Menu principal

Relógio centenário

Iniciado por PF, 16 Julho 2016 às 22:37:09

tópico anterior - próximo tópico

PF

Amigos desculpem importuna-los com mais um tópico mas preciso da experiência de vocês. Catucando as gavetas de minha avó encontro dentro de uma caixinha de madeira o relógio corresponde aos links abaixo, junto com ele havia um papel com a letra de minha falecida bisavó afirmando que o mesmo havia sido presente de seu casamento em 1907. Portanto estou a procura do máximo de informações possíveis sobre ele até porque minha avó não tinha conhecimento da existência do tal.
Ps não consigo indentificar a marca
https://www.dropbox.com/s/nemsa8oa56kyh15/Photo%207-16-16%2C%2022%2020%2031.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/urdgezet4i3fqqi/Photo%207-16-16%2C%2022%2024%2007.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/a9grwmw09w83dn9/Photo%207-16-16%2C%2022%2024%2016.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/3tktnd39acy12n7/Photo%207-16-16%2C%2022%2024%2022.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/v66fi4mgvzottqh/Photo%207-16-16%2C%2022%2024%2032.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/21licvodcwwikd0/Photo%207-16-16%2C%2022%2024%2044.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/z3lf0ot1fz1iau8/Photo%207-16-16%2C%2022%2024%2054.jpg?dl=0

Agradeço desde já,
PF

Alberto Ferreira

Boa noite, caro PF!

Eu creio que posso apenas lhe dar algumas (poucas) informações, para que você prossiga nas suas pesquisa.

- A marca do relógio é OLMA, dá para ler no mostrador em uma das fotos.

- Logicamente o relógio é feminino e bem antigo, eu chutaria algo lá dos "idos" do início dos anos 1900, ou anterior.  ::)

- Mas a marca Olma não é tão desconhecida assim, procure na NET e talvez consiga achar algo.

- A sua caixa é de ouro 18 quilates, como atesta o contraste (aquela gravação) no interior da tampa.

- A Olma nunca foi uma marca de grande expressão e não produzia movimentos próprios.

Veja uma de suas propagandas antigas.

Boa noite e boas pesquisas.
Alberto

PF

Alberto muitíssimo obrigado o colega não tem noção como ajudou, Pois bem agora que me informaste a marca do relógio facilitaste muito a minha vida. Gostaria de saber Alberto se essa marca ainda opera, pois tenho muito interesse em restaura-lo, deixá-lo 0 bala e se a resposta for não como achas que devo proceder para alcançar esse desejo?

Paulo Sergio

Bem...
Alguns tostões...
O relógio é do sistema de escape a cilindro, um sistema antigo, onde não existia a âncora entre o balanço e a roda de escapamento!
Os relógios com esse tipo de escapamento têm uma marcha mais lenta, e não são muito precisos...
Se o eixo do balanço não estiver quebrado, bem como outra(s) peça(s), um bom relojoeiro pode coloca-lo para funcionar!
Peça(s) quebrada(s) podem ser um problema, pois para encontra-las é difícil... normalmente são encontradas em sucatas de peças, e, hoje, não são muitos os relojoeiros que têm sucatas de relógios tão velhos!
Há que ser restaurado, também, o "sistema de dobradiça" da tampa...
A pulseira... bem, se essa está boa, o amigo deveria mante-la... outra seria difícil de encontrar...
Por fim o mostrador... meu conselho e deixar como está!
Como disse, uns tostões...
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

PF

Por incrível que pareça depois de 109 anos ao se dar corda, os ponteiros se movimentam, então não compensaria dá uma lubrificada? Uma polida de quebra no vidro e na caixa?
Quanto custa geralmente a restauração de um mostrador desse?

