Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100

  • 28 Respostas
  • 6961 Visualizações
Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #20 Online: 28 Julho 2016 às 11:06:05 »
Inconsciente tinha essa mesma opinião, confirmada pelos posts de vocês. Não confio em nenhum relojoeiro da minha cidade e tenho uns antigoes que prefiro deixar parado do que mandar revisar  e voltar pior.
É um grande problema pra quem esta em cidade menor, pois pra mandar pra SP num relojoeiro de primeira mais sedex e seguro, ida e volta, por vezes supera em muito o valor da peça.
sic transit gloria mundi

*

Alberto Ferreira

Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #21 Online: 28 Julho 2016 às 12:37:52 »
Bom dia, amigos!

Grandes verdades.
Realmente, muitas vezes o custo de um retorno para adequação ("ajuste" ou mesmo correção) não compensa, mesmo que o profissional seja sério e dê as devidas garantias.


E eu concordo com o que disseram dos "relojoeiros" (sejam eles bem ou mal intencionados).

E mantendo-me na linha dos "bem intencionados"...
Mesmo sabendo que "lá", naquele ambiente "calorento" e com odor de enxofre,...  :-X  :D
... pode estar cheio deles...   Pois de boas intenções... :P  ::)

Digamos,...
Algo daquilo que eu falei no post anterior...
Sempre na questão da tal "boa intenção" aliada à falta de conhecimento ou falta de pesquisa do profissional, que no fundo só queria "ajudar".  :P

Vejam esta "saga" do meu 62MAS, já sobejamente contada e debatida aqui ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,12519.0.html

Eu acho que este meu "causo" ilustra bem o que eu hoje penso.

Abraços!
Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #22 Online: 28 Julho 2016 às 12:42:30 »
Vejam ponteiros: exceto por entrada de água, não tem como um usuário estragar um ponteiro de relógio. Só "relojoeiro" consegue riscar, entortar, e fazer outras barbaridades com ponteiros (como remover e recolocar ponteiros usando pinças).

Tente achar um Seiko vintage sem ponteiros totalmente riscados, especialmente no centro deles...

Abraços!

Adriano

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #23 Online: 28 Julho 2016 às 22:57:57 »
Isto eu demorei a aprender neste meio.
O que estraga relógio não é o uso, é relojoeiro, ou alguns deles.

+1.... Isso dá até um tópico : Como ferraram meu relógio.... :'(. Eu tive coroas perdidas, mostradores riscados, ponteiro "pintado" artesanalmente... até peças inteiras que se foram.... :'(

Abs

*

vinniearques

Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #24 Online: 29 Julho 2016 às 08:31:18 »
Clelio acho que conheço seu relojoeiro.....

Se falar que ele ja foi famoso ( ainda bem que não é mais) aqui no FrM vou ter certeza

Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #25 Online: 02 Agosto 2016 às 19:47:16 »
Como parto da premissa que nao vale a pena ficar dando azo ao aborrecimento, acabo de adquirir outro seiko helmet, desta feita, acredito ser todo original.

Colocando um do lado do outro se percebe sutis diferenças entre o dial aftermarket e o original:




De pronto esclareço que o original é o da direita (ou mais uma vez comprei acreditando sendo). Porém ressalto que, ao meu ver, meu dial aftermarket é muito bem feito, disfarçando à primeira vista de uma pessoa comum.

Seguem abaixo as diferenças que notei, muitas já anteriormente relatadas.

De fato no original a grafia do "Cronograph Automatic" é um pouco mais fina e clara, ao passo que no aftermarket é bem em negrito.

A grafia do "Japan" localizada na esquerda em baixo é mais nítida, de fácil leitura (mais espaçada), detalhe que no aftermarket é mais truncada.

Os dois tracinhos em negrito localizado entre o "14" e "16" dos minutos são claramente vistos, mesmo quando focados a distancia (no aftermarket eles somem).

No original, os números dos minutos que contam de 5 em 5 são mais próximos do traço preto, ao contrário do aftermarket que são mais deslocados para o meio do mostrador.

Quanto aos ponteiros, os originais são mais longos. A parte cromada do original é maior (no aftermarket a parte cromada é bem pequena de modo que logo tem-se a parte preta).

Noutro giro, no que toca ao insert bezel, os números do original são maiores quando comparados ao do aftermarket. A palavra TACHYMETER tem uma pequena difereça de grafia, porém só vista ao colocá-los lado a lado.

O acabamento escovado da caixa no original é de uma textura mais fina e segue uma linha reta uniforme.

Em arremate, mais uma foto do original:



Agradeço a ajuda de todos. Caso alguém tenha algo a acrescentar ou até mesmo refutar a originalidade do relógio ora trazido, acredito ser de boa valia o debate, até mesmo por que fica o registro para futuras pesquisas no âmbito do FRM.

Desejo uma ótima semana, agora vou iniciando minha coleção de 6138 e 6139 (antes tarde do que nunca).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 02 Agosto 2016 às 20:18:00 por Cocobambu »

*

Alberto Ferreira

Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #26 Online: 02 Agosto 2016 às 20:08:25 »
Boa noite!

Grato por compartilhar, Cocobambu!
Valeu!

E,...
Mais uma vez nós constatamos que sempre (nos) vale aquela boa e velha máxima, aquela dos que buscam (pois nós procuramos e por vezes custamos ou não conseguimos achar...) a autenticidade.

Antes das comparações tipo "jogos-dos-sete-erros" o negócio é conhecer da melhor forma possível o original.

Essa é a "saga" dos "vintageiros", a meta.  Se é que nós podemos dizer isso. ;)

Um grande abraço!
Alberto
 8)

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #27 Online: 02 Agosto 2016 às 20:13:50 »
Parabéns Cocobambu pelos Helmet.

Estão muito bonitos. Logo que isso vai de cada um, mas eu não importaria em ficar apenas com o After. Ainda mais para uso no dia a dia. Eu ficaria com dó de por o original para bater.

Mas entendo você. Há coisas que parecem irrelevantes pra uns, mas que nos incomodam muito.

Abraços

*

Offline viny

  • *
  • 38
    • Ver perfil
Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #28 Online: 02 Agosto 2016 às 20:49:42 »
Para olhos destreinados o aftermarket se passaria por original a qualquer hora do dia...!

belos relógios.

Abraço.