Vamos falar sobre canetas?

  • 3147 Respostas
  • 1506244 Visualizações
*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1040 Online: 20 Junho 2012 às 18:04:24 »
É isso ai Erick, viu que diversas opiniões e gostos não faltam por aqui! Tenho certeza que farás a melhor escolha para este super presente.

Abraço.

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1041 Online: 20 Junho 2012 às 18:07:53 »
Erick, já comprei canetas, conversores e tintas deste vendedor.
Esta caneta que o Edu citou funciona com cartucho mas com conversor também.
Eu compraria a caneta, um conversor compatível (é baratinho) e a tinta Parker Azul-Negra, que é a azul permanente.
Tudo num só SEDEX (economiza dois SEDEX).
Grande abraço, sucesso e felicidades ao ganhador...vem pra perto da minha terra...
Pandolfi


Opa, há algum tempo comprei uma Parker 45 deste vendedor, maravilha... Tranquilidade total!

*

Pandolfi

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1042 Online: 20 Junho 2012 às 21:24:51 »
...vem pra perto da minha terra...
Pandolfi
Opa!
Pandolfi ele vai trabalhar no Hospital do Câncer,
mas não vai morar em Barretos, vai morar em
Ribeirão.
abraço
Erick   8) 8)
Erick, mais perto ainda...rsrsrsrs é a mesma distância...tanto Barretos como Ribeirão...
Não tem como não gostar da região...
Grande abraço.
Pandolfi
P.S. colaboro sempre com o Hospital de Cancer de Barretos...
« Última modificação: 20 Junho 2012 às 21:26:24 por Pandolfi »

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1043 Online: 20 Junho 2012 às 21:30:29 »
Lembre ainda, Erick, que o MELHOR MATERIAL que existe para canetas, é o aço inoxidável. A Parker, é a empresa de maior pioneirismo e conceito tecnológico em canetas.

A primeira caneta fabricada em aço inoxidável no mundo, foi a Parker 51 no ano de 1950. Foi chamada de FLIGHTER, pois era feita em aço inoxidável acetinado, e lembrava muito o brilho fosco do avião da diretoria da Parker, um Beech 18.

A próxima caneta da Parker em aço inoxidável, foi a Parker 61, que foi chamada de Jet Flighter.

Dali pra frente, convencionou-se chamar de Flighter, toda Parker em versão fabricada em aço inoxidável.

Existem as Flighter GT (Gold Trim = detalhes em dourado) e as Flighter CT (Chrome Trim = detalhes cromeados).

Diferentemente de outros fabricantes, a Parker oferece praticamente todos os seus modelos em versões Flighter, desde as mais baratas até as mais caras.

Eu tenho hoje, três Parker Flighter. A mais simples e barata, é uma Parker Jotter Flighter CT. A mais rara e exótica, uma Parker 51 Mk III (última geração, década de 70) Flighter CT fabricada no Brasil. Tenho ainda a mais slim de todos os tempos, uma Parker Classic Flighter GT.

Se o Erick e seus camaradas resolver comprar a Sonnet Flighter CT + esfero, certamente o patrão deles terá em mãos, um conjunto de canetas vitalício. Cada vez que utilizá-lo, vai lembrar dos amigos. Uma lembrança pra vida toda...

*

DonPepe

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1044 Online: 24 Junho 2012 às 12:57:46 »
Opa!

boa noite a todos,

eu vo encurtar a história pra não cansar rs, meu chefe recebeu uma proposta de emprego e ele aceito, nos trabalhanmos em Santos e ele esta indo para Barretos,
a nossa equipe ja trabalha com ele a 14 anos, e ele adora canetas e nos estavamos querendo compra uma caneta boa pra ele e eu queria a ajuda dos amigos com
uams dicas de marcas de canetas.

PS: ele gosta muito das tinteiros


desde ja grato

Abraço a todos


Erick   8) 8)

Concordo com meu xará que sugeriu a Parker Sonnet Ciselé. Realmente a dica é "quente". Tenho uma dessas e das tinteiro modernas ("não vintage") é minha favorita. Ela tem bom balanço na mão, visual que não tem como passar despercebida (não é como a MontBlanc Meisterstuck que "todo mundo" tem), escrita macia e é uma Parker. O único porém é o preço para as bandas de cá: nas tabacarias da vida vc encontra a R$2.000, a minha comprei nos EUA por uns $250.

