Menu principal

Habring Cronógrafo para o Timezone - review

Iniciado por admin, 04 Janeiro 2016 às 12:02:57

tópico anterior - próximo tópico

flávio

O Timezone foi fundamental para solidificar meu gosto por relojoaria, pois seguia o site nos seus primórdios, no início dos anos 90, assim como os artigos técnicos do Walt Odets.

Lá pelas tantas, porém, passei a não mais acompanhar fóruns de discussão gringos, apenas os blogs, sobretudo pelo tempo já tomado para "irrigar" o FRM com informações recentes.

Mas de vez em quando leio o Timezone e, hoje, vi que estão começando a chegar às mãos dos compradores a edição limitada que Richard Habring fez para o site.

O Habring, como já discutimos aqui, talvez seja o independente da AHCI cujos relógios sejam mais acessíveis aos meros mortais. É possível comprar relógios bastante singulares feitos por ele à mão em Viena por cerca de 5 mil euros. Os cronos mais simples, mas não menos belos (na verdade, seus cronos estão entre os mais bonitos do mercado), podem ser adquiridos por cerca de 7 mil euros. Os splits, por menos de 10, o que é impressionante, sobretudo porque a IWC, que vende, talvez, os modelos mais acessíveis com essa complicação, não os fazem por este preço. Detalhe: quem projetou o split da IWC foi o próprio Habring!

Eu não sei como é a lista de espera ou se de fato há lista de espera, pois ele produz, se não estou enganado, apenas uns 500 relógios por ano, o que é muito, muito pouco. Eu já fui a Viena mas, para dizer a verdade, na época, por motivos vários, acabei nem indo ao seu atelier...

Enfim, o crono feito para o TZ não é um modelo novo e, para dizer a verdade, somente o back possui algo explícito sobre ser algo feito para o site. O mostrador, porém, tem design exclusivo e é muito, muito bonito.

O movimento é um Valjoux, mas completamente modificado por Habring. Nos seus cronos, não há acionadores, tudo é feito pela coroa. Na posição normal, o crono está pronto para ser usado, basta girar a coroa para frente um pouquinho que o crono é acionado. Mais um giro, este é parado, e uma volta maior zera.

O engenhoso sistema substitui acionadores movimentando alavancas por uma cremalheira, mostrada ao final do artigo.

Vejam só:

http://forums.timezone.com/index.php?t=tree&goto=7172566&rid=2#msg_7172566

Flávio

TUZ40

Comentei a respeito da peça em um grupo de whatsapp, a aproveitei para demonstrar outras peças comemorativas criadas para fóruns, tem muita coisa legal.

A marca Habring2 realmente é a porta de entrada para algo independente, mais artesanal. Outra marca que curto muito é a Sarpaneva, com preços ainda na "terra".

"All your base are belong to us"

mmmcosta

Detalhe: o review foi feito pela única mulher sempre ativa no Timezone, sendo, inclusive, moderadora do site. A sempre gentil e agradável Jessica.
Marcelo

TUZ40

"All your base are belong to us"

shun

Flávio, achei o relógio sensacional!

Tenho apenas 3 críticas negativas a respeito dele (restante mais do que positivo!):

-Diâmetro: 42mm é muito!!! 40mm ou menos, por favor!  ;)

- Espessura: Vindo de um 7750 modificado, é esperado um relogio mais "alto".. Mas no estilo que optou-se do mostrador e ponteiros acho que um perfil mais 'sleek' seria ideal.

- Coroa: Visto ser um relógio que é todo operado pela coroa, incluindo ai o sistema de cronografia, esperava uma coroa um pouco mais elaborada.. Assim tá simprão demais..!

Um abraço e obrigado por compartilhar mais essa novidade!

michelim

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."