Vamos falar sobre canetas?

  • 3147 Respostas
  • 1506466 Visualizações
*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #920 Online: 14 Maio 2012 às 17:47:27 »
A Montblanc é uma auto-falsificação...

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #921 Online: 14 Maio 2012 às 18:02:54 »
A Montblanc é uma auto-falsificação...
Essa eu não entendi Edu!!!

*

vinniearques

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #922 Online: 14 Maio 2012 às 18:27:17 »
Eu tbm não entendi a afirmação!

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #923 Online: 14 Maio 2012 às 19:41:47 »
Concordo caro Michelim, os caras escrevem de boca cheia que o produto é autêntico. Se fossem direto ao ponto especificando como réplicas, talvez o impacto não seria tão forte.

Lembre-se do ditado do Alberto;
"Se vierem te oferecer ouro a preço de areia, não aceite, mesmo que necessite de areia."

“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #924 Online: 14 Maio 2012 às 20:23:12 »
A Montblanc é uma auto-falsificação...
Essa eu não entendi Edu!!!

Muito simples, meu caro Roncato... Parto de experiência própria. Fui alfabetizado com caneta tinteiro lá na longínqua década de 60. Tendo pena, já usei tudo que é coisa que você possa imaginar. Freqüentemente, negocio com canetas para "refinar" a coleção. Costumo dizer que a Montblanc é uma auto-falsificação, pois tem a PIOR relação custo/benefício que possa existir em caneta tinteiro.

Só pra citar os modelos mais comuns, a 146 e a 149, ela é pavorosa desde o polímero utilizado, passando pela qualidade mecânica do sistema de abastecimento e terminando na pena. As ciladas, são abundantes. Quem gosta de "piston filler" e quer um mecanismo perfeito, vai de Pelikan Souveran (M400, M600, M800 e M1000). Quem gosta de polímero de alta qualidade, vai de Parker. Quem gosta de pena de ouro... Bem... Pena de ouro só ajuda a encarecer a caneta. No caso da Montblanc, encarece ainda mais, pois eles usam 18kt, quando a grande maioria dos fabricantes usa 14kt...

Nada adianta uma pena de ouro, se o insert a ponta for mal modelado...

Tenho uma Montblanc 146 da década de 70, quando Montblanc ainda não era sonho de consumo dos yuppies. Posso dizer sem qualquer dúvida, que é a PIOR PENA DE TODAS AS CANETAS QUE TENHO E QUE JÁ TIVE.

Costumo dizer que a melhor coisa para subsídio de discussão, é uma boa analogia. Aqui, vamos fazer uma analogia com relógios, que é o tema que sensibiliza a todos. Dia desses, vi um post aqui no forum falando sobre a marca EDOX. Percebi que os mestres daqui, não consideram a marca suficientemente boa para custar o que custa. É mais ou menos o que acontece com a Montblanc. Muito dinheiro pra pouco resultado. Uma caneta que custa o que ela custa, tem a obrigação de ser SUPERLATIVA. No caso da Montblanc, é apenas mediana...

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #925 Online: 15 Maio 2012 às 17:51:49 »
Esterbrook, modelos SJ, LJ e J da esquerda para a direita...





Canetas fabricadas nos EUA nas décadas de 40 e 50. Vendidas originalmente por US$ 2.50, hoje são "cult pens"...

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #926 Online: 15 Maio 2012 às 19:14:22 »
A Montblanc é uma auto-falsificação...
Essa eu não entendi Edu!!!

Muito simples, meu caro Roncato... Parto de experiência própria. Fui alfabetizado com caneta tinteiro lá na longínqua década de 60. Tendo pena, já usei tudo que é coisa que você possa imaginar. Freqüentemente, negocio com canetas para "refinar" a coleção. Costumo dizer que a Montblanc é uma auto-falsificação, pois tem a PIOR relação custo/benefício que possa existir em caneta tinteiro.

Só pra citar os modelos mais comuns, a 146 e a 149, ela é pavorosa desde o polímero utilizado, passando pela qualidade mecânica do sistema de abastecimento e terminando na pena. As ciladas, são abundantes. Quem gosta de "piston filler" e quer um mecanismo perfeito, vai de Pelikan Souveran (M400, M600, M800 e M1000). Quem gosta de polímero de alta qualidade, vai de Parker. Quem gosta de pena de ouro... Bem... Pena de ouro só ajuda a encarecer a caneta. No caso da Montblanc, encarece ainda mais, pois eles usam 18kt, quando a grande maioria dos fabricantes usa 14kt...

