Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Salve!

Eu não sou da área, não sou "caneteiro", eu apenas uso e curto um par delas...

Mas, se vocês me permitem, eu vou arriscar um palpite, baseado na minha experiência profissional...
Pois por anos eu tive a área de Assistência Técnica de uma multinacional sob minha responsabilidade.

A questão é relativamente "simples", e talvez possa ser resumida nesta "regra de ouro"...

Se o seu cliente tem um problema, você tem o problema.
Portanto, ouça-o e reaja!
Entenda a questão...
Apenas "trocar a peça" pode ser o mais barato...
Mas...  ::)

Ou seja, se não perceber isso, você pode morrer e pensar que está vivo, lá no "sarcófago" de cristal da sua pirâmide.

Bem,...
Eu não sei se é o caso aqui... Eu não tenho elementos para julgar.
Mas que é o de muitas empresas, é!

Podem crer.

Abraços!
Alberto

Roncato

Bela aquisição amigo Pandolfi, parabéns!!! Linda peça...

Eh meus caros, inúmeros fatores realmente... Porém, levanto a lebre para mais uma interrogação. Ao contrario do Paulistano, 90% ou mais dos Brasileiros são acomodados em relação a direitos do consumidor, contudo, creio que a maioria dos colegas aqui já foi ao exterior, principalmente EUA e Europa. Lá isso é muito sério, se for um problema que pode ocorrer com grande parte dos lotes fabricados, uma hora vai estourar, jamais consumidores sérios aceitariam isso passivamente.

Troca uma, duas, três...

Quantas peças por ano?

Em quantos países a Lamy circula?

E os revendedores, como agem?

To doido.  :P

Poderia a título de curiosidade pedir um laudo da área de GMP dos caras. hehehe! Só pra tentar desvendar parte do mistério.

edulpj

Citação de: Paulistano online 10 Novembro 2012 às 14:11:39
pois é amigo Edulpj
não sei se o problema é esse tb...
acho que é mais uma falha técnica. na verdade, apesar desse problema ser comum, poucas pessoas devem recorrer à fábrica para solucionar um problema como esse...e isso dificulta a visão do fabricante sobre o defeito.
sei que sou um consumidor exigente, e que sou um ponto fora da curva, pois vou muito atrás do que eu quero.
a maioria das pessoas prefere jogar a caneta no lixo, ou no fundo da gaveta a correr atrás.
sinceramente, acho que o problema pode ser uma incompatibilidade da tinta, pois sempre usei tinta MontBlanc em minhas canetas.
nestas novas, vou usar tinta da própria Lamy....vamos ver se acontece de novo.
de qq forma, é uma belíssima caneta...muito bem construída e acabada. alto nível.
e o pós venda da Lamy atende às exigências, que é a troca, sem questionamentos, das canetas.
enfim....continuo adorando a Lamy 2000 e suas derivadas.
abraços.

Se o amigo quer trocar de marca de tinta, beleza... Se for pra sair da marca Montblanc, melhor ainda... Mas a última tinta que deu problema com material de caneta, foi a primeira tinta Parker Quink, que não podia ser usada de forma nenhuma em canetas feitas de ACETATO (celulóide). A tinta continha FENOL que atuava como agente auto-limpante. Fenol derretia o acetato.

Sinceramente, não acredito que as constantes trincas que aparecem nas tuas canetas, tenham algo a ver com a tinta. De qualquer forma, vale tentar a substituição...

- STR -

Citação de: murilo online 07 Setembro 2012 às 16:21:33
Citação de: - STR - online 06 Setembro 2012 às 06:30:44
Isso!!

É uma Parker Duofold Centennial

Grande abraço

Rodrigo STR

Opa... Murilo...

Desculpe... só hoje vi sua pergunta... não frequento muito esse tópico... ainda mais agora que estou sem meu Iphone...

