Menu principal

Precisão relógio corda manual x ajuste

Iniciado por edmarmartins, 09 Maio 2016 às 11:16:45

tópico anterior - próximo tópico

edmarmartins

Bom dia!

Tenho um Tissot Visodate de 1964 (corda manual) que está adiantando em 120 segundos/dia. Procurando num site gringo, vi uma informação de que um relógio mecânico vintage como esse deveria estar operando, tipicamente, com algo em torno de 15 s/dia, e no pior caso, 60 s/dia.

Vintage mechanical watch in good repair:
Worst +/-60   typical +/-15   best +/-5   

Como esse é o meu primeiro relógio de corda manual, gostaria de conhecer da experiência de vocês, amigos do FRM. É aceitável essa variação de 2 minutos/dia para esse tipo de relógio? Vale à pena regular ou melhor desencanar?

Abraço,

Edmar
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1

Carbonieri

Acho que ta pra melhorar bem essa média  8)
sic transit gloria mundi

mestreaudi

Depende!

Você vai usar? Mande pra revisão.
Você vai deixar esquecido numa gaveta? Desencane.
Rafael.

edmarmartins

É, esse eu pretendo usar pelo menos 1 ou 2 vezes por semana. Acho que vou mandar revisar mesmo, pois estou gostando bastante dele.
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1

mestreaudi

Citação de: edmarmartins online 09 Maio 2016 às 14:01:07
É, esse eu pretendo usar pelo menos 1 ou 2 vezes por semana. Acho que vou mandar revisar mesmo, pois estou gostando bastante dele.

Isso aí!
Rafael.

edmarmartins

Confrades, boa noite.

Estou passando por aqui para compartilhar com vocês uma experiência excelente que tive hoje.
Vi alguns vídeos no Youtube e decidi arriscar por mim mesmo fazer esse ajuste. Sei que isso é coisa de noob, e que eu não devia fazer, mas senti confiança e parti para a aventura.

Abri a caixa do relógio, com todo o cuidado do mundo para não danificar nada na máquina e fiz o ajuste no ponto móvel na espiral do balanço. Com a ajuda de um cronômetro digital, acompanhei o tempo e constatei uma melhora. Fiz um segundo ajuste (na sorte) e deixei funcionando por 3 horas consecutivas... O bichinho está batendo EXATAMENTE com o cronômetro digital, zero de atraso ou adianto.

Desculpem-me se isso é coisa simples que qualquer um pode fazer e nem merecia ser dito aqui, mas pra mim é algo fantástico. Fiquei hipnotizado pelo funcionamento da máquina. É um pequeno prêmio pelo atrevimento e pela busca de conhecimento para fazer o procedimento por mim mesmo. E como isto é saboroso!  :D ;D ;D

Carbonieri

Legal, faça mediçoes mais longas pra ter uma noção um pouco melhor de como ficou a precisão. abs
sic transit gloria mundi

edmarmartins

É, vou deixar cronometrando por umas 24h. Sei que como ele é de corda manual, a tensão da corda também pode interferir na precisão dele. Se ele ficar dentro da faixa típica de +/-15 segundos/dia já me dou por satisfeito...

Valeu pela inspiração de vocês...  :D

edmarmartins

É confrades, variou mesmo. Após 24 horas, ele atrasou 29 segundos. Mas acho que está de bom tamanho... provavelmente não vou mexer mais, pois não tenho nenhum equipamento e ferramentas adequadas, posso acabar estragando alguma coisa ou piorando o tempo. Mas não é nada mal baixar de 120 segundos para 29.  ;)

Dicbetts

Citação de: edmarmartins online 12 Maio 2016 às 09:32:47
É confrades, variou mesmo. Após 24 horas, ele atrasou 29 segundos. Mas acho que está de bom tamanho... provavelmente não vou mexer mais, pois não tenho nenhum equipamento e ferramentas adequadas, posso acabar estragando alguma coisa ou piorando o tempo. Mas não é nada mal baixar de 120 segundos para 29.  ;)

Você tinha dado sorte na mexida que deu. Essas regulagens não se fazem no "olhômetro".

Aliás, acho que você desregulou. Estivesse no seu lugar, levaria a um relojoeiro profissional. Corre o risco de, com o tempo, piorar e estragar o que ainda funciona bem.

Dic

Adriano

Pois é. Se mexer exclusivamente no regulador, ok, o risco de causar danos é baixo. Mas a regulagem é o último passo a ser feito para garantir a marcha do relógio. Mexer no regulador é o último passo. E que fique claro: o que você fez foi uma regulagem, não um ajuste. Ajuste é outra coisa.

Você melhorou o resultado por pura sorte, pois sem saber como está toda a condição do mecanismo, desde o tambor de corda até o escapamento, e como está o ajuste dele (centralidade e horizontalidade da espiral, posição do piton, posição da espiral entre os pinos do regulador e mais outro milhão de coisas), a regulagem é mero chute e pode ser totalmente inócua.

Não entenda como um balde de água fria ao que você fez, ou sobre qualquer um que goste de mexer em seus próprios relógios, mas encare que, se você realmente se interessa peça relojoaria mecânica, acho importante - e interessante - você saber quais os efeitos, ou defeitos, do procedimento que você fez.

Principalmente em um relógio cuja marcha era de minutos por dia... é muito improvável que ele necessitasse só de uma regulagem de marcha.

Abraços!

Adriano

mestreaudi

Edmar, você curte e vai usar esse relógio.
Vale a pena a revisão.
Abs!
Rafael.

edmarmartins

Valeu gente. É verdade, não devia ter ido com tanta sede ao pote. Não mexo mais. Assim que possível vou leva-lo a um bom relojoeiro.

Adriano

Eu acho que não é assim também, mas se você gosta e quer mexer em relógios, use sucatas como cobaia, ao invés de mexer em um relógio que você gosta e pretende usar.

Leve em consideração ainda que o fato de você ter levado a precisão dele a um patamar mais "usável", você pode por outro lado estar submetendo ao uso um relógio cuja lubrificação está ruim, e que pode acelerar ainda mais o desgaste que ele já deve ter. Ou seja, a conta no relojoeiro pode ficar mais cara do que se você levar agora.

Acredite: esses meus conselhos que muitos acham mera chatisse e conservadorismo, nada mais é do que experiência de muitas cabeçadas no passado.

Abraços!

Adrian

edson rangel

FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

edmarmartins

Apenas fazendo um update...

Não, ainda não tive tempo de levar o relógio para o conserto/ajuste.

Sim, como bom neurótico fiquei monitorando a precisão do relógio todos esses dias e tenho algo interessante para compartilhar:

A diferença de tempo de quando tiro ele do pulso, por volta das 23:00 e quando volto a colocar no pulso, por volta das 7:00 do dia seguinte, varia entre 0 e 1 segundo.
O relógio fica em repouso na posição horizontal.

Durante o uso diário (as 16 horas seguintes), ele atrasa entre 16 e 31 segundos, dependendo do meu nível de atividade e movimentação. Sou bem agitado, e caminho bastante durante o dia. Dou corda sempre às 18h, e sempre a mesma quantidade.

Cigano

" Dou corda sempre às 18h, e sempre a mesma quantidade."

Tem TOC caro Edmar ?? Brincadeira.

Eu comecei fuçando por curiosidade, mas com sucatas, como disse o caro Adriano, leve ao relojoeiro, pois tem vários fatores que envolve a precisão do relógio !
Abraços,
Cigano!