Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Roncato

Segue um presente que ganhei ontem da minha esposa e filho! Adorei...

Roncato

Roncato

vinniearques

Show de bola Roncato, parabens!

reinaldojr

Citação de: Roncato online 29 Abril 2013 às 11:48:41
Citação de: reinaldojr online 29 Abril 2013 às 11:22:27
Então, arrumei um jeito de escrever mais fino com essa pena M da Sheaffer: com a pena de cabeça para baixo. A linha fica bem fininha apesar de que dá pra sentir um pouco da pena raspando (nada sério, só de leve).

Tem problema escrever assim? Danifica alguma coisa? Escrever normal com essa parece que eu to escrevendo com um hidrocor.

Famoso "jeitinho" Brasileiro né!
Ela não foi feita para isso, a pena se adapta a sua empunhadura e pressão que exerce ao escrever. Isso proporciona uma experiência de escrita cada vez melhor, se usar ao contrario não terá esse benefício.

Atualmente existem algumas penas que lhe darão essas opções de escrever em várias posições. Normalmente a escrita fina pode arranhar um pouco o papel mesmo. Até as de penas de produção fina.

abr.

Roncato, você sabe onde eu compro uma pena fina da Sheaffer?

Roncato

Citação de: reinaldojr online 29 Abril 2013 às 12:18:53
Citação de: Roncato online 29 Abril 2013 às 11:48:41
Citação de: reinaldojr online 29 Abril 2013 às 11:22:27
Então, arrumei um jeito de escrever mais fino com essa pena M da Sheaffer: com a pena de cabeça para baixo. A linha fica bem fininha apesar de que dá pra sentir um pouco da pena raspando (nada sério, só de leve).

Tem problema escrever assim? Danifica alguma coisa? Escrever normal com essa parece que eu to escrevendo com um hidrocor.

Famoso "jeitinho" Brasileiro né!
Ela não foi feita para isso, a pena se adapta a sua empunhadura e pressão que exerce ao escrever. Isso proporciona uma experiência de escrita cada vez melhor, se usar ao contrario não terá esse benefício.

Atualmente existem algumas penas que lhe darão essas opções de escrever em várias posições. Normalmente a escrita fina pode arranhar um pouco o papel mesmo. Até as de penas de produção fina.

abr.

Roncato, você sabe onde eu compro uma pena fina da Sheaffer?

E agora! Reinaldo não sei, mas posso pesquisar... Gosto tanto das penas Sheaffer, que nunca pensei nisso!

reinaldojr

Bom, eu também gostei, a qualidade da caneta é indiscutível. Mas eu achei a M muito grossa (a largura da linha), chega até a borrar. Virando ela de cabeça pra baixo eu consegui um traço mais fino e menos "molhado".

Se você descobrir alguma coisa me fala. Procurei aqui na net mas não achei nada.

Agradeço desde já!

reinaldojr

Parabéns pelo estojo! Espero um dia ganhar um de presente da minha esposa. No momento ela só tá me perguntando oq eu tenho contra bic. :P

Pandolfi

Ei Roncato, arrasou agora, heim? Parabéns...
Já estou precisando de um desses...

Grande semana...
Pandolfi

euzis

Roncato, parabéns! :o :o
Quem sabe um dia eu consigo uma coleção de qualquer coisa que mereça uma caixa dessas...
Só para confirmar, o presente foi só o estojo, né? :P ;D (mas sabe que demorou um pouco para cair a ficha)...

reinaldojr,
Quanto aos comentários da patroa, vc poderia atacar que, contra as bic, as tinteiro são mais ecológicas e acabam até saindo mais baratas no longo prazo (além de totalmente reutilizáveis/recarregáveis, como a gente toma muuuito mais cuidado, é bem mais difícil perder - ou "tomar um perdido" - com uma dessas) - é claro que não vai funcionar, mas... é uma tentativa :P :P :P :P :P

De qualquer forma, para garantir, eu comprei uma (mais cara) para a minha esposa... como foi de presente nem tem como ela reclamar.  ;D

Quanto as penas finas sheaffer, eu dei uma procurada, e nas principais lojas aqui no Brasil não encontrei nada... caso algum colega encotre, por favor nos avise onde que eu também quero uma. ;)
Abraços!

reinaldojr

Citação de: euzis online 29 Abril 2013 às 21:19:19
Roncato, parabéns! :o :o
Quem sabe um dia eu consigo uma coleção de qualquer coisa que mereça uma caixa dessas...
Só para confirmar, o presente foi só o estojo, né? :P ;D (mas sabe que demorou um pouco para cair a ficha)...

Rapaz, acredita que eu também fiquei na dúvida? Mas eu pensei nãaaao, 20 canetas de uma vez só de presente? É mais fácil ser o estojo!

