Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Carretera18

DonPepe,

Legal ler sobre suas opiniões sobre as Parker. Também tenho uma Parker IM de aço escovado e a sensação de qualidade também é ótima. O peso e a solidez da caneta dão a impressão de ser mais cara do que realmente é. Não lembro exatamente o valor que paguei, mas deve ter sido menos que 50 obamas na Amazon.

O único porém é o arranque. Enquanto a pena dourada (ouro?) da Sonnet sempre tem arranque fácil, a pena de aço da Parker IM falha de vez em quando, principalmente com papéis de pior qualidade ou "engorduradas" pela manipulação. Preciso desmontar a pena para tentar um tuning, mas ainda não parei para fazer isto.

abs
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

DonPepe

A minha IM no começo falhava no arranque as vezes. Depois (acho que com o uso) normalizou sozinha. Acredito que um tunning na pena resolva.

Abraço!

Carretera18

DonPepe,

Boa, tentarei no final de semana... relaxar um pouco desmontando coisas...rs

abs

Olicheski

Bom dia pessoal.

Bom, já se vai a um bom tempo esse tópico, não é verdade? Mas, somente agora o conheci através do mestre GoogRe  :D

Para ser sincero, conheço nada sobre as canetas tinteiro. Sempre gostei de canetas, mas sempre fiquei nas esferográficas comuns, mas procurava e procuro ainda,  comprar um modelo diferente do outro por gostar de ter um instrumento novo para escrever(se possível coloco a foto de algumas depois). No entanto, dias atrás estava assistindo a um documentário, onde mostrou uma caneta tinteiro, fiquei curioso e fui pesquisar sobre, acabei encontrando inúmeros modelos, preços e acabei caindo aqui nesse fórum.]

Não tenho muito a relatar, pois o pouco que li, "até a página 10" não me faz expert em canetas e nem sei o rumo que está tomando este fórum, mas admito que gostei muito de ver as coleções que mostraram na página 7 e 8 pois mostra canetas muito bonitas.

[spoiler]Coleções.
Citação de: LUW online 22 Setembro 2009 às 00:29:28
Primeiro foi com relógios agora canets...
Vcs são dose mesmo! ;D
No final, quero nome e endereço completo de todas as más influências aqui, pois quando minha mulher vier atrás do meu couro, vou dizer "É tudo culpa deles!!!" ;D

Nesse exato momento estou com algumas abas abertas olhando e pesquisando preço dessas aqui no eBay:

Parker Sonnet - laca preta (US$ 132,00)

Parker Sonnet - aço inox (US$ 95,00)

Parker Sonnet - laca(?) azul (US$ 95,00)

Parker Sonnet - preto fosco  (US$ 102,00)

Até agora a que mais gostei foi a de laca preta. Achei até por US$ 105,00 de um vendedor nos EUA (esse de cima é da Malasia), porém vindo dos EUA tem mais chances de eu tomar imposto, por isso acho que até vale pagar os US$ 27,00 a mais mas escapar dos 60%. A preta fosca é do mesmo cara da Malásia (pensgallery), e as outras são todas dos EUA. Me interessei pela Sonnet por causa do preço, é claro, e também pela avaliação do Moriel. Além disso, a Parker sempre me foi simpática, pois meu saudoso nono tinha uma 51. Por causa disso sempre tive a Parker em alta conta, e se fosse para ter uma caneta graal seria algo da marca 8).

Pois bem, estou pensando em pena média. O que que vcs acham desse tamanho de pena e esse modelo (Sonnet) de caneta como minha primeira tinteiro? Não escrevo livros por dia mas escrevo bastante, e essa seria para ficar na minha mesa. Mais para frente penso comprar uma esfero também, se bem que tenho uma Waterman e uma Lamy. A Waterman, como é "twist" (nem imagino o termo correto para esse tipo de mecanismo) está meio baleada (= mole), e a Lamy, que era preto fosco, descascou toda  :-\.

Contudo, essa afirmação do Moriel me preocupa: ter de carregar a caneta todo dia ? O ritual não me incomodaria nem um pouco, mas sim o fato que talvez no pega para capar do dia a dia vou ter de ter uma caneta reserva caso fique sem tinta. Nada contra fazer manutenção recarga, mas não gostaria que fosse algo trabalhoso demais (em termos de frequência). Isso é comum acontecer? Qual o problema, o modelo da caneta, a pena ou toda tinteiro é assim? Sabem bem que sou meio (bem) avesso a coisas que não são práticas, por isso se for algo que não dá para confiar talvez não seja para mim ::).

