Menu principal

Ajuda com Seiko SKX009

Iniciado por waldirmello, 26 Maio 2016 às 15:24:53

tópico anterior - próximo tópico

waldirmello

Amigos,

Tenho um SKX009 velho de guerra, companheiro de todas as viagens que fiz, mas que agora finalmente abriu o bico. Ele já estava com aquele clássico problema da rosca da coroa, provavelmente com 1/2 volta ainda funcionando e agora numa queda minha a máquina parou, creio que em decorrência da pancada.

Imagino que o diagnóstico provável seria uma revisão completa da máquina,  que creio eu, não deve ficar muito diferente do custo de substituição da mesma (7S26).

Quanto à rosca da coroa, pelo que sei, neste relógio significa troca da caixa e da coroa. Estou certo? Minha solução seria a troca da caixa e da coroa e eventualmente troca/revisão da máquina? Não vai bater com o preço de um novo?

Agradeço desde já a ajuda.

jvitor_amaral

Cara, não sei quanto sairia o preço da revisão dele aqui no brasil...mas se você tiver como comprar um novo lá fora acho que vale mais a pena aproveitar que ele não é dos mais caros e comprar um novo...
@watches.in.sampa

waldirmello

Estou achando que este vai para a gaveta em definitivo.

Talvez faça como muitos e busque "pescar" uma tartaruga...

JotaA

Se me lembro bem, no SKX dá pra trocar o tubo da coroa e a coroa, o pulo do gato seria achar um tubo e uma coroa. Mas com o dólar a quase 4, não se compensaria. O mesmo para a máquina.

Faça um mod legal, evite molhá -lo e com a grana que economizar compre um Turttle.

Abraços

waldirmello

Citação de: JotaA online 27 Maio 2016 às 13:42:37
Se me lembro bem, no SKX dá pra trocar o tubo da coroa e a coroa, o pulo do gato seria achar um tubo e uma coroa. Mas com o dólar a quase 4, não se compensaria. O mesmo para a máquina.

Faça um mod legal, evite molhá -lo e com a grana que economizar compre um Turttle.

Abraços
JotaA,

Como saber se o problema é no tubo ou na coroa? Pergunto porque no chronograph.com estão À venda os seguintes itens:
- Máquina 7S26 - US$ 65,60
- Caixa SKX007/SKX009 - US$ 86,30
- Coroa e Tige SKX007/SKX009 - US$ 27,90

Ou seja, o mais "barato" é a coroa. Se o problema for ela, vale a pena comprar, até porque pelo tamanho e origem, duvido que seja taxada.

De qualquer forma, ainda vou à Seiko aqui no RJ para um orçamento.

Eu não quero desistir deste relógio porque para mim tem muito valor sentimental.

Obrigado.

JotaA

Leve em um relojoeiro que ele saberá, somente com o desmonte do conjunto para ter certeza.

Se for o tubo, tente na Dagaz Watch, se você trocar a caixa e o movimento não compensa, um novo está por 195.00 na Longisland.

Bernardo

Citação de: waldirmello online 27 Maio 2016 às 16:00:03

De qualquer forma, ainda vou à Seiko aqui no RJ para um orçamento.

Um amigo meu levou um Seiko na assistência técnica para troca do vidro, tendo sido também necessária uma revisão na máquina - calibre 7S36. O serviço ficou muito bom, num excelente custo-benefício. A AT é a mesma da Orient e fica na Av. Rio Branco 181 salas 1108/109/110/111. Assim, acho que vale a pena levar o seu relógio lá para um orçamento.

Abs,

Adriano

O protocolo é trocar coroa e tubo. Se não está rosqueando bem, uma das duas roscas, ou ambas, está danificada. Se você trocar só uma das duas peças, e ficar com uma danificada, ela irá danificar a rosca da peça nova e apenas terá perdido tempo e dinheiro. Nunca vale a pena trocar um só.

Abraços!

Adriano

waldirmello

Citação de: Bernardo online 28 Maio 2016 às 09:29:27
Um amigo meu levou um Seiko na assistência técnica para troca do vidro, tendo sido também necessária uma revisão na máquina - calibre 7S36. O serviço ficou muito bom, num excelente custo-benefício. A AT é a mesma da Orient e fica na Av. Rio Branco 181 salas 1108/109/110/111. Assim, acho que vale a pena levar o seu relógio lá para um orçamento.

Abs,
Bernardo,

Obrigado. É lá mesmo que vou levar. Falei com eles ontem pelo telefone e esta semana levo lá.
Parece bobagem ou desperdício de $$ mas tenho muito apreço por este

waldirmello

Citação de: Adriano online 28 Maio 2016 às 10:27:42
O protocolo é trocar coroa e tubo. Se não está rosqueando bem, uma das duas roscas, ou ambas, está danificada. Se você trocar só uma das duas peças, e ficar com uma danificada, ela irá danificar a rosca da peça nova e apenas terá perdido tempo e dinheiro. Nunca vale a pena trocar um só.

Abraços!

Adriano
Adriano,

Obrigado pela informação. Assim não desperdiço meu $$.

Mas o mais estranho foi o que aconteceu ontem.

