OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi

  • 29 Respostas
  • 17326 Visualizações
*

Offline jeans

  • *****
  • 521
    • Ver perfil
OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Online: 22 Agosto 2009 às 23:06:34 »
Bom,

Depois deste vídeo eu me senti um ignorante no quesito de carnes, achava que sabia alguma coisa, mas agora sei, e, gostaria de compartilhar com os amigos...

Agora aquele final revelador que o que geralmente as pessoas estão comendo pensando que é picanha e na realidade é coxão duro... Aff! Tô ligadão!  ;D

[]`s Jean

http://www.youtube.com/watch?v=nKA1UlNMAM4&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=CIQOIzTYz5E&feature=related

P.S.: Para quem gosta de facas, reparem o corte afiado que tem esta faca desse cabra!
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #1 Online: 22 Agosto 2009 às 23:12:04 »
Obrigado amigo, eu já sabia disso, embora seja ignorante em carnes.
Sabia, porque meu pai é um churrasqueiro de mão cheia e me ensinou.
Abraços,

SANDRO

*

Enéias

Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #2 Online: 22 Agosto 2009 às 23:44:32 »
Eu entendo muito pouco, apesar de ter muitos amigos gaúchos - que comandam a churrasqueira.

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #3 Online: 23 Agosto 2009 às 02:30:51 »
Puuuuuuutz!


*

Alberto Ferreira

Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #4 Online: 23 Agosto 2009 às 10:01:45 »
Salve, amigos!

É isso aí!
Tudo tem lá a sua técnica, não?

Mas, acima de tudo...
Na minha opinião, o Bassi é um dos melhores açougueiros(*) do Brasil.  (*) Ele gosta de ser chamado assim!
Talvez, o melhor.

Ele é, sobretudo, um apaixonado que sabe tudo sobre carnes e seu manuseio.

A churrasqueira pessoal dele é simplesmente fantástica, toda em inox.

Quanto à "terceira veia", picanha vs. coxão duro, etc. Ou seja, aquela parte mostrada e que servem por aí nas "churrascarias" é mesmo...

"A parte mole do coxão duro".

Na minha modesta opinião, que aprendi muita coisa com o Bassi,...
Picanha não se fura (não se "espeta)".
O negócio é "grelhar" ou "assar", como mostrado nos vídeos.

De resto,...
É uma farofinha e um bom vinho, para acompanhar...  8)

Abraços a todos!
Alberto

*

Offline Beto

  • *
  • 35
    • Ver perfil
Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #5 Online: 23 Agosto 2009 às 11:57:12 »
Alberto,
não quero polemizar ... mas os gauchos que preferem servir a picanha no espeto e tirando pequenas fatias ... estão errados ?
Por que não espetar a carne ?
Picanha invertida é um crime !?!?!?!

Ah ... tem uns videos , quase propaganda , do Wessel no you tube que não são tão bons quanto do Bassi mas que merecem ser vistos , e após serem vistos me respondam por que o wessel fala tanto do corte da picanha em função de suas fibras e o Bassi simplesmente ignora e corta reto ?

Isso tudo me deu uma fome ...  :)

abraços

*

Alberto Ferreira

Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #6 Online: 23 Agosto 2009 às 13:20:49 »
Alberto,
não quero polemizar ... mas os gauchos que preferem servir a picanha no espeto e tirando pequenas fatias ... estão errados ?
Por que não espetar a carne ?
Picanha invertida é um crime !?!?!?!
...

Isso tudo me deu uma fome ...  :)

abraços



Sim!
Polêmica nessa área é mesmo “espeto”!   ;D

Agora,...
Claro que não, Tchê!
Tudo tem seu tempo e lugar.
Mais ao Sul,... Mais ao Norte...

Os rios, podem ser grandes, sejam eles do sul, do norte, de janeiro, ou dos "brasís" do centro (até o Lula "espeta" lá as suas "picanhas"...  :D)...
Isso é que é mesmo legal! A tal diversidade.

