Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

rocc2005

Olá, Pessoal.
Acabei de comprar uma Platinum Regent. Onde comprei, há informações de que foi fabricada em 1990. Na Internet, encontrei poucas informações sobre ela, apenas que foi fabricada bem antes de 1990, pela fábrica alemã Senator para a Platinum. Está sem uso, uma new old stock. Encontrei pouca informação dela na Internet, o que me deixou curioso. Como a pena é fina, arrisquei. Vamos ver quando chegar.
Abrçs
Ronaldo

rocc2005

Carretera18

Ronaldo,

Esta caneta me parece bem interessante porque tem todas as características de uma caneta alemã (parece muito com uma Pelikan) e marca japonesa.

Depois posta algumas amostras da escrita.

Abraços
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

rocc2005

rocc2005

Carretera, foi vc que escreveu aquelas linhas na foto ?

Carretera18

rocc2005

Da última postagem sua, da caneta com pena Platinum.

Carretera18

Ah, sim... É um exemplo da minha escrita com a caneta...

rocc2005

Pô, véi, sem boiolagem, adoro seu estilo. Seu jeito de escrever me passa uma sensação de uma escrita antiga, sem muito ornamento, uma escrita natural e antiga, caligráfica evidentemente, mas sem muita frescura.  A caligrafia profissional, tipo as de convites, sempre me dá uma impressão artificial, o que não acontece com a sua. Aqueles traços no início das letras B, P e N e um certo tremido na finalização do N, Y e M, bem como a forma da letra B minúscula, causaram-me forte impressão, parece uma coisa que eu encontraria escrito num pergaminho muito antigo. Se eu tivesse uma letra como a sua, tentaria mantê-la assim, do jeito que está, não há mais nada a ser melhorado ali. Além de escrever magnificamente, vc consegue levar naturalidade aos traços, o que me parece ideal.
Vc treinou algum tipo específico de caligrafia, para chegar onde chegou?
Parabéns, véi. Sempre que puder, manda uma amostra. Eu gostaria de tentar encartar esse estilo, na verdade, já estou tentando desde quando eu vi. rsrsrsrs
Abraços,
Ronaldo

FPiccinin

Carretera18 é referencia!!!!!
Ronaldo concordo com a sua opiniao o estilo do Carretera é natural!

Carretera18

Oi Ronaldo e FPccinin,

Obrigado pelos elogios, mas ainda tenho um longo caminho a percorrer.

Também gosto de ver a caligrafia profissional com todos os floreios e até tento reproduzir de vez em quando, mas nunca fico satisfeito com o resultado final. Realmente acabo me identificando mais com as letras maiúsculas um pouco mais limpas e acho que acaba refletindo na minha escrita.

Em relação aos meus treinos, tento procurar a caligrafia mais adequava para cada caneta que eu tenho. Assim tento fazer as itálicas com as minhas penas mais grossas e o estilo copperplate ou spencerian para minhas flex/semiflex. E também estou arriscando o gótico o blackletter para minhas penas itálicas.

Gosto de postas minhas tentativas para ver se encontro outras pessoas que curtam o hobby e trocar experiências. Postem as suas amostras também.

:)

Abraços

rocc2005

Carretera, eu não sei. Acho que estou fazendo alguma coisa errada. Eu escrevo todos os dias, e escrevo bastante, mas não consigo observar nenhum tipo de modificação ou melhoria em minha letra. às vezes tenho a impressão de que o cara nasce com algum tipo de dom e que eu não sou esse cara. Devo estar fazendo alguma coisa errada, talvez o posicionamento do braço, pois escrevo sentado no sofá. Na minha cidade não tem curso de caligrafia, se tivesse eu iria frequentar. Quando faço as letras separadamente, observo que as coisas vão relativamente bem (relativamente). Mas quando as uno em uma palavra, fica uma maior que a outra, separadas demais, juntas demais, a frase fica em diagonal ascendente, volta para descendente, fica parecendo uma montanha russa de letras e palavras sem harmonia. Já notei que quando tomo café a coisa piora ainda mais, a mão treme, a coordenação se perde (se é que existe). Mas sou obsessivo e não desisto. Quando tomo uma cerveja, a coisa melhora um pouco e me animo, aliás para quase tudo que faço (rsrsrsrs). Espero um dia poder escrever bonito a meu gosto, que seja em estilo próprio, mas que me agrade. Cursos pela Internet não surtem efeitos sobre mim, o que reforça a impressão de que "não sou esse cara". O que me inspira a continuar tentando é a perfeição do Abel Cândido; a minha vontade de possuir um estilo próprio agradável; e os seus traços, Carretera, que gostei p'ra caramba, chegando a considerar, sob o meu ponto de vista, uma "genialidade natural". Se eu conseguir fazer o que vc faz, dou-me por satisfeito. Na última amostragem sua, senti um tom gótico mesclado à comercial inglesa. Essa mistura de tons, na opinião desse totalmente leigo, formou essa naturalidade genial, que inclusive, coloquei no pano de fundo de minha área de trabalho. O ideal é subjetivo. Para vc o ideal pode estar longe ainda, como disse, mas para mim o ideal seria reproduzir traços como os seus. E olha que estou tentando, mas não consigo fazer aquele início da letra B, N e P de jeito nenhum, sem falar do resto.
Abraços
Ronaldo

rocc2005

Eis o que digo através das imagens.

rocc2005

rocc2005

rocc2005

Carretera18

rocc2005,

Sua escrita tem um estilo bonito. Enviei uma MP com mais comentários.

Abraços e bom treino.

João de Deus

Alguém já utilizou os serviços de manutenção da Ravil?
Grato
João
João

rocc2005

João, nunca usei, mas o Sebastião é um colecionador incrível. Dá uma olhada no video:
https://www.youtube.com/watch?v=MMYuTn0wZWU

Abraços
Ronaldo

rocc2005

Pessoal, a Platinum chegou, nova, zerada, ainda com selo no barril. Não tintei ainda, estou escolhendo qual tinta usar. Pelas primeiras impressões, posso dizer que é uma caneta de material comum, nada de celulóide, nada de especial, parece plástico do início ao fim, exceto a pena, evidentemente, que um leve forçar contra minha unha, já se arreganhou toda, mostrando uma forte tendência à flexibilidade, já que retornou totalmente à sua forma original. Vou fazer uns testes com tinta e postar uns traços. Surpreendeu-me conseguir adquiri-la por um preço relativamente módico, tendo em vista o vendedor e a peculiaridade da caneta em si.
Mais a frente, passarei as informações que surgirem.
Abrçs,
Ronaldo
Carretera, que bolinhas difíceis aquelas. Putz. Tô apanhando.