Arriba!

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1045 Online: 24 Junho 2012 às 16:04:23 »
A Parker tem dois modelos que foram construídos em prata cisellé... O primeiro, foi a legendária Parker 75, uma das canetas de melhor conceito da Parker em todos os tempos. A Sonnet, não nasceu com esse acabamento, mas a procura e exigência do público foi tão grande que a Parker acabou lançando a Sonnet cisellé.

A maior curiosidade desse acabamento, é que o baixo relevo cinzelado, OXIDAVA, ficando preto e a enorme dificuldade na limpeza do material, fazia com que as ranhuras permanecessem pretas. Mais tarde a Parker teve de lançar a Cisellé com as ranhuras pré-oxidadas.

Outra belíssima versão da Parker 75, também era fabricada em prata sterling, também era cinzelada, mas APENAS NA DIREÇÃO LONGITUDINAL. Essa versão, muito mais rara que a Cisellé, ficou conhecida como Ambassador. Não foi fabricada nenhuma Sonnet na versão Ambassador entretanto...

*

DonPepe

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1046 Online: 24 Junho 2012 às 19:22:39 »
A Parker tem dois modelos que foram construídos em prata cisellé... O primeiro, foi a legendária Parker 75, uma das canetas de melhor conceito da Parker em todos os tempos. A Sonnet, não nasceu com esse acabamento, mas a procura e exigência do público foi tão grande que a Parker acabou lançando a Sonnet cisellé.

A maior curiosidade desse acabamento, é que o baixo relevo cinzelado, OXIDAVA, ficando preto e a enorme dificuldade na limpeza do material, fazia com que as ranhuras permanecessem pretas. Mais tarde a Parker teve de lançar a Cisellé com as ranhuras pré-oxidadas.

Outra belíssima versão da Parker 75, também era fabricada em prata sterling, também era cinzelada, mas APENAS NA DIREÇÃO LONGITUDINAL. Essa versão, muito mais rara que a Cisellé, ficou conhecida como Ambassador. Não foi fabricada nenhuma Sonnet na versão Ambassador entretanto...

As Parker 75 realmente são canetas excelentes, tenho uma Ciselé do segundo tipo (dished-top) e uma  insignia. Têm escrita muito macia e o recurso de vc poder ajustar o ângulo da pena tornam a escrita ainda mais confortável. Até hoje não encontrei outra que fosse comparável a esse modelo. Esse recurso de ajustar o ângulo da pena surgiu originalmente na Parker VP, qdo achar uma em bom estado vou incorporá-la à minha coleção.

Arriba!

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1047 Online: 26 Junho 2012 às 12:25:42 »
Nem só de tinta vive o homem... Escrevo praticamente apenas com caneta tinteiro... Ou melhor, quando escrevo com tinta, pois sou adepto de lapiseiras quando estou rabiscando diagramas e/ou desenhos.

Não tenho tantas lapiseiras quanto gostaria, mas a frota tem alguns detalhes interessantes... Na foto abaixo está a frota completa. De cima pra baixo, Koh-I-Noor 5900 - 2.0 mm (Rep. Tcheca), Reform Basic - 0.5 mm (Alemanha), Parker 45 - 0.9 mm (EUA), Esterbrook J - 1.1 mm (EUA) e Parker VS - 0.9 mm (EUA).



Meu "workhorse", é a Koh-I-Noor, uma "leadholder" às antigas (será que o Adriano gosta dessa "antiguidade" também???). A Esterbrook é companheira de viagem das tinteiros Esterbrook. Idem para as Parker quando estou com uma caneta Parker junto. A Reform, faz parte de um conjunto tinteiro/esferográfica/lapiseira.

Mais alguém gosta do "reino dos grafites"???

