Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Boa tarde!

Parabéns, amigos!
Eu confesso que curto, corrigindo, é um pouco mais que isso, quase que uma atração...  ;)  :D
...mas, literalmente, eu não entendo do riscado  ;) :D como vocês.

A minha caligrafia, meio que de "engenheiro" (um tanto forçada esta imagem  :-[) não ajuda muito.
Ela é em "caixa alta"... ...tipo as usadas nas "cotas" ou nas "legendas" daqueles desenhos antigos feitos nas velhas pranchetas, a nanquim.  :D

A minha escrita cursiva é uma verdadeira lástima e ao tentar eu pareço aqueles que estão começando a falar uma língua, sem a devida  fluência, e que precisam "pensar" a cada palavra.  ;)

Ok, é a vida. E eu sei que pode mudar...  ;)

Mas, outra coisa...
Eu não sei bem o porquê...
Talvez pela época da minha vida quando eu tive o primeiro contato com elas...  ::)

Mas as Sheaffer´s sempre me atraíram de forma particular.
Aquele tal "ponto branco" na tampa e, principalmente estas "gordinhas estriadas" (as damas odeiam admitir isso, mas estrias são coisas reais  ;)).  8)

Coisas quase "atávicas"...  ;D

Abraços a todos  e gratos por compartilharem as suas canetas e conhecimentos.
Alberto

Carretera18

Prezados,

Bom saber que temos outros apreciadores de canetas por aqui.

Lendo os comentários do Ronaldo, também tenho a mesma impressão. As Sheaffers antigas tem penas que dão um pouco mais de feedback (que é diferente de arranhar) do que outras marcas famosas como a Mont Blanc, por exemplo, mas proporcionam uma variação de espessuras de linha mais acentuada e deixa a escrita com mais personalidade.

Em relação a caligrafia, também enfrento dificuldades, mas percebi que tudo depende de treinos. Venho tentando treinar a algum tempo e consegui evoluir um pouco.

Espero que continuemos a conversar mais sobre o assunto por aqui.

A figura abaixo é uma foto de um exercício que fiz com uma Sheaffer Heritage com pena itálica e lapiseira comum.

Abraços!
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

rocc2005

rsrs Só depois que li o post é que percebi que as letras foram escritas, podia jurar que elas estavam soltas, em pé, inclusive com sombras.. rsrsrs  muito legal.. parabéns... 

Carretera18

Ronaldo,

Obrigado pelo comentário. Eu me inspirei em fotos que vi e tentei reproduzir com a minha caneta. Curto bastante praticar caligrafia. Na verdade, o que guia as minhas compras de canetas tinteiros são as penas e as possibilidades de escrita.

Este é um exercício com uma Esterbrook com pena semi-flex.

Abraços!

rocc2005

Fiquei com uma inveja danada, véi. Sua letra é show. Como você treina, em caderno de caligrafia? Eu tento produzir letras assim, mas não consigo escapar do meu estilo, cheio de vícios. Já assisti uns videos, mas é complicado.
Essa Esterbrook também é um espetáculo, com pena flex/semiflex, então, rara de se achar aqui no Brasil. Tive uma modelo J, uma new old stock, com pena rígida, mas um infeliz acidente e ela se perdeu.
Vou continuar tentando. Fiquei animado com sua amostra.
Abraços

vinniearques

Caraca pirei nessas letras 3d, ta mandando extremamente bem Carretera, incrivel

Spring

Carretera, que espetaculo ! Muito bom mesmo !
No masterpiece was ever created by a lazy artist.

Carretera18

Citação de: rocc2005 online 06 Setembro 2015 às 03:31:25
Fiquei com uma inveja danada, véi. Sua letra é show. Como você treina, em caderno de caligrafia? Eu tento produzir letras assim, mas não consigo escapar do meu estilo, cheio de vícios. Já assisti uns videos, mas é complicado.
Essa Esterbrook também é um espetáculo, com pena flex/semiflex, então, rara de se achar aqui no Brasil. Tive uma modelo J, uma new old stock, com pena rígida, mas um infeliz acidente e ela se perdeu.
Vou continuar tentando. Fiquei animado com sua amostra.
Abraços

Oi,

Obrigado pelos elogios.

Eu treino de várias formas diferentes. Tem dias que eu faço os exercícios de "movimentos musculares" do método Palmer em cadernos velhos que sobram dos meus filhos, em outros eu pauto folhas de papel vergê, sulfite, etc. para treinar a caligrafia. Não uso cadernos de caligrafia porque eles limitam os tamanhos das letras e cada tipo de pena tem uma necessidade de pauta/proporção específica.

Outra constatação que me ajuda a não desanimar é que caligrafia não significa escrever com letras bonitas o tempo todo. Uma boa letra depende de uma boa caneta, tinta adequada, papel adequado e muita calma para escrever. Eu nem me atrevo a tentar escrever assim em situações cotidianas que não proporcionem os fatores citados e uso caneta tinteiro rígida, papel comum e garranchos mesmo...rs

Vou postar uma foto antiga da minha Esterbrook abaixo.

Abraços

Citação de: Vinnie online 06 Setembro 2015 às 09:18:30
Caraca pirei nessas letras 3d, ta mandando extremamente bem Carretera, incrivel

Vinnie,

Como sempre, agradeço seus comentários gentis.

;D

Citação de: Spring online 06 Setembro 2015 às 11:34:41
Carretera, que espetaculo ! Muito bom mesmo !

Spring,

Muito obrigado!

;D

fmassardo

https://onedrive.live.com/?id=9818BCD19951095C!523&cid=9818BCD19951095C&group=0&parId=9818BCD19951095C!445&o=OneUp

Gostaria de postar a foto. Por ora, diante do estágio de evolução tecnológica, vai o link.

Abraços,

Fmassardo
Nada de novo debaixo do sol.

Carretera18

fmassardo

Carretera18

Citação de: fmassardo online 09 Setembro 2015 às 16:53:39

Agora, sim.

E bela caneta. Um dia pretendo ter uma fineliner também. Me parece ser ótima para escrever no dia a dia.

abraços

rocc2005

Tudo de bom aí em cima, o instrumento Montblanc dispensa comentários, é um ícone, apresenta-se bem em qualquer ocasião; a cor da tinta é um espetáculo (que cor...) adoro azul e esse aí é espetacular; e sua letra tem uma suavidade, uma naturalidade, que transmite calma, paz. Bela imagem. Gostei.
Abraços,
Ronaldo

fmassardo

Citação de: rocc2005 online 11 Setembro 2015 às 00:25:17
Tudo de bom aí em cima, o instrumento Montblanc dispensa comentários, é um ícone, apresenta-se bem em qualquer ocasião; a cor da tinta é um espetáculo (que cor...) adoro azul e esse aí é espetacular; e sua letra tem uma suavidade, uma naturalidade, que transmite calma, paz. Bela imagem. Gostei.
Abraços,
Ronaldo

Obrigado! Recomendo mesmo esse refill "B", que possui um mecanismo, tipo uma mola, na ponta. Abraço

Carretera18

Comentei sobre esta caneta a alguns meses, mas só postei a foto agora.

Minha Montblanc 149 com pena modificada para cursiva itálica pelo Mestre Sebastião da Ravil. Eu achava a pena M macia e com ótimo desempenho, mas sempre sonhei em ver esta caneta escrevendo com mais "personalidade".

Agora se tornou quase um traço da minha personalidade... rs

vinniearques

Carretera18

mmmcosta

Marcelo

Carretera18