Menu principal

SEIKO 5 adiantando

Iniciado por PAULO DE TARSO, 04 Dezembro 2018 às 20:34:52

tópico anterior - próximo tópico

PAULO DE TARSO

Bom dia a todos,

Recentemente comprei um Seiko 5 Sport,  (7S36-03-JO)  e estive acompanhando seu funcionamento. 
Sincronizei com meu TAG  quartz  por 30 dias e verificava quanto adiantava a cada 10 dias e o resultado foi praticamente estável,  indicando que adiantava 34 segundos por dia o que representa praticamente 4 minutos por semana.

O manual da Seiko informa ser normal  uma variação entre 1 a 3 minutos por semana.

Pergunto aos especialistas se é possível buscar uma regulagem que reduza este adiantamento e também a indicação de uma relojoaria de confiança para realizar este serviço,  preferencialmente em São Paulo.

Estou temporariamente na Austrália e comprei o relógio novo aqui, e devo voltar ao Brasil em feveeiro.

Agradeço a atenção




AlexandreMed

Ja foi comentado aqui que este mecanismo não tem qualidade suficiente pra permitir ajuste adequado.. qq marcha supostamente "boa" eh mera coincidência

PAULO DE TARSO

Entendo que o termo "qualidade" não é adequado para rotular o mecanismo,  ao que parece ele já é produzido ha muitos anos sendo adotado em larga escala pelo Fabricante, em modelos diversos, na faixa de 100 a 400 dólares,  e sem dúvida é um mecanismo muito robusto e confiável que deve funcionar por décadas, que acredito ser compatível com o preço dos modelos onde é aplicado.

O problema é de projeto, e ao que parece o fabricante não tem conseguido melhorar a precisão.

Acompanhei rigorosamente o funcionamento do meu e posso afirmar que em 30 dias o adiantamento foi de 34 segundos/dia  mais ou menos 2 segundos, o que aparenta ser um comportamento estável e não uma mera coincidência.

Se for possível reduzir o adiantamento para a faixa de 10 a 15 segundos/dia  seria muito bom,  sendo este o motivo da minha consulta, muito porque tenho outro Seiko 5 Sport que foi de meu pai, que com  mais de
50 anos de uso adianta 18 segundos por dia, o que inclusive me levou a comprar este novo.

Tenho curiosidade em saber qual a precisão de mecanismos usados em modelos mais caros,  de 500 a 1.500 dólares e até nos modelos top na faixa acima de 3.000 dólares

Agradeço a atenção

AlexandreMed

A pergunta foi se o relógio melhora com regulagem.. a resposta eh NAo.
Sobre relógios na faixa de preço q vc citou, nesta faixa estão inclusos varios suíços com certificado COSC, cujo mecanismo permite regulagem e a mesma permite variações mínimas de marcha na margem de -4 a +6 segundos ao dia, se não me engano

Koopa

O Dr. falou tudo.

Agora, em resumo, se uma diferença de 20 segundos te incomoda, melhor ficar só com quartz. O ritual de ajuste, faz parte da rotina de quem gosta de relógios mecânicos.

Os Orients, em relação aos Seikos 5, vem mais bem regulado de fábrica. (pelo menos vinham) E o pior é que são mais baratos. Mas tudo é questão de "sorte", infelizmente. Querer melhorar essa margem é besteira.

Arruma o "The Citizen" pra você e nunca mais terá problemas com precisão, pois esse sim, é o relógio de pulso mais preciso do mundo!

Cosentino

Tenho dois Seikos que no mercado estão na faixa dos US$ 200, ambos modificados, mas com o movimento original. Um SKX007 e um SNZH57 (FFF), ambos foram regulados um pouco acima dos dez segundos e se mantem assim há pelo menos um ano. Já vi casos da regulagem em alguns não permanecer, mas não é uma regra.
Abs

flávio

Gente, o problema dos Seiko é a imprevisibilidade, justamente porque eles são "imprecisos". Mas precisão não quer dizer marcha diária média. Ou seja, se para o seu uso, não do Zé das Couves, o relógio adianta, você pode simplesmente atrasa lo. Ele compensará os erros posicionais para você, só para você... Eu acho, e o Adriano pode confirmar, que dá para fazer esse relógio atrasar simplesmente diminuindo a marcha. Ele funcionará "melhor" para você, só você.