Citação de: Moriel online 22 Setembro 2009 às 19:12:41
Vou colocar as minhas:

Sonnets:  Steel CT, Laca com pena mista e Silver Ciseled

Outras Parker:  51, 51 special, 21, Duofold antiga, Jotter, 45, 45 roller e Reflex

Sheaffer Snorkel, Sheaffer Prelude, Pilot Namiki, Safaris (penas B e M), MontBlancs 164 esfero e duas antigas sem marca

Monteverde Mega Ink ball - caneta roller que usa tinta de tinteiro, com conversor,......excelente

Acervo (faltam algumas menos importantes)

Espero que tenham gostado......depois posto minha coleção de tintas

abraço

Moriel

Citação de: mestreaudi online 22 Setembro 2009 às 16:50:24
Que tal umas fotos das suas canetas?

Essa foi a minha última aquisição.

A Mont Blanc roller edição de aniversário.

Abraços!

Citação de: LUW online 22 Setembro 2009 às 11:08:24
Legal, então é isso mesmo que eu quero: o conversor para uso diário mas sempre ter um cartucho para emergências. Estou pensando nessa aqui:

Achei no ML por 94 pilas, e o mesmo vendedor também tem cartuchos (deizão por cinco cartuchos). Penso em compra-la e se gostar da brincadeira, compro o conversor. Olhei na Amazon e vc acha a mesma caneta por 32 dolários... É duro viver na República das Bananas e Carnaval ::).

[/spoiler]

Mas, acabei comprando uma, não sei se presta por isso queria uma opinião do pessoa que aqui se encontra  8) 8) 8)

Caneta Tinteiro Jinhao 250 Executiva Dourado Com Preto
(link removido)

Foto caso venha a terminar a oferta:

Eu queria algo em torno de 50 reais e essa "fechou todas" pois o frete  é grátis  :P :P :P
Mas por ser a 1º vez que vou usar esse tipo de caneta, talvez me decepcione  :'( :'( :'(

Espero ter feito uma boa compra, pois infelizmente, descobri esse fórum, somente após ter efetuado a compra e pagamento da caneta, agora é tarde  :-[ :-[ :-[

Grande abraço, pois tenho muitas páginas para ler  e me divertir  ;D ;D ;D

"Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento, pois melhor é o lucro que ela dá do que o lucro da prata, e a sua renda do que o ouro. "

Bíblia, provérbios 3:13-14.

vinniearques

Só uma dica links do Mercadolivre são proibidos aqui!

parabéns pela caneta!

DonPepe

Olicheski,

Dentre as marcas chinesas, a Jinhao e a Hero estão entre as melhores. Acredito que vc não vá se decepcionar, mas saiba que as canetas chinesas muitas vezes têm qualidade inconstante: as vezes vc dá sorte e pega uma caneta macia, que não vaza e funciona perfeitamente.... outras vezes vc é sorteado e pega o mesmo modelo com problemas de alinhamento da pena, ou com problemas de fluxo etc. Falo por experiência própria...

No seu lugar eu subiria um pouco o orçamento... Por uns R$ 150 (que não é barato, mas não vai quebrar o orçamento de ninguém) dá para comprar um bom modelo da Parker (aqui no Brasil um modelo mais básico, tipo uma IM, nos EUA um modelo excelente como a Urban ou uma Sonnet de entrada), que são canetas com qualidade excepcional e que vão te acompanhar por anos.

No ML vc vai encontrar boas opções de vendedores com ótima reputação... Se quiser alguma dica, me mande uma MP.

Boa sorte!

LUCAOG10

Olá amigos hoje me "iniciei" nesse fantástico mundo das canetas, com uma singela bico de pena Crown Capricce, o que acham desse modelo amigos?

vinniearques

Citação de: LUCAOG10 online 31 Julho 2013 às 19:56:05
Olá amigos hoje me "iniciei" nesse fantástico mundo das canetas, com uma singela bico de pena Crown Capricce, o que acham desse modelo amigos?

o que o Don Pepe disse serve exatamente pra ela também!

parabéns pela compra

Pandolfi

Olicheski e Luca, parabéns, são canetas muito boas...
O DonPepe e o vinnie já deram boas dicas...realmente, as Parker são imbatíveis, tenho umas 12 delas...
Mas eu tenho também umas 6 Pelikan alemãs que não ficam atrás, gosto demais delas...
Gosto muito das Conway Stewart inglesas também, tenho algumas vintages (lógico que em perfeito estado)...
Mas tenho também um conjunto Hero, sensacional...

