Menu principal

Dúvidas em relação à vedação e serviço.

Iniciado por Mateustosatti, 21 Julho 2016 às 20:03:03

tópico anterior - próximo tópico

Mateustosatti

Boa noite a todos!

Será que os caros poderiam tirar umas dúvidas minhas ?
Então, um pusher do cronógrafo do meu Speedmaster Date não voltava à posição normal depois de pressionado, então o levei numa assistência aqui em Salvador, para orçamento do conserto. O relojoeiro me ligou dizendo que seria necessário trocar todas as borrachas de vedação do relógio, e que o valor seria de 410 reais.

Aqui estão as perguntas:

1) Levei esse relogio para revisão no final de 2014, as borrachas degradam tão rapidamente assim ?
2) O valor para esse serviço está bom ?
3) A não realização do serviço poderia ocasionar em um problema mais caro no futuro ?

Agradeço pelas respostas.
Mateus Tosatti.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Instagram: RetratosBaianos

Carbonieri

A maioria das marcas recomenda verificar vedação anualmente para relógios que vão na água. Se o relogio foi aberto agora e as vedações ja tem dois anos, acho que precisam ser trocadas para ter garantia de q nao irá entrar água . Quanto a preço eu não sei dizer.
sic transit gloria mundi

flávio

Só o Adriano pode responder isso, mas 400 reais só para trocar vedação não faz o mínimo sentido... Aliás, meu speedy reduced está exatamente com o mesmo problema e eu não cogitei que pudesse ser vedação. Se for só isso, menos mal, achei que pudesse se algo no martelo do cronógrafo. Flávio

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

flávio

Ô Mateus, quero te agradecer viu? Depois que redigiu sua pergunta, pensei com meus botões: ora, tenho teflon líquido puro em casa, que uso justamente para manter retentores de suspensão de bike íntegros. Então, peguei um alfinete, piquei o teflon como se fosse lubrificar um rubi de movimento e passei ao redor do acionador, por dentro. Alguns acionamentos e o botão, que nao funcionava há dois meses e já tinha levado meu relógio para a gaveta, voltou a funcionar, e como manteiga. E custou me zero reais! 400 conto... Obrigado. Flávio

ejr888

Boa noite...

Sabia que era picaretagem cobrar 400 reais por uma coisa inventada...
Ainda bem que existe esse fórum e que vc postou isso Flávio..

Abs.

flávio

Picaretagem não é, de fato o problema era na lubrificação da junta do acionador. Se cobrar 400 reais para tirar movimento da caixa e trocar retentores é justo, não sei. Mas... O cara tem máquina de teste de pressão para testar depois? Enfim, meu problema foi resolvido, e me deixou feliz. Eu sequer usava o Omega há um tempo, de raiva. Flávio

Carbonieri

Entendi que alem do serviço para arrumar o acionador, o relojoeiro queria trocar as vedações pra ficar 100%ok, e nao que o motivo do acionador nao funcionar era por causa das vedações.
sic transit gloria mundi

flávio

Hahahaha! Ainda bem que entendi errado então, caso contrário não teria tido o insight. Flávio

Carbonieri

Kkkk so nao sei se o q eu entendi é o correto. Com a palavra quem iniciou o tópico
sic transit gloria mundi

Adriano

Citação de: flavio online 21 Julho 2016 às 22:03:46
Só o Adriano pode responder isso, mas 400 reais só para trocar vedação não faz o mínimo sentido...

Eu não tenho idéia de quanto isso custa para um relojoeiro independente. Mas em uma autorizada... pense no tempo despendido por um atendente para receber o relógio, um orçamentista para consultar as peças, outro (ou o mesmo) atendente para passar o orçamento, o relojoeiro para desmontar toda a caixa, lavar tudo, trocar as vedações, montar tudo (com Loctite nos parafusos do pulsador, como sabe), testar vedação num Proofmaster, outro atendente para ligar para o cliente avisando que está pronto, e mais um atendente para entregar o relógio. Pegue o tempo despendido, o custo/hora de cada um, multiplique por dois (que é o que o salário custa para a empresa). Ah, e ainda tem o valor dar próprias peças em si. E subtraia 17,35% de impostos de serviço. Quanto acha que seria justo para esse serviço? R$ 30,00?

