Universalzeit de Moritz Grossmann, um Worldtimer Globe Trotting

  • 4 Respostas
  • 1651 Visualizações
Universalzeit de Moritz Grossmann, um Worldtimer Globe Trotting
« Online: 28 Fevereiro 2022 às 16:16:53 »
Prezados,

Minha complicação preferida de sempre é o GMT, mas também aprecio muito a beleza de um worldtimer bem construido e este Universalzeit da Moritz Grossmann ficou com um design do mostrador bem bacana. Tem o problema de limitar a quantidade de fusos horários disponivies para apenas 6 dos normalmente 24 apresentados em outros relógios, mas a forma como apresentam e também a complicação necessária com multiplos discos, acho que justifica o sacrificio dos outros fusos. Notem ainda que apresentam uma distribuição uniforme com algumas longitudes ao longo dos continentes. Eu, adorei...

Segue o link:

https://oracleoftime.com/moritz-grossmanns-new-universalzeit-is-a-globe-trotting-worldtimer/

Saudações,

Jefferson.
« Última modificação: 28 Fevereiro 2022 às 16:19:32 por Jefferson »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Universalzeit de Moritz Grossmann, um Worldtimer Globe Trotting
« Resposta #1 Online: 28 Fevereiro 2022 às 19:39:21 »
Eu sinceramente curti a complicação, mas não curti o visual do relógio... A primeira coisa que me veio à mente, contando-lhes uma curiosidade, foi o relógio de hora universal da estação de metrô Piccadilly Circus, em Londres. Vejam

https://agentlemansjotter.wordpress.com/2017/11/18/the-world-clock-at-piccadilly-circus/

Re:Universalzeit de Moritz Grossmann, um Worldtimer Globe Trotting
« Resposta #2 Online: 01 Março 2022 às 09:14:43 »
Eu sinceramente curti a complicação, mas não curti o visual do relógio... A primeira coisa que me veio à mente, contando-lhes uma curiosidade, foi o relógio de hora universal da estação de metrô Piccadilly Circus, em Londres. Vejam

https://agentlemansjotter.wordpress.com/2017/11/18/the-world-clock-at-piccadilly-circus/

Flávio, muito legal! Confesso que sou suspeito ao opinar, adoro relógios GMT e Hora Mundial. Mas concordo com você e lembra mesmo. Agora fico pensando se o Universalzeit não se inspirou de alguma forma e criou sua versão de pulso. Será???

Abraços,

Jefferson.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Universalzeit de Moritz Grossmann, um Worldtimer Globe Trotting
« Resposta #3 Online: 01 Março 2022 às 20:50:06 »
Cara, não sei... Mas por mais bizarro que possa parecer, o tal relógio da Piccadilly Circus tem um contexto histórico IMPORTANTÍSSIMO e acredito que todos que passam lá todos os dias nem saibam. Primeiro, porque o relógio foi um dos primeiros a usar eletricidade para colocá-lo em funcionamento. Ou seja, o relógio era uma maravilha tecnológica da sua era. Mas o principal é que ele demonstra, visualmente, o que o Império Britânico, que chegou a dominar 1/4 do planeta, sobretudo através da sua Armada, queria demonstrar a todos que ainda era e na verdade já não era mais... Como Império, o Reino Unido já vinha capengando desde fins do século 19, quando vários outros "players" surgiram. Ao fim da 1a Guerra Mundial, os grandes Impérios europeus ruíram, para dar lugar ao emergente Estados Unidos, que surgia como potência não só industrial, que já era, como também militar.

O relógio da Piccadilly Circus, colocado na estação de maior movimento de Londres, mostrava a todos que lá passavam uma era há décadas deixada para trás. Ele queria dizer: "vejam só súditos, o poderio britânico estende-se a todos esses locais, até hoje!" Mas o que dizia mesmo era: "nós queríamos que nosso poder atual se estendesse como no passado recente da Era Vitoriana. Mas hoje somos apenas uma potência em decadência, e cedemos lugar aos jovens..."

Este relógio ficou relegado durante décadas e, salvo engano, foi restaurado recentemente ao seu estado original, inclusive utilizado o mecanismo original (que fica oculto em uma sala atrás do painel). E certamente todos que passam pela Piccadilly Circus hoje nem lhe dão bola... Mas o tal relógio é um dos grandes artefatos da história da relojoaria, muito mais pelo valor simbólico que teve na época da sua instalação do que por outra coisa.


Flávio
« Última modificação: 02 Março 2022 às 16:26:30 por flávio »

Re:Universalzeit de Moritz Grossmann, um Worldtimer Globe Trotting
« Resposta #4 Online: 02 Março 2022 às 14:43:21 »
Cara, não sei... Mas por mais bizarro que possa parecer, o tal relógio da Piccadilly Circus tem um contexto histórico IMPORTANTÍSSIMO e acredito que todos que passam lá todos os dias nem saibam. Primeiro, porque o relógio foi um dos primeiros a usar eletricidade para colocá-lo em funcionamento. Ou seja, o relógio era uma maravilha tecnológica da sua era. Mas o principal é que ele demonstra, visualmente, o que o Império Britânico, que chegou a dominar 1/4 do planeta, sobretudo através da sua Armada, queria demonstrar a todos que ainda era e na verdade já não era mais... Como Império, o Reino Unido já vinha capengando desde fins do século 19, quando vários outros "players" surgiram. Ao fim da 1a Guerra Mundial, os grandes Impérios europeus ruíram, para dar lugar ao emergente Estados Unidos, que surgia como potência não só industrial, que já era, como também militar.

O relógio da Piccadilly Circus, colocado na estação de maior movimento de Londres, mostrava a todos que lá passavam uma era já há décadas deixada para trás. Ele queria dizer: "vejam só súditos, o poderio britânico estende-se a todos esses locais, até hoje!" Mas o que dizia mesmo era: "nós queríamos que nosso poder atual se estendesse como no passado recente da Era Vitoriana. Mas hoje somos apenas uma potência em decadência, e cedemos lugar aos jovens..."

Este relógio ficou relegado durante décadas e, salvo engano, foi restaurado recentemente ao seu estado original, inclusive utilizado o mecanismo original (que fica oculto em uma sala atrás do painel). E certamente todos que passam pela Piccadilly Circus hoje nem lhe dão bola... Mas o tal relógio é um dos grandes artefatos da história da relojoaria, muito mais pelo valor simbólico que teve na época da sua instalação do que por outra coisa.


Flávio

Flávio, muito legal estas informações e este relógio da Piccadilly Circus mereceria pela sua importância um tópico dedicado.