Vamos lá.... a minha é Duofold tem pena M

Grande abraço

Rodrigo STR

Olá, Rodrigo!
A pena dela é M ou B?
Abraço!
Murilo

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

murilolsd

Obrigado, Rodrigo!
Acabei comprando uma Centennial também. Mesma pena (M).
Impressionante a qualidade de escrita e a robustez da caneta. :o
Abraço,
Murilo

michelim

Citação de: murilo online 11 Novembro 2012 às 08:24:21
Obrigado, Rodrigo!
Acabei comprando uma Centennial também. Mesma pena (M).
Impressionante a qualidade de escrita e a robustez da caneta. :o
Abraço,
Murilo

Murilo, poste fotos!
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

michelim

Edu, quanto as tintas Montblanc o único problema que se pode encontrar é o preço no Brasil, lá fora é outra história ( 18 dólares na última que comprei contra 70 reais por aqui).  Quanto à quink com fenol, isso é de outros tempos, as tintas quink modernas são totalmente seguras para se usar nas canetas.

A tinta moderna que me dá medo é a Noodler's Baystate blue. Vi vários relatos de problemas com esta tinta.

Paulistano, achei uma pena o ocorrido. mas achei uma atitude bem justa da Lamy trocar a caneta. Já vi vários casos no FPN do corpo de algumas montblanc antigas também quebrarem, aparentemente do nada....

michelim

Pandolfi, parabéns pela aquisição.

Eu tenho uma CS apenas, toda verde. Logo no primeiro mês que eu recebi, quebrou um lado da pena. Sempre olho nos sites de leilão alguma para canibalizar.

edulpj

Citação de: michelim online 11 Novembro 2012 às 09:20:06
Edu, quanto as tintas Montblanc o único problema que se pode encontrar é o preço no Brasil, lá fora é outra história ( 18 dólares na última que comprei contra 70 reais por aqui).  Quanto à quink com fenol, isso é de outros tempos, as tintas quink modernas são totalmente seguras para se usar nas canetas.

A tinta moderna que me dá medo é a Noodler's Baystate blue. Vi vários relatos de problemas com esta tinta.

Paulistano, achei uma pena o ocorrido. mas achei uma atitude bem justa da Lamy trocar a caneta. Já vi vários casos no FPN do corpo de algumas montblanc antigas também quebrarem, aparentemente do nada....

Já usei tinta Montblanc "emprestada"... Estava num cliente e a tinta de uma caneta que eu tinha no bolso acabou... Como o cara é mão aberta, me propôs usar a tinta dele. Aleguei que haveria uma mistura de resíduos da minha tinta com a dele e isso poderia não ser muito bom... O cara insistiu e propôs que eu bombeasse um pouquinho e desprezasse e depois encheria novamente... Fiz... A caneta é uma Pelikan M75. A tinta uma Montblanc azul (não sei dizer qual é a variedade...). Escrita macia, cor bonita, não vou falar o contrário. Apenas não pagaria essa "mais valia" brazuka...

Quanto às PRIMEIRAS (não omiti a palavra no texto original...) Quink, eram aditivadas com um componente que a Parker denominava SOLV-X (pronunciava-se SOLVÉX), que nada mais era que fenol. Nas caixas da tinta (lembro-me muito bem, pois era a tinta que eu e meu pai usávamos quando eu era garoto...), vinha uma advertência, que a tinta não podia ser usada nas Parker Vacumatic. Essas canetas, tinham corpo - na maioria dos modelos - em acetato (celulóide) e no sistema Vacumatic, não havia ink sac, ou seja, o próprio corpo era o reservatório. Quem arriscou, viu sua Vacumatic derreter em segundos...

Mais tarde, o SOLV-X foi banido das tintas da Parker por ser supostamente CARCINOGÊNICO... Suspeita lá nos EUA, pois aqui o povo cansava de lamber a ponta da pena para acelerar o arranque e nunca ouvi nenhum caso de "câncer da Parker"...

