Menu principal

Relogio Tissot PRC 200 Cronografo Automatico T055.427.11.057.00

Iniciado por pradella, 09 Janeiro 2018 às 20:41:23

tópico anterior - próximo tópico

pradella

#60
Enéias,

Se precisar de ajuda e só falar! Posso te dar umas dicas de como usar o Timegrapher!

Abçs

Pradella

Enéias


pradella

Enéas,

Compensa sim! Pois daí voce ajusta seus relogios com precisão! Eu paguei o  valor de 700 dolares do meu timegrapher!

Abçs

Pradella

flávio

As marchas estão muito boas, mas a amplitude está muito baixa, o que é não usual (amplitude baixa leva a adiantamento do relógio, pelo menos tempo para se completar o arco). Num relógio com amplitude normal (cerca de 280 a 320 graus, recém revisado), em eventual choque a interferência nas oscilações do balanço é menor, pela "recuperação" mais rápida. Pela amplitude, o relógio precisa de revisão, pelas marchas, não.


Flávio

flávio

Há um bom tópico no FRM sobre boletins e ajuste posicional, mas o maldito Photobucket, como é notório, passou a impedir os links de fotos e, portanto, acabou ficando sem sentido. Mas o conteúdo permanece...

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,5251.0.html

Adriano

Bom, rápidas opiniões (que não foram pedidas):

- Esse Seiko aí está morto, e faz tempo. Continuar usando ele assim só é como continuar esfaqueando a vítima agonizante, para ter certeza que a emergência do hospital não consiga reanima-lo.

- Pelo tipo de calendário, deve ser um 6119. Ele, como todos os 61xx, são muito propensos a desgaste nos mancais no tambor, especiamente o inferior, da platina. E não usa rubi nem bucha: a própria platina é o mancal. Onze em cada dez calibres desse tem algum nível de desgaste, ovalando o mancal, fazendo o tambor trabalhar inclinado, dificultando a transferência de força e até fazendo o tambor pegar na platina e na ponte. Resultado: uma vez gasto, para sempre gasto. Nunca mais vai dar amplitude. Alguns relojoeiros rebatem o furo para fazer ele ficar redondo de novo. Solução meio gambiarra. Às vezes só resolve metendo um rubi. Basta abusar um pouquinho dessas máquinas (+ de 10 anos sem revisão) que o mancal já fica oval. Imaginem com 40 e poucos...

- Com essa amplitude, que deveria ser pelo menos uns 260 nas horizontais (difícil fazer essas máquinas passarem de 280, mesmo estando perfeitinhas e revisadas), o delta deve estar gigante. Ficarei surpreso de depois de 24 horas ela der um delta menor que 40 segundos.

- Tenho uns 15 Seiko com calibre 7S26, que são aquelas belezas que já falei aqui há anos. Alguns tem mais de 10 anos sim, sem revisão, e com pouco uso, e funcionam "bem" (ou pelo menos, tão mal como quando novos). E ainda sou mais um 7S26 que um C01.211...

Abraços!

Adriano

Adriano

Sobre estar "funcionando perfeitamente": é bem comum o usuário levar o relógio na oficina dizendo que está funcionando perfeitamente, quando a amplitude está baixa, ou o consumo está nas alturas, no caso de um quartz.

O único parâmetro que o usuário tem para avaliar o funcionamento do relógio é a marcha, e o carregamento do automático (se for o caso). E nem sempre um defeito grave altera esses parâmetros. Um relógio capenga ainda pode terminar o dia com uma marcha razoável.

Fazendo a imprecisa e simplória analogia com carro, ele é feito para levar do ponto A ao B. Se ele faz isso, ele está "funcionando bem". Mas ele é capaz de te levar do ponto A ao B batendo pino, com vela no fim da vida, com óleo com 20 mil km...

Abraços!

Adriano

Adriano

Citação de: flavio online 12 Janeiro 2018 às 09:45:24
Olha, para hobby, brincadeira de desmontar, "revisar" e lubrificar relógios, algo que num passado já distante eu fiz, três lubrificantes davam conta do recado: óleo fino, óleo grosso e graxa, todos para relógios, óbvio. No passado, antes dos relógios de alta frequência, aliás, era assim que se fazia (em relógios de passo mais lento, o lubrificante tende a se dispersar menos). Porém, em qualquer trabalho sério de revisão, mesmo por hobby, não há como fugir de pelo menos esses três lubrificantes, e sequer precisa ser relojoeiro para compreender isso: as áreas de aplicação, torque etc envolvidos são diferentes. É por isso que num carro se coloca óleo fino dentro do motor e graxa em rolamentos de roda. O Mick Watters, FBHI, autor da obra Mechanical and Quartz Watch Repair, tem uma visão bastante objetiva sobre lubrificação, dizendo justamente que seria impossível ao independente ter todo tipo de óleo que hoje os fabricantes pedem e no passado não pediam. Mas mesmo ele oferece está tabela como o mínimo do mínimo que um hobbista deve ter.




Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk

Essa tabela, ainda que não esteja errada, é perpetuada ao longo das décadas e hoje é considerada antiquada. Ela funciona bem para baixas frequências, mas acima de 21.600 a/h, as rodas de baixa velocidade requerem lubrificante mais viscoso pois estão sujeitas a pressão bem maior, por conta da corda de maior tensão. O 9020 é quase nada mais viscoso que o 9010 (se minha memória não me enganar, estamos falando de 125~150 cst para o 9010 e 250~300 cst para o 9020). Hoje 98% dos mecanismos requerem HP 1300 para rodas de baixa velocidade (ou o antigo D5, que caiu em desuso). A viscosidade deles é de 1300 cst a 20°C.

E o 941 para levés só funciona bem com Fixodrop. Sem Fixodrop, com frequência maior que 18.000 a/h, ele espalha em questão de dias ou horas.

O moderno 9415 resiste um pouco mais sem Fixodrop, pois é uma graxa. Mas mesmo assim a aplicação é recomendada com Fixodrop. É o único jeito de fazer uma revisão durar 5 anos, pelo menos.

Abraços!

Adriano

pradella

#68
Adriano,

Otimas suas consideraçoes como sempre! Mas no caso desse relogio, o qual vi tambem que a amplitude está não das melhores, eu ainda prefiro ficar com ele sem abrir e sem revisar, pois nessa marcha que ele está mostrando no Time grapher e, no meu pulso, ainda tem um funcionamento satisfatorio, nao pra ele como vc disse, mas pra mim! Tambem prefiro o calibre 6119, 7S26, do que o C 01.211!

Abçs

pradella

pradella

#69
Flavio e Adriano,

Obrigado pelas considerações, sempre ricas em detalhes técnicos! A intenção aqui foi realmente mostrar que esse Relogio Seiko de 1975 (6119), ainda esta funcionando "bem" para o usuario (eu) e nao pra ele proprio! Seria querer demais que esse relogio seiko, calibre basico e tal, tivesse com uma amplitude igual a de um novo, depois de 40 anos, sem uma revisão sequer! Nunca! O que eu quis mostrar aqui, é que prefiro um seiko desse, que depois de 40 anos ainda funciona nessas condiçoes, do que o Tissot que gastei R$ 4500,00 na compra e parou depois de 4 anos por falta de lubrifiçação! Alem disso, tem peças de plastico (roda da frição do ponteiro do cronometro, roda de escape e ancora! Agora, imagina esse Tissot com 40 anos? Vai funcionar assim? Kkkkkkk Uma bobagem! Se com 4 anos ele ja parou, imagina com 40? Não vai sobrar nem o pó!

Abçs

Pradella

pedrobsb

Realmente meu caro, seu caso foi de azar, nenhuma marca, nem patek, tem zero defeito. Eu gosto muita da marca Tissot, os dois que já tive fiz revisão antes dos 5 anos porque vendi, mas não quer dizer que era necessário. e ambos nao atrasavam. Mas como disse alguém antes, são suíços com custos baixos, de modo que você deveria ter levado na assistência ao perceber um desvio do padrão de qualidade.
Abraço

Pedro

pradella

#71
Pedrobsb,

Eu tenho outro Tissot aqui na minha coleção, um PRS 516 crono automatico, que usa a valjoux! Esse é magnífico! Funciona muito bem! Agora esse modelo que comprei, o PRC 200 crono automatico que usa a C01211, está condenado amigo! Ja vi relatos aqui de 2 pessoas que tem esse modelo e apresentaram defeitos antes dos 4 anos! O projeto dessa maquina é ruim! Peças de plastico, justo no escape e na roda de segundos da frição do cronometro, deixam esse projeto a deriva! O relogio é lindo mas fica naquele ditado: bonitinho mas ordinario!

Abçs

Pradella

pradella



MRodio


pradella

MRodio,

É, realmente um projeto ruim!
Voce pode tirar uma foto do fundo dele, pra eu ver a maquina?

Abçs

Pradella

TUZ40

Citação de: FALCO online 12 Janeiro 2018 às 14:34:12
Porra Flavinho, acho que nunca andei de fusca na vida para poder compreender esta sua analogia por completo....
Neste seu Fusca/Seiko eu fico com a impressão que a viagem é uma merda e que ele me leva para onde eu não quero ir.

pqp... ri alto aqui.  ;D
"All your base are belong to us"

TUZ40

Li tudo até aqui.

Cheguei a conclusão que a ignorância é uma benção.  ;D ;D ;D
"All your base are belong to us"

Adriano

Citação de: pradella online 15 Janeiro 2018 às 13:08:01

...

Peças de plastico, justo no escape e na roda de segundos da frição do cronometro, deixam esse projeto a deriva! O relogio é lindo mas fica naquele ditado: bonitinho mas ordinario!

Abçs

Pradella

Igualzinho o venerado, adorado e considerado "robustíssimo" Lemania 5100...

É exatamente a mesma embreagem, de plástico. E ainda tem toda a parte do calendário, tudo plástico.

Abs,

Adriano


MRodio

Citação de: pradella online 15 Janeiro 2018 às 14:55:01
MRodio,

É, realmente um projeto ruim!
Voce pode tirar uma foto do fundo dele, pra eu ver a maquina?

Abçs

Pradella