Menu principal

GALERA A PERGUNTA PODE SER ESTÚPIDA MAS É DE INICANTE, ACHO!!

Iniciado por jokr82, 31 Julho 2009 às 14:29:22

tópico anterior - próximo tópico

jokr82

seguinte esse é automático, iclusive meu primeiro,

1-pra eu saber a precisão é so nos automáticos ou quartz também?
2-como eu faço pra sber a presição?
3-como eu vejo e sei se ele esta atrasando ou adiantando +6seg por ex, ou atrasando?
4-os relógios seriam esse:

se for só automático

quartz

ou

uso diário

obrigado!!

Miguel

Utilize um referencial confiável, como o Atom Time ou o NIST, pela Internet.

Anote qual a hora, minutos e segundos exatos em relação à referência confiável.

Cheque 24 horas depois (ou 48 horas) e divida a diferença em segundos pelo número de horas entre as observações.

Pronto!

Pode fazer várias vezes, com o relógio em várias posições estacionado, e uma vez no pulso.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"

jokr82

não entendi nada!! :-[ como assim?? ???

pode ser usado em relógios a quartz, automático! me explique, pois nessa coisa de estar adiantando, atrasando nao entendo absolutamente nada!! por favor!! grato :-*

Miguel

Compare o horário de seu relógio com o horário de um relógio atômico, como o Atom Time ou o NIST, cujos horários estão disponíveis na Internet.

A diferença em segundos, depois de 24 horas, para mais (adiantando) ou para menos (atrasando), será a precisão do bichinho ;)
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"

lio

Você pega um relógio seu a quartz, sincroniza com seu automático.
Digamos que faça isso hj às 18h, então amanhã às 18h novamente você confere o quanto o seu automático adiantou ou atrasou em relação o a quartz, se tiver adiantado 6s, dizemos que teve +6, caso tivesse atrasado 6s seria -6s, entendeu?
Abraços

jokr82

Miguel agora eu entendi!

Lio +-  mais tá depois de 24 horas como vou saber se ele atrasou ou adiantou?? isso que eu nao to entendendo! tenho que parar o relógio, ous digamos depois de 24 horas hj a partir das 18:00 eu faça isso e ae, como vou saber se ele atrasou ou adinatou se os segundos estarão em movimento?? abraços

lio

VocÊ olha para o relogio a quartz, quando passar por ex. o ponteiro dos segundos pelo 0, marca 18:00 e 0s certo: rapidamente olhe para o automático e veja em quanto ele está, se no mesmo momento estivesse 18:00 e 10s, significa que ele adiantou 10s, vc tem olhar rápido, bota um ao lado do outro.

jokr82

Ah tá agora sim!! ;D :P :-[

desculpe pela minha ignorancia e pela paciencia amigo Lio e Miguel!! :-[ :-*

lio

que isso amigo, alguns meses atrás eu tb não saberia, todos passamos por isso, a galera do forum é muito gente boa e todos estão sempre dispostos a ajudar.
Citação de: jokr82 online 31 Julho 2009 às 15:34:37
Ah tá agora sim!! ;D :P :-[

desculpe pela minha ignorancia e pela paciencia amigo Lio e Miguel!! :-[ :-*
Um abraço e boa sorte.

flaviobsb

opa mais uma duvida, caso o relogio atrase, ou adiante alguns minuto, e possivel regula-lo? obrigado.

Alberto Ferreira

Salve!

Flávio,
Essa é uma pergunta bastante recorrente.

Mas,...
Em linhas muito gerais, eu lhe diria o seguinte.

Um relógio mecânico só pode ser "regulado" (efetivamente, corretamente ou de forma compensatória) se o seu movimento estiver em perfeitas condições.
Ou seja, há pré-requisitos que têm necessariamente que ser atendidos, antes de qualquer regulagem.
A questão é técnica.

Se estes parâmetros técnicos fundamentais não estiverem devidamente de acordo, se tudo não estiver perfeito, a "regulagem" (que na verdade seria apenas uma mera alteração da marcha sob aquelas condições) não poderá ser feita de maneira consistente e correta.
E o tal "ajuste" será apenas um paliativo, para dizer o mínimo.

Por isso, um técnico primeiro revisa a máquina e só sob esta condição a "regula".

Abraços,
Alberto

lio

Alberto,
Ainda sobre a regulagem, me tire uma dúvida por favor, o meu relógio atrasa cerca de -19s por dias, eu já reparei que seu balança-lo na mão com a coroa virada para baixo assim que eu acordo e antes de ir dormir essa perda é anulada, ele praticamente perde -1s, pois o movimento adianta o relógio, isso de alguma forma prejudica a maquina? não faço muito forte, mas o suficiente para escutar o rotor girando, será que a longo prazo isso pode afetar o movimento?
Abraços

Alberto Ferreira

Salve!

Lio,
Eu vou tentar não complicar muito, ok?
Mas para um bom entendimento é necessário que o amigo tenha uma visão geral prévia de como um relógio mecânico funciona, certo?

