Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

reinaldojr

Essa Compactor Solo me interessou bastante. Já vem até com conversor.

reinaldojr

Então né... hoje recarreguei a chinesa. Não sei o que eu fiz de diferente dessa vez, mas ela começou a escrever bem melhor. Não preciso fazer tanta força e não risca tanto o papel. Ainda não tá uma "bic de posto de gasolina" mas, nossa, dá vontade até de retirar o que eu disse ontem sobre ela ser ruim que dói.

vivendo e aprendendo.

Só uma pergunta com relação ao recarregamento: quando se recarrega com o conversor, coloca a pena + conversor dentro do frasco ou só o conversor?
Outra pergunta: como tira tinta de caneta da mão? tentei de tudo parece só sair com o tempo mesmo.

reinaldojr

Citação de: vinniearques online 25 Abril 2013 às 09:05:40
Eu tinha uma Capricci e joguei fora de tanto que gostei dela , juro, não to zuando!

compra uma das três que o Roncato indicou que será muito mais feliz!

e até 100 reais eu também indicaria uma Lamy Safari, canetinha MUITO legal e bonita e que se procurar BEM acha por esse valor, a minha paguei 105 na Av Paulista!

Vinnie, eu moro em Apucarana, PR. A cidade é ótima de se morar e trabalhar, mas aqui é bem complicado de encontrar produtos especializados. Minha "chinesa" tá aí como prova. Foi a ÚNICA que eu consegui achar em 5 papelarias da cidade. Vou comprar pela net mesmo :P

FALCO

reinaldojr, uma sugestão, sem muita ciência.
O fato da caneta ter melhorado na segunda carga é um indício forte que sua caneta precisa ser limpa.
Pesquise aqui no tópico como fazê-lo e tente, pode não resolver, mas não atrapalha.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

reinaldojr

Citação de: FALCO online 25 Abril 2013 às 12:10:44
reinaldojr, uma sugestão, sem muita ciência.
O fato da caneta ter melhorado na segunda carga é um indício forte que sua caneta precisa ser limpa.
Pesquise aqui no tópico como fazê-lo e tente, pode não resolver, mas não atrapalha.

acredito que também seja o caso. pelo menos na questão da escrita. quando eu comprei ela, ela tava no display há decadas com tinta. tava esturricado dentro. fiz uma lavagem, deixei no copo dágua por 24 horas, usei a bombinha pra fluir água pela pena. só depois que a água tava saindo cristalina é que eu coloquei tinta.

Pelo visto não foi o suficiente.

elderclsilva

;D ;D ;D ;D Eu também fui assim...Minha 1º tinteiro foi uma chinesa que me custou 10reais, era uma canetinha bem simples e apresentava os mesmos problemas, demora para começar a sair tinta;"arranhava" o papel e chegou a vazar fazendo uma sujeira que me deu muito trabalho de limpar  ;D ;D ;D ;D
Na época eu participava de uma comunidade do Orkut e lá eles me indicaram em  pegar a pena da caneta e pressionar contra o papel, assim ela vai sair mais tinta e será mais fácil de utilizar.
Minha segunda caneta foi uma Sheaffer Agio essa sim foi uma caneta que valeu a o pena comprar,tenho ela até hoje e parece estar nova.
Não sei se pode postar link aqui no fórum então não vou arriscar em postar,mas tem um anuncio dessa Sheaffer por R$35,00 no Mercado Livre

vinniearques

Citação de: elderclsilva online 25 Abril 2013 às 16:13:01
;D ;D ;D ;D Eu também fui assim...Minha 1º tinteiro foi uma chinesa que me custou 10reais, era uma canetinha bem simples e apresentava os mesmos problemas, demora para começar a sair tinta;"arranhava" o papel e chegou a vazar fazendo uma sujeira que me deu muito trabalho de limpar  ;D ;D ;D ;D
Na época eu participava de uma comunidade do Orkut e lá eles me indicaram em  pegar a pena da caneta e pressionar contra o papel, assim ela vai sair mais tinta e será mais fácil de utilizar.
Minha segunda caneta foi uma Sheaffer Agio essa sim foi uma caneta que valeu a o pena comprar,tenho ela até hoje e parece estar nova.
Não sei se pode postar link aqui no fórum então não vou arriscar em postar,mas tem um anuncio dessa Sheaffer por R$35,00 no Mercado Livre

Essa Sheaffer Agio é MUITO boa mesmo, tanto de escrita como de material, é MUITO legal e tambem comprei a minha no ML por 35 reais e detalhe, já com o conversor!

elderclsilva

Citação de: vinniearques online 25 Abril 2013 às 16:14:54
Citação de: elderclsilva online 25 Abril 2013 às 16:13:01

Essa Sheaffer Agio é MUITO boa mesmo, tanto de escrita como de material, é MUITO legal e tambem comprei a minha no ML por 35 reais e detalhe, já com o conversor!

