Os primeiros relógios com caixa em cristal de "safira"

  • 1 Respostas
  • 1365 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Os primeiros relógios com caixa em cristal de "safira"
« Online: 28 Abril 2021 às 16:57:05 »
As caixas de relógio em safira e o sistema de equalização de força da mola por fuso e corrente são “novidades” muito apreciadas na indústria relojoeira moderna. Basta lembrar de alguns modelos fabricados pela Hublot, Lange & Sohne e Breguet.

O primeiro relógio que se tem notícia com o sistema de fuso, porém, é do ano de 1430 (“Relógio da Borgonha de Filipe, o Bom). Na época, ao invés de uma corrente em miniatura, usava-se um cordão feito de tripa de gato.

A caixa em cristal (pedra de quartzo lapidada), por sua vez, tornou-se moda no início do século XVII, por influência do relojoeiro francês Jean Rousseau (tataraneto do filósofo Jean-Jacques Rousseau).

O relógio das fotografias foi fabricado por volta de 1620 por C. Phelizot, em Dijon. Possui sistema de fuso e “corrente” (cordão de tripa de gato) e caixa em cristal de quartzo lapidado.

O ponteiro único, esmaltado na cor verde, representa uma salamandra. Na Idade Média, o animal era considerado mágico, pois acreditava-se que sobrevivia ao fogo. A lenda surgiu porque elas tinham o hábito de hibernar ocultas em toras de madeira que eram usadas como lenha; ao serem lançadas ao fogo, despertavam e, em virtude da umidade da sua pele, costumavam escapar ilesas.

O símbolo provavelmente é uma referência ao brasão do rei Francisco I da França (1515 – 1547), que continha uma salamandra, com o seguinte lema escrito: “Nutrisco et Extinguo” (Nutro o fogo bom e extingo o ruim). O brasão queria dizer que o rei protegia seu povo, o incentivando e apoiando, com sabedoria e força.

A salamandra usada no relógio, portanto, simboliza a paz e confiança em Deus, mesmo nos momentos mais difíceis.

Fotos do Museu Internacional de Relojoaria de La Chaux de Fonds


*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:Os primeiros relógios com caixa em cristal de "safira"
« Resposta #1 Online: 21 Maio 2021 às 20:38:29 »
Relógio da caixa transparente só lembro desse aqui kkkk