Menu principal

Dúvida sobre cronógrafo

Iniciado por TheLhent, 02 Janeiro 2017 às 00:21:31

tópico anterior - próximo tópico

TheLhent

Olá amigos, tudo certo? Então... entrei neste "mundo" dos relógios a pouco tempo, e sou leigo no assunto ainda. Atualmente possuo 3 relógios com cronógrafos e deixo esta função rodando 24h, após muita pesquisa em foruns brasileiros e estrangeiros, conclui que usufruir desta função não causa danos extras ao mecanismo do relógio em sí, mas fará que o período de troca da bateria se torne mais frequente. Estou certo com esta conclusão? Desde já muito obrigado !

GuilhermeLago

Olá! Seja bem vindo ao nosso fórum!
Bem, o cronógrafo foi feito para funcionar, assim, não deve causar danos ao relógio. Porém, certamente irá acelerar o desgaste do mecanismo, afinal ele estará funcionando direto... Achei interessante você ter usado o termo "usufruir"... Na minha visão, vc não estará usufruindo de nada, pois não estará realmente usando a função do cronógrafo que é medir a duração de um determinado evento. Apenas ficará vendo os ponteiros girando. Mas, o que é de gosto...
De fato, o consumo de bateria irá aumentar - e muito! Deixar o cronógrafo acionado o tempo todo irá tornar mais frequentes as trocas de bateria e as revisões.

Abraços!

Dicbetts

Como adorador dos cronógrafos, posso dizer que:

1) a quartzo, automático ou a corda, acioná-lo direto somente vai gastar mais bateria ou reduzir a duração da carga do mecanismo.

2) cronógrafo não foi feito para ficar acionado direto. Mede períodos específicos de tempo, geralmente curtos. O que você está fazendo é assistir o ponteiro rodando sem função alguma.

3) sabendo para que serve um cronógrafo, vai curtir fazer medições mais completas.

Dic

Koopa

Você me fez lembrar do dia que eu adquiri meu primeiro cronógrafo. "Frustração total". Adorava aqueles visores cheios de ponteiros e mostradores, mas quando o meu chegou e vi que o ponteiro grande não era o "segundeiro" normal, quase quis desfazer do relógio... Pensei, incluvise, em deixar a função ligada 24hs como você e fazer ele de segundeiro.

Em resumo, talvez seja melhor comprar um relógio sem essa função ou com o ponteiro de segundos do cronógrafo não sendo o central.

E nunca, em hipótese alguma, compre um relógio sem "segundeiro" acho que sentirá como eu, que o relógio (mesmo sendo automático / mecânico) parece "morto".

TheLhent

Obrigado meus caros amigos Koopa, Dic e Guilherme, depois de pesquisar muito, acho que deixar o cronógrafo ligado é uma "besteira" de minha parte, melhor desliga-lo e realmente utiliza-lo em momentos em que ele será útil. Obrigado a todos !

Adriano

Em relógios mecânicos, se ele estiver em ordem, em termos de manutenção, o prejuízo é praticamente zero em termos de desgaste. Nenhuma peça da parte do cronógrafo é subdimensionada com a expectativa de que ele não é projetado para funcionar o tempo todo, ainda que, conceitualmente, não seja mesmo.

Nos quartz, idem. Porém, o consumo de bateria fica em torno do dobro, triplo ou quádruplo se comparado com ele desligado.

Abraços!

Adriano

TheLhent

Obrigado Adriano ! Para evitar revisões mais frequentes, resolvi que é melhor somente utilizar o cronógrafo em momentos em que ele realmente seja útil !