Realmente é uma das melhores  canetas que tenho,pra ter uma prova que ela é realmente muito boa quando sai de ferias em dezembro deixei ela no estojo da escola e fui pegala só em fevereiro desse ano resultado na hora de escrever a 1ºpalavra ??? ??? "Arrancou de primeira sem falhar nem nada.

reinaldojr

Como faz manutenção na pena da caneta? É possível pra um leigo dar um jeito nela?

Abraços!

Pandolfi

Reinaldo, tenho umas 27 canetas tinteiro, não aprecio a Crown nem a Compactor, talvez por não utilizá-las como as outras.
Mas tenho um conjunto Hero chinês que gosto muito, escreve macio e nunca falha.
Vá com uma Parker mais barata primeiro, compre no ML.
Agora, daqui um tempo, passe para as Conway Stewart, Esterbrook, Pelikan (a que está no meu bolso agora), etc...

Acredite, são muito boas e relativamente baratas...dependendo do modelo é claro...

Boa semana.
Pandolfi

euzis

Citação de: FALCO online 15 Setembro 2012 às 12:31:58
Murilo,
Em ralação à sua M405 eu faria:

1-Com a pena fora do corpo (conjunto completo alimentador + pena, a parte que tem rosca) limparia com sabão e uma escova de dentes, sem muito cuidado, pode esfregar bem e fazer bastante espuma, não vai estragar...
2-Limparia a parte interna do corpo já sem o conjunto da pena com um "cotonete", com sabão também, tentaria não passar muito o sabão no êmbolo (para manter alguma lubrificação), esta etapa nem precisa muito, é mais para garantir.
3-Com a caneta montada faria uma solução em um copo d'água com um pouco de sabão (sem mudar a cor da água, apenas para fazer alguma espuma na superfície) se tiver um pouco de amônia ajuda, mas não precisa e faria umas 10 cargas/descargas com esta solução.
4-Finalmente, mais umas 10 cargas/descargas apenas com água.

Teste e veja se melhorou...

PS. Se tiver uma lupinha, pelo menos uma 2,5~4x veja se as tines (perninhas ?) da pena estão bem alinhadas, tanto na ponta como se o sulco se mantém uniforme desde o furinho (respirador) até a ponta.

Olá pessoal,
Antes de mais nada, gostaria de parabenizar a todos pelas coleções, conhecimentos e pelos inúmeros posts - ou em outras palavras, pela generosidade e disponibilidade em compatilhar tudo isso com os outros.
Como muitos outros acabei conhecendo o forum por causa das canetas (e não dos relógios) e li todos os posts (tarefa quase interminável - rs)...
Nunca participei efetivamente de algum fórum (apezar de já ter lido muitos), então se eu escrever besteira ou algo que vá contra as regras, me desculpem, mas já antecipo que foi por ignorância mesmo...rsrs

Comecei a escrever um email de apresentação, mas como ficou muito grande (e muito possivelmete chato), deixei de lado (conforme for, depois eu posto).
Enfim, como eu mais aprendi do que eventualmente poderia ensinar alguém no fórum, vou dar algumas dicas que conheço que ainda não vi por aqui...
Aproveitando este post do Falco, vai a dica de usar o detergente da trident (Desincrustante para caneta nankin TRIDENT) - fácil de achar na internet (espero não estar fazendo um 'merchan' indevido).
Apezar de originalmente ser para nanquim, funciona muito bem - o meu pai, que já "salvou" várias canetas assim, tanto tinteiras quanto as velhas nanquim para desenho técnico...
pode deixar de molho (de um dia para o outro) ou utilizar no passo da solução de detergente).

Por enquanto é isso. Espero não estar sendo repetitivo demais.
Abraço a todos e parabéns novamente.

alexandreriz

Estou querendo começar, onde comprar Mont blanc de tinta no usa, sites que vendem e sejam bons, queria o modelo 149...

euzis

Citação de: reinaldojr online 25 Abril 2013 às 07:31:06
É uma maneira muito nobre de dizer "quem manda comprar no paraguay". :D

Estou brincando. Faz todo o sentido a questão do "custo x benefício", devia ter analisado isso antes. De qualquer maneira, mesmo complicada do jeito que ela é, essa caneta me deu vontade de investir mais em outras canetas melhores. Não perdi o gosto da coisa, peno contrário: me fez contemplar como deve ser escrever com uma caneta mais elaborada.

Falando nisso, qual a opinião dos senhores sobre a Crown Capricci?