Nada adianta uma pena de ouro, se o insert a ponta for mal modelado...

Tenho uma Montblanc 146 da década de 70, quando Montblanc ainda não era sonho de consumo dos yuppies. Posso dizer sem qualquer dúvida, que é a PIOR PENA DE TODAS AS CANETAS QUE TENHO E QUE JÁ TIVE.

Costumo dizer que a melhor coisa para subsídio de discussão, é uma boa analogia. Aqui, vamos fazer uma analogia com relógios, que é o tema que sensibiliza a todos. Dia desses, vi um post aqui no forum falando sobre a marca EDOX. Percebi que os mestres daqui, não consideram a marca suficientemente boa para custar o que custa. É mais ou menos o que acontece com a Montblanc. Muito dinheiro pra pouco resultado. Uma caneta que custa o que ela custa, tem a obrigação de ser SUPERLATIVA. No caso da Montblanc, é apenas mediana...

Hum, entendido meu caro... Perfeita alusão sobre o custo e o benefício. Como muitas roupas acabamos pagando o valor e o prestígio da marca e, por muitas vezes o produto não é compatível com o que custa.
Estou utilizando as tinteiros há um ano, estudo sobre elas, continuarei estudando e já tenho algumas preferencias. Hoje tenho condições de adiquirir uma Montblanc, vontade também rs, porém, não gosto de gastar sem ter todo valor agregado no que estou comprando, muito boa sua descrição, será um ponto importante a colocar na balança num momento de decisão.
Tks.

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #927 Online: 15 Maio 2012 às 19:33:33 »
Então, Roncato, compre uma Esterbrook e seja feliz. Você encontra no eBay uma Esterbrook J na faixa de US$ 15.00 até US$ 30.00.

Não pague mais do que isso.

Se a caneta vier pifada, não esquente a cabeça. Eu conserto pra você. A Esterbrook, é facílima de consertar e barata. De quebra, permite trocar penas com uma facilidade maluca.

Uma pena Esterbrook da série "9", põe no chinelo qualquer Montblanc, desde a mais barata até a mais cara.

Estou escrevendo no meu blog um artigo sobre a Esterbrook. Daqui a poucos dias tá pronto...

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #928 Online: 16 Maio 2012 às 16:04:21 »
Então, Roncato, compre uma Esterbrook e seja feliz. Você encontra no eBay uma Esterbrook J na faixa de US$ 15.00 até US$ 30.00.

Não pague mais do que isso.

Se a caneta vier pifada, não esquente a cabeça. Eu conserto pra você. A Esterbrook, é facílima de consertar e barata. De quebra, permite trocar penas com uma facilidade maluca.

Uma pena Esterbrook da série "9", põe no chinelo qualquer Montblanc, desde a mais barata até a mais cara.

Estou escrevendo no meu blog um artigo sobre a Esterbrook. Daqui a poucos dias tá pronto...


Opa, muito bom Edu, grato! Vou dar uma pesquisada agora no e-bay. Por falar nisso, normamente demora quanto tempo suas compras via e-bay? Sei que depende do Estado e vendedor, no meu caso comprei a AHAB de um vendedor da Pennsylvania em 19/03 pela manhã, no rastreamento consta postagem no mesmo dia a tarde, até ai tudo bem, porém, pesquisei agora pouco e o item está em trânsito com passagem em NY no dia 24/03, rs já vai para 60 dias...

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #929 Online: 16 Maio 2012 às 20:56:08 »
Tá cruel a coisa... Minha Ahab foi comprada na Goulet Pens em 16/04 e chegou semana passada... Comprei uma Ballograf Serie 2000 de um vendedor da Bulgária dia 15/04 e só chegou hoje...

Meu Vostok Amphibia foi comprado dia 27/04 e nem Deus sabe quando chega...

Enquanto a maré vermelha estiver firme e forte, haja saco...

Ah! Se você encontrar algum anúncio que te interesse de Esterbrook e tiver alguma dúvida, me passa o número do anúncio que eu analiso pra você.

Primeira dica: Se gostar de pena fina, procure caneta com a pena #9556. Se gostar de média, pena #9668

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #930 Online: 17 Maio 2012 às 14:23:46 »




Duas Ballograf Serie 2000

A Ballograf é uma empresa da SUÉCIA. Como diz o nome, totalmente especializada em esferográficas, mas lá pela metade da década de 80, se aventuraram no ramo das canetas tinteiro. Resultado: Produziram canetas FANTÁSTICAS. A maciez de escrita das Ballograf é extraordinária. Como era de se esperar daquela época, são canetas "slim" (9 mm de diâmetro) que funcionam no sistema cartucho/conversor.