Citação de: euzis online 29 Abril 2013 às 21:19:19
reinaldojr,
Quanto aos comentários da patroa, vc poderia atacar que, contra as bic, as tinteiro são mais ecológicas e acabam até saindo mais baratas no longo prazo (além de totalmente reutilizáveis/recarregáveis, como a gente toma muuuito mais cuidado, é bem mais difícil perder - ou "tomar um perdido" - com uma dessas) - é claro que não vai funcionar, mas... é uma tentativa :P :P :P :P :P
De qualquer forma, para garantir, eu comprei uma (mais cara) para a minha esposa... como foi de presente nem tem como ela reclamar.  ;D
Quanto as penas finas sheaffer, eu dei uma procurada, e nas principais lojas aqui no Brasil não encontrei nada... caso algum colega encontre, por favor nos avise onde que eu também quero uma. ;)
Abraços!

Foi o que eu disse pra ela. "Isso aqui é pra uma vida toda. Dá até pra dar nome pra ela e mandar gravar. Bic você usa e joga fora. Perde antes mesmo de ela acabar".
E quanto às penas. Também achei que não seria fácil encontrar assim. Na net ninguém faz referência. Só cita ela já na caneta para a venda.

Por outro lado eu estou me acostumando mais com a escrita grossa. O que me agonia é que de vez em quando fica muito grossa e começa a borrar. Será o jeito que eu to pegando na caneta? [ps. parei de usar a caneta de cabeça pra baixo, descobri que com duas páginas escritas eu tenho que limpar a pena pq fica acumulando impureza do papel. não aconselho.]

Roncato

Rsrs!

Obrigado a todos, sim meus amigos, ganhei somente o estojo. Minha esposa não se atreve a me dar nenhuma peça, ela detesta tinteiros. Já expliquei para ela que caneta é como vinho, não se compra por preço ou somente pela beleza, e sim pelo prazer de algo que gostamos muito.

Já a presenteei como uma MB Boheme RB, ela adora e usa todos os dias.

Quanto a quantidade de instrumentos de escrita, teve uma época que ela não entendia o motivo, agora está tranquilo. No entanto, bastava eu abrir o armário de sapatos e bolsas dela, e usar o mesmo argumento para equilibrar a situação :o

Como falaram da Sheaffer Agio por R$ 35, esse não é o preço dela, nosso amigo consegue algumas promoções bacanas para várias peças. Quando vejo neste preço compro e guardo para dar de presente, não falha... Acho ela muito fina, prefiro a Javelin.

FALCO

Citação de: euzis online 26 Abril 2013 às 20:43:17
Citação de: FALCO online 15 Setembro 2012 às 12:31:58...
...
Aproveitando este post do Falco, vai a dica de usar o detergente da trident (Desincrustante para caneta nankin TRIDENT)
...

Eu uso este produto:

Que nada mais é que: amônia, água destilada, sabão e etanol... não sei se vale us$10 + frete, mas o vidro é bem legal...

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Adriano

O vidro é tão legal que dá vontade de beber... ou se usar como pós-barba!  ;D ;D ;D

Parece coisa de farmácia antiga!

Aproveitando a deixa: eu ainda tenho solução de limpeza da Staedtler para canetas técnicas... me parecia apenas água com um tico de detergente... Mas não sei por que não me parece adequado para tinteiros...

Abraços!

Adriano

reinaldojr

É por isso que eu sou fascinado por esse universo desde que eu entrei há dois meses. Até então eu conhecia caneta tinteiro como "aquelas canetas caras e complicadas de escrever". Hoje, a cada dia que passa, descubro mais e mais coisas impressionantes e belas nessa vastidão de detalhes.

Fantásticas as garrafinhas.

