Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Carretera18

Eu já reparei que o Blue-Black da Parker é sensível ao tipo de papel... Nos moleskines ele fica esverdeado mais rápido, mas não lembro de ver ele ficar verde tão rápido... Sempre demora pelo menos alguns (bons) minutos...

Michelim,

Bela lista de tintas que vc gosta. Estou para tentar os Diamane ou um Montblanc para ver se existe muita diferença com as outras tintas que costumo usar...

E sabe explicar o motivo do Pelikan  Eldelstein  ser tão mais cara?

abs
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

michelim

Não sei porque são mais caras.....

Da linha Edelstein, eu adoro a Topázio por ser um turquesa puxando pro azul que acho fantástico, já a tanzanite, mandarine e safira são normais....  E as outras eu não tenho, então não posso opinar...

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Carretera18

Citação de: michelim online 02 Agosto 2013 às 16:35:38
Não sei porque são mais caras.....

Da linha Edelstein, eu adoro a Topázio por ser um turquesa puxando pro azul que acho fantástico, já a tanzanite, mandarine e safira são normais....  E as outras eu não tenho, então não posso opinar...

Obrigado pelo esclarecimento!

abs

Bernardo

Alguém já experimentou as tintas produzidas pela Platinum?

http://www.platinum-pen.co.jp/products/spare/ink/eink.html

Tenho vontade de comprar a "Platinum Black Carbon", tinta pigmentada. De acordo com o fabricante, é conhecida por ser uma das mais intensas na cor preta.

Abs,  

Carretera18

Citação de: Bernardo online 02 Agosto 2013 às 21:43:05
Alguém já experimentou as tintas produzidas pela Platinum?

http://www.platinum-pen.co.jp/products/spare/ink/eink.html

Tenho vontade de comprar a "Platinum Black Carbon", tinta pigmentada. De acordo com o fabricante, é conhecida por ser uma das mais intensas na cor preta.

Abs,  

As tintas eu não conheço, mas tenho uma caneta Platinum com pena Music customizada para Cursive Italic na nibs ponto com e gostei muito (da pena), mas a sensação de qualidade geral (corpo de plástico) é inferior a uma Parker Sonnet, por exemplo.

Esta caneta é uma que sempre está no meu line up.

euzis

Olá pessoal,
minha experiência com tintas se resume as sheaffer e parker (modernas) .
Como recentemente comprei mais cores, Fiquei um tempo sem usar a parker (preta lavável). Enfim, como minhas canetas não são um primor,  agora eu percebi uma diferença grande entre elas. A parker realmente parece 'mais macia' na escrita e com uma fluidez melhor .  Ñ sei se é exatamente isso, mas dá a impressão de a sheaffer ter a tensão superficial muito maior (o que a deixa "menos molhada").
Numa caneta boa não faz muita diferença - ambas vão bem, mas na minha a parker pareceu funcionar melhor.
Por outro lado, as cores da sheaffer são mais bacanas - para mim, principalmente a verde e a vermelha.

Quanto as edelstein, acredito que seja a 'sofisticação embarcada' (ou um "efeito jóia") - Dá vontade de comprar só por conta daquele vidro deles... eu já estava querendo um outro azul, depois do comentário do michelim do topazio quem sabe quando eu for comprar um novo eu não crio coragem :P

Outro dia eu usei uma caneta emprestaram, com tinta pilot ... não deu para testar exatamente, mas me pareceu bem macia e gostei da cor - um azul meio 'puxado' para o turquesa.

Também usei os cartuchos da crown (que vieram com as canetas)  e eles apresentaram a estranha característica de.mudar de cor - na escrita, não após secar. No começo do cartucho era um azul arroxeado, depois ficou um azul bem escuro.

Olicheski

Bom... Sei que to fazendo coisa errada em não ter lido todo o tópico antes de postar, mas hoje, chegou minha caneta!!!!

segue algumas fotos, o comentário que faço, é que achei muito simples a embalagem, mas como é algo que paguei míseros 50 reais, acho que não vem com muito luxo mesmo.

Veio com três cartuchos de tinta preta, particularmente, achei tudo muito bom e para escrever, não notei tanta diferença exceto pela caneta ser mais pesada, vou ter de me acostumar.

Enfim, agora é esperar me adaptar ao novo brinquedo,  dentro do possível, posto outras imagens, pois estou usando câmera de celular.

Citação de: vinniearques online 30 Julho 2013 às 11:02:48
Só uma dica links do Mercadolivre são proibidos aqui!

parabéns pela caneta!

