Menu principal

Dúvidas Calendário duplo Cal.7750

Iniciado por cass, 29 Março 2020 às 03:05:35

tópico anterior - próximo tópico

cass

Caros amigos, aproveitando esse período de "tranquilidade", gostaria de uma sugestão para uma dúvida...

O calibre 7750 de calendário duplo (dia da semana e data) estava sincronizado, fazendo a mudança de data ás 24 hrs simultaneamente.

Fiz alguma merda nesse horário enquanto dava corda na coroa,,,, resultado,,,,data alterando as 24 hr,,,,e dia da semana alterando as 3:15....(ponteiros juntos nesse horário, minuto e hora).

Existe a possibilidade de algum ajuste sem ter que desmontar o calibre?

Como é um fato até que comum nos 7750, alguém já ouviu falar de algum ajuste para sincronizar novamente?

Ficaria grato com as opiniões...
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

cass

E ai amigos? Alguém com esse conhecimento?

Att

QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

flávio

Cara, o Adriano, que está na prática, talvez explique COMO isso aconteceu, mas uma coisa é certa: o alinhamento não pode ser feito sem acesso às rodas de calendário, e nessas fotos aqui explica-se o motivo. O lance é que cada roda carrega um "finger" (um alavanca) que se engata ao disco de calendário e o empurra no momento adequado. E como se sincronizam as mudanças? Ao montar o relógio, você alinha um dos "fingers" com uma marcação na platina e, depois, o outro finger tomando como base o ajuste anterior.

http://www.bobinchak.com/watchmaking/2018/3/18/7750-calendar-synchronization

Ou seja, é possível que essas rodas tenham saído de posição. Como isso aconteceu ou acontece? Sinceramente não sei.

Flávio

cass

Muito obrigado pela explicação Flavio, foi esclarecedora...

Realmente é uma incógnita como essas engrenagens "perderam" a sincronia...

Mais uma vez, obrigado... 

FALCO

Eu acho que é isto que acontece quando se acerta o horário naquele período "proibido" entre às 21:00 e 3:00, nos 7750 dá este resultado aí descrito.
Ainda que seja um reparo simples, o certo é revisar, porque tem que desmontar bem.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

cass

Citação de: FALCO online 30 Março 2020 às 16:35:23
Eu acho que é isto que acontece quando se acerta o horário naquele período "proibido" entre às 21:00 e 3:00, nos 7750 dá este resultado aí descrito.
Ainda que seja um reparo simples, o certo é revisar, porque tem que desmontar bem.

Obrigado pela informação Falco. Estava verificando o site que o Flávio compartilhou, lá mostra algumas manutenções no 7750, apesar de ser um calibre bastante utilizado por ser, digamos,  "simples", a manutenção dele é bem complexa, no quesito de sincronia dos ponteiros de cronógrafos e tals...Bom, foi o que percebi no site.

No meu caso, em questão, é uma IWC Pilot Crono Cal.79320, que, segundo o que li, a IWC melhorou o "acabamento" do 7750 e algumas outras melhorias...

Não estou tendo coragem de desmontar a parte de cima (sacar ponteiros que nunca viram uma chave e o dial sem nenhum detalhe na superfície. Embora tenha muito cuidado,,,mas um sopro já é capaz de riscar....rsrs) para essa manutenção e sincronização das engrenagens. E enviar a assistência também esta fora de cogitação no momento.

o grande problema é o fator psicológico, que insiste em focar a não sincronia da mudança de data/dia....   

Coisas da cabeça....fazer o que....mas o custo/benefício esta martelando,,,,

AlexandreMed

Eu tenho impressão que o 7750 eh tudo, menos simples.. não imagino um cronógrafo, ainda mais automático, sendo simples

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

cass

Citação de: dr.alexneuro online 30 Março 2020 às 18:43:20
Eu tenho impressão que o 7750 eh tudo, menos simples.. não imagino um cronógrafo, ainda mais automático, sendo simples

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
Concordo com o Sr. É um ebauche robusto, amplamente reconhecido por sua confiabilidade. O termo "simples" foi no sentido da ampla utilização por diversas manufaturas...que, de certo modo é ótimo....pois sempre haverá disponibilidade de peças de reposição por um valor razoável... nada exorbitante....

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

Devenalme Sousa

Engraçado, amigo. Aconteceu coisa semelhante comigo. Mas não foi por mau uso. Comprei um Bulova com movimento SW500 (clone do Valjoux 7750) que veio com um defeito: a coroa girava quando o rotor se movimentava. Era a roda "rochet" que estava com problema. Foi reparado, porém voltou com essa falta de sincronismo da mudança de datas. Antes do conserto, dia do mês e da semana mudavam ao mesmo tempo. Após o conserto, o dia do mês muda à meia-noite, e o da semana muda por volta das 3h da madrugada. Mas não me importo. heheheh

cass

Citação de: Devenalme Sousa online 30 Março 2020 às 20:31:07
Engraçado, amigo. Aconteceu coisa semelhante comigo. Mas não foi por mau uso. Comprei um Bulova com movimento SW500 (clone do Valjoux 7750) que veio com um defeito: a coroa girava quando o rotor se movimentava. Era a roda "rochet" que estava com problema. Foi reparado, porém voltou com essa falta de sincronismo da mudança de datas. Antes do conserto, dia do mês e da semana mudavam ao mesmo tempo. Após o conserto, o dia do mês muda à meia-noite, e o da semana muda por volta das 3h da madrugada. Mas não me importo. heheheh
Amigo Souza, que interessante... é exatamente o que está acontecendo.... mudança da data a meia noite e o dia da semana...por volta das 3:10...kkkkk.....estou tentando fazer uma psicólogia reversa pra lembrar exatamente o que estava fazendo antes do fato ocorrer.....a questão ficou tão peculiar que também não estou ligando mais.... só a intriga que continua, sobre o porquê!!!.....bom...agora tornou-se uma particularidade...Ex:

"Delegado pergunta: O Sr. Tem certeza que esse relógio que foi roubado e encontrado com o assaltante é o do Sr? Aonde está a nota fiscal pra provar...???

