Vamos falar sobre canetas?

  • 3147 Respostas
  • 1529545 Visualizações
*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1100 Online: 16 Julho 2012 às 21:19:38 »
Falco e Edu,


Não existe pena de M800 e M1000 de aço, apenas de ouro 18 K com máscara de ródio  hoje em dia ( antigamente a pena da M800 era 14K, e houve um modelo com pena 20K, e a 1005 demonstrator possui pena de ouro toda banhada a ródio)



“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1101 Online: 16 Julho 2012 às 21:40:54 »
Não é "pena de M800"... É pena Pelikan, mais especificamente, fabricada pela empresa alemã Schmidt...

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1102 Online: 16 Julho 2012 às 22:05:23 »
Tem um cara de Singapura no eBay, que tem tudo de Pelikan. E por incrível que pareça, o frete de Singapura pro Brazil, sai mais barato que da Alemanha...

O próprio Richard Binder, é revendedor autorizado da Pelikan (http://www.richardspens.com/)

Se o cingapuriano for o "printhardcopy" estou aguardando a resposta.

O Richard:
Fernando,
>Do you have stainless steel nibs for Pelikan *M1000*?
I'm sorry, but Pelikan has never made steel nibs for the M1000.
Regards,
Richard
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1103 Online: 16 Julho 2012 às 22:32:56 »
A Pelikan, a rigor, não fabrica NENHUMA pena. Quem fabrica OEM pra eles, é a Schmidt. A mesma Schmidt que fabrica as penas da TWSBI, da Pentel e de várias outras marcas européias.

Existe pena Schmidt de tudo que é tamanho, forma, material, rosca, em tudo que é bitola de escrita. A Schmidt, fabrica até conjuntos completos de pena, alimentador e bomba de abastecimento para "homebuilders". Eles fazem até conversor que transforma caneta esferográfica em lapiseira. O catálogo 2012, está com mais de 50 páginas...

A única diferença de uma pena Pelikan para uma Schmidt de reposição, é o nome escrito...

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1104 Online: 17 Julho 2012 às 11:39:22 »
Bom meus caros, depois de quase dois meses chegou a Chinesinha hehehe! Crocodile Black Sapphire, tampa com rosca, pode ser usada com conversor e cartucho. Primeira impressão muito boa!!!

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1105 Online: 17 Julho 2012 às 11:39:53 »
Continua

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1106 Online: 17 Julho 2012 às 11:40:30 »
Continua 2

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1107 Online: 17 Julho 2012 às 11:43:48 »
Os chineses faziam excelentes penas EF, Roncato... Agora, resolveram se aventurar nas M porque o mercado internacional consome pena M como água. Conseguiram marcar um gol de placa também com as M.

Se tiver apetite para mais uma chinesa, experimente uma DUKE...

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1108 Online: 17 Julho 2012 às 12:43:35 »
Recebi a resposta do PHC:
"
Are you saying rhodium m1000 nib ? It is 18k gold also.
That been used by M1005 ? Single Tone nib.
Are you saying that ?
Because there's no SS nib for the M1000.
- printhardcopy
"

...
Se a idéia é gastar dinheiro com uma caneta alemã cara, estará MUITO MAIS BEM SERVIDO, quem comprar uma Pelikan Souveran M800 ou M1000. Agora se o "cabôco" tiver dinheiro a rodo pra gastar, aí tem também a Pelikan Toledo. E de quebra, a empresa Pelikan dá ao comprador, o DIREITO SAGRADO de escolher o material da pena.
...

Edu, me parece que você está enganado.
Conforme informado pelas fontes que sugeriu em mensagem anterior e confirmado pelo colega Mich, não existem penas originais, fornecidas pela Pelikan em aço inox para M1000, logo a empresa Pelikan não dá a possibilidade de escolher o material da pena.
Até entendo que seja possível algum "hack", adaptação ou qualquer outra coisa para ter esta caneta com uma pena neste material, mas não será através da Pelikan, ela não me dá o direito de escolher um material da pena que não seja ouro 18kt na M1000.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1109 Online: 17 Julho 2012 às 13:15:22 »
Então RELEIA meu post anterior... Lá tem o nome de uma empresa chamada SCHMIDT. Ela fabrica as penas da Pelikan MAIS as penas de reposição. Para um leigo, podem ser penas diferentes. Para quem conhece o processo, são idênticas. Para quem gosta de pagar por MARCA, uma pena Schmidt não é igual a uma pena Pelikan. Para quem gosta de pagar por marca são DIFERENTES. Simples assim...

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1110 Online: 17 Julho 2012 às 18:15:10 »
Uma dúvida caros colegas, alguns cartuchos e/ou conversores possuem uma bolinha plástica dentro, até hoje não consegui saber o motivo. Imagino que seja para ajudar a tinta descer quando a caneta é virada da posição de guarda para a de escrita, acho que com isso pode acontecer um pequeno deslocamento de ar ou pressão no seu interior. Será? ???
« Última modificação: 17 Julho 2012 às 18:18:32 por Roncato »

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1111 Online: 17 Julho 2012 às 19:19:13 »
Tem bolinha plástica, tem bolinha de vidro, tem cilindro de inox, tem molinha helicoidal de inox... Serve para puxar a tinta pra baixo, pois às vezes a tensão superficial da tinta faz com que ela "grude" dentro do conversor e não deixe a tinta descer. Isso ocorre quando a tinta está na metade e a caneta ficou com a pena para cima (por exemplo no bolso...). Sem o objeto sólido móvel, a tinta pode grudar lá em cima e você terá uma "pane seca" mesmo tendo tinta na caneta...