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1048 Online: 29 Junho 2012 às 15:51:17 »
Minha mais nova aquisição:
Esterbrook LJ


*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1049 Online: 01 Julho 2012 às 08:53:01 »
Parabéns Roncato!!! Só quem já usou uma Esterbrook pode entender as paixões que elas despertam. Tenho uma "pretinha básica" igualzinha essa aí. A pena #9668 é a melhor pena para escrita contínua de todas as canetas que tenho em minha coleção. Já tomei a providência de comprar duas #9668 NOS que estão guardadinhas para o futuro...

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1050 Online: 02 Julho 2012 às 08:35:48 »
Parabéns Roncato!!! Só quem já usou uma Esterbrook pode entender as paixões que elas despertam. Tenho uma "pretinha básica" igualzinha essa aí. A pena #9668 é a melhor pena para escrita contínua de todas as canetas que tenho em minha coleção. Já tomei a providência de comprar duas #9668 NOS que estão guardadinhas para o futuro...


Obrigado! Gosto muito destas pretinhas, tenho algumas assim, inclusive minha AHAB é pretinha tb. Quanto A Esterbrook, show mesmo, escreve que é uma maravilha, um arranque perfeito, depois de alguns dias paradinha com a pena para cima, hoje pela manhã riscou no ato...

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1051 Online: 02 Julho 2012 às 20:02:24 »
Tenho cinco Esterbrook's e duas lapiseiras Esterbrook.

As canetas, são: 1 SJ preta, 2 LJ pretas, 1 J preta e 1 SJ vermelha "marmorizada".

As lapiseiras, são uma preta e uma azul "marmorizada". A lapiseira preta inclusive, foi comprada num leilão do eBay onde o cara não bloqueou compradores brasileiros, mas na última hora tentou "roer a corda" dizendo que não constava Brasil como possível destinatário... Consegui resolver a parada, pedindo o envio para meu filho, que está estudando nos EUA este ano. Comprei mas ainda não levei ;-) Ainda bem que está em boas mãos...

Uma das duas LJ pretas, é a famosa BELL SYSTEM PROPERTY... É uma das Esterbrook mais famosas... A Bell Labs, hoje AT&T, no passado fornecia essas canetas para seus funcionários na área administrativa. No corpo, vinha escrito em branco a frase "BELL SYSTEM PROPERTY". Quando um funcionário deixava a empresa, deveria obrigatoriamente devolver a caneta... Mas o tempo passou, as canetas tinteiro perderam o interesse e a maioria dos funcionários "esqueceu" de devolver... Hoje, uma BELL chega a atingir um valor até 50% maior que uma LJ preta comum.

Colecionar Esterbrook, chega a ser um quebra-cabeça quase infinito... Falando apenas da "J" pra cá, existem algumas possibilidades de modelos:

- "J" transicional: Tem apenas a "jóia" da tampa. O corpo termina reto;

- "J" "wartime": Fabricadas durante a segunda guerra mundial. Não tinham o anel da tampa, para diminuir o gasto de aço inoxidável. Foi a parte da Esterbrook no "esforço de guerra";

- "J" sem marca: Não tinha a palavra ESTERBROOK no clipe da tampa;

- "J" com marca: Tinha a palavra ESTERBROOK no clipe da tampa

Lembrando que "J" era a designação de uma FAMÍLIA, onde havia três tamanhos, a "J" propriamente dita, a "SJ" e a "LJ", as opções acima (são apenas as mais comuns, existem mais variantes...), são multiplicadas por TRÊS.

Lembremos ainda, que as "J", eram disponíveis em cerca de sete cores marmorizadas, além da preta lisa e da branca lisa, o número de opções sobe absurdamente...

Ah!!! Não tinha só essas cores... Mais tarde, foram lançadas as ICICLE, que ao invés de marmorizadas, eram listradas longitudinalmente... E havia também as "purse pens", que eram disponívels em cores "tom pastel".

Sacaram o imenso leque de possibilidades??? Pois é... Não acabou ainda... A alavanca de abastecimento das Esterbrook, teve TRÊS FORMATOS que mudaram ao longo dos tempos, o que aumenta mais ainda o leque de possibilidades...