Grande abraço a todos e boa semana, que a partir de amanhã estarei pros lados da Serra da Mantiqueira...

Pandolfi

Carretera18

Olicheski,

Não tenho canetas chinesas (ainda), mas vejo que a opinião do DonPepe corrobora o que visto pela web.

LUCAOG10,

A minha primeira caneta tinteiro foi uma Crown e ela me serviu bem durante dois anos até o corpo quebrar. Ela cumpriu bem o seu papel e serviu como um ótimo aprendizado. É bem provável que ao utilizar a sua você comece a se atentar a detalhes que hoje não percebe e que vão direcionar as suas próximas compras.

Minha opinião sobre canetas tinteiros mudou muito ao longo do tempo e agora cheguei a conclusão de que estou colecionando mais "letras" do que canetas propriamente ditas. Agora ando com canetas para anotações rápidas, letras itálicas e cursivas.

abraços e bom divertimento.

flávio

E no quesito tintas, quais usam? Não pergunto a cor, mas as marcas. O que acham de cada? Eu já usei a normal da Sheefer, a achei muito "aguada". Usava a Quink lavável e, após ver processos meus antigos cuja tinta estava ficando "verde" (uso azul), mudei para a não lavável. Já usei também as antigas Penman.

Gosto das Quink não laváveis, até mesmo porque não possuem um preço extorsivo (uns 30 reais o vidro). Aliás, aos moradores de Brasília, onde estão comprando isso? Só tenho encontrado na Feira do Paraguai e, convenhamos, aquele lugar é absolutamente nojento! Odeio ir lá, até mesmo porque só para encontrar a barraquinha que vende a tinta, demoro um século! ??? Antes comprava na tabacaria do Brasília Shopping, mas fechou.

Flávio

vinniearques

Um uso desde sempre a Montblanc Midnight Blue!

Gosto muito dela, ela é azul quase preta!

flávio

Vinnie, mas por que gosta das Montblancs? Como disse, minha intenção não é discutir a cor da tinta, mas a qualidade. Eu acho as tintas da Montblanc muito caras (uns 50 reais no vidro pequeno). As Quink, comparadas às Sheefer, não borram e tem uma melhor "fluidez" na pena. As Penman eram muito boas, mas mais caras do que as Quink e acho que já saíram de linha há um tempão, não sei o motivo.

Flávio

vinniearques

Flavio o meu motivo foi por gosto mesmo, acho que a caneta escreve bem com ela, testei somente as tintas Sheaffer e Pellican antes! ( Lembrando que não entendo NADA de tinteiro, só gosto de usa-las) não borra muito, tem uma cor agradável, e o vidro fica uma belezinha em cima da mesa  ;D!

Pandolfi

Bem, eu uso a Parker Blue Black, as chamadas azul-negra, que é a azul permanente...
Para as Pelikan, uma azul Pelikan que veio com a M 570...
Sheaffer, é a blue black, ou azul permanente...
Dá pra comprar com nosso amigo NHGAN de São Paulo, tem todas as Parker e Sheaffer...
Enfim, procuro sempre usar as azul permanentes...

A partir de hoje, está no meu bolso uma Pelikan Burgundy...

Grande abraço.
Pandolfi

michelim

Eu geralmente compro minhas tintas Diamine, Private reserve e Waterman da Inglaterra:
http://www.thewritingdesk.co.uk/showproduct.php?brandlink=&cat=ink&subr=

E as tintas MB compro quando viajo...
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Carretera18

Pessoal,

A minha experiência com tintas está limitada as seguintes:

- Parker Qink blue-black: É a que mais utilizo devido a discrição e a facilidade de uso. E o que é defeito para alguns é uma das características que eu gosto desta tinta: o fato de ficar esverdeada pelo tempo.  

- Parker Qink blue: Tem boas características de utilização (fluidez, não entope, etc), mas prefiro a blue-black

- Lamy turquesa: Também tem boas características, uma cor muito bonita e deixa um degradê agradável com penas mais grossas. Uso muito pouco porque é muito "cheguei"... Quase feminino.

