Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

FALCO

Citação de: FPiccinin online 28 Fevereiro 2013 às 20:07:44Boa noite.
Falco estou muito desatualizado do mercado de canetas e se possivel gostaria do vosso auxilio. Eu tenho uma MB 146 com o corpo bordo e a tampa em vermeil a caneta jamais foi usada. Na sua opiniao essa é um exemplar que tende a ser colecionavel?
Abs
Flavio

Olá Flávio,
Primeiramente me desculpe por demorar (tanto) em te responder, eu tenho visitado pouco o forum e quando faço-o uso o link  "Ver as 10 mensagens mais recentes do Fórum.", aí acabo perdendo a lógica e sequência das conversas.
Sobre a sua Meisterstück Solitaire Doué, eu acho uma excelente opção de caneta para fazer parte de qualquer coleção. Como existem diversas opções de modelos/marcas, usualmente as pessoas focam em algum motivo, eu acho que para um colecionador de Montblanc que tenta ser "enxuto" - meu caso, este seu modelo é "Ô" exemplar Doué a ter.
A lógica é ter vários diferenciais na mesma caneta: cor, tamanho maior, tampa em metal.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

FPiccinin

Citação de: FALCO online 02 Abril 2013 às 15:16:12
Citação de: FPiccinin online 28 Fevereiro 2013 às 20:07:44Boa noite.
Falco estou muito desatualizado do mercado de canetas e se possivel gostaria do vosso auxilio. Eu tenho uma MB 146 com o corpo bordo e a tampa em vermeil a caneta jamais foi usada. Na sua opiniao essa é um exemplar que tende a ser colecionavel?
Abs
Flavio

Olá Flávio,
Primeiramente me desculpe por demorar (tanto) em te responder, eu tenho visitado pouco o forum e quando faço-o uso o link  "Ver as 10 mensagens mais recentes do Fórum.", aí acabo perdendo a lógica e sequência das conversas.
Sobre a sua Meisterstück Solitaire Doué, eu acho uma excelente opção de caneta para fazer parte de qualquer coleção. Como existem diversas opções de modelos/marcas, usualmente as pessoas focam em algum motivo, eu acho que para um colecionador de Montblanc que tenta ser "enxuto" - meu caso, este seu modelo é "Ô" exemplar Doué a ter.
A lógica é ter vários diferenciais na mesma caneta: cor, tamanho maior, tampa em metal.

Boa noite,

Falco, obrigado pela atenção! Vou cuidar bem do exemplar.

Abs

erivelton

Quero pedir licença e primeiramente me apresentar. Me chamo Erivelton e a primeira vez que entrei aqui foi para procurar dicas sobre meu primeiro automático, um Orient Scuba Diver que me acompanha no dia a dia. Na época as dicas daqui foram preciosas, mas não cadastrei no fórum em um primeiro momento. Agora, frente a algumas dúvidas em outro ramo, achei por bem me registrar e aparecer de fato aqui.
Recentemente tive acesso a dois exemplares de canetas parker. Uma 51 tan (café com leite), tampa banhada a ouro, que acredito ser de 1951 (o número gravado no corpo é de dois dígitos e me parece ser 11, se a visão não estiver me traindo. Me falta uma lupa para confirmar). A outra é uma 61 Insignia, completamente banhada a ouro que, pelo fato de utilizar sistema de capilaridade e do modelo, deve ser de pelo menos 58. Ambas pertenceram a um casal de empresários, que as ganharam de presente de seus funcionários após o fechamento de um grande contrato com a Aeronáutica que beneficiou toda a empresa, gerando aumento para todos na linha de produção. Canetas deste tipo, como muitos reforçaram no tópico, são objetos extremamente pessoais, e creio que exatamente por isso ambas receberam gravações com o nome de seus donos originais. Não sei se isso pesa ou não no valor das canetas.
Ambas ainda possuem seus estojos originais, apesar de que a da 51 falta um dos lados da tampa. Nela consta um adesivo na parte inferior indicando que a mesma foi fabricada no Brasil, apesar de todas as inscrições na caneta apontarem para a origem americana. A caixa da 61 é uma caixa um pouco mais rebuscada, em madeira forrada com tecido, e ainda continha em seu interior o manual do usuário. Dado os anos, o tecido já se encontra bem desbotado, não sei se vale a pena tentar o restauro da mesma.
Ambas apresentam ótimas condições, considerando os anos que ficaram sem utilização. A 51 precisa de polimento na tampa, dado a existência de algumas manchas, acredito que saiam facilmente com cera de polir (não queria usar pasta nesse primeiro momento). A 61 não apresenta nada externamente, mas notei algumas "bolhas"na parte externa do receptáculo da tinta, , não sei dizer se defeitos durante o processo de fabricação ou reação a química de alguma tinta. Terminei o processo de limpeza de ambas agora cedo, com muita água fria e limpa como indicado em diversos tutoriais. A 61 ainda recebeu ainda um pouco de pressão com uma pera de borracha, estou esperando-as secar e pretendo coloca-las em uso tão breve possível.
Aos companheiros que conhecem estas canetas, poderiam me dizer em quanto as mesmas estariam avaliadas? Digo de antemão que é uma curiosidade, não pretendo coloca-las a venda, já que sempre tive vontade de ter uma parker. Meu pai sempre me contava a história de uma parker 51 que ele possuia, e que lhe foi subtraida no local de trabalho. Isso acabou ficando na minha cabeça, e sempre esperei o momento de buscar uma. Minha esposa, quando resolveu se tornar uma profissional liberal, ganhou de mim uma parker esferográfica em aço, modelo Urban, que vem acompanhando-a a cerca de 1 ano. Acho que agora é minha vez :-) .
Obrigado a todos de antemão. Abraço!