erivelton

É, o que começou como vontade de dar um presente ao meu pai, começa a ter o sério risco de se tornar outra coleção, preciso tomar cuidado  :P . Quando um conhecido descobriu a minha peripécia com as canetas anteriores, me deu 3 canetas parker. Duas são do modelo 61, tampa banhada a ouro em duas cores (um padrão bem interessante digasse de passagem), e uma eu não consegui reconhecer, mas com certeza o corpo (que lembra o da 51 mkIII flighter) não é da pena que se encontra nela, que inclusive está avariada . Estas nem de longe estão no estado de conservação das duas primeiras que mostrei aqui.
Eram canetas de uso constante pelo que pude verificar, e pertenciam a um médico. Ambas do modelo 61 apresentam marcas no corpo, tendo uma delas perdido uma pequena lasca junto a jóia. A que não está lascada está sem a jóia, e o corpo está "travado", algo não está permitindo a abertura da mesma, provavelmente resquícios de tinta no interior. A pena de uma apresenta sinais de uso intenso (pude verificar com uma lupa de gráfico), enquanto a outra apesar de não demonstrar desgastes, está empenada, provavelmente fruto de queda.
Vou leva-las ao senhor Josias para ver o veredicto dele, se vale a pena trabalhar as duas canetas ou juntar as melhores peças de cada uma e fazer uma nova. Apesar de serem do mesmo modelo, creio que as canetas não são do mesmo ano, dado um detalhe da tampa, enquanto em uma um carimbo identifica o tipo de ouro utilizado em cada parte do desenho, em outra somente um carimbo é apresentado. Uma curiosidade que tenho, e se alguém souber me responder, agradeço. Notei, ao tentar soltar a que esta engrinpada com um pouco de água morna no corpo tentando criar um diferencial de dilatação, que bolhas saiam do mesmo. Essas canetas possuem algum orifício de respiro?
Em relação a terceira caneta, me parece que o dono faz uma frankeinpen juntado duas parkers, o corpo foi fabricado no Brasil, mas a parte da frente não bate com nada que eu já tenha visto aqui no fórum ou pesquisando na net. Vou ter que deixar para descobrir depois....

euzis

...[/quote]

Eu uso este produto:

Que nada mais é que: amônia, água destilada, sabão e etanol... não sei se vale us$10 + frete, mas o vidro é bem legal...

[/quote]
Falco,
De fato não sei se vale, mas realmente o fraso é bem estiloso... Na pior dsa hipóteses quando acabarem e você precisar de mais, pode fazer a sua própria mistura e reutilizar o vidro... ;D
Existe alguma diferença entre o translúcido e o roxo (ou o transparente está vazio)?

Citação de: Adriano online 30 Abril 2013 às 15:49:15
O vidro é tão legal que dá vontade de beber... ou se usar como pós-barba!  ;D ;D ;D

Parece coisa de farmácia antiga!

Aproveitando a deixa: eu ainda tenho solução de limpeza da Staedtler para canetas técnicas... me parecia apenas água com um tico de detergente... Mas não sei por que não me parece adequado para tinteiros...

Abraços!

Adriano
Adriano,
Esse especificamente da staedler eu nunca vi, mas o da tridente já usei algumas vezes (e o meu pai várias) - acredito que seja só detergente (provavelmente dissolvido também).

FALCO

Citação de: euzis online 01 Maio 2013 às 20:06:54...
Existe alguma diferença entre o translúcido e o roxo (ou o transparente está vazio)?
...

Ambos estão cheios, a diferença é que o da esquerda está (pouco) usado e o da direita novo, este produto não acaba, ou gasta, ele se deteriora, pois a forma de utilização é encher a caneta e depois devolver o líquido para o vidro. Na verdade a caneta deve ser limpa (encher e esvaziar até sair só água) depois fazer um ou dois enchimentos com a solução, sempre devolvendo para o vidro e depois mais alguns apenas com água para tirar o resíduo do produto da caneta. Ele dura até deixar de ser translúcido, dura muito.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

euzis

Ahhhhhh tá... é, faz sentido... interessante... Aprendi mais uma... numa dessas eu teria enchido a caneta e jogado fora na pia... rsrsrs

Outra perguntinha... Você faz esse procedimento a cada 'enchida' de tinta ou somente se vai trocar por outra cor/marca da tinta? Eu, para ser honesto, só fazia isso quando tinha algum problema mas, como sempre depois de ler o fórum, estou achando que deveria ser mais freqüente.

grato pela atenção e paciência.

euzis

Alguém conhece as tintas da Koh-I-Noor? Pelo que já li, a marca em geral é muito bem recomendada. Encontrei um site com as tintas (na minha opinião) incrivemente baratas - coisa de pouco menos de R$13 o frasco com 50ml - se já não tivesse dois frascos - um azul e azul-negro e recentemente comprado mais dois frascos (um verde e outro vermelho) - coisa que comigo, pelo tanto que uso as canetas, dura algo próximo de uma eternidade, comprava sem dó, só pelo preço e pelos elogios à marca... definitivamente eu preciso começar a gastar mais tinta... :-p:-p:-p Será que esse é o preço normal ou deve ser alguma promoção?

Pandolfi, Vi nos posts antigos que você comprou uma caneta dessa marca com tinta e tudo e, na mesma época, alguém perguntou a mesma coisa... mas não achei a resposta :-( teria algum comentário sobre a tinta? É permanente ou lavável? Diga-se de passagem, muito estilosa aquela caneta (que fica com a ponta para baixo)... uma das (várias) que eu fiquei com muita lombriga de comprar depois de começar a visitar o fórum ;-) - quem sabe um dia... Aproveitando, pelas imagens que você postou na época, me deu a impressão que a ponta dela tem uma pequena dobra na ponta - algo parecido com uma stub - é isso mesmo?

Grato