- Noodler's midnight: Estou usando com minha Esterbrook com pena flex para dar um ar de texto antigo. Fica bem com a variação de espessura que a pena flex proporciona e deixa o texto, principalmente com papel amarelado da Moleskine, com cara de Leonardo Da Vince. Também tem boas características de utilização.

- Noodler's black: Preto profundo, sem nenhum degradê. Estou usando nas minhas penas Italicas e ficam bem para deixar as letras bem definidas.

Não tenho experiência nenhuma com tintas Pelikan, Sheaffer e MontBlanc, mas gostaria de testá-las no futuro.

Imagino que o azul a que o Vinnie se refere deva ser um azul bem escuro que também deve ficar bem com penas itálicas.

Michelim, vc gostou das Diamane? Vi que muita gente tem usado e aprovado.

Pandolfi, também acho as azul permanentes as mais adequadas para uso no trabalho

abs

michelim

Citação de: Carretera18 online 01 Agosto 2013 às 13:52:51
Pessoal,

A minha experiência com tintas está limitada as seguintes:

- Parker Qink blue-black: É a que mais utilizo devido a discrição e a facilidade de uso. E o que é defeito para alguns é uma das características que eu gosto desta tinta: o fato de ficar esverdeada pelo tempo.  

- Parker Qink blue: Tem boas características de utilização (fluidez, não entope, etc), mas prefiro a blue-black

- Lamy turquesa: Também tem boas características, uma cor muito bonita e deixa um degradê agradável com penas mais grossas. Uso muito pouco porque é muito "cheguei"... Quase feminino.

- Noodler's midnight: Estou usando com minha Esterbrook com pena flex para dar um ar de texto antigo. Fica bem com a variação de espessura que a pena flex proporciona e deixa o texto, principalmente com papel amarelado da Moleskine, com cara de Leonardo Da Vince. Também tem boas características de utilização.

- Noodler's black: Preto profundo, sem nenhum degradê. Estou usando nas minhas penas Italicas e ficam bem para deixar as letras bem definidas.

Não tenho experiência nenhuma com tintas Pelikan, Sheaffer e MontBlanc, mas gostaria de testá-las no futuro.

Imagino que o azul a que o Vinnie se refere deva ser um azul bem escuro que também deve ficar bem com penas itálicas.

Michelim, vc gostou das Diamane? Vi que muita gente tem usado e aprovado.

Pandolfi, também acho as azul permanentes as mais adequadas para uso no trabalho

abs

Das diamine eu gosto das ASA blue, WES Kensington blue e  Majestic Blue, Havasu Turquoise, e Sherwood green.
http://www.marcuslink.com/pens/ink/diamine-blues.html

Minhas tintas favoritas são:

Azul: Pelikan Eldelstein Topaz, Mont blanc Royal Blue, Waterman Florida blue, Diamine ASA Blue e Diamine Majestic Blue , Private reserve American Blue e Visconti Blue
Preto: Mont Blanc Mistery Black, Mont Blanc Racing Green ( preto esverdeado) e Aurora Black
Verde: Private reserve Sherwood green e Dimine Sherwood green (são cores bem diferentes uma da outra)
Vermelho : Shaeffer`s red

Sifion

Deixa eu aproveitar que estão sendo discutidas tintas e tirar uma dúvida.

Eu tenho a Parker Quink Blue-black e essa questão do "esverdeamento" dela, como funciona?

As vezes ela já sai da caneta quase verde, quando eu termino a frase ela já ta toda esverdeada. Não existe nada de esperar envelhecer não....

Isso não é comum, mas eu queria saber a causa. É a maneira de guardar a caneta? É deixa-la sem tampa por muito tempo? ou é "normal" acontece isso as vezes?

Abraços.

michelim

Citação de: Sifion online 01 Agosto 2013 às 14:22:10
Deixa eu aproveitar que estão sendo discutidas tintas e tirar uma dúvida.

Eu tenho a Parker Quink Blue-black e essa questão do "esverdeamento" dela, como funciona?

As vezes ela já sai da caneta quase verde, quando eu termino a frase ela já ta toda esverdeada. Não existe nada de esperar envelhecer não....

Isso não é comum, mas eu queria saber a causa. É a maneira de guardar a caneta? É deixa-la sem tampa por muito tempo? ou é "normal" acontece isso as vezes?

Abraços.

Normal, dá uma olhada;