Review Technos Godzilla
Technos Acqua 8215AH/5P 800 ATM.
- Do apelido: Godzilla é um monstro um tanto desajeitado que vem do fundo do mar, é grandalhão, desajeitado. Mas não é peixe. Por outro lado, esse relógio divide calibre da mesma linha (82XX) com um outro diver, fabricado pela Citizen, conhecido como “Autozilla”.
Detalhes: relógio de mergulho, sem certificação ISO 6425.
Medidas:
Comprimento, de garra a garra:
Largura, sem coroa e guardas: 45mm
Largura total, com coroa e guardas: 50mm
Altura:28mm
Material da caixa: titânio
Material do bracelete: titânio
Cristal: safira
Calibre: Miyota 8215 – automático.
Peso aproximado: 230 gramas.
Profundidade atingível: 800 ATM ~ 8.000m.
Preço pago: +/- 475 dólares na cotação de 04/12/2015, todavia, relógio adquirido no Brasil, com nota.fiscal.
Fabricante: Technos
http://www.technos.com.br/1. A empresa: seu histórico pode ser melhor lido nesse link:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Technos, mas se trata de uma empresa suíça que remonta a 1900, cujos relógios eram exportados para o Brasil nos anos 1950, e em 1994 tem a marca comprada pelo antigo importador, e sua sede transferida para o Brasil.
2. O relógio é testado pelo Instituto Ifremer, de Brest, França, em tanque hiperbárico, para 800 ATM ~ 8.000m. Por não ser um relógio que siga a norma ISO 6425, essa é a medida total. A se lembrar que a norma ISO 6425 exige que o relógio seja capaz de atingir 125% da capacidade a ser certificada,o que diminuiria a certificação desse relógio para 6.400m.
3. O movimento é Miyota, modelo 8215. Calibre conhecido, antigo, de segundeiro indireto, com corda manual e automática por sistema de carregamento unidirecional. Movimento barato, tido como descartável, e amplamente disponível, o que facilita a manutenção do relógio.
O movimento não prima pelo isocronismo, mas para um mergulho de 20 minutos não é necessária grande precisão.
Especificações do movimento nesse link:
http://www.citizen.co.jp/miyota_mvt/download/pdf/spec_6T51_8205_8215_821A.pdf4. A altura do relógio impressiona. O tamanho não tanto. Mas inobstante a altura, senti o relógio confortável no pulso, apesar da grande coroa e suas respectivas garras. Isso se deve ao fundo um tanto projetado, alto, que afasta a coroa e suas garras do dorso da mão.
Para efeitos de comparação, para meu uso diário, meu Seiko SKX007 em dois dias já machuca o dorso da mão. Faço esse review com esse Technos Godzilla no pulso há mais uma semana, desenvolvendo minhas atividades normais. A se lembrar que me desloco por São Paulo – cidade muito esburacada – em bicicleta, fazendo no mínimo 40 km/dia. Esse relógio, desde que foi comprado, rodou cerca de 280 km já, e não me machucou o dorso da mão, coisa que até agora só meus relógios com coroa à esquerda permitiam uso tão constante.
5. A caixa do relógio é toda em titânio. Isso inclui a coroa e provavelmente a luneta, que é toda revestida em preto. A caixa possui ângulos retos e as garras, quando tocadas por baixo,parecem afiadas, todavia, dada a projeção do fundo, não tocam a pele.
A coroa é larga, com 9 mm de largura, e assinada.
A válvula de escape de gás hélio está às 9 hs, e é automática.
6. O bezel, a luneta, como disse, é em preto, estilo borda de moeda. Tem 60 cliques, e ao menos no meu exemplar, é sem jogo e bem alinhado. Possui refletivos não apenas na marca de 60/0 min, representada por um triângulo invertido, mas também em indexes a cada 5 minutos, sendo algarismos a cada 10: 10, 20, 30, 40, 50min, e barras em 05, 15, 25, 35, 45, 55 min. Tendo material fosforescente em todos esses marcadores, é fácil ver bem os minutos (na luneta) à noite. Mas não tem marcação de um em um minuto até 15 min, como manda a norma ISO 6425
7. Os ponteiros são do tipo espada, com borda prateada e bom material fosforescente. Todavia o segundeiro não possui material refletivo (descumprindo a norma ISO 6426), e é amarelo.
8. O dial, em preto, é canelado, na vertical. Possui, acima, em prateado, brilhante, mas discretamente, a marca “Technos”e embaixo a inscrição “800 ATM”, também em prateado brilhante, mas também em tamanho discreto.
Os índices estão repousados sobre uma espécie de aro que se sobrepõe ao dial. Marcação em segundos marcados em amarelo, e entre eles frações de segundos.
Os índices possuem moldura prateada brilhante, e material fosforescente no centro. Mas são discretos, e todos iguais, com exceção do índice de 3 horas, mais curto para acomodar a janela de data.
O aro interno é em amarelo com marcações de minutos em preto.
O dial parece bem fundo, dado o efeito lente do cristal.