Perdão, mas como vi links de outros sites de vendas na internet, achei que o ML também poderia ser colocado.
"Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento, pois melhor é o lucro que ela dá do que o lucro da prata, e a sua renda do que o ouro. "

Bíblia, provérbios 3:13-14.

Carretera18

Olicheski,

Parabéns pela compra. Depois escreva sobre suas impressões. Se a caneta tem boa partida, se a pena é macia, se existe variação de espessura, etc.

Abraços

Olicheski

Eai pessoal, como já disse em alguns tópicos que postei anteriormente sou novo por aqui, mas gosto muito do assunto caneta e escrita de uma maneira geral e achei esse tópico muito interessante, tanto, que mesmo tento mais de 150 páginas, eu estou lendo, se possível, irei ler todas elas.

Encontrei muito conhecimento lendo até a página 30, fico imaginando quando chegar na casa das centenas  :D :D :D

Apesar de gostar de canetas, a pouco adquiri  uma tinteiro, estou gostando muito mas não pretendo fazer coleção como muitos aqui dizem fazer.

Gostaria de saber se alguém assistiu aquele seriado sobre tintas do History Channel que comentaram na página 15 se alguém assistiu e hoje tiver aquilo no youtube e puder colocar o link para mim, agradeço.

Citação de: HumbertoReis online 28 Setembro 2009 às 19:03:15
Hoje às 20h no History Channel vão falar sobre tintas. Quem quiser ver...

Uma outra coisa, o que esses camaradas iriam dizer se soubessem aonde esse tópico iria chegar???  ;D ;D ;D

Citação de: klaus online 06 Outubro 2009 às 13:11:24
puxa, um topico q começou sem grandes pretensoes, ja  ta batendo nas 20 paginas
da ate  p pensar em um subforum ne pessoal??? ;D ;D ;D ;D

tb gosto muito de canetas, mas estou traumatizado com a ultima q eu tive anos atras, parker 51, de ouro, q ganhei de meu falecido pai. cai na bobeira de levar p escola e me roubaram ela, snif, snif, doi o coraçao

mas voltando a comprar, achei a parker bem baratinha e de boa qualidade e paulo, sera q essa q vc postou funciona ou sera tipo um daqueles relogios chinas q so tem beleza?

Citação de: mestreaudi online 06 Outubro 2009 às 14:05:54
Fantástica Crown, Paulo!!!  :D Belo review!  ;)

As Crown são o melhor custo/ benefício na minha opinião!!!

Citação de: klaus online 06 Outubro 2009 às 13:11:24
puxa, um topico q começou sem grandes pretensoes, ja  ta batendo nas 20 paginas

Não é pra menos né Klaus! Canetas e relógios tem tudo a ver!!!  ;)
Esse tópico ainda vai crescer... e muito!  :)

Abraços!

Enfim, finalizo com esse pequeno post feito a mão, sobre a minha mais nova aquisição, vou guardar o papel para ver como fica a tinta daqui a algum tempo, e por falar nisso, o pessoal tem aqueles review que fizeram a mão como este meu? Podemos agora ter uma base muito legal sobre como se comporta a tinta ao longo do tempo.

Grande abraço.

aa...

Não poderia esquecer o teste da água....
Antes de entrar na água...

Parte de tras do pedaço de papel, tem tinta para impressora e marca caneta BIC

Após uns 10 minutos....

Parece que dá para ler algo, mas na realidade você apenas vê que tinha algo escrito ali.

Na parte da BIC e da tinta de impressora, tudo normal.
"Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento, pois melhor é o lucro que ela dá do que o lucro da prata, e a sua renda do que o ouro. "

Bíblia, provérbios 3:13-14.

euzis

Olicheski, legais os reviews. você usou a própria tinta da jinhao, correto?
Quanto ao seu comentário no review, da tinta passar para o outro lado, isso varia do tipo de tinta, da pena (mais grossa ou fina) e bastante do papel. Acaba sendo melhor sempre usar papeis de gramatura um pouco maior - ainda assim, as tinteiro costumam ser melhores que as rollerball nesse quesito. ;)

euzis

Mudando um pouquinho, no meu aniversário ganhei um dinheirinho do meu pai e resolvi "torrar"... resultado, comprei um relógio - nada de extraordinário, mas com a interessante característica de ser solar - do tipo 'falso moto-perpétuo' (apesar de não ser o lugar ideal para comentar, já falei  ;D :P).
Mas, o mais importante - pelo menos para o tópico - foram duas canetas. Uma é a Parker Vector, que na verdade foi um kit de caligrafia, com 03 penas... é absurdo, surpreendente e até irritante como essas coisas são mais baratas fora do Brasil - paguei "irrisórios" US12, com frete e tudo.