Quanto às tintas Noodler's, sou um admirador da marca. É muito raro encontrarmos uma empresa estadunidense, que proponha uma visão de mercado menos capitalista que o normal deles. As tintas são muito festejadas inclusive... Ainda não tive pique entretanto, para experimentar. Nunca fiz questão de tinta permanente e nunca fui ligado em miríades de variedades de cores e matizes. Uso tinta azul em algumas canetas e preta em outras. Simples assim. Atualmente, tenho em uso, QUATRO tintas, a Pilot Azul lavável, a Lamy Preta lavável e duas Parker Quink da década de 40 que comprei por curiosidade, uma azul real e uma azul preta, ambas permanentes. Uso a azul real numa Parker 51 e a azul preta numa Sheaffer Imperial VIII...

Um dia, quem sabe, eu resolva me aventurar com tintas Noodler's...

Paulo Sergio

Edulpj...
Essa de "mistura de resíduos" não entendi? ? ?  :-\ :-\ :-\
Nessa seara, o que me dizem de mistura de tintas? Explico... se tiver meio vidro de tinta Parker, e 1/3 de vidro de
tinta Montblanc, posso misturar? ? ?  :-\ :-\ :-\
Se uso tinta Parker em uma caneta e, quando essa terminar, resolvo usar uma tinta Pilot, tenho que lavar a caneta primeiro? ? ?
Isso seria uma "barbeiragem"? ? ?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

michelim

Paulo, eu lavo o interior da caneta a cada 2 meses ou a cada 2 ou 3 enchidas, e sempre que mudo a cor ou marca da tinta.

A dica é não misturar marcas/ cores diferentes, há chance de reagirem ( ácido+base = sal+água). Existem as tintas mixfree da pilot, vale a pena dar uma olhada.

Paulo Sergio

"Eita"!!! :-\ :-\ :-\
Agora essa de ph de tintas!!!  ;D ;D ;D
Amigo Mich... saberia dizer o ph das marcas de tintas?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

michelim

Citação de: Paulo Sergio online 11 Novembro 2012 às 10:35:40
"Eita"!!! :-\ :-\ :-\
Agora essa de ph de tintas!!!  ;D ;D ;D
Amigo Mich... saberia dizer o ph das marcas de tintas?
Abraço
Paulo Sergio

Aqui tem algumas:

http://www.marcuslink.com/pens/ink/ink-and-ph-levels.htm

lembrando que 7 é neutro, maior que 7 é básico, abaixo de 7 é acido

Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio

michelim

Citação de: Paulo Sergio online 11 Novembro 2012 às 10:43:19
;) ;) ;) ;) ;)

Lembrei de mais 1 links dos bons:

Descrição de um montão de tintas:
http://www.pendemonium.com/ink_facts.htm

No site do glen's pens, há vários eviews de tintas e canetas
http://www.marcuslink.com/pens/index.html

edulpj

Citação de: Paulo Sergio online 11 Novembro 2012 às 10:22:21
Edulpj...
Essa de "mistura de resíduos" não entendi? ? ?  :-\ :-\ :-\
Nessa seara, o que me dizem de mistura de tintas? Explico... se tiver meio vidro de tinta Parker, e 1/3 de vidro de
tinta Montblanc, posso misturar? ? ?  :-\ :-\ :-\
Se uso tinta Parker em uma caneta e, quando essa terminar, resolvo usar uma tinta Pilot, tenho que lavar a caneta primeiro? ? ?
Isso seria uma "barbeiragem"? ? ?
Abraço
Paulo Sergio

Os fabricantes de tintas, Paulo Sérgio, dificilmente divulgam a composição de suas tintas, mas há quem diga que há variação de composição dentro de uma mesma linha de tintas de um mesmo fabricante em cores diferentes.

Já misturei tinta e não tive grandes problemas, MAS É ALGO QUE SE FOR FEITO DEVE TER A COMPREENSÃO DOS RISCOS ENVOLVIDOS.

Roncato

Roncato

Roncato

michelim

Parabéns roncato, a minha 540 transparente possui a pena 1,1mm