Adriano

Adriano

Se cobrar troca de juntas e mão-de-obra de um pulsador é picaretagem, lembrem-se que sempre existe alternativa mais barata. Cuspir no pulsador e acionar algumas vezes às vezes resolve. E não custa nada. Mas a qualidade do serviço... tem um preço.

E no fim todo mundo pode ter um Champion, no lugar de um Speedmaster. Certo?

Adriano

Mateustosatti

Citação de: Adriano online 21 Julho 2016 às 23:30:13
Eu não tenho idéia de quanto isso custa para um relojoeiro independente. Mas em uma autorizada... pense no tempo despendido por um atendente para receber o relógio, um orçamentista para consultar as peças, outro (ou o mesmo) atendente para passar o orçamento, o relojoeiro para desmontar toda a caixa, lavar tudo, trocar as vedações, montar tudo (com Loctite nos parafusos do pulsador, como sabe), testar vedação num Proofmaster, outro atendente para ligar para o cliente avisando que está pronto, e mais um atendente para entregar o relógio. Pegue o tempo despendido, o custo/hora de cada um, multiplique por dois (que é o que o salário custa para a empresa). Ah, e ainda tem o valor dar próprias peças em si. E subtraia 17,35% de impostos de serviço. Quanto acha que seria justo para esse serviço? R$ 30,00?

Adriano

Adriano, obrigado pela resposta. Na situação descrita dá para entender o valor alto pois envolve muitas pessoas. A questão é que, no meu caso, quem me atendeu é "os atendentes", o orçamentista e o relojoeiro rs. Você ainda considera um valor justo ?

Citação de: Carbonieri online 21 Julho 2016 às 22:41:08
Entendi que alem do serviço para arrumar o acionador, o relojoeiro queria trocar as vedações pra ficar 100%ok, e nao que o motivo do acionador nao funcionar era por causa das vedações.

Carbonieri, sim, o relojoeiro quer trocar todas as vedações para ficar tudo ok.

Citação de: flavio online 21 Julho 2016 às 22:37:46
Picaretagem não é, de fato o problema era na lubrificação da junta do acionador. Se cobrar 400 reais para tirar movimento da caixa e trocar retentores é justo, não sei. Mas... O cara tem máquina de teste de pressão para testar depois? Enfim, meu problema foi resolvido, e me deixou feliz. Eu sequer usava o Omega há um tempo, de raiva. Flávio

Flavio, fico feliz em ter propiciado o insight rs Talvez eu teste alguma solução parecida com a sua. E creio que ele não fará teste em máquina.

Citação de: ejr888 online 21 Julho 2016 às 22:33:36
Boa noite...

Sabia que era picaretagem cobrar 400 reais por uma coisa inventada...
Ainda bem que existe esse fórum e que vc postou isso Flávio..

Abs.

De fato, eu estava quase dando o ok e então resolvi perguntar aqui.
Instagram: RetratosBaianos

Adriano

Sem ter o relógio em mãos, eu não tenho como avaliar o que realmente é necessário. Segundo, não sei exatamente o que o cara vai fazer no relógio, o que será trocado e qual a origem das peças, para saber qual o custo do cara (até porque, oficialmente, não se troca vedação desses pulsadores). Afinal, sem conhecer bem essas informações, prefiro não bancar o juiz, muito menos acusar um trabalhador de ser um picareta.

Se você procura preço, com certeza tem serviços mais baratos. Vai ter cara fazendo isso por qualquer coisa entre 50 e 200 reais. Se você procura qualidade, com certeza tem serviços melhores (a vedação desse relógio em autorizada é feita mediante kit que inclui vidro, coroa, par de pulsadores completos e junta do fundo e 24 meses de garantia), mas certamente mais caro. Não muito, mas mais caro.

O julgamento só pode caber a você.

Abraços!

Adriano

GuilhermeAzeredo

Não que eu goste de pagar "fortunas" em serviços de autorizada, mas nunca achei os preços dos orçamentos algo desarrazoado. É só uma questão de escolha.