Mas bah!
Eu sabia que a "gauchada" ia saltar nas botas,...
...com essa coisa de "churrasco de (butique) paulista", e ainda por cima com sotaque (ou sobrenomes de italianos ou húngaros).  ;)  ;D

Mas,...
Brincadeiras à parte, o que eu “declarei”, ao dizer que "não se espeta", era uma preferência mesmo.  ::)
Até porque eu uso garfo para "traçar" as ditas cujas... Né?
 :D

Bom,...
Se não foi entendido assim, por favor, corrijam.
Se não, a turma do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) vai pôr o "bagual" aqui no "espeto"...   :P

E... Afinal,...
Eu sou carioca, mermão!
 :D

Fome?... Numa hora dessas?
Affff!

Um abração!
Alberto
 8)

Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #7 Online: 23 Agosto 2009 às 14:22:19 »
Epa, epa, epa!

Cada um com sua teoria - claro - mas afirmar que uma não se espeta e que a outra servida é aquela e não essa que se diz ser... Melhor que se diga 'prefiro fazer a carne desse jeito, mas lá se faz assim'. Demonstra maior conhecimento no assunto e maior complacência em relação aos distintos costumes.

Sou catarinense e morei 20 anos no Rio Grande do Sul. A carne, da forma como é feita no sul, possui um ritual que - como diz a propaganda - não tem preço. Os pampas (Argentina, Uruguai e Estado do Rio Grande do Sul) veneram a arte do churrasco. A carne é de qualidade e possui um sabor característico, que está em sintonia com a tradição local. A carne, por aqueles lados (aqueles, pois agora estou na Bahia)  é parte da vida de muita gente. É cultural. Na Argentina e Uruguai é comum a carne vir com batatas fritas e nada mais. Isso basta, pois a carne é o que importa. No RS, provavelmente por influência de hábitos mais abrasileirados, se aceitam outros ingredientes à mesa, o que já indica uma alteração sutil sobre o churrasco produzido nos pampas.

Em outras paragens a carne será preparada de outra forma, e terá outro sabor. Se melhor ou pior, não cabe aqui discutir. Será diferente.

Pra relaxar um pouco, pois o tema dá abertura a polêmicas:

Estava morando na cidade (Guanambi, Bahia) há 1 ano quando, num sábado pela manhã, recebi a visita de um radiologista no meu consultório. Ele tinha vindo de bicicleta de sua casa até meu consultório (ou seja, relaxava enquanto eu trabalhava), pra me convidar para um churrasco em sua casa, a ser realizado no dia seguinte, domingo, ao meio-dia. Disse que o convite era válido para toda a família, mas que havia uma condição: eu teria de fazer o churrasco! Me explicou que havia convidado uma turma pro churrasco e que no supermercado na noite anterior se deu conta de que não sabia nem como espetar a carne... Lembrou-se do amigo otorrino recém-chegado de Porto Alegre e tiveram um domingo regado a churrasco à moda gaúcha.

*

Alberto Ferreira

Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #8 Online: 23 Agosto 2009 às 15:28:33 »
Salve!

Bom,...
Não foi churrasco, não,...
Mas, o bife (com "petit pois") da Dona TT, com direito a uma salada de beterrabas, com alho frito...  ;)
...estava jóia! Lá isso estava!!!!
 8)

E lá se foi aquela fome!  :D


Mas,...
Na linha dos "causos"...

Durante um bom tempo eu viajava com freqüência para o Sudoeste de Santa Catarina, onde acompanhava um projeto de perfuratrizes (e perfuração) de poços profundos, de água.

Pois bem,...
Uma das cidades onde eu sempre ficava alguns dias era Chapecó (*)

Local muito interessante, dentre outras coisas por uma particularidade. A convivência (pacífica) de "Catarinas" e "Gaúchos" num mesmo churrasco.
E o "clima" era sempre dos melhores, coisa de amigos.

Mas, os gaúchos (em ligeira minoria  :D) não escapavam das piadas, com que os “catarinas” se vingavam da “invasão” das suas plagas.
Eu nunca ouvi tanta piada de gaúcho...
::)  :D


E,... Cadê o "causo"...

Ah!
Pois bem...
Durante os tais churrascos, o assunto corria sempre para aquelas coisas do que "pode" e do que "não pode"...
Normal... Claro!
E na maioria das vezes terminava com a aclamação do estilo gaúcho,...  Com sal e só.
Pelo menos era o que eu entendia que eles, os gaúchos, "defendiam"...

