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Dúvidas sobre funcionamento TAG HEUER Carrera

Iniciado por Silasbh, 27 Junho 2019 às 16:01:03

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Silasbh

Possuo um Carrera Day Date que apesar de revisado recentemente e funcionar perfeitamente (5 seg atraso dia), demora muito a startar , mesmo dando corda, é preciso balançar para iniciar o movimento, depois corre tudo normal.  Geralmente ocorre se deixo uma semana sem uso.


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Koopa


Silasbh

Quando ele fica em desuso, mesmo dando corda, ele não inicia mecanismo, é preciso chaqualhar o relógio, aí sim o ponteiro de segundos inicia


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Silasbh

A dúvida é que outros relógios que tenho não tem esta resistência para iniciar, o simples fato de manusea-lo  já inicia e nem preciso dar corda.


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flávio

O escapamento de âncora é auto startavel, para usar seu termo, ao contrário de, por exemplo, o de detenção. Se, porém, a âncora não está centralizada com o balanço, a tendência é ele não começar com simples corda. Essa é a questão de ajuste fundamental. Mas até mesmo óleo antigo causa falha nisso...

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Adriano

A capacidade de "arranque" é uma característica que muda de calibre para calibre pois depende da geometria do escapamento. Conheço alguns calibres que inclusive receberam modificações ao longo de sua história para melhorar a capacidade de arranque (e um possível impacto na reserva de marcha ou comportamento de torque no final da corda).

Dito isso, comparar a capacidade de arranque de um relógio com a de outro relógio de calibre diferente pode ser impreciso e levar a uma conclusão errada de que o arranque está difícil, quando ele pode estar normal. Então o primeiro ponto seria saber se realmente o arranque está difícil mesmo.

E a partir daí, pode ser "n" coisas, sendo as mais prováveis exatamente o que o Flávio falou. Em relógios modernos, contudo, é raro o "beat error" estar desajustado, com o porta-piton fora do lugar, ou sair do lugar sozinho, o que provoca o efeito citado pelo Flávio. Isso só ocorre se levar uma baita porrada. Por, sem avaliar mais nada, e sem mais informações, eu aposto mais em lubrificação deficiente do que nisso.

Abs.,

Adriano


Adriano

Ah, um exemplo simples: escapamento Co-axial - que não é o caso - tem um arranque normalmente mais difícil que um escapamento de âncora suíço.

Abs.,

Adriano

ejr888

Iti malia....

Melhor não ler,
tipo que nem fabricar mortadela.
Vc nunca mais come depois.

Silasbh

Muitíssimo obrigado


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Silasbh

Pelos relatos acima observei que a reversa de marcha está menor que descrito pelo fabricante


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flávio

Não foi citada reserva de marcha nos comentários. A o que se refere?

Silasbh

É um possível impacto na reserva de marchs


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AlexandreMed

Citação de: flávio online 28 Junho 2019 às 15:11:34
Não foi citada reserva de marcha nos comentários. A o que se refere?
Ele deve estar dizendo que além do arranque não estar bom a reserva está pequena, ou seja, revisão eh o melhor remédio pra este relógio..

AlexandreMed

Citação de: Adriano online 28 Junho 2019 às 09:13:14
Ah, um exemplo simples: escapamento Co-axial - que não é o caso - tem um arranque normalmente mais difícil que um escapamento de âncora suíço.

Abs.,

Adriano
O arranque a q vc refere Adriano eh o dependente da corda, do automático, ou de ambos pq vem do mesmo lugar?

Adriano

Citação de: dr.alexneuro online 28 Junho 2019 às 15:30:45
O arranque a q vc refere Adriano eh o dependente da corda, do automático, ou de ambos pq vem do mesmo lugar?

É o quanto de tensão de corda o relógio precisa para conseguir começar a funcionar sem nenhuma outra influência externa, como um "chacoalhão". Seja carregado pela coroa ou pelo automático, não importa, a força vem do mesmo lugar.

Abs.,

Adriano

Devenalme Sousa

Citação de: Adriano online 28 Junho 2019 às 09:13:14
Ah, um exemplo simples: escapamento Co-axial - que não é o caso - tem um arranque normalmente mais difícil que um escapamento de âncora suíço.

Abs.,

Adriano


Sempre aprendendo aqui... Eu ñ sabia que o escapamento comum era mais eficiente - na questão do "arranque" - do que o co-axial.

Então, qual a vantagem do co-axial, Adriano?

Adriano

Citação de: Devenalme Sousa online 28 Junho 2019 às 16:02:50

Sempre aprendendo aqui... Eu ñ sabia que o escapamento comum era mais eficiente - na questão do "arranque" - do que o co-axial.

Então, qual a vantagem do co-axial, Adriano?

Não é exatamente uma questão de eficiência. É apenas uma característica. Um arranque mais difícil não faz de um escapamento pior ou menos eficiente.

As vantagens do co-axial dariam um livro, mas muito resumidamente, a maneira como ele promove impulso é menos - ou nada, em teoria - dependente de atrito, o que faz com que a eficiência desse impulso independa da lubrificação ou sua condição. A princípio, inclusive, ele não necessitaria de lubrificação nos dentes. Segundo, ele é um escapamento mais destacado, ou seja, tem menos contato (em graus de giro) com o balanço e por isso é mais eficiente, tem menos desperdício de energia e perturba menos as oscilações do balanço.

Abs.,

Adriano

AlexandreMed

Tem texto bom do IGOR (eu acho) sobre o coaxial e as tentativas do Daniels em emplacar antes de o fazer com a omega.. vale a pena!!

Devenalme Sousa

Citação de: Adriano online 28 Junho 2019 às 16:22:24
Não é exatamente uma questão de eficiência. É apenas uma característica. Um arranque mais difícil não faz de um escapamento pior ou menos eficiente.

As vantagens do co-axial dariam um livro, mas muito resumidamente, a maneira como ele promove impulso é menos - ou nada, em teoria - dependente de atrito, o que faz com que a eficiência desse impulso independa da lubrificação ou sua condição. A princípio, inclusive, ele não necessitaria de lubrificação nos dentes. Segundo, ele é um escapamento mais destacado, ou seja, tem menos contato (em graus de giro) com o balanço e por isso é mais eficiente, tem menos desperdício de energia e perturba menos as oscilações do balanço.

Abs.,

Adriano

Entendi. Obrigado!

Vou procurar, Alex. Valeu!

AlexandreMed

Citação de: Adriano online 28 Junho 2019 às 15:48:07
É o quanto de tensão de corda o relógio precisa para conseguir começar a funcionar sem nenhuma outra influência externa, como um "chacoalhão". Seja carregado pela coroa ou pelo automático, não importa, a força vem do mesmo lugar.

Abs.,

Adriano
Perfeito Adriano, como imaginei, vindo do mesmo lugar, a tensão pra iniciar depende de cada projeto.. mas eu imaginava q este arranque deveria sempre ser averiguado com corda pela coroa, pra diferenciar de problemas exclusivamente no automático.. não sei se expliquei.. até pq nem sei se entendi,rsrs