Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

RCComes

Citação de: Carretera18 online 16 Setembro 2015 às 15:48:44
mmmcosta,

Muito obrigado!

Abraços

Não, não é possível. isso foi impresso em impressora  ;D ;D ;D ;D

Carretera, sua caligrafia é de mais!

Eu tenho 2 tinteiros, apenas, e só servem como objeto de coleção, mesmo. Eu havia "herdado" uma Parker do meu pai e, na primeira vez que fui escrever, além do usual garrancho, a pena saiu igual um 8. nem ferreiro desentortava  :-[
Membro do RedBarBrazil

Carretera18

Oi RCComes,

Obrigado pelo elogio (exagerado)... kkkkk

Nossa, para entortar uma pena, deve ter exercido uma pressão fora do normal ou ela já estava com algum problema.

E escrever com canetas tinteiros é assim mesmo. Algumas demandam tempo para pegarmos o jeito de escrever, inclusive para achar uma tinta que otimize o desempenho.

Abraços!
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

RCComes

Citação de: Carretera18 online 17 Setembro 2015 às 11:10:59
Oi RCComes,

Obrigado pelo elogio (exagerado)... kkkkk

Nossa, para entortar uma pena, deve ter exercido uma pressão fora do normal ou ela já estava com algum problema.

E escrever com canetas tinteiros é assim mesmo. Algumas demandam tempo para pegarmos o jeito de escrever, inclusive para achar uma tinta que otimize o desempenho.

Abraços!

Sim, fiz um pouquinho  ;D de força. Não entortou tanto, mas ficou meio tortinha. deixei guardada.  :P

Eu lembro que meu velho gostava desse tipo de penas aqui. sabe me dizer qual é (imagem da net)

Membro do RedBarBrazil

Carretera18

Citação de: RCComes online 17 Setembro 2015 às 11:37:07
Sim, fiz um pouquinho  ;D de força. Não entortou tanto, mas ficou meio tortinha. deixei guardada.  :P

Eu lembro que meu velho gostava desse tipo de penas aqui. sabe me dizer qual é (imagem da net)

RCComes,

Pelo que entendi da foto que postou, seu pai gostava de penas flexíveis. Elas proporcionam variação da espessura das linhas porque a pena abre e fecha de acordo com a pressão exercida. Este tipo de comportamento é comum em penas muito antigas (antes de 1960/1970) e praticamente inexistentes nas canetas modernas. Existem algumas promessas de fabricantes como Noodler's, FPR e Pilot, mas os caras que conhecem as classificam como semi-flex.

É bem provável que tenha entortado a pena da sua caneta porque tentou usar uma pena rígida como flexível.  ;D ;D ;D

Este filme é bem legal para mostrar algumas variações deste comportamento das penas.

Abraços

FPiccinin

Citação de: Carretera18 online 15 Setembro 2015 às 11:14:42
Comentei sobre esta caneta a alguns meses, mas só postei a foto agora.

Minha Montblanc 149 com pena modificada para cursiva itálica pelo Mestre Sebastião da Ravil. Eu achava a pena M macia e com ótimo desempenho, mas sempre sonhei em ver esta caneta escrevendo com mais "personalidade".

Agora se tornou quase um traço da minha personalidade... rs

Em tempo, parabéns pela caligrafia e pela dedicação. Está cada dia melhor!!!!

Abraço

fmassardo

Citação de: Carretera18 online 17 Setembro 2015 às 11:49:03
RCComes,

Pelo que entendi da foto que postou, seu pai gostava de penas flexíveis. Elas proporcionam variação da espessura das linhas porque a pena abre e fecha de acordo com a pressão exercida. Este tipo de comportamento é comum em penas muito antigas (antes de 1960/1970) e praticamente inexistentes nas canetas modernas. Existem algumas promessas de fabricantes como Noodler's, FPR e Pilot, mas os caras que conhecem as classificam como semi-flex.

É bem provável que tenha entortado a pena da sua caneta porque tentou usar uma pena rígida como flexível.  ;D ;D ;D

Este filme é bem legal para mostrar algumas variações deste comportamento das penas.

