Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Carretera18

Alberto,

Esta metálica é bem diferente. Muito legal a sua caneta de 1936.

Parabéns pela peça.

Abraços,

Marco Y
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

Sergiorj2016

Alberto como é o sistema de abastecimento dessa caneta dourada? Vc consegue identificar algum nome ou marca? Ela é bem bonita: uma setentona nos trinques! :)

Alberto Ferreira

Salve!

Edu, Marco e Sergio...

Então a Esterbrook é a J, Edu, as jóias são de diâmetros diferentes.

A caneta dourada não tem nenhuma identificação de marca.
O material do corpo é muito bonito e brilhante (a foto infelizmente não mostrou bem isso...  :-[), é amarelo (como ouro), num tom claro, no mesmo tom da pena.
O abastecimento é por um sistema de "parafuso" (eu não sei o nome técnico...), tira-se a tampinha superior e gira-se um dispositivo daquele tipo que parece acionar um êmbolo.
A pena é de ouro, 14K, e parece que tem escrito algo como...      xRRANxx  ::)    Não dá para ler bem as letras das pontas...  :(
A pena é pequena, mas ela escreve muito bem.

Ah!
A bela senhora (está nos trinques mesmo   8)) tem 11,7 cm, quando fechada. E na "jóia" superior tem um "monograma" com as letras C e S (ou S e C), entrelaçadas.

Por enquanto...
That´s all folks!

Grato pelos comentários.
8)

Abraços,
Alberto

Carretera18

Alberto et. al,

Graças aos senhores, estou começando a ficar fanático por estas pequenas cápsulas do tempo. Estas canetas e estes relógios antigos são bem intrigantes e é um assombro como sobrevivem ao tempo.

Abraços,

Marco Y

edulpj

Alberto

Você tem então uma Esterbrook J na cor preta com pena #2556, escrita fina SEM insert de metal duro na ponta (o "famoso" irídio). É o principal modelo da linha "J". Depois eles lançaram a "LJ", que tem o MESMO comprimento e diâmetro menor. Posteriormente, veio a "SJ", com o mesmo diâmetro da "LJ" e corpo mais curto.

O sistema de abastecimento da dourada, é então um tipo de "piston filler". Invenção de um húngaro de nome Theodor Kovacs, que apesar de ter tido a idéia, não pôs em prática. A execução do primeiro modelo, coube à empresa alemã Günther Wagner Pelikan. No piston filler tradicional, o manípulo é o extremo traseiro do corpo da caneta. Alguns fabricantes, para simplificar o modelo, substituiram o manípulo externo por um interno e o acabamento fica por conta de uma tampa de rosca (é o sistema da tua caneta).

Há ainda um piston filler INTERNO, onde o corpo da caneta é desrosqueado e o êmbolo está lá dentro. É o sistema predileto das canetas da Europa do Leste...

edulpj

Citação de: Carretera18 online 29 Outubro 2012 às 19:21:02
Alberto et. al,

Graças aos senhores, estou começando a ficar fanático por estas pequenas cápsulas do tempo. Estas canetas e estes relógios antigos são bem intrigantes e é um assombro como sobrevivem ao tempo.

Abraços,

Marco Y

As canetas tinteiro, Marco, são guardiãs fiéis da história... Além de espelharem fielmente a tecnologia de suas épocas, ainda estiveram sempre presentes em episódios históricos, nas mãos de homens famosos...

Alberto Ferreira

Sim!
Concordo!
Como ter a História nas mãos.

E isto é uma das coisas que mais me atraem nos chamados "vintages", sejam relógios ou não...
Objetos cotidianos antigos, falando de uma maneira geral.  ::)

De certa forma eles nos dão uma percepção do tempo, parecem "testemunhar" algo...

...algo bem para além da nossa existência, se me permitem dizer.  ::)  ;)

Este é o seu charme e importância.
8)

E para não perder a viagem...
Como eu digo sempre.

Vintages, só os melhores chegam lá.  ;)
Com todos os "sentidos" com que queiram entender esta frase...
8)

Carretera18

Senhores,

Depois destas palavras, acredito que achei o norte que procurava. Não vejo a hora de chegar o Esterbrook que consegui e partir para testar.

O próximo passo é procurar literatura sobre o assunto.

Este tópico me ensinou muito em pouco tempo.

Obrigado a todos,

Marco Y

Pandolfi

Citação de: Alberto Ferreira online 29 Outubro 2012 às 19:17:03
A caneta dourada não tem nenhuma identificação de marca.
A pena é de ouro, 14K, e parece que tem escrito algo como...      xRRANxx  ::)    Não dá para ler bem as letras das pontas...  :(
E na "jóia" superior tem um "monograma" com as letras C e S (ou S e C), entrelaçadas.
Alberto

Salve Alberto, esta caneta sua parece ser uma Conway Stewart, pois o CS entrelaçado no clip denuncia isto.
Tenho um exemplar aqui, na pena está escrito WARRANTED, QUALITY, 14CT GOLD, 5.
Acho que a sua é uma Conway Stewart...

Grande abraço.
Pandolfi

vinniearques

Chegou a ultima que esperava!

Parker Reflex

Pandolfi

Linda esta reflex, vinnie...
Pandolfi

Alberto Ferreira

Citação de: Pandolfi online 30 Outubro 2012 às 08:56:55
...

Salve Alberto, esta caneta sua parece ser uma Conway Stewart, pois o CS entrelaçado no clip denuncia isto.
Tenho um exemplar aqui, na pena está escrito WARRANTED, QUALITY, 14CT GOLD, 5.
Acho que a sua é uma Conway Stewart...

Grande abraço.
Pandolfi

Salve, amigo Pandolfi!
Bela dica.  8)

Tem razão, eu creio que parte do caminho é por aí mesmo, vejam...