Acabou... Não!!!!!!!!!!!!!!!! Teve ainda as Esterbrook "J" BRASILEIRAS... Eles tiveram fábrica no Brasil, que fabricou o famoso modelo "J", mas SEM ALAVANCA de abastecimento, elas eram abastecidas com mola laminar que pressionava diretamente o saco de tinta. As brasileiras, são RARÍSSIMAS...

Até onde se sabe, ninguém até hoje conseguiu formar uma coleção Esterbrook com todas as possibilidades...

P.S.: Esqueci de dizer que a Esterbrook fabricou canetas com uma cor de tampa diferente da cor do corpo...

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1052 Online: 03 Julho 2012 às 16:03:12 »
Uma ajuda dos amigos. Tenho um Parker Vector preta, igual a esta:



Gostaria de saber se ele aceita o conversor, ou somente cartucho? Pergunto pois meu irmão tem uma Parker 45 e o conversor desta tem o encaixe menor que a Vector.

Alguém poderia me ajudar?

Abraços.

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1053 Online: 03 Julho 2012 às 16:31:20 »
Consegui, foi necessário fazer força para encaixar, mas deu certo.

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1054 Online: 03 Julho 2012 às 19:30:16 »
Consegui, foi necessário fazer força para encaixar, mas deu certo.

E fique tranquilo amigo...
Os cartuchos e os conversores Parker funcionam bem nas canetas modernas dessa marca!!!
Sorte no uso... é uma excelente caneta!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1055 Online: 03 Julho 2012 às 20:00:04 »
Uma pequena digressão sobre cartuchos e conversores...

Existe atualmente, um PADRÃO que nasceu nas marcas européias (ou pelo menos na maioria delas...) que é conhecido como PADRÃO INTERNACIONAL. Os cartuchos internacionais, em geral estão disponíveis em tamanho curto ou longo e têm um "gargalo" com diâmetro interno de 3 mm.

Os cartuchos e conversores Parker, NÃO OBEDECEM o padrão internacional. O "gargalo" deles, tem diâmetro interno de 1/8" (um oitavo de polegada), que correpondem aproximadamente a 3.175 mm. Em outras palavras, um cartucho ou conversor internacional, NÃO ENTRA na Parker e um cartucho ou conversor Parker, fica folgado numa caneta que use o padrão internacional.

Uma das excessões européias, é a caneta LAMY alemã, que utiliza um cartucho proprietário com 3.5 mm de diâmetro interno de gargalo. Por essa razão, há quem diga que os cartuchos e conversores Lamy e Parker são intercambiáveis. Conforme a caneta, o intercâmbio dá certo...

Última dica: Algumas canetas Parker, têm dificuldades com os conversores Parker e não é por causa do diâmetro do gargalo e sim pelas medidas internas da caneta entrarem em interferência com as medidas dos conversores. Minha Parker Classic, é uma ultra-slim. Nenhum conversor Parker luxo (êmbolo de rosca) servia nela. A solução, foi adaptar um conversor chinês mais fino que o Parker. Como os chineses usam o padrão internacional, uma broca de 1/8" foi usada para alargar o gargalo e permitir a adaptação...

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1056 Online: 03 Julho 2012 às 23:19:04 »
Valeu amigos.

A história desta caneta é engraçada, ele apareceu para mim, sério não me lembro se achei e como achei, tenho uma vaga lembrança dela a uns 20 anos atrás.

Já há algum tempo, eu estou querendo uma tinteiro, mas depois da faculdade de computação, em que quase desaprendi a escrever(não é erro de gramática não, por vezes eu esquecia como se escrevia uma letra) eu achei que não era algo tão necessário.

Durante uma faxina numas coisas antigas eu reencontrei esta caneta. Achei que depois de tanto tempo, nem escrevesse mais. Foi uma surpresa, após ao lavar, colocar uma tinta nela, e ela simplesmente voltou a escrever. Achei tão legal que resolvi comprar o conversor, para continuar usando a tinta do meu irmão.