Mas o que - por enquanto - me deixou mais satisfeito, foi a Noodler ahab flex nib - eu já li algo sobre ela no fórum, mas faz muito tempo (não tenho nem certeza se quem escreveu ainda frequenta o fórum). O inconveniente dela é a tampa com rosca - eu particularmente não gosto muito. O modelo é piston filler, flex nib e com a tampa com rosca, o que me pareceu padrão de todos os modelos deles.
Alguém tem uma dessas, ou tem algo a comentar?

Pelo que lembro de ter lido, são as canetas flexíveis atuais de melhor custo-benefício (são baratas e de boa qualidade).

Enfim, nos resta aguardar os correios do mundo afora - e torcer para não haver nenhum problema. 8) ;D

Quem sabe assim que elas chegarem eu não aposento a minha crown porcaria (a outra eu não tenho muitas reclamações). Assim que chegarem ou aparecer alguma notícia eu posto aqui.
Abraços.

Roncato

Citação de: euzis online 15 Agosto 2013 às 11:53:19
Mudando um pouquinho, no meu aniversário ganhei um dinheirinho do meu pai e resolvi "torrar"... resultado, comprei um relógio - nada de extraordinário, mas com a interessante característica de ser solar - do tipo 'falso moto-perpétuo' (apesar de não ser o lugar ideal para comentar, já falei  ;D :P).
Mas, o mais importante - pelo menos para o tópico - foram duas canetas. Uma é a Parker Vector, que na verdade foi um kit de caligrafia, com 03 penas... é absurdo, surpreendente e até irritante como essas coisas são mais baratas fora do Brasil - paguei "irrisórios" US12, com frete e tudo.

Mas o que - por enquanto - me deixou mais satisfeito, foi a Noodler ahab flex nib - eu já li algo sobre ela no fórum, mas faz muito tempo (não tenho nem certeza se quem escreveu ainda frequenta o fórum). O inconveniente dela é a tampa com rosca - eu particularmente não gosto muito. O modelo é piston filler, flex nib e com a tampa com rosca, o que me pareceu padrão de todos os modelos deles.
Alguém tem uma dessas, ou tem algo a comentar?

Pelo que lembro de ter lido, são as canetas flexíveis atuais de melhor custo-benefício (são baratas e de boa qualidade).

Enfim, nos resta aguardar os correios do mundo afora - e torcer para não haver nenhum problema. 8) ;D

Quem sabe assim que elas chegarem eu não aposento a minha crown porcaria (a outra eu não tenho muitas reclamações). Assim que chegarem ou aparecer alguma notícia eu posto aqui.
Abraços.

Olá euzis, provavelmente vc leu algum post meu... Deve ter mais uns 2 ou 3 sobre a Ahab. Para quem quer testar  nib flex é a ideal. Pois, se não se adaptar, não gastou quase nada. Gosto muito dela, mas logo de cara quando chegou já fiz um ajuste na pena, no site do Brian tem vídeo mostrando isso. Precisa de um tempo para acostumar, depois é tranquilo, lembrando que a pena sem tensão é quase fina, não possui medida específica, apenas é flex...

euzis

Roncato, é isso mesmo... Acho que me interessei pela ahab quando você comentou (justamente indicando essa "melhor escolha para começar"). :)
Quase inacreditavelmente, a minha parker já está no Brasil (pelo rastreamento do correio daqui). Não sei o resto do pessoal, mas tenho a impressão que vale a pena comprar de outros lugares que não dos EUA, pois chegam bem mais rápido.
Quanto a abandonou, fico contente que o traço sem pressão seja fino, pois justamente eu gosto das tinteiro por.não precisar pressionar muito - imagino que se não me adaptar à flexível,  eu ainda consiga utilizar sem problemas.

michelim

Citação de: Roncato online 18 Julho 2013 às 20:28:41
Caros, buenas!!!

Tenho acompanhado, mas não respondendo... Hoje vou comentar e compartilhar...

Bom, botei na minha cabeça que, após uma Boheme e uma 144, quero uma 146, e nova! Nada de usada, a não ser que seja impossível comprar a que eu quero!