Este é o logo da Conway Stewart

O que está gravado (manualmente) na tampa é assim...

Tempos atrás, um amigo que também gosta, e entende, de canetas, mas que não é daqui do FRM, já havia me dito que a caneta é "artesanal", ou seja, ela teria sido "feita" por um artesão usando componentes de algum fabricante (que eu agora estou realmente me convencendo ser mesmo a CS).

Então, até prova(s), ou outras opiniões, em contrário, eu tendo a achar que é por aí mesmo.  ::)

Bem,...
Pelo sim ou pelo não, aqui vão outras fotos dela...

Aqui vemos o sistema "piston filler"...

Grato pelos comentários!  8)

Abraços!
Alberto

edulpj

Nunca houve Conway-Stewart piston filler com manípulo interno... Aliás, poucos fabricantes adotaram essa solução. O modelo da pena tem um desenho mais moderno que o restante da caneta. Faço coro com quem disse que ela é feita de partes de outras canetas. Mesmo assim, uma BELÍSSIMA Frankenpen...

Carretera18

Não entendo profundamente do assunto, mas concordo que, se for uma frankpen, o artesão acertou no bom gosto.

Filipeandrade

Muito bonita!

Deve ser prazeroso, escrever com ela!

Abraços

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Pois é...  ::)

Se for mesmo isso que nós estamos concluindo, e eu também acredito que seja...  ::)

Uma coisa, minto, duas coisas, para mim, estão mais ou menos claras.

- Ela escreve, e funciona no geral, muito bem.

- Ela tem personalidade e bom gosto, provavelmente fruto da sensibilidade do artesão e (talvez também) de quem encomendou o "mod".

E...
Marco,
Você lembra daquelas "figurinhas" que nós "trocamos" por MP?

É isso aí...
O bom gosto, e o "respeito" pela peça, acima de tudo.
Mesmo num "estilo livre", que eu ainda não sei bem se foi mesmo o caso aqui... Pois ainda estamos no terreno das hipóteses.
Fundamentadas, talvez, mas hipóteses.

Ou seja com bom gosto e (muito) respeito podem até ser criadas novas peças bastante artísticas.

Válidas até, eu diria.

Abraços a todos!
Alberto

PS:
Edu,...
Se não for pedir muito para o seu "olhômetro"?  ;)
Daria para "chutar" que tipo corpo poderia eventualmente ser aquele, com o piston filler lá daquele tipo, interno?

A pena e provavelmente o nib section eu penso que podem mesmo ser da CS, confere?

Ou não nada disso?   ::)
8)

edulpj

Excelente pergunta, Alberto... Tenho duas canetas que utilizam aquele piston filler de manípulo interno... Uma Dollar Student Pen (paquistanesa) e uma Koh-I-Noor (Czechoslovakia) frankenpen, que eu modifiquei a partir de uma caneta técnica de nankin.

Houve ainda outro modelo da empresa paquistanesa Dollar Stationery, que usava o mesmo sistema, a Dollar 717. Mas ambos os modelos da Dollar, têm o manípulo de acionamento do êmbolo, de MENOR DIÂMETRO (aparentemente) em relação às fotos da sua caneta.

Houve ainda, uma empresa da finada ALEMANHA ORIENTAL, que fabricava duas marcas, a HEIKO e a MARKANT. Essa empresa usou o mesmo sistema e tinha o manípulo de diâmetro maior, visualmente idêntico ao da tua caneta...

Bem... Vou partir desse ponto. Acredito que o "motor" seja Heiko...

A pena, tem um design pouco "clássico"... e a inscrição WARRANTED, típica de penas ESTADUNIDENSES das décadas de 30 e 40. Na Alemanha, as referências nas penas "genéricas" eram mais pro lado da palavra IRIDIUM (os alemães se orgulhavam de suas jazidas do raro metal...).

Mas piston fillers, NUNCA FORAM TENDÊNCIA nos EUA contudo...

O artesão provavelmente usou um corpo europeu, provavelmente alemão, "encapou" com o metal trabalhado e lá na frente engastou uma pena estadunidense.

PESSOALMENTE, GOSTO MUITO de frankenpens (escrevi alguns artigos a respeito no meu blog inclusive). Seja pelo ideal de produzir algo exclusivo, seja pela atitude de recuperar uma caneta estragada juntando peças, adoro essa "mistureba"!!!

Roncato

Alberto é uma bela peça, parabéns!!!

Independente da arte... Enche os olhos!!! Em relação ao nib section, também não consegui entender se é CS, prece-me algo mais atual...

Bom, acabei de receber o aviso de taxação da minha última encomenda, como diria nosso caro amigo Edu, 188 dilmas X uma compra de 155 obamas

Monteverde Napa;
TWSBI 540.

murilolsd

Três perguntinhas:
1) a parker 180 aceita conversor parker moderno de plástico numa boa?
2) para polir caneta banhada a ouro o melhor é o azeite, certo? Mas como seria o antes, o durante e o depois (para tirar o azeite)?
3) e para polir partes cromadas que estão oxidando. O que devo usar e como devo fazer?
Help me, pleeeeease! :)
Abraços!
Murilo

Paulistano

MURILO
EU TENHO UMA PASTA, NÃO ABRASIVA, QUE USO PARA POLIR AS CANETAS.
a dica foi dada pelo Josias, o caneteiro que te falei, do RJ.
ele me deu dois frascos da cera, e vc pode polir tanto canetas banhadas a ouro quanto cromadas.
ela também pode ser aplicada no corpo, de qualquer material...bakelite, acílico etc...o resultado é esplendoroso.
se vc quiser posso te mandar um pote.
me fale por MP.
abraços.