Mas,...
Um dia eu resolvi fazer uma das minhas brincadeiras.

Eu vi um furgão de entregas da Arisco, que estava estacionado no fim da rua onde ficava o CTG...
Fui até ele, falei com o motorista, era um "catarina", e eu expliquei a minha idéia...
Ele a achou ótima! Morria de rir...

O furgão foi então parado na entrada dos fundos do CTG e o motorista simulou uma "entrega"...
Colocou várias caixas no chão, etc.

No churrasco seguinte, quando começaram as tais conversas, aquelas de apenas usar sal grosso nos churrascos verdadeiros...

Eu mostrei as fotos,...
Caixas e mais caixas de alho e outros temperos "entrando" pela porta dos fundos do CTG.
...com um ferino comentário.  ;)

Ok! Aqui, a "teoria" é essa.
Mas vejam com eles fazem o churrasco de domingo lá no CTG!
 ;D

Abraços a todos!
Alberto
 8)

PS:
(*) Segundo aquele alemão,...
Uma das três cidades de Santa Catarina cujos nomes começam com X...

As outras são Xanxerê e Xoinville...  ::)
 ;D
« Última modificação: 23 Agosto 2009 às 15:34:07 por Alberto Ferreira »

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #9 Online: 24 Agosto 2009 às 10:18:25 »
Salve!

Bom,...
Não foi churrasco, não,...
Mas, o bife (com "petit pois") da Dona TT, com direito a uma salada de beterrabas, com alho frito...  ;)
...estava jóia! Lá isso estava!!!!
 8)

E lá se foi aquela fome!  :D


Mas,...
Na linha dos "causos"...

Durante um bom tempo eu viajava com freqüência para o Sudoeste de Santa Catarina, onde acompanhava um projeto de perfuratrizes (e perfuração) de poços profundos, de água.

Pois bem,...
Uma das cidades onde eu sempre ficava alguns dias era Chapecó (*)

Local muito interessante, dentre outras coisas por uma particularidade. A convivência (pacífica) de "Catarinas" e "Gaúchos" num mesmo churrasco.
E o "clima" era sempre dos melhores, coisa de amigos.

Mas, os gaúchos (em ligeira minoria  :D) não escapavam das piadas, com que os “catarinas” se vingavam da “invasão” das suas plagas.
Eu nunca ouvi tanta piada de gaúcho...
::)  :D


E,... Cadê o "causo"...

Ah!
Pois bem...
Durante os tais churrascos, o assunto corria sempre para aquelas coisas do que "pode" e do que "não pode"...
Normal... Claro!
E na maioria das vezes terminava com a aclamação do estilo gaúcho,...  Com sal e só.
Pelo menos era o que eu entendia que eles, os gaúchos, "defendiam"...

Mas,...
Um dia eu resolvi fazer uma das minhas brincadeiras.

Eu vi um furgão de entregas da Arisco, que estava estacionado no fim da rua onde ficava o CTG...
Fui até ele, falei com o motorista, era um "catarina", e eu expliquei a minha idéia...
Ele a achou ótima! Morria de rir...

O furgão foi então parado na entrada dos fundos do CTG e o motorista simulou uma "entrega"...
Colocou várias caixas no chão, etc.

No churrasco seguinte, quando começaram as tais conversas, aquelas de apenas usar sal grosso nos churrascos verdadeiros...

Eu mostrei as fotos,...
Caixas e mais caixas de alho e outros temperos "entrando" pela porta dos fundos do CTG.
...com um ferino comentário.  ;)

Ok! Aqui, a "teoria" é essa.
Mas vejam com eles fazem o churrasco de domingo lá no CTG!
 ;D

Abraços a todos!
Alberto
 8)

PS:
(*) Segundo aquele alemão,...
Uma das três cidades de Santa Catarina cujos nomes começam com X...