Acredito que o conversor tenha custado quase o preço da caneta, é o modelo luxo igual ao citado pelo Edu. Mas achei bem legal. Escreve bem macio.

Além desta tenho um Lamy Safari Roller e uma lapiseira. Mas apesar disso acompanho sempre este post.

Abraços

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1057 Online: 04 Julho 2012 às 12:21:47 »
Uma pequena digressão sobre cartuchos e conversores...

Existe atualmente, um PADRÃO que nasceu nas marcas européias (ou pelo menos na maioria delas...) que é conhecido como PADRÃO INTERNACIONAL. Os cartuchos internacionais, em geral estão disponíveis em tamanho curto ou longo e têm um "gargalo" com diâmetro interno de 3 mm.

Os cartuchos e conversores Parker, NÃO OBEDECEM o padrão internacional. O "gargalo" deles, tem diâmetro interno de 1/8" (um oitavo de polegada), que correpondem aproximadamente a 3.175 mm. Em outras palavras, um cartucho ou conversor internacional, NÃO ENTRA na Parker e um cartucho ou conversor Parker, fica folgado numa caneta que use o padrão internacional.

Uma das excessões européias, é a caneta LAMY alemã, que utiliza um cartucho proprietário com 3.5 mm de diâmetro interno de gargalo. Por essa razão, há quem diga que os cartuchos e conversores Lamy e Parker são intercambiáveis. Conforme a caneta, o intercâmbio dá certo...

Última dica: Algumas canetas Parker, têm dificuldades com os conversores Parker e não é por causa do diâmetro do gargalo e sim pelas medidas internas da caneta entrarem em interferência com as medidas dos conversores. Minha Parker Classic, é uma ultra-slim. Nenhum conversor Parker luxo (êmbolo de rosca) servia nela. A solução, foi adaptar um conversor chinês mais fino que o Parker. Como os chineses usam o padrão internacional, uma broca de 1/8" foi usada para alargar o gargalo e permitir a adaptação...

Neste caso OK, tenho uma Parker Reflex, que como não encontrei o cartucho vermelho da própria marca, estou usando cartuchos da LAMY, se encaixam e tem o desempenho perfeito.




*

Offline elder

  • ***
  • 247
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1058 Online: 06 Julho 2012 às 14:28:23 »
oi meu pessoal sou novo no fórum, me chamo Elder tenho 16 anos e estou fazendo o 2ºdo colegial.
Estou lendo esse tópico deste o começo e já estou na pagina 62.Tenho algumas canetas tinteiros (nada muito caro)mas entre elas tem  a sheaffer agio a pilot 78g e algumas chinesas.
Eu também sempre gostei de relógios ainda mais de mecânicos mais ainda não possuo dinheiro nem pra comprar um chines kkkkkkkkk.
A minha duvida é a seguinte gostaria de comprar uma jinhao pois gosto muito do seus modelos mais gostaria de comprar pelo Ebay por sei muito mais barato,sera que é possível comprar via boleto bancário??
Obrigado desde já.

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1059 Online: 06 Julho 2012 às 16:20:58 »
oi meu pessoal sou novo no fórum, me chamo Elder tenho 16 anos e estou fazendo o 2ºdo colegial.
Estou lendo esse tópico deste o começo e já estou na pagina 62.Tenho algumas canetas tinteiros (nada muito caro)mas entre elas tem  a sheaffer agio a pilot 78g e algumas chinesas.
Eu também sempre gostei de relógios ainda mais de mecânicos mais ainda não possuo dinheiro nem pra comprar um chines kkkkkkkkk.
A minha duvida é a seguinte gostaria de comprar uma jinhao pois gosto muito do seus modelos mais gostaria de comprar pelo Ebay por sei muito mais barato,sera que é possível comprar via boleto bancário??
Obrigado desde já.


Olá Elder, seja bem vindo!

Creio que não, apesar de nunca ter prestado atenção nisso tenho quase certeza que somente com CC internacional. Quanto a Jinhao, se você estiver em São Paulo, na região da 25 de Março em algumas lojinhas ou no próprio Shopping 25 é mole encontrar com preços que variam de R$ 15,00 a R$ 60,00.