Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Carretera18

mmmcosta,

Eu também não conheço muito... rs

Abs
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

mmmcosta

Citação de: Carretera18 online 11 Agosto 2015 às 14:44:53
mmmcosta,

Eu também não conheço muito... rs

Abs
Não seja modesto, Carretera... Frequentando o Fountain Pen Network eu descobri, faz tempo, que quem fala de flex, itálica, stub, conhece do riscado, figurativa e literalmente. [emoji421]
Marcelo

FPiccinin

mmmcosta o Carretera18 realmente conhece!!!! Pode crer!!!

Abs

mmmcosta

Citação de: FPiccinin online 11 Agosto 2015 às 21:26:44
mmmcosta o Carretera18 realmente conhece!!!! Pode crer!!!

Abs
[emoji106] [emoji6]
Marcelo

rocc2005

Olá, pessoal.
Estive afastado porque tive que formatar o pc e perdi vários dados e só agora consegui recuperar.
Eu ando por aí olhando umas canetas e acabei adquirindo algumas. Agora tô de olho nas vintages. Fico imaginando uma caneta fabricada e 1930, quem a usou, o que foi escrito por ela, coisas assim, e isso me traz uma sensação nostálgica, como se eu, de certa forma, estivesse lá. Isso sem contar o preço, que em certos casos chega a ser muito menor que o de canetas atuais.
Li ali em cima sobre penas (nib). São caras. O preço das nibs chegam a custar quase o preço da caneta inteira às vezes. É incrível isso. Tenho uma Pelikan M1000 que estava com problemas na pena. Fui cotar o preço e quase caí para trás. Foi algo tipo 80% do preço da caneta. Resolvi, então, já que estava mesmo perdida, fazer uns ajustes, e acabei transformando a pena broad numa itálica fina. Agora a caneta voltou a me dar prazer. É isso.
Forte abraço,
Ronaldo

rocc2005

Olá, Pessoal.
Sexta feira recebi a primeira Sheaffer da minha vida.
Fabricada em 1935, data do nascimento do meu saudoso pai, o instrumento me enche de um profundo sentimento de nostalgia. A beleza de seus detalhes resistiu ao tempo, mais que isso, parece ter adquirido vida. São mais de 80 anos de história. Vivenciou os medos e angústias da grande guerra, ouviu os choros daqueles que perderam seus entes em batalha, talvez tenha escrito até mesmo umas linhas de amor para algum soldado no front. A quem pertencera? O que escreveu nesses longos 80 anos? Se falasse, que histórias nos contaria?
Abraços,
Ronaldo

Carretera18

Ronaldo,

Parabéns pela aquisição. Eu também curto canetas antigas e sempre me pergunto as situações que presenciaram nos seus anos de vida. E o que mais me assombra é que continuam como novas e funcionando perfeitamente depois de 30, 40, 50 ou quase 100 anos.

Curta bastante a sua nova antiga caneta.

Abraços!

rocc2005

Obrigado, Carretera.
Não sei onde isso irá parar, mas comprei outra idêntica, a não ser pelo sistema de enchimento. Será que estou viciado? rsrs
Abraços

mmmcosta

O importante é escrever com elas.
Marcelo

Carretera18

Citação de: rocc2005 online 03 Setembro 2015 às 09:06:36
Obrigado, Carretera.
Não sei onde isso irá parar, mas comprei outra idêntica, a não ser pelo sistema de enchimento. Será que estou viciado? rsrs
Abraços

Citação de: mmmcosta online 03 Setembro 2015 às 10:15:59
O importante é escrever com elas.

rocc2005,

Tudo bem? Cuidado que esta brincadeira vicia mesmo!   ;D ;D ;D

E siga o conselho do mmmcosta. Uma parte legal do hobby é começar a entender o comportamento das penas e que tipo de escrita cada uma proporciona.

Exemplo de escrita com pena flex

Exemplo de pena broad/itálica

Abraços!

mmmcosta

Sempre que vejo esses exemplos lembro que preciso retomar meus autoestudos de caligrafia. [emoji53]
Marcelo

Carretera18

mmmcosta,

Como não tem sobrado muito tempo para eu me dedicar aos treinos de caligrafia, decidi deixar este prazer permear meu dia a dia. Ultimamente tenho encaminhado documentos com post-it escrito com letras desenhadas com minhas canetas flex e itálicas, dependendo do meu humor.

Acho que algumas pessoas do trabalho me acham meio doido, mas tudo bem...

hahahaha

Abraços

mmmcosta

Citação de: Carretera18 online 03 Setembro 2015 às 11:55:19
mmmcosta,

Como não tem sobrado muito tempo para eu me dedicar aos treinos de caligrafia, decidi deixar este prazer permear meu dia a dia. Ultimamente tenho encaminhado documentos com post-it escrito com letras desenhadas com minhas canetas flex e itálicas, dependendo do meu humor.

Acho que algumas pessoas do trabalho me acham meio doido, mas tudo bem...

hahahaha

Abraços
Doido por escrever com caneta tinteiro ou por causas dos post-its?

Talvez ambos... [emoji38]
Marcelo

Carretera18

Ah, me acham doido porque escrevo recados em post-it com letras de convite de casamento...

mmmcosta

Citação de: Carretera18 online 04 Setembro 2015 às 00:31:57
Ah, me acham doido porque escrevo recados em post-it com letras de convite de casamento...
hehehe...
Marcelo

rocc2005

Há pessoas que chegam a gritar, quando ficam sabendo o preço que se paga numa caneta tinteiro e acabam dizendo que o cara é doido, porque uma Bic também escreve e custa 1,50. O que se pode fazer? Já me acostumei.
Eis as minhas mais recentes aquisições, minhas duas abobrinhas. rsrsrs

Paulo Sergio

Parabéns pelas belas canetas amigo rocc2005!!!
Tenho Sheaffers de bomba... não gosto muito do sistema de abastecimento...
Ainda vou ter uma dessas de mecanismo de alavanca!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

rocc2005

Carretera18

rocc2005,

Estas Sheaffers estriadas com penas bicolores são lindas. Parabéns pelas aquisições.

Depois posta algumas amostras da escrita.

Abraços

rocc2005

Obrigado, Carretera.
Nunca tive uma caneta Sheaffer, mas quando vi estas, juro que tentei, mas não consegui resistir. As penas são rígidas, mas uma fonte de prazer, de tão macias que são. Quando se escreve, vc sente a caneta deslizar sobre o papel, o que me dá segurança, ao contrário da Homo Sapiens, que a pena é tão polida, e feita de paládio, que vc só vê os traços saindo, mas nem sente que está escrevendo, o que não aprecio muito. Questão de gosto.
Vou postar uns traços, mas não espere muito, não chego nem perto de ser um calígrafo, apesar de ser um apaixonado pela arte. Escrevo todos os dias, mas não consigo mudar o estilo agarranchado de minha letra. São mais de 40 anos agarranchando as palavras, duvido muito que eu consiga mudar, principalmente agora, que minhas mãos já não têm a precisão da juventude, mas continuo tentando. Quem sabe um dia... ou quem sabe depois de uns goles rsrsrs.
Abraços,
Ronaldo