erivelton

PS: esqueci de um detalhe sobre a 51, ela é do tipo Demi Pen, as dimensões são menores que o modelo full size, semelhante ao que seria adotado no modelo 51 Special. Bom, é isso :-P

erivelton

Bom, com as canetas polidas e testadas, consegui tirar algumas fotos das mesmas, e ver que também escrevi duas burradas nos textos anteriores, identificando de maneira incorreta a cor da 51 (pelo que parece o correto seria cocoa o nome original da cor) ,e o modelo da 61, que seria a Signet.
A Parker 51

a esquerda fica evidante que falta um lado da tampa

no corpo da caneta pode se ler a inscrição: À YOLANDA DO DIRCEU

a caneta aberta.

A Parker 61

caixa da caneta, já bem desbotada pelo tempo.

a caixa aberta, com o conjunto completo.

no corpo pode se ler a inscrição PIERRE BOUQUEREL

A caneta aberta

Sifion

Belas canetas amigo, parabéns.

Agora eu tenho uma dúvida, não faz um mês que recebi a minha caneta e já se foi um dos cartuchos de tinta e acho que o outro que vêm com ela não irá durar até o fim do mês, isso é normal? Durar tão pouco um cartucho?

Tenham em mente que eu não escrevo muita coisa por dia....uma anotação aqui e ali, no máximo.

Gostaria, se possível, de alguma sugestão de tinta para comprar já que devo adquirir o conversor. Alguém sabe um site daqui que tenha um preço coerente com o mercado lá fora?
Alguma sugestão de tinta, especificamente?

Agradeço a ajuda.

Abraços.

vinniearques

Sifion eu já usei algumas marcas , mais tenho um conhecimento parco sobre o tema!

Uso Montblanc pois acho ela forte e encorpada, estou usando uma Midnight Blue e apesar de borrar é ótima!

agora quando quero uma tinta barata compro as da Sheaffer !

Pandolfi

Conhecemos um grande vendedor de tintas, tem loja no Mercado Livre...
Pandolfi

JoaoPedro

Pandolfi, voce poderia me passar o endereço dele por mensagem pessoal? acho que não pode ser por aqui. obrigado.