É que depois da queda que sofri o relógio parou de funcionar, no máximo quando agitava o ponteiro dos segundos andava 2/3 segundos e parava.

Manuseando o mesmo ontem para tirar o bracelete percebi que ele entrou em movimento, só que muito rápido - estava adiantando cerca de 20 segundos a cada 5 minutos!!

Agitei por mais 30 segundos, acertei a hora e imaginei deixar até hoje pela manhã para ver o funcionamento. Olhando cerca de 1 hora depois, observei que havia adiantado menos de 15 segundos (?). acertei novamente e olhando agora pela manhã ele parecia estar com o mesmo atraso usual de antes da queda...

Acho que vou deixá-lo no pulso para ver como se comporta. Desde ontem não parou mais.

Pode isso, Arnaldo?

Adriano

Mesmo com essas informações, qualquer coisa que eu disser será chute. Impossível dizer com o mínimo de precisão o que pode ter ocorrido.

Abraços!

Adriano

waldirmello

Citação de: Adriano online 28 Maio 2016 às 17:46:34
Mesmo com essas informações, qualquer coisa que eu disser será chute. Impossível dizer com o mínimo de precisão o que pode ter ocorrido.

Abraços!

Adriano

Claro, Adriano.

Estou usando e até agora, normal. Verei o que a Seiko me diz nesta semana. Vou pedir um orçamento.

Obrigado!

JotaA

Vou aproveitar este tópico é tirar uma dúvida. A AT da Seiko está funcionando perfeitamente aqui no Brasil, peças de reposição estão disponíveis para os modelos que eles vendem aqui, mas sabe se eles atendem os importados?

Abraços

Júlio

waldirmello

Citação de: JotaA online 29 Maio 2016 às 00:03:56
Vou aproveitar este tópico é tirar uma dúvida. A AT da Seiko está funcionando perfeitamente aqui no Brasil, peças de reposição estão disponíveis para os modelos que eles vendem aqui, mas sabe se eles atendem os importados?

Abraços

Júlio
Julio,
Em breve descobriremos. Pelo telefone fui orientado a levar o relógio e me disseram que o técnico faz uma avaliação do serviço. Me disseram que não há peças para pronta entrega, nas sob encomenda. Veremos.
Abraços,
Waldir

naio21

Curiosidade: as máquinas 7S26 e 4R36 são intercambiáveis? Se sim, e se você tiver realmente que comprar uma máquina nova, de repente poderia aproveitar pra fazer um "upgrade"... ;)
Abs,

Ivan B. Prado

waldirmello

Citação de: naio21 online 30 Maio 2016 às 21:43:15
Curiosidade: as máquinas 7S26 e 4R36 são intercambiáveis? Se sim, e se você tiver realmente que comprar uma máquina nova, de repente poderia aproveitar pra fazer um "upgrade"... ;)
Caro naio21,
Pensei nisso até antes de surgir o problema. Gosto tanto desse relógio que até surgirem estas questões da máquina e da coroa eu seriamente pensava em um bracelete oyster e um cristal de safira. Quem sabe...
Quanto ao 4R36, pesquisei no google e vi algumas objeções a essa troca causadas por tamanho da tige e/ou adaptação da coroa. Vou pesquisar de novo, seria realmente um belo upgrade.

waldirmello

Achei na web a referência que havia encontrado antes sobre a substituição de um 7S26 por um 4R36. Segue o link do WS:

http://forums.watchuseek.com/f71/seiko-4r36-vs-7s26-major-improvement-just-added-hack-hand-wind-937856.html

No tópico inclusive um forista sugere que uma melhor troca seria pelo 6R15 (?).

Peço ajuda aos seikófilos da comunidade. É possível trocar o 7S26 por outro movimento que admita corda pela coroa, imobilize o ponteiro de segundos (hack), etc??

Milbr

Adriano

Até onde sei, as dimensões dos 7S, 6R e 4R é a mesma, inclusive ponteiros, posição de montagem da tige... teoricamente deveria ser "plug & play", mas... nessa vida eu aprendi que, se não for algo oficializado pelo fabricante, só dá para confirmar 100% tentando de fato fazer a adaptação. Cansei de ver coisas que todo mundo acreditava que era "só tirar um e colocar outro" não darem certo, por isso nunca boto a mão no fogo.

Abraços!

Adriano

waldirmello

Caros,

Atualizando o assunto.

Estive ontem (15/06) na assistência Seiko do Rio de Janeiro - na verdade é a Orient.

Fui bem atendido, mas ainda não tenho o orçamento, pois parece que no caso dos Seiko eles teriam que consultar alguém em São Paulo que no momento em que fui atendido estaria no horário de almoço.

A atendente anotou o defeito - coroa não rosqueia, registrou o número do caseback, 7S26-0020 e ficaram de passar o orçamento para meu email.

Nem falei do movimento pois o mesmo, conforme havia constatado, voltou a apresentar a mesma performance de antes da queda.

Aproveitei também para solicitar orçamento dos pinos e tubos do bracelete do meu SKA367 (kinetic diver - mostrador amarelo e bezel preto) que ficou em pedaços quando uma criança brincou de usar o relógio como martelo. O detalhe é que o relógio mesmo ficou intacto.

Vamos aguardar...