As outras são Xanxerê e Xoinville...  ::)
 ;D


Eu nasci no RS, numa pequena cidade, a apenas 80 km de Chapecó - SC. Alberto, se for assim, existe uma quarta cidade que começa com x em SC. ;D
O nome é Xaxim.
Abraços,

SANDRO

*

Pandolfi

Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #10 Online: 24 Agosto 2009 às 10:59:22 »
Bom,
Depois deste vídeo eu me senti um ignorante no quesito de carnes, achava que sabia alguma coisa, mas agora sei, e, gostaria de compartilhar com os amigos...
Agora aquele final revelador que o que geralmente as pessoas estão comendo pensando que é picanha e na realidade é coxão duro... Aff! Tô ligadão!  ;D
[]`s Jean
http://www.youtube.com/watch?v=nKA1UlNMAM4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=CIQOIzTYz5E&feature=related
P.S.: Para quem gosta de facas, reparem o corte afiado que tem esta faca desse cabra!
Amigos, eu gosto de churrasco mal passado, desde que conheça a procedência da carne, mas eu nunca vi alguém que gostasse de churrasco mal passado igual à do vídeo.
Granede abraço.
Pandolfi


*

Alberto Ferreira

Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #11 Online: 24 Agosto 2009 às 11:46:24 »
...
Eu nasci no RS, numa pequena cidade, a apenas 80 km de Chapecó - SC. Alberto, se for assim, existe uma quarta cidade que começa com x em SC. ;D
O nome é Xaxim.
Abraços,

SANDRO


Salve!

 ;D

Verdade, Sandro!

E tem Xavantina também, né?  ;)

Mas essas, eu creio que o tal alemão não conhecia...
... ou ele achava que eram com Z::)

Um abração!
Alberto
 8)

Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #12 Online: 24 Agosto 2009 às 11:55:41 »
Oi pessoal !

Olha, eu gosto sim de uma picanha bem mal passada !!

é bom saber que, se passou de 1 quilo, ja nao é picanha... 90% das picanhas que eu vi eram grandes demais !!

Aqui na frança, eu nunca faço no espeto, so na grelha... até porque eu nao tenho churrasqueira grande o suficiente !! Investi numa Weber, mas o meu desgosto é que por aqui, quando se fala em chrrasco, é so liguiça (e pequena, do tamanho de 1 salsicha), asas e coxas de frango, porco... Mas boi, nada !!

Alias, o que nos conhecemos como picanha, nem existe no corte francês !! E mesmo se existisse, aqui o gado é criado confinado, em intensivo, tudo vaca e boi limousine, nada a ver com um nelore que passou por uma boa invernada... o gosto é completamente diferente !! Inclusive cupim, por exemplo, simplesmente nao existe, pois nenhum boi por aqui tem a "corcunda" !!

Quer dizer, picanha, por aqui, so as que vêm congeladas da argentina... e ai, meu bolso pede soda !!

Abraços,

Bruno

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #13 Online: 24 Agosto 2009 às 15:37:21 »
Amigos, eu gosto de churrasco mal passado, desde que conheça a procedência da carne, mas eu nunca vi alguém que gostasse de churrasco mal passado igual à do vídeo.

Pandolfi, meu amigo, se você me ver comendo churrasco, vai achar que sou um vampiro!
Pra mim, quanto mais mal passado melhor. Gosto da carne derretendo de tão macia!

Um abração,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #14 Online: 24 Agosto 2009 às 16:05:36 »
Amigos, eu gosto de churrasco mal passado, desde que conheça a procedência da carne, mas eu nunca vi alguém que gostasse de churrasco mal passado igual à do vídeo.

Pandolfi, meu amigo, se você me ver comendo churrasco, vai achar que sou um vampiro!
Pra mim, quanto mais mal passado melhor. Gosto da carne derretendo de tão macia!

Um abração,

Igor

Então, somos dois. Odeio carne tostada (carne bovina, fique bem entendido)
Abraços,

SANDRO

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #15 Online: 24 Agosto 2009 às 16:10:56 »
Como tudo na vida e na natureza, nem de mais, nem de menos ::).
[ ]s
Luciano

*

Alberto Ferreira

Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #16 Online: 24 Agosto 2009 às 16:23:21 »
Salve, amigos!

Mas, voltando aos "churrascos" mencionados pelo Bruno...

Claro que sempre dá, mas o sempre depende, não é?
E fica mesmo caro paca´s!