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1112 Online: 17 Julho 2012 às 20:20:52 »
Obrigado! Edu, tem mesmo, essas diferenças eu tinha percebido das bolinhas e das molinhas. Funcionalmente acho que eu já tinha percebido também.
« Última modificação: 17 Julho 2012 às 20:22:52 por Roncato »

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1113 Online: 17 Julho 2012 às 20:47:26 »
Então RELEIA meu post anterior... Lá tem o nome de uma empresa chamada SCHMIDT. Ela fabrica as penas da Pelikan MAIS as penas de reposição. Para um leigo, podem ser penas diferentes. Para quem conhece o processo, são idênticas. Para quem gosta de pagar por MARCA, uma pena Schmidt não é igual a uma pena Pelikan. Para quem gosta de pagar por marca são DIFERENTES. Simples assim...

RELI todos os posts anteriores sobre o assunto.
Entendi o que acontece.
De fato simples.
Me sinto como o Adriano...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1114 Online: 17 Julho 2012 às 22:24:57 »
Como diria José Saramago, "Se tens olhos vê, se podes ver repara...."

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1115 Online: 20 Julho 2012 às 11:21:26 »
Uma Sheaffer edição limitada de 2006, como sou aficionado por civilizações antigas, fiquei de queixo caído!!!

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1116 Online: 24 Julho 2012 às 16:21:41 »
Linda estas canetas.. Apaixonei  ;D ;D ;D . .. intão gente, sou novo aqui, achei esse site quando eu estava procurando algumas coisas sobre canetas tinteiro , minha atual paixão, já que somente este eu comecei a me interessar por este tipo de canata.
Já lí muitas paginas sobre este assunto aqui, porem ainda tenho algas duvidas e quero uma ajuda de vocês. Eu ainda não tenho uma caneta tinteiro, e quero muito uma, porem eu to procurando por uma caneta boa, barata e bonita, eu já achei canetas de até 50 reais, porem quando uma coisa é muito barata assim pode-se suspeitar um pouco, intao queria que alguem me indicasse uma caneta que fosse boa e barata para eu ver se realmente vou gostar deste tipo de caneta.

*

edulpj

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1117 Online: 24 Julho 2012 às 16:38:06 »
Por partes...

1. Você tem habitualidade em algum tipo de site de leilão, como o Mercado Livre no Brasil ou o eBay internacional?

2. Caso negativo, tem cartão de crédito internacional (essencial para se cadastrar em sites gringos)?

Primeira dica: NUNCA julgue uma caneta pelo preço. As melhores penas extra-finas da atualidade, são as chinesas, que equipam canetas BARATÍSSIMAS. Outra coisa... Se você compra uma caneta barata e gosta, você pode sonhar com vôos mais altos. Se compra uma caneta barata e não gosta, não perdeu tanto assim e pode tentar algo melhor. Mas se compra uma caneta mais cara e não gosta, a vontade de mandar tudo pro brejo é muito grande.

Se você não quer errar, considere seriamente a possibilidade de começar pela marca PARKER, que é a melhor fabricante de canetas tinteiro de todos os tempos. Uma Parker Jotter tinteiro ou uma Parker Frontier tinteiro, são super baratas e de alta qualidade. Se conseguir ainda uma Parker 45 (não é mais fabricada mas ainda se encontra 0 km), também é uma ótima dica.

Vai chegar o dia, que você vai arriscar canetas VINTAGE, mas por enquanto fuja dessa tentação...

Qualquer dúvida, grita que a gente responde...

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1118 Online: 24 Julho 2012 às 16:56:57 »
Obrigado pelas dicas. Quanto às contas em sites de comprar, tenho conta somente no mercado livre, e cartao internacional eu nao tenho. já li por aqui mesmo que no ebay é bem mais barato, porem nunca comprei pelo ebay. vou procurar pelas canetas da marca Parker intao, vou procurar aqui qualquer coisa eu aviso, tenho algumas outras duvidas tambem, porem vou perguntar aos poucos para que eu entenda certinho.
primeiro de tudo, site de compra, quais são os melhores para eu comprar, quero dizer, sites que vocês já compraram e indicam?

*

Offline Roncato

  • ***
  • 163
  • Seus sonhos são infinitos somente para você!!!
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1119 Online: 24 Julho 2012 às 18:09:44 »
wendrys, seja bem vindo!

Tem vários locais de boas compras, Ravil, Star fountain pen, e-canetas, chgan (mallonline) no ML, todos eu já comprei... Ultimamente tenho comprado no e-bay... Tem a Parker reflex, cerca de R$ 45,00, a mais simples de todas, tanto que é de plastico. Muitos tem preconceito com ela, porém, tenho uma a um ano e é muito boa, também tenho uma Crown Regente faixa de R$ 50,00, minha primeira que eu adoro. Agora algumas chinesas como citou o Edu são ótimas e baratas, também recomendo. Rs, virei adepto delas, tenho usado bastante.

Abr