A resposta: "acerta o horário...Veja que a data vai mudar a 12:00....e o dia as 03:10.....

Bom... teoricamente... é uma boa saída....

Abraços...

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

Devenalme Sousa

viniciussg1995

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Boa ideia mesmo

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk

Abraços!
Vinicius

Adriano

O que aconteceu aí é exatamente o que o Flávio falou. E não tem jeito de resolver sem desmontar e ressincronizar a roda, isso partido-se do princípio de que ela não se danificou, pois isso só pode ser provocado por tentativa de ussr o acerto rápido durante a fase de mudança. Não tem outra possibilidade disso acontecer.

Mas realmente não tem como acertar isso sem desmontar. E na verdade, ainda bem que era um 7750, que dificilmente quebra quando isso acontece. Em outros calibres a chance de quebrar algo é bem maior.

Abs.,

Adriano

cass

Citação de: Adriano online 04 Abril 2020 às 23:54:43
O que aconteceu aí é exatamente o que o Flávio falou. E não tem jeito de resolver sem desmontar e ressincronizar a roda, isso partido-se do princípio de que ela não se danificou, pois isso só pode ser provocado por tentativa de ussr o acerto rápido durante a fase de mudança. Não tem outra possibilidade disso acontecer.

Mas realmente não tem como acertar isso sem desmontar. E na verdade, ainda bem que era um 7750, que dificilmente quebra quando isso acontece. Em outros calibres a chance de quebrar algo é bem maior.

Abs.,

Adriano

Obrigado pela resposta Adriano. Estou usando ele continuamente desde o dia que as rodas foram dessincronizadas por mim mesmo, e estou acompanhando a regulagem dele junto com um quartzo, 7 dias de uso continuo (aferindo também o cronógrafo durante esse período em turnos de 13 horas) e adiantou 08 segundos em relação ao quartzo, que, no meu ponto de vista, é muito bom, ainda mais não se tratando de um cronometro. Realmente a construção da base 7750 é muito robusta e confiável. Se tiver alguma matéria que explica a história deste calibre, ficaria grato se compartilhasse. 

Att

igorschutz

Citação de: cass online 05 Abril 2020 às 11:07:45
Realmente a construção da base 7750 é muito robusta e confiável. Se tiver alguma matéria que explica a história deste calibre, ficaria grato se compartilhasse. 

Boa sugestão de pauta para o Chronotalk do nosso amigo Adriano.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

viniciussg1995

Abraços!
Vinicius

helio

Citação de: cass online 05 Abril 2020 às 11:07:45
Obrigado pela resposta Adriano. Estou usando ele continuamente desde o dia que as rodas foram dessincronizadas por mim mesmo, e estou acompanhando a regulagem dele junto com um quartzo, 7 dias de uso continuo (aferindo também o cronógrafo durante esse período em turnos de 13 horas) e adiantou 08 segundos em relação ao quartzo, que, no meu ponto de vista, é muito bom, ainda mais não se tratando de um cronometro. Realmente a construção da base 7750 é muito robusta e confiável. Se tiver alguma matéria que explica a história deste calibre, ficaria grato se compartilhasse. 

Att
Quando eu começei a me aprofundar no assunto eu tive a sorte de ler muita coisa do finado Chuck Madox, a pagina dele sobre o calibre 7750 é talvez uma das mais interessantes e mesmo mais de uma década depois de sua passagem (05/2008) está preservada, segue o link abaixo.

http://www.chronomaddox.com/valjoux_7750_engine.html

[]s

P.S.- Apesar de hoje ser um calibre "comum" (eu mesmo tenho diversos relógios de diversas marcas com o calibre) ele quase foi um modelo natimorto, saiu pouco antes da crise e foi "abandonado", tenho um Drazum com calendario duplo, versão B, perplex e  tritium deste breve momento no meu ajuntamento ::).

helio

Enviando a foto pelo Tapatalk

Enviado de meu VOG-L29 usando o Tapatalk

cass

Citação de: helio online 06 Abril 2020 às 09:39:08
Quando eu começei a me aprofundar no assunto eu tive a sorte de ler muita coisa do finado Chuck Madox, a pagina dele sobre o calibre 7750 é talvez uma das mais interessantes e mesmo mais de uma década depois de sua passagem (05/2008) está preservada, segue o link abaixo.

http://www.chronomaddox.com/valjoux_7750_engine.html

[]s

P.S.- Apesar de hoje ser um calibre "comum" (eu mesmo tenho diversos relógios de diversas marcas com o calibre) ele quase foi um modelo natimorto, saiu pouco antes da crise e foi "abandonado", tenho um Drazum com calendario duplo, versão B, perplex e  tritium deste breve momento no meu ajuntamento ::).

Excelente Hélio, obrigado por compartilhar...é interessante ver quantas configurações podem ser feitas com essa base, se a patente não fosse quebrada,,,a Valjoux S.A. não precisava fazer mais nada...ou será que ela recebe alguma coisa?

Att

Adriano

Citação de: igorschutz online 05 Abril 2020 às 15:45:28
Boa sugestão de pauta para o Chronotalk do nosso amigo Adriano.

Estava no forno já! Logo logo sai!

Abs.,

Adriano