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Segundeiro parando

Iniciado por Devenalme Sousa, 03 Julho 2018 às 19:48:50

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Devenalme Sousa

Saudações, companheiros!

Mais uma vez, venho recorrer aos seus conhecimentos para dirimir uma dúvida.
Tenho um Citizen NH8381, o qual adquiri há uns 4 meses. O movimento é o 8200. Acontece que, de uns dias pra cá, percebo que o segundeiro do relógio às vezes pára com um movimento mais brusco. Antes de comprar, eu tinha lido sobre esse "defeito" do calibre 8200: o tal segundeiro hesitante. Já li, inclusive, que isso não é propriamente um defeito, mas uma característica de movimentos que possuem o segundeiro indireto. Mas, que é esquisito é!

Qual a opinião de vocês acerca dessa "característica?

Abraços

flávio

Nos segundos diretos, que é a regra atual, o ponteiro (de segundos) é impulsionado num "fluxo constante" de energia vindo do tambor, pelo mesmo conjunto de engrenagens comum do relógio. A diferença é que o eixo passa pelo centro do cannon. Os segundos indiretos, pode se dizer, foram uma "gambiarra" do passado para tentar aproveitar movimentos antigos cujo design não tinha segundos centrais e tentar "transportar" o giro da roda de segundos, que normalmente ficava (e fica, numa disposição tradicional, às seis horas), para o centro do relógio. Como fazer isso? Pegaram um novo conjunto de engrenagens, acoplaram num projeto antigo e jogaram tudo para o centro. Porém, o eixo do ponteiro, por não estar ligado diretamente ao conjunto normal de engrenagens, precisa de uma mola para apoiar seu eixo. Não entendeu porra nenhuma? Veja essa foto

https://mb.nawcc.org/threads/indirect-centre-seconds-why-drive-off-the-third-wheel.96472/

O ajuste da tensão dessa mola é fundamental: pouca tensão, e o ponteiro de segundos fica bambo; muita tensão e ocorre atrito no movimento que influencia sua amplitude. Portanto, normalmente essa mola fica ajustada no meio termo. Porém, se há algum choque no relógio, a mola se movimenta numa fração de segundos e, então, o ponteiro fica bambo. O que fazer quanto a isso? Eh... Conviva com isso, é uma idiossincrasia dos segundos indiretos.

Ah! Aqui a foto do movimento Citizen desmontado. Há indicação por setas em uma das fotos da mola de tensão do ponteiro. É fácil perceber porque num choque ela se desloca e bambeia o ponteiro.

https://www.tapatalk.com/groups/seikoholics/inside-the-miyota-8200a-t109.html

Devenalme Sousa

Cara, essa foi a explicação mais bem escrita que eu já li acerca desse assunto! Muito bom mesmo!

Pois é, eu suspeitava desde o princípio que teria que conviver com essa "característica" do movimento. Mas confesso que desgostei um pouco dele por causa disso. Embora não prejudique a precisão do relógio - que está razoavelmente boa (para um relógio barato), na casa dos +10 seg/dia -, é muito esquisita essa hesitação do ponteiro.

Enfim. Flávio, muito obrigado pelo retorno. Abçs

Devenalme Sousa

Ah, uma curiosidade: a Omega ainda produz relógios com segundo indireto?

flávio

Não, os últimos Omega com segundos indiretos - e a Omega usava o sistema por opção, não por "gambiarra" - foram os da série 1000, aliás, os últimos calibres de fato feito em casa por eles. Pararam de ser usados no início dos anos 80, se não estou enganado.


Flávio

Devenalme Sousa

Bicho, então tô vendo que sou muito ignorante mesmo! Eu não sabia que a Omega não fabricava mais seus movimentos. E a tecnologia "co-axial" não foi desenvolvida pela Omega, não?

flávio

Bem, quando uma empresa é de um grupo gigante como o Swatch, fazer tudo sob o mesmo teto se torna de somenos. Mas os 85xx e 90xx são design exclusivo.

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando o Tapatalk


Adriano

Os calibres 8xxx e 9xxx SÃO desenvolvidos e fabricados pela Omega. Obviamente muitos componentes são feitos pela ETA, o que é muito diferente se SER um ETA.

E o escapamento Co-axial foi inventado e desenvolvido por George Daniels.

Abs,

Adriano

Devenalme Sousa

Entendi. Menos decepcionante assim.
Grato pela explicação, Flávio e Adriano.
Abraços

Devenalme Sousa

Abusando um pouco da vossa boa vontade... Andei pensando cá com meus botões de carne e osso: com o passar do tempo e os dentes da engrenagem sempre "deslizando" por conta dessa folga da mola, não haverá um desgaste dos dentes? Será que, após alguns anos, o segundeiro vai parar de girar de vez?

flávio

Cara, não. Na verdade, sequer há lubrificação entre pinhão e rodagem, porque ambos se conectam de forma ciclóide, sem atrito. Há lubrificação nos pivôs da engrenagem. Há, porém, lubrificação na mola que impede o "jogo" dos ponteiros (última foto nesse link aqui   https://forums.watchuseek.com/f72/alpha-movement-question-stuttery-second-hand-493669-2.html   ), mas o contato mola e ombro do pivô não ocorre, ou pelo menos não deveria ocorrer sempre. Teoricamente, pois, faltando lubrificação aí, o relógio pode começar a variar a marcação de tempo. Mas sobre essa questão prática específica, peço ajuda ao Adriano, que está na prática, pois não sei que tipo de problemas podem ocorrer nesse sistema.


Flávio

Devenalme Sousa

Perfeito, Flávio. De acordo com sua explicação, ao menos teoricamente, é improvável haver desgaste das engrenagens. Valeu.