne também?

Eles estão com um projeto de um relógio de mergulho baseado no Portsea bem bacana também que vai se chamar Sorrento:





Cara não achei nada sobre esse Sorrento.  :'( Queria ver mais fotos dele.


dsmcastro

Bom ver um MWC cruzando o mundo  ;D acompanhei a criação dos primeiros modelos (Flinders e Hawthorn) logo que me cadastrei no WUS e fiz um post com alguns modelos em 3D que fiz, o criador da marca, Sujain Krishnan, comentou no post e entrou em contato falando sobre sua marca. Não cheguei a fazer nenhum trabalho oficialmente, mas conversamos sobre as ideias que ele estava pensando sobre os modelos que pretendia lançar e os próximos.

Hoje já tem uns 6 modelos disponíveis com uma identidade elegante e sem ficar tentando reinventar a roda. Se não em engano maioria dos projetos ainda continuam sendo financiados pelo Kickstarter, pq produzir relógios realmente é um processo dispendioso e até se estabelecer como marca leva tempo.
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

MLucchezi

Curti muito a simplicidade. Menos pode ser mais.

Abraço,
Marcus Lucchezi

Astronauta

Obrigado pelos comentários, pessoal.

Sobre o Kickstarter, é bem na sorte, quase uma raspadinha. Às vezes aparece um projeto com design original e construção interessante, mas na maioria do tempo só tem relógios com design bastante preguiçoso travestido de minimalista ou outros derivativos demais. Dos que estão lá agora, gosto dos da Mercer, mas sinceramente não apoiaria por não ter espaço pra eles na coleção.

O Sorrento ainda está em fase de estudos pelo que eu sei, com previsão de encomenda para dois meses. O Sujain posta muito no WUS, mas com certeza também vai disponibilizar a encomenda pela página oficial.

Abração e boa sexta pra todos!