A mais brilhante, é de Titânio polido. A outra, é em Aço Inoxidável escovado, num padrão bastante diferente do convencional. As canetas de Aço Inoxidável recebem um tratamento conhecido como "satin" (acetinado), onde o despolimento é feito por jateamento. O escovamento da Ballograf é longitudinal e num padrão chamado de "coarse" ("grosso").

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #931 Online: 17 Maio 2012 às 16:00:26 »
Caro Edulpj, estou admirado com suas postagens e conhecimento sobre o assunto, eu gosto e admiro muito canetas tinteiro e a forma clássica de grafar um papel.... Apesar da minha admiração, ainda não possuo uma tinteiro, quem sabe uma bem baratinha para começar um dia desses!! ;)

Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco!! :D ;)
Abraços,
Cigano!

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #932 Online: 17 Maio 2012 às 17:10:37 »
Caro Edulpj, estou admirado com suas postagens e conhecimento sobre o assunto, eu gosto e admiro muito canetas tinteiro e a forma clássica de grafar um papel.... Apesar da minha admiração, ainda não possuo uma tinteiro, quem sabe uma bem baratinha para começar um dia desses!! ;)

Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco!! :D ;)

Não elogia muito que eu fico mascarado ;-)))

Eu costumo separar as canetas tinteiro em dois grandes grupos: JÓIAS e UTILITÁRIAS.

Quem usa canetas tinteiro diariamente como eu (levo três no bolso em geral...), não carrega caneta jóia por aí. Por isso, tenho pouquíssimas. Utilitárias em compensação, representam todo o resto da coleção.

Se você quer uma caneta tinteiro boa e barata para começar na coisa, siga o seguinte roteiro:

1. Compre uma caneta nova. Existem toneladas de canetas vintage que ainda vão durar muitas décadas, mas enquanto você não as conhece, é melhor não arriscar;

2. Dê preferência para uma caneta "à prova de bala", principalmente se você for do tipo desastrado. As melhores nesse quesito, são as canetas feitas em AÇO INOXIDÁVEL ou latão esmaltado a forno ("cloisonnée"). Não são deterioradas nem pela tinta, nem pelo suor das mãos;

3. A menos que você goste de escrita ultra fina, prefira canetas de PENA MÉDIA. Serão sempre mais macias;

4. Procedência: Por incrível que pareça, a China fabrica EXCELENTES canetas-tinteiro e super baratas. Tanto a China continental quanto Taiwan. Sugestões de marcas/modelo: Hero 5020, Baoer 388, Jinhao X450 e Pirre-Paul Stainless. Mas tem dúzias de boas opções além dessas sugeridas;

5. Tinta: Por mais que te falem, nunca comece por tinta permanente. Tem dois problemas básicos: Se cair na roupa, adeus roupa e se secar na caneta, dá o dobro do trabalho pra desentupir.

Tenho algumas canetas à venda no ML, mas não vou fazer propaganda. No dia que acordar com vontade de comprar uma caneta tinteiro e bater alguma dúvida, posso ajudar... É só chamar...

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #933 Online: 17 Maio 2012 às 19:49:13 »
Estava eu passeando pela 25 de Março num dia desses (estou de férias ;D), em qualquer loja de chinês tem as Jinhao, vi muitos modelos com preços de R$ 20,00 a R$ 55,00, tem cada uma linda a caneta da uma presença danada, são grandes e bem feitinhas, quase comprei uma, não sei o modelo (preta com clipe grosso prateado), mas estava riscada e o China não tinha outra igual. Vi outras marcas também, o que eu não vi foi Hero.
Estive na Ravil hoje pela manhã, um pequeno paraiso para quem admira instrumentos de escrita, o Sr. Sebastião estava justamente falando dessas Jinhao, atestou que é pau pra toda obra, escreve muito bem e dura pacas...

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #934 Online: 17 Maio 2012 às 20:25:11 »
Essa Jinhao, Roncato, é provavelmente a X450... Tem o tamanho de uma Montblanc 146... Mas ao invés de polímero, ela é feita em LATÃO TORNEADO... Por cima do latão, ela recebe esmalte de óxido metálico curado a forno (técnica "cloisonnée"). A pena, é bem grande. A caneta é criticada por alguns por ser PESADA... Aliás, ela é a caneta tinteiro mais pesada que eu já vi até hoje. Para quem não ligar para esse detalhe, é uma peça vitalícia. Tem uma resistência mecânica absurda. O acabamento geral pode ser considerado excelente, não tem nenhuma imperfeição visível.