Abraços

Sensacional esse vídeo. Tenho duas penas e nunca reparei no grau de flexibilidade.
Abraços,
Nada de novo debaixo do sol.

rocc2005

Parabéns pela caligrafia. Linda... sem palavras... Gostei muito.
Eu fiz um trabalho em duas penas Noodler's e consegui aumentar muito o gráu de flexibilidade delas. Bastou esmerilhar as abas da pena, deixando-as com um formato semelhante às penas usadas nas dip pens. Depois foi só polir. Deu um pouco de trabalho, mas o resultado foi surpreendente, tornaram-se verdadeiras flex pen.
Abraços
Ronaldo

Carretera18

Ronaldo,

Legal a sua idéia e iniciativa. Depois posta algumas amostras do resultado.

Abraços

rocc2005

Amigos, estou devendo umas imagens, e quem sabe, uns videos, mas o problema é minha câmera. Vou ver se consigo uma câmera decente, para postar alguma coisa.
Quero falar um pouco sobre minha nova aquisição. Trata-se de uma caneta fabricada na Índia, uma Gama Eyas. Comprei por uma bagatela de 75 reais. Não são mesmo muito caras, mas com o dólar ao preço que está, se eu fosse importar, ficaria nú com a mão no bolso. Achei num site, usada..
Corpo em ebonite fosco, tipo black mate, clip em aço brilhante, a caneta é um espetáculo negro, toda negra com apenas o clipe em aço.. Feita a mão, não é cheia de detalhes brilhantes, o que gosto. Sua simplicidade é fascinante e aumenta sua beleza.. é como as mulheres que são bonitas sem maquiagem. A sensação do tato com o  ebonite em acabamento rústico é indescritível. E sua cor negra natural é impressionante. Mas,,,, nem tudo é perfeito. A caneta chegou para mim com a ponta da pena destruída. O dente esquerdo da pena estava virado para a esquerda num ângulo de 45/50 graus. Pena de aço alemão (made in Germany), achei que estava perdida. Mas com muita paciência, conseguui levar o dente para o lugar certo e, depois, uma pequena passada no micromash e a caneta ficou tão macia, que o prazer veio instantaneamente, apesar de gostar de caneta com mais feedback na escrita. O prazer foi até a hora em que a caneta, aborrecida talvez, deu uma cuspida de tinta violenta no papel. rsrsrs. Devia estar engasgada, sei lá. Então lavei a caneta toda e deixei a seção de molho em água destilada o dia inteiro. Depois passei uma generosa camada de silicone na rosca do barril ( a caneta é everdropper) e fiz um teste demorado. Escrevi umas 4 páginas com ela e depois deixei-a pendurada um bom tempo, com a pena para baixo, e ela simplesmente parece ter gostado do tratamento recebido. Quase a ouvi dizer: obrigado. Que traço! que escrita! que loucura! Mas ainda tem personalidade forte. No meio da escrita, parece se cansar e ameaça a cortar o fluxo da tinta (como as dip pens), mas aí dou uma pequena pressão na próxima letra e a tinta volta a fluir extraordinariamente, deixando uma sombra, que adoro. Estou deixando uma foto dela aqui. Parece marrom, mas é negríssima.
Abraços,
Ronaldo

mmmcosta

Boa resenha, Ronaldo!

A propósito, onde você consegue água destilada?
Marcelo

Carretera18

rocc2005,

É muito bom poder acompanhar a sua paixão pelas canetas. EA descrição do material e do acabamento me chamou muito a atenção e lembra um pouco o fascínio que eu senti quando experimentei uma Visconti Homo Sapiens Lava. Estas canetas com material poroso são muito confortáveis escrever.

