Cickspring, o melhor blog sobre construção de relógios (e outras coisas...)...

  • 5 Respostas
  • 2243 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Gente, esse blog é um achado. Indicaram-no há alguns dias, mas só agora tive tempo de sentar e começar a assistir aos vídeos. Pô! Você sequer precisa sacar uma linha de inglês para entender e ver a beleza do que o cara está fazendo, tão boa é a edição dos vídeos que ele faz. Fui pesquisar sobre o cara, sobretudo porque vi, nos vídeos, que ele adota algumas posições não tradicionais (ele mesmo avisa), fabrica suas ferramentas, etc. O cara é um engenheiro mecânico australiano (daí o sotaque que nem quem sabe falar inglês entende...) que tem como hobby fabricar tudo quanto é tipo de coisa em tornos e fresas. Tudo manualmente, sem CNC.

Você percebe pelos vídeos que ele está "aprendendo fazendo", mas que vídeos! Tudo muito bem explicado, uma revelação assistir a esses troços.

Enquanto, por exemplo, um Roger Smith divulga seus vídeos com técnicas fantásticas, mas pessimamente editados e filmados, o australiano, chamado Chris, os faz de maneira totalmente profissa, parecem retirados do The History Channel. E ele consegue condensar em vídeos de até 10 minutos uma operação complexa que certamente demora dias, sem perder o fio da meada.

Muito, muito, mas muito foda. Olha, sei que poucos aqui terão saco para assistir aos vídeos desse cara. Não caiam na tentação de verem tudo de uma vez, pois senão fica de fato enjoativo.

Mas separem um tempo e assistam aos vídeos. Vou deixar aqui o número um da sequência de 15 sobre a construção de um relógio normal, não de pulso (que ele não faz). As técnicas são exatamente as mesmas de um relógio de pulso que, é claro, são mais difíceis, devido às dimensões. Os tornos, porém, são menores, é claro. Mas é tudo igualzinho num relógio de pulso.

O cara está sim cru, mas com certeza ouviremos falar dele no futuro. Cada vez que vejo vídeos como esse mais admiro um relógio DE FATO feito de forma artesanal. É outra conversa.




Aqui o site do cara:

http://www.clickspringprojects.com/


Flávio

Re:Cickspring, o melhor blog sobre construção de relógios (e outras coisas...)...
« Resposta #1 Online: 25 Fevereiro 2016 às 15:29:07 »
Fiquei interessado, vou dar uma olhada mais tarde quando chegar em casa! E acho que a gente tem que prestigiar esse tipo de artista mesmo, porque é cada dia mais raro.
@watches.in.sampa

*

Offline ivison

  • ****
  • 386
    • Ver perfil
Beleza...
« Resposta #2 Online: 25 Fevereiro 2016 às 17:37:08 »
Salve,

Acho lindo este "artesão" mas que infelizmente esta sumindo... hoje com SolidWorks e um centro de usinagem ninguém coloca a mão na peça...

O profissional escariando a mão a entrada de uma rosca.... que primor...

Muitos aqui nunca devem ter visto um tecnígrafo... já vi projetos maravilhosos... molde de injeção cheio de gavetas... ferramentas de estamparia... e muito mais sair de pranchetas com um tecnígrafo.

Acho legal o relógio pronto... mas o que me encanta é o processo até chegar ao relógio...

Obrigado Flávio por colocar esta pérola aqui... e por coincidência tenho um "cantinho" para desenhar algumas peças... agora mesmo quero colocar umas ideais no papel... adoro esticar o papel vegetal e deixar as ideias tomarem forma...



Ratifico o agradecimento ao Flávio que sempre "alimenta" o fórum com o manjar dos deus.... ;) ;) ;) ;) ;)... mas não podia ser diferente... esta alimentando  seu filho.

Abraço,

Ivison

Re:Cickspring, o melhor blog sobre construção de relógios (e outras coisas...)...
« Resposta #3 Online: 25 Fevereiro 2016 às 20:39:50 »
Acabei de assitir o primeiro...cara, que coisa linda!!
@watches.in.sampa

*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re:Cickspring, o melhor blog sobre construção de relógios (e outras coisas...)...
« Resposta #4 Online: 26 Fevereiro 2016 às 20:49:11 »
Muito bom!

Realmente é um achado. Vídeos muito bem produzidos.
O ferramental desse cara é de outro mundo. Fiquei impressionado.

Abraço!

Re:Cickspring, o melhor blog sobre construção de relógios (e outras coisas...)...
« Resposta #5 Online: 26 Fevereiro 2016 às 20:52:25 »
Muito bom!

Realmente é um achado. Vídeos muito bem produzidos.
O ferramental desse cara é de outro mundo. Fiquei impressionado.

Abraço!

Também to assistindo aos poucos...é realmente impressionante!!!
@watches.in.sampa