Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

edulpj

Puts... Desculpe a vergonha que eu passei ;)

Carretera18

edulpj,

Gostei muito de suas palavras. Também tenho canetas tinteiro para meu uso diário e não para contemplação.

Concordo com cada palavra e vou procurar pesquisar mais sobre tinteiros com usabilidade.

Abraços,

Marco Y

Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

murilolsd

Edu,
vamos lá: abre o jogo das suas 10 mais que o povo quer saber! ;D
Abraço!

edulpj

Vamos lá...

- Parker 51
- Parker 21
- Pelikan M75
- Esterbrook
- Koh-I-Noor 7240
- Centropen Mars+
- Platinum Preppy
- Parker Classic
- Hero 5020
- Geha 726

Obs. 1: A lista não está em ordem de preferência
Obs. 2: Algumas canetas, são mais de uma. Tenho mais de uma Parker 51 e mais de uma Esterbrook
Obs. 2: Tenho canetas extraordinárias que não estão nessa lista. Isso não significa que sejam ruins. Apenas que falham em algum quesito que as habilite para serem canetas de uso diário.

DonPepe

A lista está show de bola, digna de seleção brasileira  ;D, mas eu incluiria a Parker 61 capilar e a Parker 75 em alguma posição (provavelmente no lugar da Hero 5020 e da Geha). São canetas que possuo (mais de uma de cada) e que entram no meu rodízio diário por serem bonitas, macias, qualidade impecável e confiáveis.

Tenho um certo preconceito com canetas chinesas.. Todas que experimentei até hoje (vários modelos da Hero e da Jihao) me deixaram com os dedos borrados ou simplesmente respingavam sobre o papel ou mesa ao tirar a tampa. As americanas ou alemãs (mesmo vintage) nunca me deixaram na mão.

Abraços!

edulpj

Experimente um dia então uma Hero 5020... Melhor que sua "inspiradora"...

DonPepe

Essa realmente nunca experimentei. Ela é uma "homenagem" à Parker Sonnet, certo?

edulpj

Sim! E segundo muitos afirmam (nunca comparei...), melhor de alimentação e menos seca...

michelim

HOje chegaram mais tintas, gostei muito do efeito da Burnt Sienna com uma pena flex da Waterman 52

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Carretera18

Michelim,

Gostei das cores e do efeito das canetas. Existem outras opções deste tipo de pena, fora a Waterman?

Abraços

michelim

Existem marcas que tinham pelas flex,
As que tenho são :

01 vacumatic,
01 Shaeffer's
02 Mabbie Todd
02 Waterman 52
01 Waterman 52 1/2 ( tamanho reduzido da 52)
01 Parker Lucky Curve
01 Namiki falcon customizada pelo greg minuskim
01 Pelikan 400nn
01 Mont Blanc 149 com alimentador de ebonite da década de 50

Cada uma tem sua característica, a dica é: se possível teste a pena antes!! 2 canetas aparentemente iguais possuem flexibilidades diferentes!
Mas é uma caçada bacana, cada caneta possui personalidade distinta

Carretera18

Michelim,

Obrigado pela dica.

Vou começar a procurar. Escrever assim é divertido.

Abraços,

Marco

michelim

Citação de: Carretera18 online 23 Outubro 2012 às 14:29:24
Michelim,

Obrigado pela dica.

Vou começar a procurar. Escrever assim é divertido.

Abraços,

Marco

Só pra fechar, uma Mabie Todd Eyedroper antigona

Abração!

Carretera18

Nossa.... a cor da tinta e o estilo das linhas é sensacional.

Bela peça de coleção!

vinniearques

Edu posso abusar da sua paciencia e do seu conhecimento!

Qual sua opinião sobre as canetas da marca Crown? Nunca vi dizer nada sobre elas! E não achei muita coisa na net!

E sobre a Lamy safari?

Sou leigo no assunto por isso a pergunta!

Abraço e desde já obrigado!

edulpj

Crown, é uma marca chinesa que sempre apostou pesado em marketing... Em boas livrarias, papelarias etc., sempre os mais belos displays são da Crown... Dia desses, tinha um display da Crown do lado de um display da Sheaffer. O da Crown, ganhava de 10x0 em glamour... Mas as canetas, não gozam de boa reputação. Existem canetas chinesas muito mais baratas e com desempenho muito superior.

Quanto às Lamy, posso dizer duas coisas:

1. NÃO É minha marca predileta

2. São canetas de ALTÍSSIMA QUALIDADE e EXCELENTE TECNOLOGIA.

O modelo Lamy mais comum e popular, é a SAFARI, com a nib-section facetada (para apoio dos dedos) e com o clássico "clipe de arame" na tampa. Há ainda a versão AL STAR, que é uma Safari construída em alumínio ao invés de polímero. Se um dia eu resolver comprar uma Lamy, vou de AL STAR...

Se você encontrar Lamy e Crown no mesmo preço, nem pisque o olho... Esqueça que existe a Crown...

vinniearques

Opa valeu pelo esclarecimento!

tenho duas Crown uma modelo capricci e uma Chaplin e apesar de ter pago o dobro do preço na Chaplin a Capricci escreve MUITO melhor, por isso a duvida quanto a marca!

Obrigado pelos esclarecimentos!

Roncato

Citação de: vinniearques online 23 Outubro 2012 às 22:22:04
Opa valeu pelo esclarecimento!

tenho duas Crown uma modelo capricci e uma Chaplin e apesar de ter pago o dobro do preço na Chaplin a Capricci escreve MUITO melhor, por isso a duvida quanto a marca!

Obrigado pelos esclarecimentos!

Vinnie tenho uma Crown Regent, minha primeira tinteiro... Comprei justamente em "de acordo" com as palavras do Edu. Belo display na loja, custou 38 mangos mais 5 pelos 3 cartuchos da mesma marca. Foi começar a utilizar e os problemas surgindo, falhava muito.

Eu, completamente leigo, levei a um "caneteiro" e ele fez alguns testes na caneta e disse. "Essa caneta é somente boa, no caso da sua, está maravilhosa para condição da marca". Mas, insisti, ele me orientou a trocar de tinta, passei a utilizar os cartuchos da Compactor, por incrível que pareça, melhorou e muito a questão de falhar. Atualmente com um pouquinho mais de conhecimento, já fiz alguns ajustes nela, ficou outra peça, não falha mais e tem um fluxo de tinta com arranque ótimos.

Nos olhos tem modelos bem bonitos, mas alguns chegam a ser ordinários rsrsrs... As suas são superiores a minha, teoricamente daria para tirar bom proveito delas tranquilamente. Também já indiquei alguns modelos para iniciantes como primeira caneta, pelo preço e facilidade de encontrar cartuchos e conversores, como o Edu disse, tem praticamente em qualquer papelaria decente.

Tenho uma esfero que ganhei de presente do meu Gerente há alguns anos, é uma peça imponente e impecável, por ser mais simples, somente trocar a carga e pronto, passa a ser mais confiável.

A Lamy atropela bonito, outra que tem bom custo benefício é a Compactor Solo, porém, inferior a Lamy também.

Edu, em uma viagem pela net, li algo sobre a origem da Crown, existe uma na Coréia do Sul que fabrica esferos e uma China que faz tinteiros. É a mesma empresa? Inclusive a da China me pareceu bem próxima a DUKE.

vinniearques

Roncato obrigado pelos esclarecimentos!

Uma pergunta, se usar conversor será que melhora a performance das Crown?

Roncato

Não creio! Qual performance? Falha, fluxo de tinta, maciez da escrita?