Alberto Ferreira

Citação de: Paulo Sergio online 17 Julho 2016 às 01:44:51
...
Há que ser restaurado, também, o "sistema de dobradiça" da tampa...
...
A pulseira... bem, se essa está boa, o amigo deveria mante-la... outra seria difícil de encontrar...
...
...Por fim o mostrador... meu conselho e deixar como está!
...
Como disse, uns tostões...
Abraço
Paulo Sergio

Bom dia!
Eu também acho que é isso aí. ;)

A dobradiça (ou se preferirem... a "charneira"... ;)), a julgar pela foto, parece ter apenas o seu "eixo" faltando, se for assim, bastaria adaptar um.
Trabalho para um ourives ou um relojoeiro habilidoso e interessado.

O mostrador, esqueça a "restauração", não há mais quem faça isso aqui no Brasil.
Deixe como está.

Ah!
Esqueça os modelos mais "novos" da marca, eventuais sites etc...

Esta marca, se assim posso dizer, "morreu" e foi "enterrada" lá no passado.
O que você poderá eventualmente ainda encontrar são "vintages", guardados por alguém.

Abraços!
Alberto

Paulo Sergio

Só mais um tostão, de quem gosta de relógios há muito tempo...
Restauro de relógio não é como restauro de um carro antigo...
Uma restauração aqui no Brasil pode ser, digamos, impossível, inviável, dentre outras observações...
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Carbonieri

Eu faria uma revisão na "máquina" e uma limpeza geral e mais nada. Abraço
sic transit gloria mundi

ejr888

Citação de: Carbonieri online 17 Julho 2016 às 11:29:41
Eu faria uma revisão na "máquina" e uma limpeza geral e mais nada. Abraço

+1

PF

Desculpem-me a insistência mas de forma alguma (levando em consideração a minha extrema vontade de restaurar o relógio) seria viável em um futuro distante levar o mostrador em algum desses grandes watchmakers suíços afim de restaurar o mostrador?

Paulo Sergio

Amigo...
Cada um de nós postou o que sabe, dentro do Brasil, e naquilo que deixaria o relógio o mais original!
Contudo, sua vontade manda... e as possibilidades que tens em mãos também!
Se tens como buscar no mercado internacional "algo mais" que sonhe ou queira...
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Alberto Ferreira

Boa tarde!
Mais um ponto... Para pensar...
E talvez para dar um certo "toque" de "desapontamento"...  ;)  :-[

Para restaurar um mostrador, em qualquer lugar do planeta, quem vai fazê-lo precisa ter o "padrão" (entenda como o modelo a ser, copiado, ou reproduzido o mais fielmente possível)...

Eu francamente, não acredito ser o caso de um relógio deste tipo.
Simplesmente porque o tal "padrão" (ou modelo) não deve existir nos "arquivos".
E aqui eu lamento dizer, de forma minimamente pragmática, e nada "pejorativa", o relógio nunca teve essa "importância".

Mas,...
Se é algo de família, se tem motivações além do (mero) "pragmatismo"...

Como disse o poeta...
"Tudo vale a pena..."
...até tentar.

E ser feliz enquanto tenta. 8)

Abraços!
Alberto

PF

Boa noite,

Agradeço a todos pelas dicas e ajudas.

Grande abraço,
PF

PedroP

Citação de: Alberto Ferreira online 17 Julho 2016 às 13:01:15
Boa tarde!
Mais um ponto... Para pensar...
E talvez para dar um certo "toque" de "desapontamento"...  ;)  :-[

Para restaurar um mostrador, em qualquer lugar do planeta, quem vai fazê-lo precisa ter o "padrão" (entenda como o modelo a ser, copiado, ou reproduzido o mais fielmente possível)...

Eu francamente, não acredito ser o caso de um relógio deste tipo.
Simplesmente porque o tal "padrão" (ou modelo) não deve existir nos "arquivos".
E aqui eu lamento dizer, de forma minimamente pragmática, e nada "pejorativa", o relógio nunca teve essa "importância".

Mas,...
Se é algo de família, se tem motivações além do (mero) "pragmatismo"...

Como disse o poeta...
"Tudo vale a pena..."
...até tentar.