Fui à loja da MB no Shopping Higienopolis, pronto, que pronto nada. Loja de primeira, fui super bem atendido, pedi uma 146 Legrand, o vendedor me trouxe uma pena "M", até ai tudo bem, pois, sabemos que essa pena é a padrão nas Boutiques MB. Então, falei a ele que queria substituir a pena por uma "BB". Sim, ele disse, porém só fazemos isso para quem tem certeza da substituição, também sabemos que esse trabalho é sem custo, quem compra uma MB nova, escolhe eles mandam a peça para o Repair fazer a troca da pena.

Eu disse, claro, é isso mesmo! Ele foi la dentro pegou um papel grafado com exemplo de medidas de penas, me mostrou e disse: Veja a diferença, leva a "M", o Sr. vai se adaptar melhor (todos aqui sabem que prefiro as "B", "BB" ou stubs 1,1). Háhá, por sorte estava no bolso com uma Pelikan m400 "B" e uma MB  342 Stub .

Então pedi licença ao rapaz e no mesmo papel comecei a escrever com a minha MB... Quando ele viu aquilo, não entendeu nada, mostrei para ele o traço e perguntei se ele conhecia aquele minha peça! Claro, que não. Deixei ele ver a tampa e revelei de tratar de uma MB da década de 50, nesse momento ele percebeu que estava tentando negociar uma peça de R$ 2.060.00 com alguém que entendia do assunto.

Resumindo, falamos por uns trinta minutos sobre a MB, me mostrou vários lançamentos (esses eu falo depois fomos de R$ 1.680.00 a R$ 8.700,00) da marca, mostrei para ele a Pelikan, o cara ficou abismado. Me disse que tem vários treinamentos sobre a marca e as canetas atuais, porém, não se fala em peças mais antigas.

Ficou de verificar como seria a troca da pena, negociei a caneta que a vista sairia por R$ 1.680,00. Claro não comprei antes de ter certeza da troca da pena, hoje ele me ligou, e confirmou a troca, porém, esta pode demorar cerca de 90 dias, pois, não possuem no Brasil a "BB", disse que o processo de importação deve demorar. Comprar hoje deixar lá e buscar em 1/4 de ano, foi ducha de água fria, mas vou perseverar. Visitar outras Boutiques em SP, vamos ver quais serão os próximos capítulos dessa história...

Abraço a todos.

Oi Roncato, e aí, comprou a 146 com pena BB?

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Roncato

Caro Mich!
Não, tive um pequeno contratempo no trabalho e fiquei uns dias fora de SP... Na próxima semana pretendo ir fechar essa comprinha!!!! Não me esqueci de verificar a 149 para você!!! Abr.

BCRodrigues

Pessoal..Alguém sabe qual local confiável para trocar só a parte resinada (de cima) de um Montblanc Starwalker Ballpoint??? Agradeço BC :) :)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

Chimeri

BC,
A Loja "o médico das canetas" aqui em SP faz esse serviço.
É bem confiável, mas não é barato ......
Abs

FALCO

Além da ótima dica do Chimeri, a Montblanc tem um assistência própria no BR, em São Paulo (11-3062-8326). Eu não sei se já está em vigor a política de não atender diretamente o consumidor final, em todo caso, qualquer boutique pode intermediar o envio. Na minha experiência, que foi levando diretamente, é barato e bem executado. Eu tentaria aqui antes principalmente pela necessidade de peças.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

BCRodrigues

Chimieri e Falco...agradeço demais...vou entrar em contato!!! abração BC :) :)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

Jefferson

Olá pessoal,

Amigos, tenho uma Crown Barcelona. É uma caneta simples, mas uso abaixo do pó de giz e me atende bem. É legal ver a reação dos alunos quando observam uma caneta tinteiro pela primeira vez. Vários já me pediram para experimentar a escrita e acabei influenciando indiretamente alguns a comprar ou resgatar canetas dos pais.

Pois bem, meus cartuchos acabaram, e eu estava tranquilo, pois havia comprado uns cartuchos Shaeffer na última passada na Fnac. Descobri que não cabem na Crown... :'(

Os cartuchos da Crown tem diâmetro menor, são cônicos. Os Shaeffer são cilíndricos. Minha Schaeffer é dourada, muito chamativa para usar em aula.

Esse é o cartucho da Crown:

Fonte: Casa das Canetas.

Quero comprar via ebay, fazer um pequeno estoque para não ser novamente pego de surpresa. Cogitei comprar tinta em frasco, mas meu conversor Shaeffer também não serve. Pretendo comprar um conversor que caiba na Crown.

Se souberem de marcas que tenham cartucho similar, agradeço a informação.

Abraços,

Jefferson