[ps.: obrigado a todos pelo desfecho do mistério na caneta chinesa]

Olá,
sobre as Crown capricci, tenho duas.
tinha uma parker e uma chinesa genérica que me foram roubadas e fiquei um tempo sem tinteiros.
como gosto muito (e ando meio sem dinheiro) acabei comprando duas crown capricci, uma laca preta e outra inox escovado...
A preta, na escrita, é muito boa, o arranque é instantâneo (se for ver, acho que melhor que a parker que eu tinha) o fluxo de tinta é constante, não arranha e é bem macia - gosto também da pegada dela, pois é fina (eu prefiro) mas não tão leve.
A inox é uma porcaria. Pois é, é até difícil de acreditar que são do mesmo modelo/fabricante. Ela arranha um pouco, na pegada ela parece ser muito leve (acho que pelo corpo ser de inox, é bem mais fino e acabou ficando muito leve) e a tampa está muito justa, o que a faz ser difícil de travar e destravar - além de já ter arranhado um pouco o corpo plástico. O arranque não é lá essas coisas...
Até pode ser que o ajuste resolva isso, mas...
Quase não parecem ser do mesmo modelo.

Outro problema é o conversor. Como é uma caneta pequena, a maioria dos conversores não servem... diga-se que eu acabei conhecendo o fourum procurando informações a respeito. Acabei comprando alguns no ebay, que acredito que sirvam, mas ainda não chegaram então não tenho certeza.

Se quer um dica de caneta barata, eu recomendaria essa sheaffer agio, principalmente se tiver R$35,00, como alguns colegas citaram.
Comprei uma dessas para a minha esposa e gostei bastante. Já vem com conversor ( e mesmo que não venha, os conversores sheaffer são os mais baratos e fáceis de encontrar aqui no brasil), a que eu comprei tem o acabamento muito bom e é bem macia. A única reclamação que eu tenho é que, depois que li o forum, descobri que paguei muito caro :-( >:(
pois é, paguei mais na sheaffer que nas duas crown somadas(comprei tudo junto).

Enfim, é isso aí, se achar a Sheaffer pelo preço de R$35,00, esqueça a crown (que não necessárimente seja ruim, mas tem uma chance maior de te dar algum tipo de dor de cabeça).

reinaldojr

Ontem passei numa tabacaria num shopping aqui de Londrina e comprei uma Sheaffer 100.

http://www.fendrihan.com/images/SHE9317_0_Sheaffer_100_matte_black_fountain.jpg

Custou R$ 129,00. Tenho certeza que deve ser mais barato em algum lugar na net, afinal era numa tabacaria de shopping.

Carreguei ela hoje de manhã e já escrevi bastante com ela. Sem dúvida, foi uma excelente compra. Completamente diferente da chinessa Yiren 827, que até pro lixo foi depois que eu vi como uma caneta DE VERDADE se comporta. Minha única insatisfação (e é mais frescura do que crítica ao produto) é que a pena é M. Quando eu comecei a escrever e vi a grossura da linha... fiquei ligeiramente frustrado pois eu sou fã mesmo é de linhas finas.

Só que como eu não sabia como a M era pra começo de conversa, não tem nem do que reclamar. Um dia, quando minha esposa para de me perguntar "tem certeza que você pagou mais de 100 reais numa caneta?" e "o que você tem contra as bics?" eu procuro um lugar onde vende uma pena F.

reinaldojr

partindo do princípio, é claro, que penas avulsas da Sheaffer sejam vendidas assim.

reinaldojr

Kriok, respondi sua mensagem pessoal mas lá no painel não mostra que ela foi realmente enviada. Como sou novo no forum não sei como funciona isso. Você recebeu minha resposta?

KrioK

Recebi, e já respondi.

Amplexos!

reinaldojr

Descobri que eu tenho que clicar em "guardar essa resposta na caixa de saída" para ficar guardado :P Vivendo e aprendendo.

Pessoal, alguém sabe como eu consigo uma pena fina da Sheaffer e quanto custa uma coisa dessas?

http://i1203.photobucket.com/albums/bb392/FLJeepGuy/Sheaffer%20100/Sheaffer100NibTop.jpg

reinaldojr

Então, arrumei um jeito de escrever mais fino com essa pena M da Sheaffer: com a pena de cabeça para baixo. A linha fica bem fininha apesar de que dá pra sentir um pouco da pena raspando (nada sério, só de leve).

Tem problema escrever assim? Danifica alguma coisa? Escrever normal com essa parece que eu to escrevendo com um hidrocor.

Roncato

Citação de: reinaldojr online 29 Abril 2013 às 11:22:27
Então, arrumei um jeito de escrever mais fino com essa pena M da Sheaffer: com a pena de cabeça para baixo. A linha fica bem fininha apesar de que dá pra sentir um pouco da pena raspando (nada sério, só de leve).

Tem problema escrever assim? Danifica alguma coisa? Escrever normal com essa parece que eu to escrevendo com um hidrocor.

Famoso "jeitinho" Brasileiro né!
Ela não foi feita para isso, a pena se adapta a sua empunhadura e pressão que exerce ao escrever. Isso proporciona uma experiência de escrita cada vez melhor, se usar ao contrario não terá esse benefício.

Atualmente existem algumas penas que lhe darão essas opções de escrever em várias posições. Normalmente a escrita fina pode arranhar um pouco o papel mesmo. Até as de penas de produção fina.

abr.