E ser feliz enquanto tenta. 8)

Abraços!
Alberto
Desculpe atrapalhar o tópico PF, mas seia possível fazer isso em um IWC de bolso?
Abraços

Sent from my iPhone using Tapatalk

PF

Fique à vontade amigo, apesar da pouca experiência irei parafrasear o colega Paulo Sérgio, Sim tem como contudo você é limitado proporcionalmente aos seus recursos. Dá uma olhada no tópico de restaurações...

Corrijam-me se errado,
PF

GuilhermeLago

Concordo com os colegas aqui. Não vejo nenhuma necessidade de restauração nesse relógio. Ele está excelente! Uma boa limpeza e revisão na máquina e pronto.
Acho que uma restauração no mostrador faria ele, digamos, perder o caráter, a história - e penso que isso seja o mais importante nessa peça, né?
Um mostrador restaurado pode vir a ser um mostrador mal restaurado ou um mostrador bem restaurado, mas jamais será um mostrador original.
Canso de ver excelentes relógios, de valiosíssimas marcas, virarem lixo graças à famosa "restauração". Esses dias vi um cronógrafo Heuer por aqui dos anos 40 ou 50 que sofreu desse mal - o pobre proprietário achou que seria ótimo deixar o mostrador "zerado" e mandou fazer o serviço na única (ex-) casa especializada no assunto por aqui... Por alguma razão, os caras acharam bonito colocar no mostrador a incrição "17 jewels" PQP! Nunca, em tampo algum, em nenhum modelo da marca jamais existiu essa inscrição. Ou seja, uma peça valiosa de coleção virou um mico... Aí, um desavisado vai e compra o relógio por uma grana e quando vai pesquisar...
Enfim, achei seu relógio uma linda recordação de família. Parabéns!

flávio

Alberto, esse relógio não pode ser de 1900 porque a Olma é de 1926, pelo menos com o nome registrado assim. Minha bisavó deixou relógio semelhante, "sem marca", mas com um mecanismo totalmente com rubis e balanço compensado. Ou seja, o movimento não é porcaria. Mas pelo estilo eu chutaria anos 20... Esse aí também.

Flávio

Alberto Ferreira

Citação de: Alberto Ferreira online 17 Julho 2016 às 00:02:07
...

- Logicamente o relógio é feminino e bem antigo, eu chutaria algo lá dos "idos" do início dos anos 1900, ou anterior.  ::)
...
Alberto

Boa noite!
Sim Flávio, você tem razão.

A construção daquela minha frase foi duplamente infeliz.
A parte final dela ficou confusa mesmo. O "ou anterior" está fora de contexto.  :-[

Eu teria melhor dito...
- Logicamente o relógio é feminino e bem antigo, eu chutaria algo lá dos "idos" do início dos anos 1900.
E o "início" (numa colocação também imprecisa de minha parte :-[) seria as primeiras décadas.

Mas eu concordo, deve mesmo ser da década de 1920, ou por ali.
Grato por corrigir.

Abraços!
Alberto

ejr888

Citação de: GuilhermeLago online 18 Julho 2016 às 17:40:31
... Por alguma razão, os caras acharam bonito colocar no mostrador a incrição "17 jewels" PQP! .......

Boa noite.

Fujo de Seikos e semelhantes com essa inscrição, ostentação desnecessária e cafonérrima.

Abs.

Alberto Ferreira

Boa noite, amigos!

Sim, inscrições que não existiam e que apenas foram "implantadas" em uma pretensa restauração é mesmo um grande "mico"...
Quase um "gorila"...  :D

Mas, há uma ressalva importante...
Quando nós estamos falando de relógios antigos, nós não devemos passar uma régua (por baixo) e colocar as coisas e opiniões de uma maneira generalizada.

Eu vou tentar me explicar.
Lá no passado os fabricantes colocavam nos mostradores informações que eram relevantes à época,...
...digamos, que eram tidas como "diferenciais".

Então, coisas como...
Antimagnetique, Incabloc, a quantidade de rubis, Ancre, etc...
Podiam ser "cabíveis" naquele contexto.

Abraços!
Alberto