Abraços

rocc2005

Costa, eu compro água destilada em garrafas de 1 litro nas casas de autopeças. Mas tenha cuidado de se certificar de que a água seja pura, sem aditivos. Custa muito barato e rende muito. Sempre que eu desabasteço uma caneta, lavo bem e encho com água destilada e assim fica por um longo tempo. Tenho uma Montblanc 142, miudinha, que a bucha do pistão é de cortiça, aquilo resseca, então sempre deixo-a carregada com água destilada.
Abraços

rocc2005

Carretera, é verdade. Esse tipo de material pode não ser tão, digamos, brilhante, mas causa um atrito maior com as mãos, transmitindo uma segurança, coisa que eu não sinto quando estou escrevendo com a Montblanc 149.
Preciso ressaltar, quanto á Gama Eyas, que eu não recomendaria a alguém que a comprasse, a não ser que seja para coleção ou curiosidade, pois apesar de todas as qualidades que relatei, a caneta, como eu disse, tem um gênio difícil, não responde bem aos anseios de um escritor, estando mais para um desafio do que para praticidade. Ter que "siliconar" o barril todas as vezes que for reabastecer é uma droga; errar a quantidade de tinta a ser colocada no barril é outra droga; e errar o tempo de pressão para que a tinta continue a fluir é mais uma droga. O que valeu para mim foi a originalidade da peça. Conforme for, vou substituir a pena por uma pena de ouro e adaptar um conversor. Mas isso é com o tempo. Detesto o sistema everdropper.
Abraços,
Ronaldo
P.S. Ainda não terminei os ajustes com a Gama. Muitas vezes levo muito tempo compreendendo e ajustando a caneta. Aprendi, após ter destruído algumas canetas, algumas delas bem caras, que não se pode, de jeito nenhum, ultrapassar o ponto exato de ajuste. Se ultrapassar, não tem mais volta, então tem que ir devagar até tentar chegar ao ponto mais próximo do ideal, o que pode levar dias, isso sem contar que não chego nem perto de ser profissional, mas apenas um apaixonado. Sempre fica a questão difícil: será que já atingi o ideal?

rocc2005

Ihh, muda tudo pessoal.
Após um leve toque nas abas da pena e a Gama se tornou uma das peças mais extraordinárias que possuo. O fluxo tornou-se regular e a pena ficou incrivelmente macia, e olha que é uma pena de aço. Agora, posso recomendar a caneta, desde que bem ajustada, pois não há quem não vá adorar o resultado. Satisfação total, apesar de gostar de feedback na escrita e este sumiu totalmente, a caneta desliza pelo papel sem nenhum ruído ou sensação, parecendo uma pena de paladium. Estou começando a pensar que os indianos manjam mais de canetas do que muita gente pensa.
Abraços

rocc2005

Pessoal, desculpem-me pela qualidade das fotos, minha câmera é uma lástima, mas só para se ter uma idéia da modificação da pena da Noodler's. A idéia não é minha, é de um camarada do leste europeu, que assisti um video e melhorei um pouco a técnica, adaptando-a ao meu equipamento, rsrsrs.
Abraços,

rocc2005

Uma amostra da flexibilidade da pena Noodler's modificada.
Abrçs

Carretera18

rocc2005,

Muito legal o seu relato sobre a Gama. Realmente existem canetas que demoramos a pegar o jeito e gostar, mas nunca dediquei tanto tempo e esforço para ajustar uma caneta. Minha única experiência com canetas indianas foi a Serwex com pena flex da FPR, mas ela acabou abandonada no fundo de uma gaveta. Depois da sua dica, vou tentar outras por curiosidade.

Em relação a Noodler's, já vi muitos relatos de sucesso em transformá-la em full flex, mas a maioria a deixa a pena com cara de Nakaya. Você deixou a sua com cara da Falcon. E sua caligrafia é muito bacana com ela.

Abraços e continue a compartilhar suas experiências.

mmmcosta

Citação de: rocc2005 online 26 Setembro 2015 às 10:05:13
Costa, eu compro água destilada em garrafas de 1 litro nas casas de autopeças. Mas tenha cuidado de se certificar de que a água seja pura, sem aditivos. Custa muito barato e rende muito. Sempre que eu desabasteço uma caneta, lavo bem e encho com água destilada e assim fica por um longo tempo. Tenho uma Montblanc 142, miudinha, que a bucha do pistão é de cortiça, aquilo resseca, então sempre deixo-a carregada com água destilada.
Abraços
Valeu pela dica, rocc2005!

