Menu principal

Os cronógrafos Seiko - perspectiva histórica

Iniciado por admin, 14 Dezembro 2016 às 16:33:06

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Sei lá se já publicaram algo sobre isso aqui, mas li um artigo numa revista e gostaria de compartilhar alguns pensamentos sobre a fábrica que, muito antes dos suíços, já operava de forma integrada fazendo tudo, de parafusos a escapamentos.

O primeiro cronógrafo Seiko foi projetado pela Suwa Seikosha, a Seiko situada na cidade de Suwa, tendo sido lançado para a Olimpíada de 1964. O calibre usado era o 5719 de corda manual, com acoplamento horizontal, um botão para acionar e resetar o crono e roda de colunas. Sua frequência era não usual, 39.600 batimentos, ou 5.5 hz. A caixa, atual até hoje, tinha 38.2 mm. Coisa curiosa é que o relógio não tinha contador de minutos, mas um bezel rotativo que deveria ser rodado até o ponteiro de minutos para marcar o tempo, como num relógio de mergulho. Aliás, podiam relançar o design, achei "cool". O modelo pode ser visto aqui

https://thewatchbloke.co.uk/2014/12/24/the-seiko-one-button-chronograph/

Então, em maio de 1969, a Seiko apresentou aquele que é (ou não... Há controvérsias...) o primeiro crono automático do mundo, com calibre 6139. A controvérsia gira na seguinte questão: esse modelo foi comercializado primeiro do que os Heuer e Zenith. Porém, a Zenith apresentou ao mundo primeiro do que todas o seu protótipo funcional, mas não o colocou a venda. Enquanto Heuer colocou a venda, mas no mercado europeu, sendo que a Seiko só no Japão. Toda a querela pode ser lida em profundidade aqui

http://www.onthedash.com/docs/Project99.html

Fato é que enquanto Heuer optou por uma "gambiarra", um módulo acoplado a um movimento pré existente, e Zenith por algo bem tradicional, com embreagem horizontal e roda de colunas, a Seiko foi além, implementando novidades que só apareceram décadas depois entre os suíços, como a embreagem vertical. O movimento tinha uma frequência mais comum, de 21.600 bph.

Em 1970, a Seiko apresentou seu calibre fino, com apenas 5.9 mm, batendo o recorde de espessura. Algo curioso em algumas versões com contador (a primeira versão não tinha contador), é que os minutos e segundos eram concêntricos. A Omega faz contadores concêntricos nas versões 9000 dos seus Speedmasters, colocando minutos e horas no mesmo contador. A produção durou até 1977, quando a Seiko parou de fabricar cronógrafos e, em 1980, toda produção de relógios mecânicos cessou.

http://people.timezone.com/kohei/Seiko9/chronos/7017-6020.jpg

Em 1998, com o retorno do interesse pelos mecânicos, a Seiko chamou seus antigos engenheiros de volta e projetou um novo calibre, o série 6. Inicialmente tais movimentos, bem modernos, surgiram apenas em versão de corda manual e equiparam os Credor, com contadores às 12, 9 e seis horas (padrão 7750). A exemplo da ETA, depois fizeram versões com os contadores em "v". A conexão entre os sistemas de carga e crono, porém, abandonou a embreagem vertical em prol do pinhão oscilante. Esse movimento, lá pelas tantas, acabou sendo licenciado a outras empresas, como a Junghans, que o renomeou TC 78 e... Heuer, naquela querela envolvendo o 1887, muito embora a fábrica suíça não tenha adquirido ebauches: fabricava o movimento com modificações em suas premissas na Suíça.

Finalmente, nos dias atuais a Seiko tem usado a sére 8, que não só possui a embreagem vertical como três martelos de retorno para assegurar retorno instantâneo e imediato de todos os contadores ao zero.

Neste artigo da WatchTime podem ser encontradas mais informações e fotos de todos, vale a leitura.

http://www.watchtime.com/featured/seiko-a-chronograph-chronology/

Adriano

Belo texto! Mas patrão, acho que essa informação de que o 5719 funcionava a 39.600 a/h, ou 5,5 Hz está errada. Essa informação saiu na Watch Time e parece que se perpetuou internet afora.

Ele funciona a 18.000 a/h (2,5 Hz), salvo um enorme engano meu.

Abraços!

Adriano

Carbonieri

Muito interessantes os artigos. Aquele seiko de um pulsador realmente é muito legal. Abraço
sic transit gloria mundi

flávio

De fato essa informação peguei da watch time, se alguém puder confirmar ou não, será legal. Flávio

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk

Alberto Ferreira

Boa noite a todos!

Muito bom o tópico, e os links, Flavio.
Valeu!
Alberto

PS:
Quanto ao 5719, é de fato um "ícone".
Mas eu concordo com o Adriano, quando ele nos disse...

"...acho que essa informação de que o 5719 funcionava a 39.600 a/h, ou 5,5 Hz está errada. Essa informação saiu na Watch Time e parece que se perpetuou internet afora.

Ele funciona a 18.000 a/h (2,5 Hz), salvo um enorme engano meu."

E a minha razão é bem simples...
A Seiko não fazia movimentos hi-beat (e menos ainda de 39.600 a/h) para seus cronógrafos ancestrais.
Ou seja, para mim é simples assim.

fbmj

Uma pena, fez o primeiro cronógrafo automático para "o povo" e agora só coloca nos Anantas e Credors da vida...  :P

Koopa

Citação de: fbmj online 14 Dezembro 2016 às 22:31:07
Uma pena, fez o primeiro cronógrafo automático para "o povo" e agora só coloca nos Anantas e Credors da vida...  :P

Verdade, antigamente os Seiko "5" (linha de combate) vinham equipados com cronógrafo... hoje nem no sonho...

JotaA

Mas tem outras linhas da Seiko que possuem cronografos, discutimos recentemente sobre um aqui no Fórum. Se não me engano da linha Pressage.

Alberto Ferreira

Boas noites!

Sim, nós falamos dos cronos da linha Pressage...

Fonte: http://www.ablogtowatch.com/seiko-presage-automatic-chronograph-srq019-srq021-watches/

Abraços!
Alberto

PS:
Mas são em "edição limitada" (de 1000 peças)...  ::)
http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,13292.msg266227/topicseen.html#msg266227

Ou seja, se forem de "combate" teria que ser na "Tropa de Elite"...  ;)

flávio

Esses Cronos são muito legais. Flávio

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk

Koopa

Citação de: Alberto Ferreira online 16 Dezembro 2016 às 18:51:28

PS:
Mas são em "edição limitada" (de 1000 peças)...  ::)

Ou seja, se forem de "combate" teria que ser na "Tropa de Elite"...  ;)

Sim, amigo Alberto! Esses são maravilhosos! E caríssimos também...

Me referi apenas aos Seikos "5" como linha de combate! Mas esses já não fazem cronógrafos pelo menos há 40 anos atrás...
E confesso que tenho uma certa implicância com o "5" da Seiko... pra mim, é tipo um "3 Estrelas" estampado no visor dos Orients... embora sei que também existe excelentes peças nesta linha da Seiko...