Vivemos em um país de terceiro (quinto?) mundo... Manter uma oficina especializada em relógios de luxo, com padrão suíço, tem seu preço....

Se  o preço do independente está ou não caro, cabe somente a vc decidir. Mas tenho comigo uma regra basica quando consumo um produto ou serviço: se o preço é muito irrisório, desconfie!

Abraços!

Matt5

Lendo aqui fico pensando, quão simples seria se existisse uma tabela de revisões como num carro, pública que todos tivessem acesso.
Vejo muitas pessoas - isso as vezes me inclui - passando ressabiado em porta de autorizada pelo medo de ter que deixar as calças para revisar um relogio.
Mas se entendi bem o que o Adriano deu a entender, por um valor relativamente próximo aos 400 reais do relojoeiro independente o nosso amigo teria um serviço com muito mais qualidade e com muito mais tranquilidade.

Entendo que o relógio é um item que sofre muito mais e é muito mais delicado que um carro, sendo as vezes impossível precisar o que se trocará antes de ser orçado, mas alguns serviços "completos" desses, talvez pudessem ser tabelados?

Abraço.

flávio

Matt, e tem, basta visitar o site da Omega. Lá você descobrirá que a revisão de um speedmaster reduced custa 1880 reais. Partindo do pressuposto que um relógio como o meu, em perfeito estado, não vale nem 4000 reais, é como se você levasse seu automóvel de 50 mil reais para manutenção e pagasse 25 mil... Tá, mas você citou preço novo. OK. O novo custa 13 mil. É como se você levasse o mesmo carro de 50 mil e pagasse cerca de 7 mil numa revisão... Olha, não vou voltar nesse tema, porque já exaustivamente debatido aqui e, como já ressaltei, um dos motivos a afastar novos consumidores e antigos, como eu, do meio. Ademais, o Adriano, que não tem nada a ver com isso, eis que o problema é de política de empresas, acaba sendo envolvido de tabela... Enfim, como já disseram acima, cada um paga o que lhe parece justo. Flávio

Adriano

O serviço da autorizada é sempre o mais caro. E sim, é caro. Às vezes é caro para caralho. O problema é acharem que o "assaltante" é a autorizada. Só isso.

Ah, e a vedação de um Reduced com troca desse kit que falei (vidro acrílico, par de pulsadores completos, coroa e junta de fundo) e 24 meses de garantia custa R$ 595,00. O kit, que é incluso nesse preço, deve hoje ter um custo para a assistência de uns R$ 400~450,00. Agradeçam os 110% de impostos para importar isso. No fim a autorizada fica com 150 reais para pagar os funcionários e todos os tributos. O que sobra, se sobrar, é lucro. Que vale lembrar, ainda não é ilegal. É várias vezes menos do que o que o relojoeiro independente lucra.

Abraços!

Adriano

Matt5

Realmente, caso eu estivesse na posição do Mateus e na eminência de fazer o serviço, não pensaria meia vez em fazer na autorizada.

Abraço.

Gaeti

Minha opinião...

600 reais numa peça que valeria uns 10k novo na loja (supondo) onde troca-se praticamente tudo, e ter a tranquilidade e a garantia de uma autorizada (2 anos), face à 400 reais de um técnico independente, acho barato os 600 reais e ao mesmo tempo acho caro os 400 reais do independente.

Faria sem dúvida nenhuma na autorizada.

Sou prestador de serviços, e pela pequena experiência que tenho, vale a pena pagar mais num servico top, onde não terei dor de cabeça e ficarei satisfeito, a um serviço que sempre ficarei com a pulga atrás da orelha.

ejr888

Bom dia.

Não querendo desmerecer um trabalhador mas como vivi anos na área comercial entendo bem.
O cara cobra de acordo com o humor e a necessidade dele de pagar contas no dia.

Por isso tem dia que o barato sai caro e vice-versa.
Uma vez orcei uma revisão completa no SM Bond que eu tinha,
sairia 1000 reais numa independente enquanto a tabela era de 1300 na WatchTime, na época.
Leva na autorizada, acho que vale pagar a diferença e ter tranqüilidade,
além de saber que tudo é embutido e amortizado na conta que o Adriano explanou.

Abraços!