É que eu tenho uma Waterman Carene cuja extremidade do corpo, cromado, e um anel, também cromado, estão manchados de tinta. Muito estranho, porque sou muito cuidadoso e a caneta nunca tomou um "banho" de tinta. Postei o relato do problema no Fountain Pen Network e ninguém se manifestou com experiência semelhante.

Minha última esperança é deixá-la por 24 horas na água destilada pra ver se sai a tinta.
Marcelo

rocc2005

Marcelo, por um acaso a caneta é de cartucho ou conversor? Já observou se alguma tinta vazou para o corpo da caneta, por dentro? Outra coisa, caneta tinteiro, vc sabe, ela cospe um pouco de tinta na tampa, por dentro. Eu sempre passo um papel absorvente nestes locais e sempre o papel vem sujo de tinta. Pode ser tinta dentro da tampa que está manchando a caneta, quando  vc posta a tampa.

Carretera, vc não faz idéia do esforço que fiz para não agarranchar as letras. rsrsrsrs. Não podia pagar mico. rsrsrs.
Ah, outra coisa, apesar de todo entusiasmo, a Gama é um desafio, uma curiosidade.
Abraços

rocc2005

Pessoal, vou falar um pouco sobre tintas.
Já testei diversas tintas. Cheguei a ter um arsenal absurdo delas. Por fim, foram envelhecendo até que um dia resolvi limpar os potes. Notei que, na grande maioria delas, houve formação de resíduos terríveis na borda e na tampa. Daí, descartei aquelas em que a borra não saiu com água. Atualmente estou encantado com a Noodler's black, apesar de não gostar muito da cor da tinta, pois é uma cor que não produz sombras nem efeitos. Contudo é uma tinta bullet proof de secagem ultrarápida, que não franja e não sangra, mesmo em papeis de baixa granatura e, até o momento, em todas as canetas que eu testei, a tinta foi de fácil lavagem, nenhum resíduo. Ainda estou em testes com ela, portanto evito colocá-la em caneta piston filler e as de saco (lever filler), mas, em caneta de conversor (minhas preferidas), uso à vontade, pois apresenta um comportamento distinto. Mas ainda está estou testando, não dá para garantir nada (enchi um cartucho de plástico barato com ela, com uma seringa, e o cartucho manchou, não sei porque, talvez uma reação quimica). O fato de não sangrar nem franjar, preciso dizer que usei canetas com nibs extrafine e fine. Não notei escurecimento, até agora, de nenhuma nib, mas ainda estou observando isso. Busco a tinta ideal e, por este caminho, já testei dezenas. A cor blue black que mais me fascina é a da Hero, tinta com alta resistência à água, mas que em papel mais barato costuma sangrar. Hoje uso duas tintas que prometem muito: essa Noodler's black e a Salix (Roehrer and Klingner - ferrogálica), mas não descarto a Hero blue black, pela sua cor fantástica. Quanto às tintas menos resistentes, a Sheaffer blue é maravilhosa. Não posso deixar de expressar minha admiração pelas cores Noodler's blue, Noodler's Ottoman Azure, ambas muito laváveis;  Noodler's 54th Massachussets (bullet proof) que sangra em papel mais barato; Noodler's Bay State Blue, que destroi a caneta se houver negligência, mas que tem um tom de azul jamais encontrado em outra, é extremamente bullet proof e sangra feito o cão, mas vai destruir a caneta, como eu disse, se vc não tomar cuidado, digo por experiência própria, ela simplesmente destruiu uma Noodler's Ahab aqui, que eu esqueci e a tinta secou; as Private Reserve de tons mais escuros, só que são muito oleosas; e outras que vou deixar para a próxima, pois já me estendi muito. Peço perdão pelo tamanho desse texto.
Abraços
Ronaldo