Menu principal

RELÓGIOS PARA AUXILIAR OS PORTADORES DE LIMITAÇÕES FÍSICAS

Iniciado por Alberto Ferreira, 06 Dezembro 2015 às 21:22:51

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Em especial as deficiências visuais, chegando ao limite da cegueira total...

Vejam este exemplo.

Fonte da imagem: http://www.bbc.com/news/magazine-26920782

Além da sua precípua função, eu achei o relógio legal, "estiloso"...
...e até que bem que usaria um.  ::)

Mas, claro que há outros relógios cuja função é suprir os que não têm 100% de suas capacidades físicas.
Na verdade, esta é a minha proposta ao lançar este tópico.

Vamos conhecê-los melhor?

Alberto

Alberto Ferreira

Ah!

Eu tenho dois Seiko´s aqui, também destinados aos deficientes visuais, ou até mesmo os totalmente cegos.

Seiko A860-4000 e Seiko A966-4010...

Estes são mais sofisticados, pois ambos são eletrônicos (quartz) e...
... eles simplesmente falam;)

Depois eu falo mais deles.  8)

Alberto

ivison

Salve Alberto,

já tinha visto este relógio mas nunca havia pesquisado o funcionamento... fui ver... muito show... magnético... você pode esbarrar nas esferas que eleas voltam a posição.. ;) ;) ;) ;)

Muito melhor do que os mecânicos que eram por toque nos ponteiros... um pouco mais de pressão e poderia danificar... lembro que os mecânicos também usavam "tampa" para proteger os ponteiros...

Abraço,

Ivison

Jefferson

Olá pessoal,

Eu ia justamente mencionar os Raketas, com acrílico que pode ser aberto e dísticos em braile.

Minha dúvida era justamente a resistência de ponteiros e movimento, para ser manuseado.

Fonte: Watchuseek.

Abraços,

Jefferson

RCComes

muito legal o modelo postado como exemplo pelo Alberto.
Eu mesmo usaria um, sem problemas, achei legal o conceito. Lembrei na hora de um MeisterSinger, claro, com suas limitações.
Membro do RedBarBrazil

Alberto Ferreira

Boa tarde, meus caros!

Pois é, tudo, de certa forma...  ::), evolui.

Eu tive um desses antigos, com tampa, como o Raketa mostrado pelo Jefferson, mas ele era de outra marca ("desconhecida") que eu já não lembro qual era.
Eu o dei de presente para um amigo para que ele o desse para um parente seu, acho que era um tio, idoso e já praticamente cego, porém ainda ativo e "independente"...
Serviu muito mais asim do que se continuasse na minha caixinha de "curiosidades".  8)

Este de que falo era relativamente pequeno e se eu bem eu me lembro ele não tinha as "gravações" naquela espécie de "braile", ou eu não lembro delas, eu creio que tinha apenas os dígitos normais (logicamente em relevo).

Ah!
Nas poucas vezes que eu o manuseei eu não senti propriamente qualquer risco de entortar os ponteiros, não, eles eram bem firmes e robustos.

E um colega nosso, há muito tempo, "numa galáxia distante" (acho que amarela...  ...ou de um (bom) tom azul daqueles tempos... ;)) já nos mostrou um que possuia, de pulso. Este tal também era bem antigo, destes com tampa.

Abraços!
Alberto

Gravina

Alberto Ferreira

Boa tarde!
Como o Douglas acaba de ilustrar, há exemplos bem antigos.

Mas como eu "prometi", eu vou falar de alguns modernos... Daqueles Seiko´s.

O primeiro, e na minha opinião o mais interessante, é este...

SEIKO A860-4000

Na verdade ele está precisando de uma pintura na caixa (que é de plástico) pois o seu aspecto original é este...

Mas o que ele tem de tão interessante, além de falar?

Pois é...  ::)
Ele é um cronógrafo, completo, com todas as funções de cronometragem, para cegos.

E é tudo falado por uma voz feminina sintetizada.
Pena que a tal "japinha" fala em japonês...  :-[

Mas que ele é interessante paca´s, lá isso é.

Comentem aí...
Que depois eu falo do outro.  8)

Abraços!
Alberto

ivison

Alberto Ferreira

Boas, Ivison!
Grato por participar.

Sim, ambos são extremamente inovadores, inclusive em seus conceitos.
Portanto, ponto positivo para os respectivos projetos.

Mas, apenas um contraponto, ok?
Os outros projetos que nós vimos até agora me parecem ser mais "integradores", ou para usar um termo da moda, mais "inclusivos", pois podem ser lidos e, até usados, pelos que não são cegos.

Abraços!
Alberto

Alberto Ferreira

Boa noite!

E a Citizen lançou em 1960 o primeiro relógio de pulso com estas características, para cegos, feito no Japão...

O CITIZEN Shine.

Vejam outros modelos da mesma linha,...

Crédito da origem na própria foto.

Abraços!
Alberto

Alberto Ferreira

E para que a turma da ASA não fique de fora...

Tem Seiko também.  ;)

Com movimento mecânico 6618, de corda manual.

...

Boas noites!
Alberto
8)

Alberto Ferreira

Boa noite, amigos!

Bem, como prometido...
Este é o outro Seiko para deficientes visuais que eu tenho aqui...

SEIKO A966-4010
Na foto o display está apagado, pois o relógio estava sem a bateria.

E este também fala...
Neste meu caso (a versão do movimento é a A966A) ele é bilíngue, em inglês e espanhol.

O relógio tem as funções básicas, hora, timer e alarme, não é cronógrafo.

Abraços!
Alberto

Adriano

Jefferson

Olá pessoal,

Amigo Alberto, parabéns pelo tópico, me estimulou a voltar a dar login, ler e escrever aqui. Ano que vem terei um aluno cego, será um desafio. Já trabalhei em diversas ocasiões com alunos surdos/mudos, mas a falta de visão representa um desafio para o ensino de minha disciplina.

Achei os Citizen muito elegantes. Tanto nos Citizen quanto no Seiko que você mostrou, os ponteiros aparentam robustez, certamente em função da situação de manuseio. Pela coloração, parecem ser de aço inox, fiquei com essa impressão pelo menos.

O Tissot mostrado pelo Adriano é muito engenhoso. Li o manual, o processo de leitura das horas se dá pelo toque no bezel, que aciona vibrações do relógio quando se toca nos pontos do bezel onde os ponteiros se encontram.

Abraços,

Jefferson

Alberto Ferreira

Boa noite!
Obrigado, amigo Jefferson! Vê-lo motivado a postar já me compensou.  8)

Sim, os ponteiros são robustos, e parecem mesmo ser de inox.
Notou o formato abaulado? Creio que isso ajude bastante na hora do toque dos dedos.

Legal, amigo Adriano!
Eu não conhecia e gostei muito do Silent-T da Tissot. Sem dúvida uma evolução técnica importante, além de ser elegante e creio que posso dizer até bonito em seu estilo "clean".

Ele, como outros aqui comentados, trás consigo um aspecto que eu já mencionei, o da "inclusão" (palavra um tanto "forçada" nesta conotação...  ;)).
Um relógio que não "discrimina" (também no sentido figurado), que não é apenas ferramenta para cego, que pode ser usado por qualquer pessoa mesmo que ela tenha visão normal.

Abraços a todos!
Alberto

Adriano

Sim, eu já dei manutenção em vários Silen-T e creio que nenhum deles era de algum portador de deficiência visual.

Ele tira proveito da tecnologia "Touch". Ao passar o dedo entre o vidro e a luneta, ele vibra quando você passa na posição apontada pelos ponteiros. É bem legal.

Abraços!

Adriano