A Hero é a fabricante mais antiga e tradicional da China. Eles se notabilizaram por fabricar cópias da velha Parker 51. Na verdade, isso acontece pois ficaram com a planta industrial que a Parker tinha em Shanghai e abandonou lá. A melhor Hero porém, é a 5020, um clone da Parker Sonnet. Infelizmente, o único cara que vendia a 5020 no eBay, não envia mais para o Brasil.

Mas tem ainda outro clone da Sonnet, que é a Baoer 388. A Baoer é outra marca da empresa Jinhao. Uma excelente caneta também.

Muita gente não aceita as chinesas. Consideram produto ordinário... Já experimentei uns dez modelos e nenhum me desagradou...

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #935 Online: 17 Maio 2012 às 21:48:30 »
Caro EDULPJ !!!

Legal seus comentarios e conhecimento sobre canetas !!!
Eu só uso canetas esfero.

Recentemente andei comprando uns modelos para testar: Parker URBAN (achei o design interessante e bem pesadinha) e Faber Castell e-motion (achei incrível o design, peso e a carga dela super macia)

O que vc recomenda de esfero barata ??

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #936 Online: 17 Maio 2012 às 22:37:28 »
Recomendação??? A primeira esferográfica de botão em escala comercial no mundo...

PARKER JOTTER!!! Lançada em 1954 e fabricada ininterruptamente até hoje. Design eterno, sobreviveu aos tempos. Destaque para o modelo FLIGHTER, totalmente construída em aço inoxidável. Se você não perdê-la, vai durar para os teus bisnetos...

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #937 Online: 17 Maio 2012 às 23:03:04 »
Boa dica !!!
Não tenho nenhuma Jotter !!!
Obrigado.

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #938 Online: 18 Maio 2012 às 09:26:32 »
Essa Jinhao, Roncato, é provavelmente a X450... Tem o tamanho de uma Montblanc 146... Mas ao invés de polímero, ela é feita em LATÃO TORNEADO... Por cima do latão, ela recebe esmalte de óxido metálico curado a forno (técnica "cloisonnée"). A pena, é bem grande. A caneta é criticada por alguns por ser PESADA... Aliás, ela é a caneta tinteiro mais pesada que eu já vi até hoje. Para quem não ligar para esse detalhe, é uma peça vitalícia. Tem uma resistência mecânica absurda. O acabamento geral pode ser considerado excelente, não tem nenhuma imperfeição visível.

A Hero é a fabricante mais antiga e tradicional da China. Eles se notabilizaram por fabricar cópias da velha Parker 51. Na verdade, isso acontece pois ficaram com a planta industrial que a Parker tinha em Shanghai e abandonou lá. A melhor Hero porém, é a 5020, um clone da Parker Sonnet. Infelizmente, o único cara que vendia a 5020 no eBay, não envia mais para o Brasil.

Mas tem ainda outro clone da Sonnet, que é a Baoer 388. A Baoer é outra marca da empresa Jinhao. Uma excelente caneta também.

Muita gente não aceita as chinesas. Consideram produto ordinário... Já experimentei uns dez modelos e nenhum me desagradou...

Creio que sim Edu, acabei dando uma sapiada no e-bay e tem também a X750, agora outro detahe, como não sou profundo conhecedor não tenho como opinar, porém, são bonitas as também chinesas Crocodile com alguns modelos imitando a Montblan e as Kaiduoli, aquelas do dragão chinês. Todas tem alguns modelos aqui na região da 25 de março, poucos mas tem, é preciso garinpar... com preço bem em conta, claro que não se compara com o produto no exterior.
Interessante que alguns dos chineses não entendem quando eu falava caneta de pena ou tinteiro, mesmo em inglês alguns não têm a mínima idéia, acabei me deparando com uma chinezinha gente boa (e até ageitadinha :P), o que é extremamente difícil, pois, eles são bem fechados, ela me disse que a pronuncia deles para tinteiro é "kapii", não sei se escreve assim, porém, fala-se a palavra sem acentuação e pronuncia os dois "is" rapidamente, a partir dai, consegui sapiar mais modelos...

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #939 Online: 18 Maio 2012 às 13:35:14 »
A X750 é a irmã mais nova da X450. Utilizam a mesma pena e alimentador. Diferem apenas no formato, a X750 é mais cilíndrica e a X450 é mais em forma de charuto. A X750, é disponível num material que não há - infelizmente - para a X450: Aço Inoxidável...