Flávio

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


PAULO DE TARSO

Apenas para esclarecer: Minha postagem tem um objetivo bem claro,  perguntei se é possível regular mecanismo do meu Seiko de forma a melhorar sua precisão,  reduzindo parcialmente o adiantamento que ocorre.  Pedi também uma indicação de relojoeiro de confiança caso venha a decidir pela regulagem.

Pelo que pude entender,  o movimento 7S36  não melhora sua precisão com a regulagem. Acreditava ser difícil mas não impossível. Entretanto a sugestão do Flávio é interessante já que poderá melhorar a precisão "para o meu perfil de uso", diminuindo a marcha. Estou usando o relógio direto já ha bastante tempo e acompanhei seu funcionamento diariamente, por 30 dias

Nunca afirmei que fato do relógio adiantar me incomoda. Estamos falando de um relógio de 300 dólares e mesmo se fosse um modelo de 3 mil não ia perder o sono por esse motivo.

Não gosto dos Citizen tão pouco acredito serem os mais precisos do mundo !!!. Gosto não se discute, e sim lamenta-se.

Agradeço o conselho, mas já tenho alguns modelos a quartzo bem precisos TAG, Tissot,  Seiko  entre outros menos cotados.

Agradeço a atenção de todos, os esclarecimentos e dicas

Dicbetts

Citação de: PAULO DE TARSO online 05 Dezembro 2018 às 11:08:29

Nunca afirmei que fato do relógio adiantar me incomoda. Estamos falando de um relógio de 300 dólares e mesmo se fosse um modelo de 3 mil não ia perder o sono por esse motivo.

Não gosto dos Citizen tão pouco acredito serem os mais precisos do mundo !!!. Gosto não se discute, e sim lamenta-se.


Não entendi. Se esse adiantamento não te chateia, qual a razão de regula-lo melhor?

Sobre o Citizen Chronomaster (https://www.watchreport.com/the-most-accurate-quartz-watch-in-the-world/), a sugestão do colega visa exatamente solucionar o que parece ser seu incômodo.

Dic

Adriano

Resumindo: não dá para deixar um 7S26 estável e com bom isocronismo. Mas dá para reduzir essa marcha diária média. Basta tirar alguns segundos de marcha no regulador e só. Vai trazer todas as marchas, em todas as posições, mais para baixo, e resolve parcialmente o problema.

Abs.,

Adriano


Enéias

Adriano,

mas para forçar essa compensação pode ser no chute? Digo: a pessoa pode dar um "toque" e testar e mais outro e testar até chegar ao ponto ou isso deve ser feito num técnico? Digo porque eu mesmo fiz isso que o Flávio sugeriu, mas é difícil chegar ao ponto certo. Levei quase uma semana, mexendo todo dia.

Koopa

Citação de: PAULO DE TARSO online 05 Dezembro 2018 às 11:08:29


Não gosto dos Citizen tão pouco acredito serem os mais precisos do mundo !!!. Gosto não se discute, e sim lamenta-se.



Não falei "DOS Citizens", e sim "DO" Citizen. O relógio "The Citizen - Chronomaster", como é conhecido, é sim o mais preciso do mundo já feito, pode acreditar. Oscila por volta de dois segundos POR ANO.

Se você não o viu ainda, aí sim deve se lamentar, por esnobá-lo e ainda querer comparar com qualquer outro quartz "De luxo" ... foi bravo...


Mas enfim, só queria ajudar. Mas, pelo que vi, você tem vários relógios. Daí, o "meu" conselho / testemunho: dentre uns 40 modelos automáticos que tenho, um deles (Seiko Monster 1) oscila por volta de 5 minutos por dia, geralmente pra menos... pergunta se eu mandei arrumar? Claro que não! Quando uso, uso no máximo dois dias direto e já alterno de relógio... acordo, regulo e pronto... e, como mineiro que sou, nunca perdi o "trem" por isso...  ;D

flávio

Citação de: Enéias online 05 Dezembro 2018 às 14:40:54
Adriano,

mas para forçar essa compensação pode ser no chute? Digo: a pessoa pode dar um "toque" e testar e mais outro e testar até chegar ao ponto ou isso deve ser feito num técnico? Digo porque eu mesmo fiz isso que o Flávio sugeriu, mas é difícil chegar ao ponto certo. Levei quase uma semana, mexendo todo dia.


