Soldagem dos contatos do encaixe da pilha em um relógio de parede Quartz comum

  • 6 Respostas
  • 2166 Visualizações
Olá amigos! Desculpe pelo título longo, não sabia bem como me expressar, então tentarei explicar por aqui

Sou novo no fórum e apenas um curioso da manutenção de relógios e me deparei com um problema ao arrumar um relógio comum, mas de valor sentimental para minha mãe. Eu já havia notado isso, e pesquisei pela internet, mas não encontrei uma resposta, talvez os amigos do fórum possam me ajudar, por que aquele ferrinho maleável que leva energia da pilha até a placa eletrônica do relógio não é soldado diretamente na placa ao invés de somente 'encostar' nela através daqueles contatos fininhos? Pois bem, pensando nisso e acreditando não fazer nenhum mal, com algum esforço eu consegui soldar os contatos na placa e o relógio que antes não funcionava voltou a funcionar. Coloquei uma pilha nova, que ao medir com um multímetro mostrou 1.4 V, uns 5 dias depois o relógio havia parado novamente, fui verificá-lo e tudo estava ok, tirei e coloquei a mesma pilha novamente e ele voltou a andar, achando estranho fui medir a pilha com o multímetro novamente e mostrou 1V! Será que o fato de eu soldar os contatos diretamente na placa fez com que o gasto de energia pra alimentar o relógio ficasse muito maior? O relógio é um daqueles relógios de talheres e possui máquina de movimento contínuo (não faz o tic tac, não sei se este é o termo correto) e foi um presente de um amigo querido dela.

Desculpem pelo texto realmente grande, mas tentei explicar da melhor forma possível, grato desde já amigos!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Soldagem dos contatos do encaixe da pilha em um relógio de parede Quartz comum
« Resposta #1 Online: 02 Fevereiro 2021 às 12:07:47 »
Como já ressaltei aqui no decorrer destes anos, NÃO SOU RELOJOEIRO e minha incursão no mundo da relojoaria prática somente se deu por curiosidade e para ver com meus próprios olhos o que lia em livros. E veja: eu não toco em um relógio para "brincar de desmontar" há uns 20 anos...

Dito isto, vou lhe fazer uma pergunta. Você disse que mediu a tensão NA PILHA. Você por um acaso mediu no circuito, SEM PILHA? Porque os testes em relógios quartzo são feitos no circuito, sem pilha. Digo isso porque aí sim saberá se está havendo algum tipo de perda de corrente que possa estar drenando a bateria.


Flávio

Re:Soldagem dos contatos do encaixe da pilha em um relógio de parede Quartz comum
« Resposta #2 Online: 02 Fevereiro 2021 às 16:55:39 »
Olá Flávio, muito obrigado pela resposta, de fato, eu medi a tensão somente na pilha mesmo, não cheguei a medir no circuito sem a pilha, mas como exatamente eu posso fazer isso? Tiro a pilha e meço a tensão nos contatos? E é tensão mesmo ou outra função? Desculpe ser um pouco leigo no assunto... E sem problemas quanto a ser relojoeiro hahaha também sou muito curioso e gosto bastante de brincar de desmontar!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Soldagem dos contatos do encaixe da pilha em um relógio de parede Quartz comum
« Resposta #3 Online: 02 Fevereiro 2021 às 22:41:27 »
Cara, o padrão da indústria é um aparelho da Wistchi chamado q 6000. Mas com certeza, e aí algum relojoeiro prático terá que ajudar aqui, há algo similar no mercado... Assim como já existe há anos o clone do Wistchi para mecânicos. Mas veja, posso estar complicando as coisas, e este mero parâmetro aí possa ser averiguado por outros simples aparelhos de eletrônica.

Flávio

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Soldagem dos contatos do encaixe da pilha em um relógio de parede Quartz comum
« Resposta #4 Online: 03 Fevereiro 2021 às 06:24:55 »
Ahh entendi, é um testador de quartz, achei que era algo mais simples, verificar a tensão no circuito mesmo hahahaha, talvez tenha ficado um pouco mais complicado mesmo xD vou observar mais um tempo o relógio, desde então ele não parou mais, ver quanto tempo irá durar essa pilha que coloquei, eu vi por aqui mesmo no fórum que as máquinas de movimento contínuo gastam muito mais pilha do que as que fazem tic tac, saberia dizer quão a mais de energia é gasto? se um relógio com máquina tic tac dura 1 ano (foi o tempo que vi mais ou menos pelas minhas pesquisas) quanto tempo normalmente dura uma máquina de movimento contínuo?

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Soldagem dos contatos do encaixe da pilha em um relógio de parede Quartz comum
« Resposta #5 Online: 03 Fevereiro 2021 às 16:08:53 »
Não consigo afirmar isso, até mesmo porque, NOS RELÓGIOS DE PULSO, que eu me lembre o único modelo atual que é quartz e possui giro contínuo de ponteiros é o Seiko Spring Drive. Mas o sistema é "híbrido", possuindo um regulador a quartz, mas fonte de energia através de uma mola comum, como nos relógios puramente mecânicos. Sobre esses relógios comuns de parede, nada posso afirmar.

Flávio

Re:Soldagem dos contatos do encaixe da pilha em um relógio de parede Quartz comum
« Resposta #6 Online: 03 Fevereiro 2021 às 19:19:59 »
Ah sim, pois é e agora, mas vou vendo aqui então, muito obrigado pelas respostas Flávio, consegui dar uma clareada!