Mas, como alguém que já foi "expatriado" (profissionalmente, nada político...  ::) Ok?  :D), eu sei bem...

Churrasco de asa de frango é dose! Algo além do nível do "desespero".
Se "tira-gosto" com elas, as asinhas, eu já acho um tanto fora,...  ;)
Churrasco mesmo então...

Essa coisa de quem não tem boi, churrasqueia com porco, frango, ganso, marreco, avestruz...
...é um (grande) problema mesmo.   ::)

 Eu estou fora! 
Afff!  :P

Por algumas (latitudes) por onde eu andei, era melhor fazer churrasco de arenque!
Que, pelo menos, parecia as sardinhas na brasa que o meu velho, como bom patrício, tanto gostava.
 ;)  :D

Abraços!
Alberto
 8)

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #17 Online: 24 Agosto 2009 às 16:43:47 »
Eu não sou exatamente um fã de carnes, mas sou fã de comida, logo acho o Bassi e seu restaurante (propaganda no fim) excelentes, vendo estes vídeos podemos perceber que é um cara que ama o que faz e isto tem muito valor.
Quantos aos modos, cada um tem o seu, não existe certo ou errado...
Outro restaurante recomendado, o Varanda no Itaim tem no cardápio cortes americanos, argentinos e brasileiros e até o "kobe beef" japonês... quem está certo?...

Templo da Carne - Marcos Bassi
Rua Treze de Maio, 668
Bela Vista - Centro - (11) 3288-7045 e 3289-6701

Varanda Grill
R. General Mena Barreto, 793
Itaim Bibi - São Paulo - SP. Tel: (11) 3887-8870
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #18 Online: 25 Agosto 2009 às 07:35:03 »
Eu não sou exatamente um fã de carnes, mas sou fã de comida, logo acho o Bassi e seu restaurante (propaganda no fim) excelentes, vendo estes vídeos podemos perceber que é um cara que ama o que faz e isto tem muito valor.
Quantos aos modos, cada um tem o seu, não existe certo ou errado...
Outro restaurante recomendado, o Varanda no Itaim tem no cardápio cortes americanos, argentinos e brasileiros e até o "kobe beef" japonês... quem está certo?...

Templo da Carne - Marcos Bassi
Rua Treze de Maio, 668
Bela Vista - Centro - (11) 3288-7045 e 3289-6701

Varanda Grill
R. General Mena Barreto, 793
Itaim Bibi - São Paulo - SP. Tel: (11) 3887-8870

Fernando, vc já experimentou o kobe do Figueira?   Fantástico!!!!!!

Grande abraço!


Obs.: tenho tido alguns problemas de disponibilidade de tempo, quase não tenho postado, mas seria interessante se pudessemos dar uma variada e, ao invés do MASP, marcassemos um encontro (com ou sem as patroas?!!!) em um dessses restaurantes comentados -Bassi, Varanda ou Figueira.  O que acham?
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

Re: OT - Picanha, cortes, terceira veia - Marcos Guardabassi
« Resposta #19 Online: 25 Agosto 2009 às 10:14:19 »
Amigos, eu gosto de churrasco mal passado, desde que conheça a procedência da carne, mas eu nunca vi alguém que gostasse de churrasco mal passado igual à do vídeo.

Pandolfi, meu amigo, se você me ver comendo churrasco, vai achar que sou um vampiro!
Pra mim, quanto mais mal passado melhor. Gosto da carne derretendo de tão macia!

Um abração,

Igor

 Se a carne tiver que sair de acordo com meu paladar, com certeza também vão achar que o Drácula está fazendo um churrasquinho com pagode em seu quintal na transilvânia...
 Obviamente sei que cada um tem seu gosto para o ponto da carne... mas não consigo entender como alguém possa pedir pra 'passar' uma fatia de picanha.. nem que seja "ao ponto"...
 Nos churrascos as vezes é até engraçado..a maioria prefere ao ponto, uma coisa digamos, 'normal', até sem passar muito. Mesmo assim as fatias que eu prefiro ainda ficam longe desse ponto que a turma gosta... saem da churrasqueira bem antes.. rapidinho, rapidinho ;D