Com certeza! É só mexer no regulador. Mais fácil do que roubar doce de criança. Um ajuste posicional sério, aí é oooooooooooooooutra conversa. Um cronômetro certificado como cronômetro é o que é porque se você o colocar no pulso meu, seu, do papa, na temperatura daqui ou de Roma no inverno, ele vai se comportar praticamente igual. Já um relógio mal ajustado, só perguntando no Posto Ipiranga.


Flávio

flávio

Aliás, um tópico que analisa bem essas questões é este


http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,5251.0.html


E nunca é demais lembrar que a grande "treta" do John Harrison com a Comissão de Longitude deveu-se ao erro médio de compensação. Como assim Flávio? Quando dizem que o H4 atrasou (ou adiantou, nem lembro), só alguns segundos em trocentos dias, não quer dizer que o horário marcado antes era x e depois x mais alguma coisa. Na verdade, o trunfo do h4 era sua ESTABILIDADE de marcha, sob qualquer condição de posição e temperatura. Harrison sabia que o relógio adiantava regularmente x segundos ao dia então, ao fazer seus cálculos de Longitude, apenas acrescentava os dados. Ou seja, pode ser que o h4 tenha mostrado, ao chegar ao destino, um adiantamento de uma hora... Pouco importa... Para um bom cronômetro de Marinha, o que importa é sua marcha regular, porque se você sabe que ele está com uma marcha média de adiantamento de um minuto ao dia, o que é "ruim", mas todo santo dia ele adianta um minuto, faça sol, chuva, etc, você tem algo extremamente "preciso" em mãos (mas não com uma marcha diária média boa...).


Flávio

PAULO DE TARSO

#14
Prezado Koopa,  nunca ouvi  falar do relógio "The Citizen"  tão pouco conheço seu fabricante portanto meu equívoco é justificável pois entendi você estar falando "marca" Citizen,  portanto não tenho nada a lamentar bem como não o comparei com qualquer outro quartzo "de luxo" !!  Tenho poucos relógios e não tenho o hábito de ficar trocando, uso por longos períodos.


Meu Seiko adianta em torno de 40 segundos/dia, uso diariamente e somente queria saber dos especialistas se é possível reduzir um pouco esse adiantamento,  só isso , o Flávio e Adriano responderam a minha dúvida de forma clara e objetiva bem como esclareceram brilhantemente a deficiência do movimento 7S36 quanto a sua estabilidade de marcha.

Considero portanto minha dúvida esclarecida.

AlexandreMed


PAULO DE TARSO

Xau pra você também Doutor !   

Impressionante como as vezes encontramos algumas poucas pessoas, que talvez inconscientemente,  tem a capacidade de provocar,  de modo sutil,  confusão, mal estar, discórdia,  com zombarias, arrogância, achismos  e prepotência, transformando o mais simples assunto em uma batalha de vaidades,  e o prazer  do hobby  em stress.


FALCO

Sem mais chilique por hoje certo?

*vale para todos
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Adriano

Citação de: Enéias online 05 Dezembro 2018 às 14:40:54
Adriano,

mas para forçar essa compensação pode ser no chute? Digo: a pessoa pode dar um "toque" e testar e mais outro e testar até chegar ao ponto ou isso deve ser feito num técnico? Digo porque eu mesmo fiz isso que o Flávio sugeriu, mas é difícil chegar ao ponto certo. Levei quase uma semana, mexendo todo dia.

Como o Flávio falou, pode sim, com certeza, mas é um trabalho hercúleo. Especialmente em uma máquina que não tem regulador fino. Sem regulador fino, qualquer toquinho leva a marcha um minuto para frente ou um minuto para trás. É muita coisa. E você só descobre depois de esperar um dia ou pelo menos várias horas.

Fazer isso com a ajuda de um aparelho, seja técnico ou não, é muuuuuito mais fácil. Você descobre em segundos se você mexeu demais - ou de menos - no regulador. Em minutos você consegue o relógio regulado do modo que quiser. Fora a vantagem de que com o aparelho você já chega o ponto morto (beat error), pois a olho nú nunca fica perfeito. Deixar o ponto morto fechadinho ajuda muito para uma regulagem mais estável. Em geral, pelo menos, pois já vi relógio com beat error "fora" propositalmente, para compensar outros erros e ter melhor isocronismo. Mas isso é coisa de mecanismo barato, ajustado por robôs. Incomum, mas já vi.

Abraço!

Adriano

Enéias

Valeu Adriano (e Flávio).