9. O cristal é em safira. Muito espesso, e em domo,projetando-se além da luneta. Cristal em domo evita o efeito espelho possível debaixo de água. Mas dada a espessura, dependendo do ângulo, o cristal dá um efeito azulado ao dial.
10. Fosforescência: ausente no segundeiro, muito boa nos ponteiros de hora e principalmente de minuto, e na luneta, e pobre nos índices de hora.
O efeito é que, no escuro, fica extremamente fácil saber quantos minutos decorreram de um certo ponto, mas não tão fácil ver as horas. Mas quem está preocupado em ver horas debaixo de água? Em mergulho, ver quantos minutos decorreram é mais importante, que saber o horário.
A se notar na foto abaixo: à esquerda, o Technos Godzilla, à direita, Seiko SKX007. Em qual dos dois é possível ver melhor quantos minutos se passaram do tempo marcado na luneta?
11. O bracelete é com elos e terminais sólidos, presos por parafusos. Estilo Oyster.
12.O fecho do bracelete é em chapa estampada, simples. Todavia com trava e sobretrava, e assinado. No interior da sobretrava, a inscrição: “titanium”.
13. O fundo projeta-se 8mm além da caixa. É rosqueado. Parecem ser dois fundos, um principal e nas bordas, um anel que rosqueia sobre o fundo principal apertando-o mais contra a caixa.
Contem as seguintes inscrições, visíveis:
No centro: “Technos 8215AH” - acima, em tipo menor: “LB001”, e abaixo, em tipo minúsculo e legível apenas com lupa: “tec 426 – ZF MAO AM – Ind. Bras”.
Ao redor, e acima: “All Titanium 800 ATM Water Resitant”, e ao redor, e abaixo: “limited edition”.
A empresa informa que seria o diver que utiliza a tecnologia “air filled” que mais fundo atinge. Mas aqui cabe uma pequena digressão.
“Air filled” quer dizer apenas: cheio de ar. A referência, obviamente, é à outra possibilidade:”oil filled”.
O fato é que se pode aumentar substancialmente a capacidade de resistência de um relógio à pressão enchendo-o de óleo de silicone, sendo essa inclusive uma forma de incrementar resistência aos G-Shocks da Casio. Isso pois se dificulta muito, se é que não se impede, o colapsamento do relógio, que é o que acontece quando se ultrapassa a medida para o qual foi projetado o relógio.
Essa técnica é utilizada em relógios com movimentos a quartz. Exemplos: Sinn UX, Bell & Ross Hydromax e etc (todos na faixa dos 2.000 dólares – lá fora – para efeitos de comparação acrescente frete e 60% sobre a soma do preço e frete, pra calcular os tributos).
Mas tecnologia “air filled” é a utilizada por Rolex e na verdade praticamente presente em qualquer diver com muito menos capacidade feito por qualquer outro fabricante. Nada mais é que a forma tradicional de se fazer relógios, que têm ar no seu interior. E, no caso do relógio de mergulho, aumentar as vedações e a proteção dada pelo material, é a forma de se atingir a resistência a uma certa pressão determinada.
Isso se faz simplesmente aumentando a quantidade de material – acredito que seja o caso desse meu Technos – ou inovando na tecnologia – caso da Rolex como Deep Sea Challenge.
Sobre inovação tecnológica, cabe uma historinha: alemães na II Guerra espantados com uma nova leva de tanques russos contra os quais os projéteis pareciam ricochetear e não perfurar. Os russos, economizando material aumentaram a blindagem simplesmente inclinando as chapas de aço nas carrocerias dos tanques. A referência é o tanque russo T-34 (de 1940) primeiro com blindagem soldada e com chapas de 276 mm mas que inclinadas davam blindagem de 70mm – para se entender, uma chapa de 50mm, inclinada 45 graus, dá superfície a ser penetrada de 140mm.
Há formas e formas de construir resistência e vedação. Mas dado o preço desse Technos, acredito que tenham sido simplesmente utilizadas as tecnologias mais simples, de fácil acesso, e nada além, o que explica o tamanho do relógio. Simples caso de superdimensionamento.
O fato do relógio ter caixa e bracelete em titânio ajuda não apenas a tornar o relógio confortável por diminuir o peso, como também eventuais problemas de alergia de contato desaparecem.
O titânio é material fisiologicamente inerte. Por isso é usado em implantes. Para quem tem alergias de contato com metais - eu tenho, por exemplo, com latão - esse é o melhor material para caixas e braceletes de relógios.
No caso desse relógio especificamente, a liga de titânio não é muito dura, ficando suscetível a riscos, mas que saem com borracha escolar...
Bom. Não é relógio para se comparar com opções bem mais caras. Mas na sua faixa de preço, desconheço relógio todo em titânio, automático, com safira, que sobreviva aos meus descalabros em água nas férias, e que eu não tenha medo de usar por aí, como num dia como nessa manhã de domingo, que passei com 3 urbanistas explorando a bacia de um rio urbano aqui de SP, passando por bairros caros, comunidades, favelas e etc, sem medo.
Bom, é isso.