Pois bem,...
Suponha que o movimento do relógio em questão esteja em ordem, sem desgastes excessivos, que esteja corretamente lubrificado, etc.

Basicamente o que faz um relógio variar a sua marcha (ou seja, "adiantar" ou "atrasar") quando está em diferentes posições (na vertical, horizontal, etc) é o fato de que o seu balanço gira em torno de um eixo e que este eixo, dependendo da posição do relógio, fica apoiado de formas diferentes.

Nos relógios modernos o eixo do balanço é apoiado em mancais com rubis, sobre as suas duas pontas.

Quando o movimento (a máquina) do relógio está na horizontal e, portanto, o balanço gira num plano também horizontal (ou seja, paralelo ao chão) o atrito que tende a retardar o movimento de giro do eixo (e do balanço) é apenas proveniente do apoio ocorrer em um dos mancais, aquele sobre o qual efetivamente se aplica o peso do balanço.

Quando o movimento está na vertical (e o balanço também) o apoio se dá sobre os dois mancais, distribuindo o peso do balanço entre eles.
Isso introduz um diferencial na forma como o atrito interfere sobre a movimentação (no girar) do balanço e por conseqüência na marcha do relógio.

Mas se por acaso o movimento não estiver em boa forma, se ele estiver com desgastes, se houver quebras ou falhas na lubrificação (óleo seco, etc.) tudo pode acontecer e o desempenho do movimento será errático, inconstante.

Qualquer relógio, mesmo se em boas condições, sempre tende a apresentar pequenas diferenças entre as diversas posições, daí a necessidade de fazer os ajustes, para estabelecer os menores desvios entre elas.
Caso o movimento não esteja bem de saúde, não adianta regular. Pois os resultados não serão consistentes.

Movimentar o relógio com naturalidade não o expõe a riscos maiores, usar ou movimentar um relógio com peças quebradas, desgastadas ou com lubrificação insuficiente, isso sim, pode.

Abraços!
Alberto

lio

Alberto,
Muito Obrigado pela aula, então vou continuar fazendo, muito obrigado pela sua boa vontade.
Abraços

flaviobsb

muito obrigado pela aula alberto, so a ultima, para finalizarmos: no caso de colecionadores que possuem mais de cinco relogios mecanicos, estes tem sempre que ficar em movimento ne, estou certo ou errado, para evitar problemas na maquina, o que e aconselhavel nestes casos?
Citação de: Alberto Ferreira online 31 Julho 2009 às 16:22:15
Salve!

Flávio,
Essa é uma pergunta bastante recorrente.

Mas,...
Em linhas muito gerais, eu lhe diria o seguinte.

Um relógio mecânico só pode ser "regulado" (efetivamente, corretamente ou de forma compensatória) se o seu movimento estiver em perfeitas condições.
Ou seja, há pré-requisitos que têm necessariamente que ser atendidos, antes de qualquer regulagem.
A questão é técnica.

Se estes parâmetros técnicos fundamentais não estiverem devidamente de acordo, se tudo não estiver perfeito, a "regulagem" (que na verdade seria apenas uma mera alteração da marcha sob aquelas condições) não poderá ser feita de maneira consistente e correta.
E o tal "ajuste" será apenas um paliativo, para dizer o mínimo.

Por isso, um técnico primeiro revisa a máquina e só sob esta condição a "regula".

Abraços,
Alberto

LUW

Flávio, há muito controvérsia sobre isso, e vc vai achar gente que diz que mecânicos não podem parar, para "não secar o óleo", como tem gente que diz que não tem mal nenhum. Do ponto de vista mecânico não consigo ver problema, pois para um óleo moderno para secar teria de se passar MUITO tempo, na ordem de décadas. Se vc por o bichinho para funcionar de vez em quando está bom.

Eu sinceramente não encano com isso e não gastaria os pelo menos R$ 400 a 500,00 de um watch winder só por causa disso. A única razão que na minha visão justificaria o investimento seria se vc não quer se incomodar em acertar o relógio cada vez que pegar para usar, como por exemplo naqueles megacomplicados onde realmente é chato ou trabalhoso acertar tudo.
[ ]s
Luciano

Adriano

O relógio mecânico não deve ficar parado por muito tempo. Não recomendo que um relógio fique parado por mais de 3 meses, especialmente em uma mesma posição. O problema aí é o deslocamento da lubrificação. O relógio em funcionamento mantém a lubrificação espalhada e nos lugares certos.

Isso é uma fonte de problemas com relógios de estoque de lojas.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Salve!

Ou seja, os relógios mecânicos foram projetados e construidos para serem efetivamente usados.
Numa freqüência mínima "razoável".

Para coleções estáticas, caso das dos museus, em geral é retirada  toda a lubrificação, posto que a peça não funcionará.

Abraços!
Alberto

LUW

[ ]s
Luciano

Alberto Ferreira

Salve!

O "problema" diminuiu (muito) de relevância, frente aos óleos modernos, muito mais estáveis.

Abraços!
Alberto