Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?

  • 33 Respostas
  • 7079 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Online: 29 Maio 2021 às 15:08:49 »
Em 1980, Jacques Muller, engenheiro-chefe da ETA SA, bronzeava-se em uma praia quando notou que ninguém usava relógio… Imaginou, então, que seria interessante que houvesse um modelo à prova d´água e com designs variados, e que pudesse ser simplesmente descartado à medida que os gostos ditados pela moda se alterassem.

Ernst Thomke, CEO da ETA, foi apresentado ao conceito e resolveu colocá-lo em prática. Definiu, como objetivo, a construção de um relógio dentro dos seguintes parâmetros: preços baixos; produção em massa, devendo atingir 10 milhões de unidades vendidas em apenas 3 anos; custos de produção abaixo dos 10 francos suíços, devendo cair a 6 francos no terceiro ano; boa qualidade, à prova de água, choque, descartável quando quebrasse, e com peças padronizadas, a exceção do mostrador.

Em 1983 foi lançado o primeiro “Swatch” produzido em série, sucesso instantâneo de vendas, com mais de 3 milhões de unidades comercializadas apenas neste ano.

Em 1998, fazia apenas um ano que havia sido picado pelo “bug” da relojoaria… Na infância da Internet, acessada através da rede discada com “velozes” modens “US Robotics”, conheci os modelos de relógio sem mostrador, com o mecanismo à mostra, os chamados “esqueleto”. E evidentemente meu salário de estagiário não me permitia comprar nenhum modelo caro…

Na época, os Swatch haviam se tornado uma verdadeira febre no Brasil, sobretudo com os braceletes “Twist o Flex” (flexíveis). Não eram muito caros, cerca de 40 reais os modelos mais baratos, 90 os mais caros (em 1998, o salário minímo equivalia a 130 reais).

Um Swatch “esqueleto” eu podia comprar… E foi o que fiz! Lembro-me exatamente quando me dirigi à "Made in Italy", representante autorizado que situava-se na Savassi, em Belo Horizonte, e paguei os 70 reais cobrados.

Este relógio me traz boas recordações, pois é o primeiro exemplar que comprei com o fruto do meu trabalho. Nunca revisado, funciona perfeitamente até hoje, o que pode ser explicado pelo movimento de boa qualidade que o equipa (um ETA 2841 de primeira geração, ainda com rubis na âncora).



« Última modificação: 29 Maio 2021 às 16:38:55 por flávio »

*

Offline helio

  • *****
  • 898
    • Ver perfil
Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #1 Online: 30 Maio 2021 às 19:16:44 »
Legal sua história, lembro de meus primeiros relógios, desde a infância começando com um ingelsol do pernalonga (anos 60, acho que aprendi a ler horas nele), de um citizen azul cronógrafo furta-cor que comprei em 77 na minha primeira viagem para gringolandia (que hoje acharia medonho mas foi o 1o. relógio que escolhi) e já nem me lembro quando me separei dele, de meu porshe orfina que comprei na adolescência (e acho sensacional e me acompanha até hoje), um que ganhei de meu tio, de um dallil que achava lindo e repus com algo parecido há uns 10 anos via eBay.... mas jura que não me vem a cabeça uma história como a sua.
Parabéns.
() s

Enviado de meu VOG-L29 usando o Tapatalk


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #2 Online: 30 Maio 2021 às 21:39:59 »
Fotos dos Porsche!!!!! Please

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline helio

  • *****
  • 898
    • Ver perfil
Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #3 Online: 31 Maio 2021 às 08:49:50 »
O cinza era meu e o preto de minha irmã (compramos juntos numa viagem), e nestes mais de 40 anos os 2 pifaram, um relojoeiro daqui (Mendeleck) fez dos 2 o preto voltar a vida, e me passou uma lista quase impossível de peças pra salvar o cinza, rolei a "sucata" com o Rômulo Fox e anos depois peguei dele novamente apenas com o calendário invertido. O preto está com uma mesh pois a pulseira original não fecha no meu pulso. Tenho a caixa de papel, o estojo em couro e o certificado de um deles até hoje.  Durante muitos anos pra mim era sinônimo de cronógrafo .

() s



Enviado de meu VOG-L29 usando o Tapatalk

« Última modificação: 31 Maio 2021 às 08:52:54 por helio »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #4 Online: 31 Maio 2021 às 12:38:20 »
Esses orfina são históricos, sobretudo o preto. Sabe quantos fizeram? E quanto custou na época?

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline helio

  • *****
  • 898
    • Ver perfil
Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #5 Online: 31 Maio 2021 às 14:55:10 »
Esses orfina são históricos, sobretudo o preto. Sabe quantos fizeram? E quanto custou na época?