erivelton

Citação de: Sifion online 18 Abril 2013 às 11:03:34
Belas canetas amigo, parabéns.
Agora eu tenho uma dúvida, não faz um mês que recebi a minha caneta e já se foi um dos cartuchos de tinta e acho que o outro que vêm com ela não irá durar até o fim do mês, isso é normal? Durar tão pouco um cartucho?
Tenham em mente que eu não escrevo muita coisa por dia....uma anotação aqui e ali, no máximo.
Gostaria, se possível, de alguma sugestão de tinta para comprar já que devo adquirir o conversor. Alguém sabe um site daqui que tenha um preço coerente com o mercado lá fora?
Alguma sugestão de tinta, especificamente?
Agradeço a ajuda.
Abraços.
Valeu os elogios. Hoje estou indo no Josias, um caneteiro já bem citado aqui no post, para ele analisar a gravação da parker 51. Ele disse que, dependendo da profundidade e do processo, é possível elimina-la. Como queria da-la de presente a meu pai, vou lá ver se realmente é possível. Eu não tenho muito o que falar sobre tintas ainda. Tô começando agora, mas com preço em conta, como já citaram por aqui, a Sheaffer é uma tinta honesta, mas se der uma passeada pelo post (eu li todas as páginas :-P) vai descobrir uma série de possibilidades.

Pandolfi

João Pedro, já mandei a MP.

Nunca uso cartuchos, sempre quando necessário uso os conversores próprios para cada marca.

Quanto às tintas, temos as laváveis (washables) e as permanentes.
Eu só uso as permanentes, ou azul-negra, não borram nada.

Grande abraço.
Pandolfi

Roncato

Caros colegas, após algum tempo, cuidando de mudança de casa e demais assuntos, posto nova aquisição: Montblanc 342.

Roncato

Roncato

Roncato

Roncato

JoaoPedro

essa é uma Montblanc de verdade. maravilhosa. parabéns.

erivelton

Como comentei no post anterior, hoje fui conhecer o já extensamente citado sr. Josias, o amigo das canetas. Se o responsável pela Ravil é aqui citado pelo seu aparente mal humor, o sr. Josias é seu contraponto. O contactei por telefone ontem a tarde, citando o caso da 51 e da possibilidade de remover a gravação que a acompanhava. Ele, muito solicito desde o princípio, disse para enviar a caneta até ele , ou caso tivesse tempo para ir até a oficina, que fica na galeria do Comércio, leva-la pessoalmente e aguardar a execução do serviço. Foi com certeza a escolha mais adequada, pois tive uma conversa das mais agradáveis durante 30 min com um senhor extremamente simpático e solícito. Quando expliquei do porque da necessidade de remoção da gravação, foi elogioso com a minha intenção de dá-la a meu pai, dizendo que era uma pessoa de futuro. Ri com isso e encabulado agradeci o elogio. Quando ele terminou, era impossível dizer que a caneta em algum momento possuia algum tipo de marcação, um serviço limpo e perfeito, só não trouxe novas fotos pois fiz questão de entregar o presente a meu pai tão logo cheguei em casa, que ficou todo bobo com a "velha" novidade. Bom, se tiverem problemas com suas canetas, podem ter certeza que minha indicação é de que procurem o sr. Josias, com certeza terão um belo atendimento.

Pandolfi

Roncato. meu amigo, maravilhoso exemplar descolaste...parabéns...
Erivelton, dê a seu pai sempre as tintas próprias da Parker, uso só as permanentes ou azul-negra.
Parabéns pela atitude...
Boa semana.
Pandolfi

erivelton

Citação de: Pandolfi online 20 Abril 2013 às 14:20:48
Roncato. meu amigo, maravilhoso exemplar descolaste...parabéns...
Erivelton, dê a seu pai sempre as tintas próprias da Parker, uso só as permanentes ou azul-negra.
Parabéns pela atitude...
Boa semana.
Pandolfi
Valeu pela dica Pandolfi, nesse momento acabei deixando com ele um vidro de Sheaffer por absoluta falta de opção, não encontrei parker em nenhuma loja da área central, nem na Casa Cruz, uma das papelarias mais tradicinais da cidade, lá so tinha Sheaffer, e verde :-P, então foi uma que tinha comprado para testar as canetas mesmo. Vi que tem um vendendor em sampa, mas dessa vez não queria esperar, a pressa em dar o presente era maior  ;D. Fora que ainda quero dar uma passeada pelo e-bay para ver se não compensa vir lá de fora. Só não sei se no caso do meu pai tinta do tipo permanente vai ser boa idéia, o risco dele deixar a caneta parada por mais tempo e com isso a tinta secar no ink sac é meio grande, creio que uma azul, lavável, será mais adequado, pois sei que eu vou ser o responsável por dar manutenção se algo acontecer.
Abraço!
Erivelton