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk
Compramos num cruzeiro do Eugênio C (navio que já não existe mais pois foi desmontado) , $460.00/cada (tenho quase certeza que foi este o preço) , existia também uma versão militar que em vez de bracelete vinha com pulseira em couro (e um logo circular vermelho no mostrador) que custavam $100.00 a mais 🙄 (vai entender, pulseira mais cara que bracelete) .
() s
« Última modificação: 31 Maio 2021 às 14:57:37 por helio »

Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #6 Online: 31 Maio 2021 às 17:14:47 »
Primeiro relógio que comprei fruto do meu trabalho foi um Tag Heuer Aquaracer Chrono Calibre 16. O primeiro que comprei juntando os centavos foi um mido multifort pulsometer a alguns anos.
Abraços!
Vinicius

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #7 Online: 31 Maio 2021 às 18:09:07 »
Ainda os tem? Poste fotos se tiver!

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #8 Online: 01 Junho 2021 às 09:57:17 »
O cinza era meu e o preto de minha irmã (compramos juntos numa viagem), e nestes mais de 40 anos os 2 pifaram, um relojoeiro daqui (Mendeleck) fez dos 2 o preto voltar a vida, e me passou uma lista quase impossível de peças pra salvar o cinza, rolei a "sucata" com o Rômulo Fox e anos depois peguei dele novamente apenas com o calendário invertido. O preto está com uma mesh pois a pulseira original não fecha no meu pulso. Tenho a caixa de papel, o estojo em couro e o certificado de um deles até hoje.  Durante muitos anos pra mim era sinônimo de cronógrafo .

() s


Enviado de meu VOG-L29 usando o Tapatalk

Porra adoro este relógio! já tive, e obviamente porque sou um idiota vendi...... muito legal ser seu desde zero e com esta história... se quiser repassar para mim o bracelete com certeza cabe nimim que tenho o pulso fino  ;D ;D ;D

abraços
Membro do RedBarBrazil

Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #9 Online: 04 Julho 2021 às 23:41:53 »
Meu primeiro relógio comprado com dinheiro do meu trabalho não é automático, tampouco suíço. Se trata deste Edifice EFV-580. Ferramenta essencial para o trabalho que eu exerço.

Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro

Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #10 Online: 05 Julho 2021 às 09:16:31 »
Meu primeiro automático comprado com o meu $$ foi um Seiko, modelo 4r36 00s0 que até hoje está comigo e sendo bastante utilizado rs ..

Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #11 Online: 05 Julho 2021 às 10:09:42 »
Meu primeiro automático comprado com o meu $$ foi um Seiko, modelo 4r36 00s0 que até hoje está comigo e sendo bastante utilizado rs ..

Poxa, bota uma foto da maquina para o pessoal! Esse modelo tem umas combinações de cores interessantes!
Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro

Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #12 Online: 05 Julho 2021 às 10:46:28 »
Poxa, bota uma foto da maquina para o pessoal! Esse modelo tem umas combinações de cores interessantes!

Segue uma fotinho dele.


Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #13 Online: 05 Julho 2021 às 12:07:10 »
Segue uma fotinho dele.



👏👏👏👏👏👏

Queria eu ter podido começar comprando um seikinho automático. Ainda vou ter um! Bela máquina!
Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem.

Epicuro

Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #14 Online: 05 Julho 2021 às 12:12:29 »
👏👏👏👏👏👏

Queria eu ter podido começar comprando um seikinho automático. Ainda vou ter um! Bela máquina!

Relógio simples, não é nenhuma obra prima, mas o curto bastante. Inclusive já estou me programando para pegar um Seiko monster!

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #15 Online: 05 Julho 2021 às 14:21:24 »
Já comentei sobre meu primeiro relógio mecânico e as circunstâncias que levaram à sua aquisição (que agregaram elevado valor sentimental) em tópicos passados. Trata-se de um Speedmaster Racing 2001:


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #16 Online: 05 Julho 2021 às 14:23:02 »
É exatamente este? Super conservado!

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #17 Online: 05 Julho 2021 às 14:33:01 »
Flávio, essa foto é da divulgação da Omega, mas ele está sim muito bem conservado. ;)

Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #18 Online: 06 Julho 2021 às 10:53:21 »
O primeiro mesmo foi um Timex Atlantis, bracelete de metal.
Adorava esse relógio.

Rafael.

Re:Qual o primeiro relógio que comprou com seu dinheiro?
« Resposta #19 Online: 06 Julho 2021 às 15:27:46 »
O primeiro que comprei com meu parco dinheiro do primeiro emprego foi um Orient "Submariner". Lembro que paguei R$300,00 por volta de 2005. Não tenho nenhuma foto dele. Fui assaltado em 2009, e o Orient deve ter se convertido em nóia.